Esmeril para Afiação de Tesouras
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Moris
- Data de Nascimento: 23 Jun 1952
- Hobby: Eletrônica
- Profissão ou ocupação: Aposentado
- Localidade: Mangaratiba
- Estado: RJ
- País: BR
Esmeril para Afiação de Tesouras
Tenho diversas tesouras ... que não cortam direito.
Pesquisando no YouTube, vi diversos vídeos de como afiar. Fora um sujeito com prática fenomenal, o pessoal usa disco de esmeril com pedra de grão muito fino.
Comprei um esmeril bem barato em relação aos comuns, pois a tarefa dele seria para afiar tesouras e facas, então não precisaria de esmeril potente.
Como o esmeril veio, obviamente, sem as pedras com grãos finos, fui adquirir uma dela. O preço da pedra para esmeril aumenta com a diminuição do grão. Como comecei a brincar com marcenaria, decidi alterar um dos lados do esmeril, para usar grãos finos.
Fiz um disco com 30 mm de espessura e 15 cm de diâmetro (o mesmo diâmetro da pedra do outro lado).
A ideia é colar folha de lixa tanto na face externa do disco, como na espessura de 30 mm.
Após apanhar muito para balancear o tal disco, me reparei com um grande problema.
Como colar a lixa, pensando que quando ela estiver gasta, terei que descolá-la sem permanecer a cola velha e sem agredir as superfícies de madeira, que estão com verniz acrílico.
Tive certa dificuldade em comprar aqueles discos de lixa com adesivo. Preço, diâmetro, envio, etc.
Pensei em usar dois tipos de cola, que poderiam aderir a folha de lixa sem soltar, mas que seria fácil removê-la quando necessário.
1 - Usar cola branca diluída com água. O grau de aderência pode ser controlado.
2 - Usar uma mistura de óleo com breu. Esta cola não seca, mas adere.
Esta é a minha dúvida e agradeceria por sugestões dos colegas.
Segue a foto do esmeril.
Pesquisando no YouTube, vi diversos vídeos de como afiar. Fora um sujeito com prática fenomenal, o pessoal usa disco de esmeril com pedra de grão muito fino.
Comprei um esmeril bem barato em relação aos comuns, pois a tarefa dele seria para afiar tesouras e facas, então não precisaria de esmeril potente.
Como o esmeril veio, obviamente, sem as pedras com grãos finos, fui adquirir uma dela. O preço da pedra para esmeril aumenta com a diminuição do grão. Como comecei a brincar com marcenaria, decidi alterar um dos lados do esmeril, para usar grãos finos.
Fiz um disco com 30 mm de espessura e 15 cm de diâmetro (o mesmo diâmetro da pedra do outro lado).
A ideia é colar folha de lixa tanto na face externa do disco, como na espessura de 30 mm.
Após apanhar muito para balancear o tal disco, me reparei com um grande problema.
Como colar a lixa, pensando que quando ela estiver gasta, terei que descolá-la sem permanecer a cola velha e sem agredir as superfícies de madeira, que estão com verniz acrílico.
Tive certa dificuldade em comprar aqueles discos de lixa com adesivo. Preço, diâmetro, envio, etc.
Pensei em usar dois tipos de cola, que poderiam aderir a folha de lixa sem soltar, mas que seria fácil removê-la quando necessário.
1 - Usar cola branca diluída com água. O grau de aderência pode ser controlado.
2 - Usar uma mistura de óleo com breu. Esta cola não seca, mas adere.
Esta é a minha dúvida e agradeceria por sugestões dos colegas.
Segue a foto do esmeril.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Redelease https://www.redelease.com.br/
- Fritsch
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Pedro Fritsch
- Data de Nascimento: 07 Fev 1966
- Hobby: Carros antigos
- Profissão ou ocupação: Marceneiro
- Localidade: Caçador
- Estado: SC
- Ilton
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Ilton
- Data de Nascimento: 27 Out 1965
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Gráfico / CNC
- Localidade: Sorocaba
- Estado: SP
Re: Esmeril para Afiação de Tesouras
Moris, faça um disco de alumínio e use cola de contato mesmo...
quando precisar trocar a lixa é só limpar a cola com aguarrás e colar novamente...
é a maneira mais fácil...
Pedro, gostei dessa roda expansiva... não conhecia... só não gostei do preço...
quando precisar trocar a lixa é só limpar a cola com aguarrás e colar novamente...

Grande abraço - Ilton
João 3:16 / Isaías 55:6
João 3:16 / Isaías 55:6
- chatara
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
- Data de Nascimento: 26 Abr 1948
- Profissão ou ocupação: comerciante
- Localidade: São Paulo-Capital
sei,não esse disco de madeira, esse esmeril gira em torno de 3600 rpms na lateral até dá, mas na pista frontal , com cola, emenda, pode dar encrenca .
essa roda que o Pedro indicou é muito boa,já usei em madeira ,com rotação mais baixa, mas o preço é mais alto que o custo do esmeril.
Moris, porque vc não afia tesouras com lima, lima bem fina, seguindo sempre e somente o angulo de corte, isso evita o desgaste prematuro da tesoura.
abss
essa roda que o Pedro indicou é muito boa,já usei em madeira ,com rotação mais baixa, mas o preço é mais alto que o custo do esmeril.
Moris, porque vc não afia tesouras com lima, lima bem fina, seguindo sempre e somente o angulo de corte, isso evita o desgaste prematuro da tesoura.
abss
Chatara
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
- geobiker
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Geovanni
- Data de Nascimento: 31 Out 1979
- Hobby: Modelismo
- Profissão ou ocupação: Montador de Móveis
- Localidade: Serrinha
- Estado: BA
Bom dia amigos M&B!
Eu costumo usar um pedaço de lixa d'água bem fina fixa num taco de madeira e presa na bancada.
Da certo também, mais vai de gosto, é um trabalho mais artezanal (paciente)...
Eu costumo usar um pedaço de lixa d'água bem fina fixa num taco de madeira e presa na bancada.
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Contato:
Essa roda é muito legal, mas o preço desanima....Fritsch escreveu:A sugestão mais prática é essa abaixo
https://www.google.com.br/search?q=roda ... 3jESq1M%3A
O melhor é comprar esse esmeril da Gamma: e trocar os rebolos.
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
-
- Ativo
Olá.Fritsch escreveu:A sugestão mais prática é essa abaixo
O detalhe é que já fiz o disco de madeira e seu diâmetro é de 150mm, idêntico ao do disco de pedra. Devo fazer uma adaptação ao que já fiz.
A base de apoio da ferramenta a ser afiada também está pronta, qualquer outro disco exige alteração desta base e descarte do disco feito. Descaracterizaria o meu trabalho de "marcenaria".
Mas pesquisando sua sugestão, parece que visualizei uma possível solução para a fita de lixa. Incluindo uma fita de espuma com alta densidade no perímetro do disco, é possível incluir uma fita sobre ela, de modo a que esta fique presa e seja facilmente removida.
MOR_AL
-
- Ativo
O detalhe é que:Ilton escreveu:Moris, faça um disco de alumínio e use cola de contato mesmo...
1 - Mandar fazer um disco de alumínio pode custar o preço do esmeril.
2 - Gostaria de permanecer com meu tosco trabalho em marcenaria. Esta é a razão da ferramenta. O aprendizado e a experiência.
MOR_AL
-
- Ativo
Quanto a parte periférica, parece que já visualizei a solução. Vide postagem imediatamente anterior.chatara escreveu:sei,não esse disco de madeira, esse esmeril gira em torno de 3600 rpms na lateral até dá, mas na pista frontal , com cola, emenda, pode dar encrenca .
abss
Possuo uma lixadeira manual de cinta. Ela gira muito rápido. Comparando no "olhômetro", parece que a lixa de cinta perfaz um loop bem mais rápido que a do esmeril. Tá certo que a cola é industrial, mas acredito que uma cola boa possa manter o loop fechado.
Agora me veio uma visão. A lixa da lixadeira pode ter um diâmetro próximo do disco de madeira. Caberia uma pequena adaptação e a possibilidade de encontrar esta lixa do tipo d'água e com grãos finos.
Já tentei com lixa d'água. Teria que fazer um jig com o ângulo certo. Sem isso fica difícil.
MOR_AL
-
- Ativo
Esta solução eu já tentei. Por artesanal (paciente) é que tentei fazer esta ferramenta.geobiker escreveu:Bom dia amigos M&B!

MOR_AL
-
- Ativo
Esta compra também não me parece barata, para quem quer afiar algumas tesouras e facas.PC64 escreveu:Essa roda é muito legal, mas o preço desanima....Fritsch escreveu:A sugestão mais prática é essa abaixo
O melhor é comprar esse esmeril da Gamma: e trocar os rebolos.

Meu esmeril custou R$ 170,82.
MOR_AL
- RMilani
- In Memoriam
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Renato da Silva Mila
- Data de Nascimento: 29 Jun 1960
- Profissão ou ocupação: Eletrônico
- Localidade: Mogi das Cruzes
Pode tentar usar um disco com velcro.
Dá pra "personalizar" em alguns fornecedores. Pesquise no Google como "lixas de cinta", tem um monte que faz como você precisa.
Dá pra "personalizar" em alguns fornecedores. Pesquise no Google como "lixas de cinta", tem um monte que faz como você precisa.
Considerando sua intenção, se veio para somar, é bom, se não, é bom sumir!!
-
- Ativo
Pesquisei.RMilani escreveu:Pode tentar usar um disco com velcro.
Há uns discos de velcro, mas é para serem usados em ferramenta própria. Em um disco de madeira, ou de alumínio, ficaria com irregularidades em sua superfície, tornando inapropriado para afiar tesouras.
Estou vendo alguns vídeos no YouTube, que usam minha solução. Verei como eles resolveram, depois posto aqui.
Grato a todos.
MOR_AL
- microscheme
- In Memoriam
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
- Data de Nascimento: 01 Jan 1963
- Hobby: Marcenaria e Tornearia
- Profissão ou ocupação: aeroportuario
- Localidade: Guarulhos
. . .
Blz . .
Disco de madeira em esmeril de 3.600 rpm
Más. . .
E o balanceamento
Sem chance né . . .
Tem coisas que não dá pra improvisar; pense nisso . . .
. . .
Blz . .
Más. . .
E o balanceamento
Sem chance né . . .
. . .
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow
- sandrozc
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sandro
- Data de Nascimento: 07 Mai 1970
- Profissão ou ocupação: Servidor Publico
- Localidade: Cachoeiro
- Estado: ES
Na boa, MHO:
Depois que comprei as pedras de afiação, (as minhas são as Carborundun denominadas "Alta Gastronomia"), de grão 1000, 4000 e 8000 aí que notei que o tal esmeril de afiação é uma besteira, ou dinheiro jogado fora.
O meu este Gamma, tive que investir em rebolos Norton finos, de grão 80 e 120... o que fez ao final ficar mais caro. Não consegue ter a qualidade da afiação feita na pedra. Pois mesmo com o giro baixo é difícil conseguir uma perfeita posição da lâmina, para uma correto ângulo de ataque ao fio.
Estes esmeris, mesmo este Gamma de afiação, com velocidade mais baixa, só serve para dar o fio numa ferramenta que esteja completamente sem corte, coisa grossa mesmo. Serviu para mim mais para dar um jeito em facões e machadinha de jardim que praticamente eram uma barra de aço sem nenhum corte.
Todos os fios que fiz com o esmeril, ficaram muito melhor quando refeitos. Retificados numa pedra 320. E depois com as pedras 1000 e 4000. A de 8000 achei um tanto de perfumaria, pois praticamente só da polimento.
Hoje o esmeril está servindo mais para dar desbaste grosso em barras roscadas quando cortadas.
Apenas uma dica:
Se alguém for investir neste esmeril-afiador da Gamma, e for comprar rebolos mais finos para ele, dê preferência a rebolos de 6", pois os de 8" são grandes e o esmeril não aguenta rodar de boa, sem querer se auto destruir de tanta tremedeira.
Depois que comprei as pedras de afiação, (as minhas são as Carborundun denominadas "Alta Gastronomia"), de grão 1000, 4000 e 8000 aí que notei que o tal esmeril de afiação é uma besteira, ou dinheiro jogado fora.
O meu este Gamma, tive que investir em rebolos Norton finos, de grão 80 e 120... o que fez ao final ficar mais caro. Não consegue ter a qualidade da afiação feita na pedra. Pois mesmo com o giro baixo é difícil conseguir uma perfeita posição da lâmina, para uma correto ângulo de ataque ao fio.
Estes esmeris, mesmo este Gamma de afiação, com velocidade mais baixa, só serve para dar o fio numa ferramenta que esteja completamente sem corte, coisa grossa mesmo. Serviu para mim mais para dar um jeito em facões e machadinha de jardim que praticamente eram uma barra de aço sem nenhum corte.
Todos os fios que fiz com o esmeril, ficaram muito melhor quando refeitos. Retificados numa pedra 320. E depois com as pedras 1000 e 4000. A de 8000 achei um tanto de perfumaria, pois praticamente só da polimento.
Hoje o esmeril está servindo mais para dar desbaste grosso em barras roscadas quando cortadas.
Apenas uma dica:
Se alguém for investir neste esmeril-afiador da Gamma, e for comprar rebolos mais finos para ele, dê preferência a rebolos de 6", pois os de 8" são grandes e o esmeril não aguenta rodar de boa, sem querer se auto destruir de tanta tremedeira.
- julioferr
- Colaborador
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Julionice
- Data de Nascimento: 03 Jul 1963
- Hobby: Artesanato
- Profissão ou ocupação: Artesão
- Localidade: Malacacheta
- Estado: MG
Eu utilizo duas maneiras de afiar tesoura.
1 - cortando uma folha de lixa fina.
2 - afiando no gargalo ou na boca de um litro, fazendo movimento como se estivesse cortando.
2 - afiando no gargalo ou na boca de um litro, fazendo movimento como se estivesse cortando.
Um abraço!!
Júlio
Descobri com o passar dos anos que o tempo é um forte veneno para o corpo,
mas um poderoso fortificante para o espírito...
Quanto mais o homem for homem, mais Deus será Deus!!
juliobh42@gmail.com
Júlio
Descobri com o passar dos anos que o tempo é um forte veneno para o corpo,
mas um poderoso fortificante para o espírito...
Quanto mais o homem for homem, mais Deus será Deus!!
juliobh42@gmail.com
-
- Ativo
Grato.microscheme escreveu:. . .
Blz . .
O disco é formado por duas folhas de compensado com 15mm cada. Suponho que estás questionando a integridade dele naquela velocidade de rotação, somada ao esforço sobre o disco, certo? Já testei e não tive problemas. Aliás, terminei de fazer o alinhamento (desbaste) do disco no próprio esmeril. Isso me garantiu uma segurança maior, já que o esforço sobre o disco é bem superior à afiação.
Más. . .
E o balanceamento
Sem chance né . . .
De fato pensei sim e agradeço seu questionamento.
Como afirmei anteriormente em minha primeira postagem, tive dificuldade em balancear o disco, mas acabei balanceando satisfatoriamente.
O meio mais simples, ou o meio menos complicado, seria usar um aplicativo de smartphone; o "VibSensor". Há inúmeros aplicativos semelhantes, porém este é o melhor, em minha opinião.
Há dois tipos de balanceamento. O estático e o dinâmico.
O balanceamento estático é mais usado em discos (espessura bem menor que o seu diâmetro).
Já o balanceamento dinâmico é usado, quando a espessura já não é desprezível em relação ao diâmetro.
De fato tive que estudar os dois tipos para ter algum êxito em balancear objetos.
O ideal seria possuir uma máquina de balanceamento, mas seu preço é proibitivo, para minhas simples e ocasionais necessidades. Porém já estudei e formulei um procedimento que culminará em um aparelho, que auxilia no balanceamento de objetos rotativos. Caso esteja interessado, poderei fornecer-lhe meus estudos. Sua confecção encontra-se na fila dos inúmeros projetos, que fazem parte de minhas ocupações de aposentado.
. . .
MOR_AL
-
- Ativo
Concordo!sandrozc escreveu:Na boa, MHO:
.....
Apenas uma dica:
Por isso é que deixei o disco do esmeril com grão de menor diâmetro, que ainda não são finos, mas entre um limite e outro.
O disco de madeira vai possuir lixas mais finas, para concluir o trabalho.
Dê uma olhada neste vídeo do YouTube. O sujeito é fera mesmo. Veja o que ele faz com um disco com grãos bem grossos. Para piorar, o sujeito lima a parte interior da tesoura.
Editado pela última vez por PC64 em Qui Dez 08, 2016 7:48 pm, em um total de 1 vez.
Razão: Colocado o vídeo direto no post
Razão: Colocado o vídeo direto no post
-
- Ativo
Já andei vendo este tipo de afiação. Não estou convencido de sua eficácia a longo prazo e nem a eficiência em sua reaplicação.julioferr escreveu:Eu utilizo duas maneiras de afiar tesoura.
Imagine como fica o fio de corte das tesouras após este procedimento.
Mas acredito que seja um modo de obter resultados imediatos. Porém não ortodoxos.

MOR_AL
-
- Ativo
Pessoal, andei baixando diversos vídeos no YouTube sobre lixadeira de disco e observei muitas dicas.
Estou pensando em fazer alterações no meu projeto original. algumas delas não são aplicáveis no meu caso, já que o disco de lixa não é para ser usado com madeira. Mas bastaria a troca de lixa para incluir esta função.
Seguem os detalhes:
1 - Alguns vídeos apresentam caixa para conter o pó de madeira. Esta caixa também tem a função de base para a ferramenta a ser lixada.
2 - O diâmetro do disco pode ser alterado para quase a menor largura da folha de lixa, que é de 22,8 cm. O diâmetro pode ser alterado para 22,0 cm, aumentando a área útil de utilização.
3 - De acordo com o comentário do João Batista, que considero relevante, o balanceamento do disco é um fator que dá trabalho. Atualmente o disco é de madeira compensada. Esta madeira não é de má qualidade, mas apresenta falhas (falta de madeira em determinados trechos). As dos vídeos estrangeiros é de excelente qualidade, sem falhas. Em uma das falhas de meu disco, tive que acrescentar cola Epoxi líquida. Isso alterou muito o centro de massa do disco, dando um trabalhão para balanceá-lo.
Penso em usar discos de MDF com revestimento parecendo fórmica. Tenho um pedaço, que dá para fazer. Além do MDF ser homogêneo, a superfície revestida vai facilitar na descolagem da lixa gasta e evitar irregularidades no momento da descolagem. As colas utilizadas para colar a lixa no disco foram a branca e a de contato.
4 - Em um dos vídeos, o autor apresenta esta caixa/base, que é facilmente retirável. É uma "mão na roda" no momento de trocar a lixa.
Agradeço a todos vocês, que contribuíram com suas sugestões e críticas construtivas.
MOR_AL
Estou pensando em fazer alterações no meu projeto original. algumas delas não são aplicáveis no meu caso, já que o disco de lixa não é para ser usado com madeira. Mas bastaria a troca de lixa para incluir esta função.
Seguem os detalhes:
1 - Alguns vídeos apresentam caixa para conter o pó de madeira. Esta caixa também tem a função de base para a ferramenta a ser lixada.
2 - O diâmetro do disco pode ser alterado para quase a menor largura da folha de lixa, que é de 22,8 cm. O diâmetro pode ser alterado para 22,0 cm, aumentando a área útil de utilização.
3 - De acordo com o comentário do João Batista, que considero relevante, o balanceamento do disco é um fator que dá trabalho. Atualmente o disco é de madeira compensada. Esta madeira não é de má qualidade, mas apresenta falhas (falta de madeira em determinados trechos). As dos vídeos estrangeiros é de excelente qualidade, sem falhas. Em uma das falhas de meu disco, tive que acrescentar cola Epoxi líquida. Isso alterou muito o centro de massa do disco, dando um trabalhão para balanceá-lo.
Penso em usar discos de MDF com revestimento parecendo fórmica. Tenho um pedaço, que dá para fazer. Além do MDF ser homogêneo, a superfície revestida vai facilitar na descolagem da lixa gasta e evitar irregularidades no momento da descolagem. As colas utilizadas para colar a lixa no disco foram a branca e a de contato.
4 - Em um dos vídeos, o autor apresenta esta caixa/base, que é facilmente retirável. É uma "mão na roda" no momento de trocar a lixa.
Agradeço a todos vocês, que contribuíram com suas sugestões e críticas construtivas.
MOR_AL
- microscheme
- In Memoriam
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
- Data de Nascimento: 01 Jan 1963
- Hobby: Marcenaria e Tornearia
- Profissão ou ocupação: aeroportuario
- Localidade: Guarulhos
. . .
Moral
Eu fiz uma lixadeira de disco pra usar no torno com mdf de 25 mm
Neste disco colei velcro macho
Em um disco de mesmo diâmetro mas de 6 mm eu colei o velcro fêmea
Ambos os discos são revestidos
Na outra face do disco de 6 mm eu colo lixas de ferro com cola contato e
quando preciso trocar a lixa eu removo a lixa antiga e a cola com
Thinner
Seca rapidinho e colo a lixa nova
Pronto pro uso
. . .
Moral
Eu fiz uma lixadeira de disco pra usar no torno com mdf de 25 mm
Neste disco colei velcro macho
Em um disco de mesmo diâmetro mas de 6 mm eu colei o velcro fêmea
Ambos os discos são revestidos
Na outra face do disco de 6 mm eu colo lixas de ferro com cola contato e
quando preciso trocar a lixa eu removo a lixa antiga e a cola com
Thinner
Seca rapidinho e colo a lixa nova
Pronto pro uso
. . .
MicroScheme
- spzoom
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sergio
- Data de Nascimento: 12 Out 1964
- Profissão ou ocupação: Eng Mecanico
- Localidade: Sao Paulo
Se a intenção é para uso doméstico, concordo com o Sandro (zc) não precisa de esmeril, pedras planas são suficientes. Um investimento em esmeril + rebolos para uso eventual é matar mosca com canhão...
Eu desenvolvi um sistema simples para usar lixas d´água cortadas em 3. Mandei cortar um vidro com 220x70mm, envolvo a lixa nele e coloco sobre uma borracha. Ainda vou fazer um suporte um pouco mais alto por conforto, mas o bom é que se pode usar lixa grossa para desbaste e ir aumentando de grão para o acabamento. Eu uso 2500 no final, fica quase espelhado, mas se quiser ir mais longe tenho uma pedra 4000.
Agora, quanto a colar a lixa no disco, prefiro o velcro, é muito mais prático e fica muito bom.
Eu desenvolvi um sistema simples para usar lixas d´água cortadas em 3. Mandei cortar um vidro com 220x70mm, envolvo a lixa nele e coloco sobre uma borracha. Ainda vou fazer um suporte um pouco mais alto por conforto, mas o bom é que se pode usar lixa grossa para desbaste e ir aumentando de grão para o acabamento. Eu uso 2500 no final, fica quase espelhado, mas se quiser ir mais longe tenho uma pedra 4000.
Agora, quanto a colar a lixa no disco, prefiro o velcro, é muito mais prático e fica muito bom.
- spzoom
- Ativo
Somente complementando.
Serve para tesouras, facas, formões etc...
Se o fio estiver muito ruim começo com lixa 80, senão 160, depois 320, 600, 1200, 2500...
Serve para tesouras, facas, formões etc...
Se o fio estiver muito ruim começo com lixa 80, senão 160, depois 320, 600, 1200, 2500...
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): clovis checchinato
- Data de Nascimento: 21 Jan 1939
- Hobby: marcenaria eletronica mecanica
- Profissão ou ocupação: medico
- Localidade: jundiai sp
moral boa tarde, eu ja usei muito rodas de borracha com lixa da 3M para desgastar vidro, e e muito eficiente para afiar , a minha maquina trabalha com agua e foi comprada na loja do Ramos Mejia voce acha ela na net. nao tenho mais a maquina ja foi vendida. Mas funciona muito bem e tem a vantagem de nao alterar tempera do material
abs
abs
-
- Ativo
Pessoal!
Agradeço pelas colaborações. Têm sido úteis, mas abri este tópico para tentar solucionar meu problema relatado na primeira postagem.
Considerando a montagem da primeira postagem, o problema é tentar solucionar a aderência de uma folha de lixa no disco de madeira do esmeril.
Sei que existem muitas outras soluções, que vocês têm acrescentado com a intenção de me auxiliar. Porém, a contribuição efetiva teria que partir do que já se encontra feito. Neste caso, aliás, o João Batista apresentou uma possível solução efetiva. À partir de um disco de MDF. Poderia tentar adaptar tal solução para o meu caso, pois é bem prática no que tange à face lateral do disco.
Mas tenho duas dúvidas para esta solução:
1 - Com o Velcro, a face que contém a lixa não passaria a girar trepidando? Ou seja. Mesmo que o disco principal, o grosso, esteja girando tal, que sua face não vibre lateralmente, a presença do Velcro não permitiria espessuras diferentes entre a parte macho e a parte fêmea, a ponto de causar a trepidação lateral do disco?
2 - Aparentemente o disco removível, teria que ser muito bem posicionado para evitar desbalanceamento. Afirmo isso porque para balancear o meu disco, foi necessário colocar um pequeno parafuso com 2cm, quase sem peso em relação ao disco em que seu posicionamento foi crítico. E olhe que o disco deve pesar cerca de 300 a 500 vezes o tal parafuso.
Imagino que esta solução exigiria que o disco removível possa ter um fino furo central e o disco grosso tenha um pequeno prego, que sirva de guia. Os dois discos deveriam também possuir uma marcação cada, para que o disco removível sempre seja fixado com o mesmo ângulo em relação ao disco principal.
Hoje fui ao centro do Rio (120km) e aproveitei para comprar uma cola denominada "Cola Permanente", que de permanente não tem nada. Vi em um vídeo do YouTube, um sujeito usando ela. Parece que ela cola, mas pode ser descolada sem agredir o disco. Comprei dois potinhos e me custou a bagatela de 5 reais. Dá para colar muitas lixas.
Com isso já tenho três possibilidades com cola. Tentarei incluir um teste que abranja as três colas para tirar algumas conclusões.
Os testes seriam em uma madeira compensada, com tinta acrílica.
1 - Cola PVA (branca) com concentração de água na relação de volume. 50%, 75% e 87,5% de água.
2 - 8 partes de breu, mais 5 partes de óleo.
3 - Cola Permanente.
MOR_AL
Agradeço pelas colaborações. Têm sido úteis, mas abri este tópico para tentar solucionar meu problema relatado na primeira postagem.
Considerando a montagem da primeira postagem, o problema é tentar solucionar a aderência de uma folha de lixa no disco de madeira do esmeril.
Sei que existem muitas outras soluções, que vocês têm acrescentado com a intenção de me auxiliar. Porém, a contribuição efetiva teria que partir do que já se encontra feito. Neste caso, aliás, o João Batista apresentou uma possível solução efetiva. À partir de um disco de MDF. Poderia tentar adaptar tal solução para o meu caso, pois é bem prática no que tange à face lateral do disco.
Mas tenho duas dúvidas para esta solução:
1 - Com o Velcro, a face que contém a lixa não passaria a girar trepidando? Ou seja. Mesmo que o disco principal, o grosso, esteja girando tal, que sua face não vibre lateralmente, a presença do Velcro não permitiria espessuras diferentes entre a parte macho e a parte fêmea, a ponto de causar a trepidação lateral do disco?
2 - Aparentemente o disco removível, teria que ser muito bem posicionado para evitar desbalanceamento. Afirmo isso porque para balancear o meu disco, foi necessário colocar um pequeno parafuso com 2cm, quase sem peso em relação ao disco em que seu posicionamento foi crítico. E olhe que o disco deve pesar cerca de 300 a 500 vezes o tal parafuso.
Imagino que esta solução exigiria que o disco removível possa ter um fino furo central e o disco grosso tenha um pequeno prego, que sirva de guia. Os dois discos deveriam também possuir uma marcação cada, para que o disco removível sempre seja fixado com o mesmo ângulo em relação ao disco principal.
Hoje fui ao centro do Rio (120km) e aproveitei para comprar uma cola denominada "Cola Permanente", que de permanente não tem nada. Vi em um vídeo do YouTube, um sujeito usando ela. Parece que ela cola, mas pode ser descolada sem agredir o disco. Comprei dois potinhos e me custou a bagatela de 5 reais. Dá para colar muitas lixas.
Com isso já tenho três possibilidades com cola. Tentarei incluir um teste que abranja as três colas para tirar algumas conclusões.
Os testes seriam em uma madeira compensada, com tinta acrílica.
1 - Cola PVA (branca) com concentração de água na relação de volume. 50%, 75% e 87,5% de água.
2 - 8 partes de breu, mais 5 partes de óleo.
3 - Cola Permanente.
MOR_AL
-
- Ativo
Fiz os testes com cola para colar lixa na madeira compensada, pintada com verniz acrílico.
Após passar as colas e depositar os pedaços de lixa, sequei o excesso com um pano e coloquei uma folha plástica com um peso sobre tudo, para melhor aderência da lixa. O plástico não cola, sendo retirado facilmente depois.
Os resultados foram estes:
1 - "Cola Permanente" da Acrilex. Esta cola não seca totalmente (não secou depois de um dia), o que permite retirar a folha gasta com certa facilidade. A cola fica grudenta tanto na madeira como na folha de lixa. Na embalagem informa que é solúvel em água, mas depois de lavar as mãos, fica a parte que não é solúvel em água. Sabonete retira. O fabricante informa que a parte que seca pode ser retirada com removedor aguarás.
2 - Cola PVA com água na proporção de 50% de cada. Colou bem. Alguma dificuldade para descolar. A folha retirada traz consigo a cola ressecada.
3 - Cola PVA com água na proporção de 25% de cola com 75% de água. Idem ao item 2, mas a descolagem ficou mais fácil.
4 - Cola PVA com água na proporção de 12,5% de cola com 82,5% de água. Idem a 2, mas a descolagem ficou muito fácil. Não recomendo.
Conclusões:
1 - Os itens 1, 2 e 3 foram aprovados. Observar que a lixa d'água usada foi a 600, que possui uma folha fina, fácil de colar. Folhas mais grossas exigem as colas dos itens 1 e 2.
2 - A retirada da cola do item 1, com aguarás, foi levemente trabalhosa, porém o verniz acrílico parece não ter sido afetado.
3 - Os locais onde havia cola PVA refletiram uma camada turva, mas aparentemente sem cola.
4 - Para lixa 600 eu usaria a cola 25/75. Para lixas com folhas mais grossas eu usaria a cola 50/50 ou a permanente.
5 - É imprescindível passar verniz com fartura, para bloquear os poros da madeira. Passar uma lixa depois de secar e aplicar uma segunda mão. O uso de MDF no lugar do compensado parece ser mais fácil de impermeabilizar com verniz acrílico.
MOR_AL
Após passar as colas e depositar os pedaços de lixa, sequei o excesso com um pano e coloquei uma folha plástica com um peso sobre tudo, para melhor aderência da lixa. O plástico não cola, sendo retirado facilmente depois.
Os resultados foram estes:
1 - "Cola Permanente" da Acrilex. Esta cola não seca totalmente (não secou depois de um dia), o que permite retirar a folha gasta com certa facilidade. A cola fica grudenta tanto na madeira como na folha de lixa. Na embalagem informa que é solúvel em água, mas depois de lavar as mãos, fica a parte que não é solúvel em água. Sabonete retira. O fabricante informa que a parte que seca pode ser retirada com removedor aguarás.
2 - Cola PVA com água na proporção de 50% de cada. Colou bem. Alguma dificuldade para descolar. A folha retirada traz consigo a cola ressecada.
3 - Cola PVA com água na proporção de 25% de cola com 75% de água. Idem ao item 2, mas a descolagem ficou mais fácil.
4 - Cola PVA com água na proporção de 12,5% de cola com 82,5% de água. Idem a 2, mas a descolagem ficou muito fácil. Não recomendo.
Conclusões:
1 - Os itens 1, 2 e 3 foram aprovados. Observar que a lixa d'água usada foi a 600, que possui uma folha fina, fácil de colar. Folhas mais grossas exigem as colas dos itens 1 e 2.
2 - A retirada da cola do item 1, com aguarás, foi levemente trabalhosa, porém o verniz acrílico parece não ter sido afetado.
3 - Os locais onde havia cola PVA refletiram uma camada turva, mas aparentemente sem cola.
4 - Para lixa 600 eu usaria a cola 25/75. Para lixas com folhas mais grossas eu usaria a cola 50/50 ou a permanente.
5 - É imprescindível passar verniz com fartura, para bloquear os poros da madeira. Passar uma lixa depois de secar e aplicar uma segunda mão. O uso de MDF no lugar do compensado parece ser mais fácil de impermeabilizar com verniz acrílico.
MOR_AL
- spzoom
- Ativo
MORAL, fiz uma lixadeira de 170mm com disco de MDF, "torneando" o disco já fixo no eixo do motor com uma grosa , ficou perfeitamente balanceado, depois apliquei o velcro macho no disco, cortando bem rente. O balanceamento ficou perfeito, e a troca de lixas é uma brincadeira, feita em 2 segundos.
Mas, essa é uma lixadeira para madeira, não para afiação. Creio que haja alguma flexibilidade no velcro ao pressionar a peça contra ele. Não tenho lixa para metal, estou pensando em comprar algumas e fazer o teste.
Mas, essa é uma lixadeira para madeira, não para afiação. Creio que haja alguma flexibilidade no velcro ao pressionar a peça contra ele. Não tenho lixa para metal, estou pensando em comprar algumas e fazer o teste.
-
- Ativo
Caro Spzoom.spzoom escreveu:MORAL, fiz uma lixadeira de 170mm com disco de MDF, "torneando" o disco já fixo no eixo do motor com uma grosa , ficou perfeitamente balanceado, depois apliquei o velcro macho no disco, cortando bem rente. O balanceamento ficou perfeito, e a troca de lixas é uma brincadeira, feita em 2 segundos.
Este era o meu receio em usar velcro. No caso de lixar madeira, este detalhe não é importante, mas no caso de polir lâminas, que é o término da afiação, não deve haver o efeito do velcro.
Hoje estou colando a lixa no disco. Estou usando a cola permanente. Vou deixar por algumas horas na "prensa". Se der certo eu reduzo o tempo de "prensagem".
Com minha impaciência, descobri que o disco de pedra (rebolo), que permanece no esmeril e que os grãos são quase finos, é a etapa intermediária perfeita entre o desbaste grosso da lâmina e o seu polimento.
Como a lixa ainda estava na prensa, descobri também que a lixa d'água sobre uma superfície de vidro, é perfeita para dar o polimento de lâminas de faca e de formão. Não testei com tesouras porque (acredito) que o ângulo tem que ser mais preciso.
Tenho um pedaço de vidro, que serve bem para o polimento de formão.
Spzoom! Sua dica foi de grande auxílio.

MOR_AL
-
- Ativo
Segue o vídeo da experiência com as colas entre a lixa e a madeira compensada com verniz acrílico.
https://www.youtube.com/watch?v=2pJaU2S ... e=youtu.be[/youtube]
MOR_AL
MOR_AL
-
- Ativo
Parece que fiz algo errado na postagem anterior. o vídeo não está disponível.
Segue o vídeo da experiência com as colas entre a lixa e a madeira compensada com verniz acrílico.
MOR_AL
MOR_AL
- spzoom
- Ativo
Parece promissor, mas você está pensando em usar a lixa dágua seca? Vai fazer discos diferentes para grãos grossos e finos?
-
- Ativo
Não! Úmida.spzoom escreveu:Parece promissor, mas você está pensando em usar a lixa dágua seca? Vai fazer discos diferentes para grãos grossos e finos?
Em princípio vou colar apenas lixa d'água 600. Aliás, ontem fiz isso. Não senti necessidade de usar lixas com grãos menores, pois o fio das facas e formões que consegui, já os deixam ótimos. Fiz o teste da unha e os fios não deslizavam.
Quanto a lixas com grão maiores, tenho uma lixadeira de cinta manual, que é o demo.

Também estou me convencendo de que, pelo menos para facas e formões, não seria necessário um rebolo tão fino (com lixa 600). Com a lixa d'água 600 sobre o vidro o procedimento é bem rápido. Ainda não testei com tesouras.
Descobri também, que amolando com o rebolo de pedra nem tanto fina, que veio no esmeril, o jato das limalhas tendem a queimar a madeira logo abaixo. Coloquei um pedaço de chapa de aço inox, que tinha de bobeira. Também vou colar uma tira de vidro, que também tenho aqui, ao lado do rebolo. É o espaço disponível e que ficou até jeitoso para trabalhar.
MOR_AL