[Dúvida] Jig para furar lixa

Regras do fórum
"Gabaritos" definição:

Modelo que serve para traçar, verificar ou controlar o perfil ou as dimensões que devem ter os objetos, pode ser Industrializado ou Diy.

Também é medida padrão que regula a confecção de peças, a distância entre os trilhos de máquinas, Instrumento destinado a verificar medidas padrão.
Responder
pablof
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Pablo
Data de Nascimento: 13 Set 1989
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Analista
Localidade: Natal
Estado: RN
País: BR

[Dúvida] Jig para furar lixa

Mensagem por pablof »

Prezados, boa noite para todos!

Comprei pela internet a lixadeira roto orbital excêntrica da Bosch disco de 125mm e, no caso, ainda não chegou na minha residência.

Moro em Natal e depois da compra fui verificar os preços da lixa aqui na minha cidade, o qual me assustei bastante. Além da falta de opções para todos os grãos.

Por isso, me vejo na situação de ter que criar algumas lixas... infelizmente!

Vocês teriam algum exemplo de jig para fazer os oito furos na lixa de forma ágil? Ou mais algumas dicas, nesse sentido?

Aqui infelizmente não achei nem os discos de lixa inteiro com velcro... eu terei que adaptar mesmo ou pagar 3,50 por alguns poucos grãos de lixa disponíveis.

Agradeço a todos desde já!

Redelease https://www.redelease.com.br/
Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP

Re: [Dúvida] Jig para furar lixa

Mensagem por Edu »

Normalmente as lixadeiras vem com o gabarito para fazer os furos :up:

Aguarde ela chegar para tirar a duvida.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

Edu
Administrador

Mensagem por Edu »

Edu escreveu:Normalmente as lixadeiras vem com o gabarito para fazer os furos :up:

Retificando minha msg :doh:

Normalmente o gabarito acompanha as orbital por trabalhar com 1/4" de lixa, mas só os modelos que tem sucção de pó.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

pablof
Ativo

Mensagem por pablof »

Edu escreveu:Normalmente as lixadeiras vem com o gabarito para fazer os furos :up:

Realmente, até já comprei o grão 60 das lixas da Bosch que já serve como gabarito.

A minha dúvida é se teria uma forma mais prática para fazer os oito furos nas lixas criadas por mim. Em vez de ir furando 1 a 1.

Além disso, qual o melhor material para colar na lixa para pregar no "velcro" da própria lixadeira bosch excêntrica.

Como estou começando no mundo DIY, queria ideias a esse respeito.

Agradeço a resposta Edu.

Edu
Administrador

Mensagem por Edu »

pablof escreveu:

Realmente, até já comprei o grão 60 das lixas da Bosch que já serve como gabarito.

A minha dúvida é se teria uma forma mais prática para fazer os oito furos nas lixas criadas por mim. Em vez de ir furando 1 a 1.

Além disso, qual o melhor material para colar na lixa para pregar no "velcro" da própria lixadeira bosch excêntrica.

Como estou começando no mundo DIY, queria ideias a esse respeito.

Agradeço a resposta Edu.
Aqui tem uma loja que vende lixa com velcro de várias largura e gramatura por metro, procure na sua cidade se tem algum fornecedor de lixas por metro.
Abraços
Edú

-

-

evandrorp
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Evandro
Data de Nascimento: 12 Jul 1975
Profissão ou ocupação: Advogado
Localidade: São José do Rio Preto

Mensagem por evandrorp »

Pablo fiz minhas lixas este final de semana.
Apliquei cola de contato nas lixas e em um pedaço de feltro.
Usei como molde a própria peça da lixadeira. Soltei ela é marquei sobre as lixas.
Recortei com uma tesoura e depois fiz os furos um a um, com um cano de metal com o mesmo diâmetro.
Para fazer os furos mais facilmente eu perfurava quatro discos de lixa de cada vez. Foi bem tranquilo, rápido e o resultado ficou muito bom, além de bem mais barato.
Espero ter ajudado.
Abraços.

pablof
Ativo

Mensagem por pablof »

evandrorp escreveu:Pablo fiz minhas lixas este final de semana.
Apliquei cola de contato nas lixas e em um pedaço de feltro.
Usei como molde a própria peça da lixadeira. Soltei ela é marquei sobre as lixas.
Recortei com uma tesoura e depois fiz os furos um a um, com um cano de metal com o mesmo diâmetro.
Para fazer os furos mais facilmente eu perfurava quatro discos de lixa de cada vez. Foi bem tranquilo, rápido e o resultado ficou muito bom, além de bem mais barato.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Evandro, já é uma ótima ideia. Agora me tira uma dúvida, esse cano de metal que você utilizou é de qual tipo de metal? Você precisou afiar alguma coisa? Coloca uma foto para eu ver, por gentileza!

No caso das lixas, qualquer tipo serve? Você já testou com quais?

Agradeço a resposta.

E se mais alguém tiver alguma solução...

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Mensagem por PC64 »

Pablo,

Lixas redondas com velcro são caras mesmo. Eu tenho essa lixadeira Bosch. Comprei em uma promoção na ForMóbile (estava muito barata) e depois fui à Casa das Lixas, loja aqui em São Paulo especializada em lixas. Eles têm de todos os tipos e tamanhos que você possa imaginar. Comprei um jogo básico de lixas, mesmo assim gastei uns R$ 50. Cada lixa estava por volta de R$ 2,50, mas pega algumas aqui, algumas ali e pronto. O estrago está feito. Ainda não tive oportunidade de usar a máquina, pois não vou usá-la onde a velha treme-treme pode fazer o mesmo trabalho. Só vou usá-la para acabamentos onde ela realmente faça a diferença.

Meu irmão tem uma lixadeira dessas. Ele faz as próprias lixas, mas ao invés do cano de metal que o Evandro usou, ele comprou um vazador na medida do furo da lixa. Ele aproveita lixas originais usadas e cola folhas novas, aproveitando o velcro da lixa original. Aí é só fazer os furos com o vazador. Cada lixa original dá para ser "reciclada" algumas vezes, mas chega uma hora em que o velcro não segura mais e a lixa acaba se soltando da lixadeira.

Minha sugestão é não usar essa lixadeira a toa. Tenha uma treme-treme para trabalhos mais rústicos e use a roto-orbital apenas na finalização.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

marcioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Márcio de Oliveira
Data de Nascimento: 22 Fev 1985
Hobby: Decoração
Profissão ou ocupação: Estudante
Localidade: Brasilia
Estado: DF

Mensagem por marcioreis »

Eu faço as furações das minhas da seguinte maneira:

Eu coloco umas 15 folhas de lixas já cortadas no formato da lixadeira empilhadinhas e alinhadas em cima de uma madeira mole

Depois eu uso um cano de metal que tem a mesma circunferencia do furo(aquelas varetas de barracas tem emenda de metal e dá certinho)

Uso uma lixa original como referência, e com poucas pancadas eu consigo atravessar todas as lixas.

Achei essa a maneira mais prática, eu não demoro 15 minutos para fazer as folhas de lixa ficarem no tamanho ideal...

Depois disso eu vou colando essas lixas em cima das lixas originais gastas que eu vou comprando, antigamente eu usava cola de contato, hoje eu prefito dar uns pinguinhos de titebond para unir a lixa nova com a velha.

pablof
Ativo

Mensagem por pablof »

marcioreis escreveu:Eu faço as furações das minhas da seguinte maneira:

Eu coloco umas 15 folhas de lixas já cortadas no formato da lixadeira empilhadinhas e alinhadas em cima de uma madeira mole

Depois eu uso um cano de metal que tem a mesma circunferencia do furo(aquelas varetas de barracas tem emenda de metal e dá certinho)

Uso uma lixa original como referência, e com poucas pancadas eu consigo atravessar todas as lixas.

Achei essa a maneira mais prática, eu não demoro 15 minutos para fazer as folhas de lixa ficarem no tamanho ideal...

Depois disso eu vou colando essas lixas em cima das lixas originais gastas que eu vou comprando, antigamente eu usava cola de contato, hoje eu prefito dar uns pinguinhos de titebond para unir a lixa nova com a velha.
Agradeço a resposta de todos!

No caso de furar com esse cano de metal Márcio, você apenas pressiona nas lixas? Ou bate com algum martelo ou outra coisa do tipo para furar as 15 lixas de uma vez?

Agradeço desde já caso alguém tenha mais sugestões.

pablof
Ativo

Mensagem por pablof »

PC64 escreveu:Pablo,

Lixas redondas com velcro são caras mesmo. Eu tenho essa lixadeira Bosch. Comprei em uma promoção na ForMóbile (estava muito barata) e depois fui à Casa das Lixas, loja aqui em São Paulo especializada em lixas. Eles têm de todos os tipos e tamanhos que você possa imaginar. Comprei um jogo básico de lixas, mesmo assim gastei uns R$ 50. Cada lixa estava por volta de R$ 2,50, mas pega algumas aqui, algumas ali e pronto. O estrago está feito. Ainda não tive oportunidade de usar a máquina, pois não vou usá-la onde a velha treme-treme pode fazer o mesmo trabalho. Só vou usá-la para acabamentos onde ela realmente faça a diferença.

Meu irmão tem uma lixadeira dessas. Ele faz as próprias lixas, mas ao invés do cano de metal que o Evandro usou, ele comprou um vazador na medida do furo da lixa. Ele aproveita lixas originais usadas e cola folhas novas, aproveitando o velcro da lixa original. Aí é só fazer os furos com o vazador. Cada lixa original dá para ser "reciclada" algumas vezes, mas chega uma hora em que o velcro não segura mais e a lixa acaba se soltando da lixadeira.

Minha sugestão é não usar essa lixadeira a toa. Tenha uma treme-treme para trabalhos mais rústicos e use a roto-orbital apenas na finalização.
Agradeço a resposta Paulo,

No momento não poderei investir na treme treme, vou primeiro comprar uma tico tico mediana para eu começar meus trabalhos.. e começar a criar uns brinquedos para meu filho..

:up:

Responder

Voltar para “Gabaritos "Jigs" profissionais e Homemade”