Disco de Serra de Bancada
- MPFerreira
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Mauricio
- Data de Nascimento: 06 Ago 1937
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Contador
- Localidade: Araguaina
- Estado: TO
- País: BR
Disco de Serra de Bancada
Adquiri uma serra circular Gamma via Internet. O disco original, nela instalado, tem como referencia 200mm X 2.4 X 16mm X 24 Z, RPM Max 5.000.
No primeiro teste que fiz, com madeira - com o máximo de cuidado, é claro - levei um baita susto: o cavaco cortado voou pra trás em alta velocidade. Não me atingiu, tenho tomado todas as precauções que o caso requer, conforme aqui mesmo, no Marceneiros & Bricoleiros me sugeriram - ainda bem!
Preciso continuar, no entanto, em minha cidade não encontro instruções adequadas: é tudo na base do "acho", e, na Internet a coisa não se aclara razoavelmente.
A empresa que me enviou cita a 1200 km daqui; por telefone os atendentes não demonstram boa vontade - é sempre assim.
Tenho que apelar aos senhores: qual a característica adequada de serras para cortes em madeira macia, compensado em MDF?
Tomei algumas precauções como paralelismo e ângulo da serra com a guia, velocidade de corte, etc.. Será que o meu problema foi uso de serra inadequada? Aqui não encontrei nenhuma com 200mm de diâmetro. Poderiam me indicar algum tutorial ou empresa que trata disso?
Não se preocupem por minha segurança, apesar de iniciante, sou um tanto sensato para me defender.
Obrigado amigos.
No primeiro teste que fiz, com madeira - com o máximo de cuidado, é claro - levei um baita susto: o cavaco cortado voou pra trás em alta velocidade. Não me atingiu, tenho tomado todas as precauções que o caso requer, conforme aqui mesmo, no Marceneiros & Bricoleiros me sugeriram - ainda bem!
Preciso continuar, no entanto, em minha cidade não encontro instruções adequadas: é tudo na base do "acho", e, na Internet a coisa não se aclara razoavelmente.
A empresa que me enviou cita a 1200 km daqui; por telefone os atendentes não demonstram boa vontade - é sempre assim.
Tenho que apelar aos senhores: qual a característica adequada de serras para cortes em madeira macia, compensado em MDF?
Tomei algumas precauções como paralelismo e ângulo da serra com a guia, velocidade de corte, etc.. Será que o meu problema foi uso de serra inadequada? Aqui não encontrei nenhuma com 200mm de diâmetro. Poderiam me indicar algum tutorial ou empresa que trata disso?
Não se preocupem por minha segurança, apesar de iniciante, sou um tanto sensato para me defender.
Obrigado amigos.
Redelease https://www.redelease.com.br/
- Fritsch
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Pedro Fritsch
- Data de Nascimento: 07 Fev 1966
- Hobby: Carros antigos
- Profissão ou ocupação: Marceneiro
- Localidade: Caçador
- Estado: SC
Re: Disco de Serra de Bancada
Qualquer tipo de serra que usar pode fazer
o cavaco voar, o problema está na máquina.
Se quiser serra boa, procure Freud.
o cavaco voar, o problema está na máquina.
Se quiser serra boa, procure Freud.
- MPFerreira
- Ativo
Obrigado amigo, mas quem é Freud?
- Giulliano
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
- Data de Nascimento: 18 Jan 1972
- Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
- Localidade: Volta Redonda
- Estado: RJ
O pai da psicanalise veja aqui ===>.MPFerreira escreveu:Obrigado amigo, mas quem é Freud?
Agora "o que é Freud?
Disco de corte considerado por muitos como excelente veja aqui ===>
Abraço.
Att;
Giulliano.
"A vida é muito simples, nós que a complicamos"
"O que somos é consequência do que pensamos"
Alguns
Giulliano.
Alguns
- Fritsch
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Pedro Fritsch
- Data de Nascimento: 07 Fev 1966
- Hobby: Carros antigos
- Profissão ou ocupação: Marceneiro
- Localidade: Caçador
- Estado: SC
Economizei palavras e causei confusão.
Obrigado pela ajuda Giulliano.

Obrigado pela ajuda Giulliano.

- Giulliano
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
- Data de Nascimento: 18 Jan 1972
- Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
- Localidade: Volta Redonda
- Estado: RJ
Pedro e amigos, estamos aqui para aprender e compartilhar.
Abraço.
Abraço.
Att;
Giulliano.
Alguns
Giulliano.
Alguns
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Manoel
- Data de Nascimento: 30 Out 1961
- Profissão ou ocupação: Comerciante
- Localidade: Juara
- Estado: MT
amigo mpferreira.....eu recomendo se duvida...essa marca de serra....pode ser que existam outras tao
boa quanto a essa......eu troquei da minha AWT1800 .e nao me arrependo .......converça com o representante
dessa serra que se nao me engano ele e de santa catarina.....prestativo....
boa quanto a essa......eu troquei da minha AWT1800 .e nao me arrependo .......converça com o representante
dessa serra que se nao me engano ele e de santa catarina.....prestativo....
- Fabioreis
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
- Data de Nascimento: 22 Jun 1966
- Profissão ou ocupação: Aposentado
- Localidade: Cotia, SP
- Estado: SP
Muito estranho o diâmetro dessa serra (200mm). Essa máquina aceita disco de 10" (254mm). Se você instala um disco tão menor, perde-se muito na altura máxima do corte.MPFerreira escreveu: O disco original, nela instalado, tem como referencia 200mm X 2.4 X 16mm X 24 Z, RPM Max 5.000.
Mas o tamanho do disco não explica o cavaco que voou em sua direção. Esse "coice" da madeira geralmente é causado por uso equivocado da máquina. O split estava instalado ? Você usou o goniômetro e a cerca ao mesmo tempo ? A ponta da cerca está aberta ou fechada em relação à entrada ?
Reveja o seu procedimento para não se machucar.
Voltando ao disco, um disco de 24 dentes não é indicado para cortar MDF ou compensado, pois ele vai destruir o material perto da linha de corte.
Se for cortar madeira maciça, só dá para fazer cortes ao longo do veio da madeira. Se cortar contra o veio, o corte fica terrível.
Para um corte razoável em MDF, no mínimo 50 dentes. Para ficar bom mesmo, use um disco Freud de 80 dentes.
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
- Edu
- Administrador
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
- Data de Nascimento: 30 Out 1960
- Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
- Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
- Localidade: Bady Bassitt
Fabio eu nunca vi serra circular com disco de 10" deve ficar um monstro para segurar além do perigo do discão.Fabioreis escreveu:Muito estranho o diâmetro dessa serra (200mm). Essa máquina aceita disco de 10" (254mm). Se você instala um disco tão menor, perde-se muito na altura máxima do corte.MPFerreira escreveu: O disco original, nela instalado, tem como referencia 200mm X 2.4 X 16mm X 24 Z, RPM Max 5.000.
Eu uso na minha Einhell de esquadria um disco de 200mm 60Z (o original é de 210mm x 24Z, impossível de achar) o de 200m x 60Z já comprei pelo ML, e o ultimo comprei em uma loja que já não me recordo o nome, apesar de ele ser da Vonder está durando bastante.
O da Vonder foi este , só não tenho certeza de ter comprado na loja do Mecânico.
A Stamaco fabrica um de 200mm x 30mm x 60Z, aqui como o eixo de 30mm e o eixo da sua máquina é de 16mm vai ter de usar um anel redutor.
Tem também um da Freud: Disco de Serra 8" 200 mm x 30mm 64Z MDF e MDP - LP67M004P - Freud, também tem de usar anel redutor.
Obs: Z = dentes.
Abraços
Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
-
-
Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
-
-
- MPFerreira
- Ativo
Verificando a máquina, conforme a observação do Fabio Reis, constatei uma diferença pertinente à abertura da cerca em relação à entrada, em torno de mais ou menos... 4mm! Deve estar aí o meu problema. Quanto o disco é mesmo de 200mm.
- Edu
- Administrador
Verificando o site da Gamma, não tem serra circular com disco de 200mm, todos os 2 modelos tem disco de 185mm (71/4").MPFerreira escreveu:Verificando a máquina, conforme a observação do Fabio Reis, constatei uma diferença pertinente à abertura da cerca em relação à entrada, em torno de mais ou menos... 4mm! Deve estar aí o meu problema. Quanto o disco é mesmo de 200mm.
Qual o modelo de sua máquina ?
Abraços
Edú
-
-
Edú
-
-
- Edu
- Administrador
Mauricio em sua msg você fala "serra circular" mas o titulo do tópico "Disco de Serra de Bancada"
Por favor coloque o modelo da sua máquina, pois acho que você está confuso e confundindo a gente

Por favor coloque o modelo da sua máquina, pois acho que você está confuso e confundindo a gente

Abraços
Edú
-
-
Edú
-
-
- Fabioreis
- Ativo
Edu,Edu escreveu: Fabio eu nunca vi serra circular com disco de 10" deve ficar um monstro para segurar além do perigo do discão.
Além do título da postagem, no texto ele fala sobre o paralelismo do disco com a guia.
Portanto interpretei que ele está falando sobre uma serra de bancada.
Abraços,
Fábio Reis.
Chico Xavier
Fábio Reis.
Chico Xavier
- Edu
- Administrador
Eu não tinha olhado o titulo do tópico só tinha lido a msg dele e dos demais amigos que responderam.Fabioreis escreveu:Edu,Edu escreveu: Fabio eu nunca vi serra circular com disco de 10" deve ficar um monstro para segurar além do perigo do discão.
Além do título da postagem, no texto ele fala sobre o paralelismo do disco com a guia.
Portanto interpretei que ele está falando sobre uma serra de bancada.
Pedi para ele colocar o modelo da máquina, mas ele não postou.

Ví no site da Gamma que a serra de bancada usa disco de 10", e aquela multi-funcional igualzinha a Ferrari usa disco de 185".
Acho que montaram errada a máquina dele na loja, pegaram um disco que tava dando sopa e colocaram na máquina e enviaram a ele.
Abraços
Edú
-
-
Edú
-
-
- MPFerreira
- Ativo
Desculpem-me pela confusão armada, não percebi a sutil diferença entre serra circular e serra circular de bancada. O disco original, instalado em minha Gamma Multifunção de Bancada, tem como referencia 200mm X 2.4 X 16mm X 24 Z, RPM Max 5.000. Não me refiro à serra circular e sim à serra circular de bancada!? Obrigado a todos.
- Fabioreis
- Ativo
Edu,Edu escreveu:Ví no site da Gamma que a serra de bancada usa disco de 10", e aquela multi-funcional igualzinha a Ferrari usa disco de 185".
Na mosca. Trata-se da multi-funcional da Gamma.
Ferreira,
Vi que você já identificou que a guia está "fechando" após o disco, certo ?
Corrija isso imediatamente. É uma das principais causas para essas madeiras que saem voando (esse efeito é conhecido como "coice" ou "kick-back"). Muito perigoso.
Após a correção do paralelismo da guia, relate para nós se o problema foi solucionado. O ideal é que a guia esteja "aberta" após o disco em 1 ou 2mm.
Provavelmente a gente vai poder continuar de orientando/ajudando.
PS: Se essa máquina for realmente igualzinha a Ferrari, você vai ter muitos problemas de calibragem. A Ferrari está longe de ser uma máquina totalmente confiável.
Abraços,
Fábio Reis.
Chico Xavier
Fábio Reis.
Chico Xavier
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Contato:
Estou acompanhando a discussão e só agora entendi o que está acontecendo. Realmente houve uma confusão por não sabermos ao certo de qual equipamento estávamos falando. Agora ficou claro não se tratar nem de uma serra circular manual, nem de uma serra circular de bancada e sim de uma serra circular multifunção (também conhecida como máquina assassina!).
Outro problema de confusão foi com relação ao termo 'cavaco'. Tenho a impressão que nooso amigo Ferreira levou um "coice" e o que foi lançado em sua direção não foi "cavaco" e sim a peça que ele estava cortando!
Como bem explicou o Fábio Reis, a máquina dele precisa de uma boa regulagem. Não sei se ela dispõe de cutelo separador (nenca vi uma dessas ao vivo e a cores e pretndo ficar bem longe dela quando a vir) ou algum outro sistema de proteção (não dá pra ver direito nas fotos). O ideal seria providenciar algo que evitasse o coice.
Foi uma pena nosso amigo não ter dito antes que pretendia comprar essa máquina. Teríamos feito mudar de ideia e indicado uma máquina melhor!
Outro problema de confusão foi com relação ao termo 'cavaco'. Tenho a impressão que nooso amigo Ferreira levou um "coice" e o que foi lançado em sua direção não foi "cavaco" e sim a peça que ele estava cortando!
Como bem explicou o Fábio Reis, a máquina dele precisa de uma boa regulagem. Não sei se ela dispõe de cutelo separador (nenca vi uma dessas ao vivo e a cores e pretndo ficar bem longe dela quando a vir) ou algum outro sistema de proteção (não dá pra ver direito nas fotos). O ideal seria providenciar algo que evitasse o coice.
Foi uma pena nosso amigo não ter dito antes que pretendia comprar essa máquina. Teríamos feito mudar de ideia e indicado uma máquina melhor!
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- Edu
- Administrador
Parece ser esta mesma, mas no site da Gamma diz que a serra é de 185mm, acho estranho ela vir com uma serra maior.
Uma pergunta! quando você abaixa a serra totalmente, ela fica recolhida ou fica alguns milimetros acima da superficie da mesa?
Segue fotos mais detalhadas com informações da mesma.
Foto em alta resolução, clique na imagem para ampliar:
Uma pergunta! quando você abaixa a serra totalmente, ela fica recolhida ou fica alguns milimetros acima da superficie da mesa?
Segue fotos mais detalhadas com informações da mesma.
Foto em alta resolução, clique na imagem para ampliar:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Edú
-
-
Edú
-
-
- RMilani
- In Memoriam
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Renato da Silva Mila
- Data de Nascimento: 29 Jun 1960
- Profissão ou ocupação: Eletrônico
- Localidade: Mogi das Cruzes
PC, seguindo a linha de confusão geral e desorientação genérica nos "pitacos" do tópico, não pude reprimir meu lado, sei lá entende??PC64 escreveu: O ideal seria providenciar algo que evitasse o coice.
É uma serra (multifuncional ou não). Não um cavalo ou mula!!!
Fotos em HD não ajudam a resolver situações como esta. Equipamentos bons sim. Só temos isso a venda no nosso mercado por que somos tupiniquins e aceitamos comprar todo o lixo que não tem mercado lá fora.
Algum fabricante fornece serras de bancada ou multifuncionais com discos Freud aqui no Brasil??
Considerando sua intenção, se veio para somar, é bom, se não, é bom sumir!!
- RMilani
- In Memoriam
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Renato da Silva Mila
- Data de Nascimento: 29 Jun 1960
- Profissão ou ocupação: Eletrônico
- Localidade: Mogi das Cruzes
Ainda vão ver meu apelido na cor branca....
Não deu para editar a postagem anterior. Mais uma....
Edu, dá mais tempo pra gente se arrepender. Ou de colocar as coisas nos seus devidos lugares ou de pensar direito sobre o quanto colocar.

Não deu para editar a postagem anterior. Mais uma....
Edu, dá mais tempo pra gente se arrepender. Ou de colocar as coisas nos seus devidos lugares ou de pensar direito sobre o quanto colocar.
Considerando sua intenção, se veio para somar, é bom, se não, é bom sumir!!
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Erico
- Data de Nascimento: 15 Nov 1990
- Hobby: Luthieria
- Profissão ou ocupação: Advogado
- Localidade: Teresina
- Estado: PI
- Contato:
é uma pequena que já se passaram mais de 7 dias
No caso, como foi uma compra a distância (telefone ou internet), você poderia se valer de seu direito de arrependimento, visto que é uma máquina perigosa e necessita de mts configurações que ela pode não ter.
Mas a comunidade vai tentar lhe ajudar da melhor forma possível, mas tente adquirir discos bons, que diminuem o coice, cortam com mais precisão... além de sempre abaixar o disco até alguns mm acima da peça que pretende cortar...
No caso, como foi uma compra a distância (telefone ou internet), você poderia se valer de seu direito de arrependimento, visto que é uma máquina perigosa e necessita de mts configurações que ela pode não ter.
Mas a comunidade vai tentar lhe ajudar da melhor forma possível, mas tente adquirir discos bons, que diminuem o coice, cortam com mais precisão... além de sempre abaixar o disco até alguns mm acima da peça que pretende cortar...
- MPFerreira
- Ativo
A serra é esta mesma da foto. Quando abaixo o disco não fica parte exposta. Entrei em contato com a empresa vendedora; eles aceitaram estudar a troca por outra. Nestes últimos dias, com a ajuda de vocês e de inúmeras publicações visitadas por mim na Internet, pude constatar os riscos de uma máquina suspeita como, também, a forma de seu manuseio com segurança. Tentarei enviar imagem do disco, se conseguir poderão verificar sua real dimensão.
Abraços a todos.
Abraços a todos.
- PC64
- Colaborador Master
- Contato:
Uma boa máquina seria uma DeWalt 745 ou uma Bosch GTS 10J, mas são máquinas na faixa de R$1.600! Você terá que colocar uma boa grana em cima, mas vale a pena!MPFerreira escreveu:...
Entrei em contato com a empresa vendedora; eles aceitaram estudar a troca por outra.
....
Tome nota de uma coisa: fuja das ferramentas multifunção. Normalmente elas fazem de tudo, mas nada bem feito.
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- MPFerreira
- Ativo
PC64,
Obrigado pela dica.
Já estou em contato com a empresa; creio que optarei por adquirir uma serra De Bancada Gts 10 J 1.800w 220v Bosch, pesa a seu favor o fato de eu possuir furadeira, serra circular manual, tupia e esmeriladeira, todas da marca Bosch e não tenho nada a reclamar delas; no entanto, desta vez, ouvirei os prós e contras.
Podem começar.
Obrigado pela dica.
Já estou em contato com a empresa; creio que optarei por adquirir uma serra De Bancada Gts 10 J 1.800w 220v Bosch, pesa a seu favor o fato de eu possuir furadeira, serra circular manual, tupia e esmeriladeira, todas da marca Bosch e não tenho nada a reclamar delas; no entanto, desta vez, ouvirei os prós e contras.
Podem começar.
- XISLAIR
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
- Data de Nascimento: 24 Jul 1978
- Profissão ou ocupação: Militar
- Localidade: Brasília
- Estado: DF
- Contato:
Em se tratando de Serra de Bancada posso lhe dizer que fiz uma extensa pesquisa sobre o tema e tinha em minha lista a GTS 10 Bosch e a DW 745, vi muitos vídeos de ambas as máquinas e em sua maioria os comentários apontam para a DW 745, os prós são maiores na DW 745, além de possuir 2000w, não estou querendo dizer que a Gts 10 Bosch seja ruim, muito pelo contrário é uma excelente máquina para as opções que temos disponíveis em nosso pais, mas mesmo os felizes proprietários da serra da Bosch dizem que se fossem comprar novamente, optariam pela DW 745, abri um tópico sobre minha odisseia para o melhor preço para a DW 745.MPFerreira escreveu:PC64,
Obrigado pela dica.
Podem começar.
Abraços,
"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca

Brasília - Distrito Federal
- MPFerreira
- Ativo
XISLAIR,
Já me desfiz da máquina adquirida por impulso, digamos, de um iniciante pra não dizer idiota; não quero cair noutra esparrela dessas. Por isso, vou secar o bagaço: estou entre a Dewalt 2.000 W DW745 e a Bosch GTS 10J, ou outra que indicarem. A publicidade de ambas possuem diferenças sutis que só os mais entendidos conseguem decifrar, uns oferecem-nas com suporte, sem suporte, com isso e aquilo, preço razoável, preço médio e preço alto, etc.,etc.; outros com qualidade superior com preço idem, com frete, sem frete e por ai vai.
Não desejo transferir-lhes a responsabilidade que é unicamente minha. No entanto, gostaria que os usuários dessas máquinas pudessem dar seu testemunho através da enquete: Qual máquina possui? Quais suas características técnicas? Ela é precisa? Está satisfeito com ela? Dessa enquete, sairá luz que me guiará na nova compra que espero ansiosamente, porém...com calma!
Já me desfiz da máquina adquirida por impulso, digamos, de um iniciante pra não dizer idiota; não quero cair noutra esparrela dessas. Por isso, vou secar o bagaço: estou entre a Dewalt 2.000 W DW745 e a Bosch GTS 10J, ou outra que indicarem. A publicidade de ambas possuem diferenças sutis que só os mais entendidos conseguem decifrar, uns oferecem-nas com suporte, sem suporte, com isso e aquilo, preço razoável, preço médio e preço alto, etc.,etc.; outros com qualidade superior com preço idem, com frete, sem frete e por ai vai.
Não desejo transferir-lhes a responsabilidade que é unicamente minha. No entanto, gostaria que os usuários dessas máquinas pudessem dar seu testemunho através da enquete: Qual máquina possui? Quais suas características técnicas? Ela é precisa? Está satisfeito com ela? Dessa enquete, sairá luz que me guiará na nova compra que espero ansiosamente, porém...com calma!
- MPFerreira
- Ativo
Ninguem. Para encerrar esse tópico gostaria de uma última opinião: a empresa ofereceu-me duas máquinas para eu escolher uma delas: Bosch GTS 10J ou Makita MLT 100, a Maquita mais cara, de minha preferência, é toda rolamentada, a Bosch eu não conheço. Alguém poderia opinar?
- XISLAIR
- Ativo
- Contato:
Se é só escolher e receber eu iria de Makita MLT 100 mais pela mesa e por ser rolamentada!!MPFerreira escreveu:Ninguem. Para encerrar esse tópico gostaria de uma última opinião: a empresa ofereceu-me duas máquinas para eu escolher uma delas: Bosch GTS 10J ou Makita MLT 100, a Maquita mais cara, de minha preferência, é toda rolamentada, a Bosch eu não conheço. Alguém poderia opinar?
Abraços,
Xislair!!

- Edu
- Administrador
Eu iria de Bosch, veja as vantagensMPFerreira escreveu:Ninguem. Para encerrar esse tópico gostaria de uma última opinião: a empresa ofereceu-me duas máquinas para eu escolher uma delas: Bosch GTS 10J ou Makita MLT 100, a Maquita mais cara, de minha preferência, é toda rolamentada, a Bosch eu não conheço. Alguém poderia opinar?

Bosch 1800W contra 1500W da Makita.
Pela estrutura toda de metal e alumínio é muito mais silenciosa que a Makita. Opiniões de usuarios dela: pablo godoy, Maupa101, etc.
Estrutura robusta em aço e mesa de corte em alumínio: maior vida útil e precisão incomparável
Troca fácil de disco/ferramenta graças ao bloqueio do veio
Duas camadas de material isolante entorno das partes sob tensão e isolamento reforçado. Não requer uma conexão ao aterramento elétrico (terra)
Sistema Click & Clean – 3 grandes vantagens Uma visão desimpedida da superfície de trabalho: você trabalha com mais precisão e mais rápido A poeira nociva é imediatamente aspirada: protege sua saúde Menos poeira: maior vida útil da ferramenta e acessórios
Partida suave enquanto a carga e torque do motor são temporariamente reduzidos durante o arranque.
Aspiração de pó diretamente para dentro do saco coletor do pó integrado na ferramenta e/ou usando um aspirador de pó universal.
Segue alguns vídeos:
Abraços
Edú
-
-
Edú
-
-
- PC64
- Colaborador Master
- Contato:
Quanto à MLT 100 eu posso falar, pois tive uma!
É uma máquina boa, mas tem que fazer alguns ajustes nela. Vejamos alguns pontos positivos:
- partida suave e freio;
- mesa deslizante;
- mesa maior que a das concorrentes;
- 2 extensões de mesa: à direita e na saída;
- suporte para disco, chaves, goniômetro e guia lateral
E alguns problemas e como solucioná-los:
- 1.500W
Embora eu nunca tenha sentido falta de potência na serra, as concorrentes possuem motor com 20% a mais de potência: 1.800W
- mesa deslizante desalinhada
A mesa deslizante vem desalinhada (não corre paralelamente ao disco) e desnivelada em relação à mesa da serra. Dá para resolver com alguns calços e muita paciência.
- folga no goniômetro
O runner do goniômetro apresenta folga quando colocado no t-track da mesa. Há duas maneiras de resolver isso: colocando uma fita adesiva de alumínio no trilho ou fazendo outro runner mais justo.
- guia lateral desalinhada
A guia lateral também vem desalinhada em relação ao disco. Dá para regular soltando os parafusos e colocando alguns calços.
- goniômetro descalibrado
A escala do goniômetro vem descalibrada, ou seja, quando marca 90 graus ele não está perpendicular ao disco. Com um pouco de paciência dá para aferir.
- guia lateral curta
A guia lateral da MLT100 é curta. Isso dá um pouco de instabilidade quando cortamos peças muito grandes. Solução: fazer guia nova (no YouTube tá cheio de gente que fez.
- inserto do disco muito vagabundo
O inserto é de plástico, difícil de retirar (são 6 parafusos) e se quebra muito facilmente. A solução é fazer outro.
- cutelo é muito fino
O cutelo é feito de uma chapa muito fina. É bem mais fina que o disco, principalmente quando usamos disco de 1/8" (3,2mm). O cutelo muito fino é menos eficiente. Solução: fazer outro cutelo mais grosso.
- protetor de disco é difícil de ser retirado
O protetor de disco é aparafusado na parte superior do cutelo. Quando estamos trabalhando com crosscut sled necessitamos retirá-lo, pois por causa do protetor de disco o cutelo não desce totalmente junto com o disco. Para retirá-lo é necessário soltar os parafusos sob o inserto. Então temos que retirar o inserto mais 2 parafusos para tirar o conjunto cutelo-protetoe de disco. Solução: não tem. Eu fiz outro cutelo e esqueci o protetor de disco, pois não dá para ficar colocando e tirando o inserto cada vez que eu precisasse usar o sled.
- mesa deslizante muito longe do disco
Há uma distância muito grande entre a mesa deslizante e o disco da serra o que dificulta o corte de peças pequenas na mesa deslizante. A solução é aumentar o batente do goniômetro.
- a escala da guia lateral vem descalibrada
Solução: calibrar!
- excesso de aberturas que prejudicam a aspiração
Eu modifiquei todo o sistema de aspiração da minha serra.
Bem, isso foi o que eu me lembrei. Feitos os ajustes ela funciona bem! É uma boa máquina. Só troquei porque comprei uma Razi Colt. Se tivesse espaço aqui em casa eu teria ficado com ela. Tenho saudades: a primeira serra a gente nunca esquece!
É uma máquina boa, mas tem que fazer alguns ajustes nela. Vejamos alguns pontos positivos:
- partida suave e freio;
- mesa deslizante;
- mesa maior que a das concorrentes;
- 2 extensões de mesa: à direita e na saída;
- suporte para disco, chaves, goniômetro e guia lateral
E alguns problemas e como solucioná-los:
- 1.500W
Embora eu nunca tenha sentido falta de potência na serra, as concorrentes possuem motor com 20% a mais de potência: 1.800W
- mesa deslizante desalinhada
A mesa deslizante vem desalinhada (não corre paralelamente ao disco) e desnivelada em relação à mesa da serra. Dá para resolver com alguns calços e muita paciência.
- folga no goniômetro
O runner do goniômetro apresenta folga quando colocado no t-track da mesa. Há duas maneiras de resolver isso: colocando uma fita adesiva de alumínio no trilho ou fazendo outro runner mais justo.
- guia lateral desalinhada
A guia lateral também vem desalinhada em relação ao disco. Dá para regular soltando os parafusos e colocando alguns calços.
- goniômetro descalibrado
A escala do goniômetro vem descalibrada, ou seja, quando marca 90 graus ele não está perpendicular ao disco. Com um pouco de paciência dá para aferir.
- guia lateral curta
A guia lateral da MLT100 é curta. Isso dá um pouco de instabilidade quando cortamos peças muito grandes. Solução: fazer guia nova (no YouTube tá cheio de gente que fez.
- inserto do disco muito vagabundo
O inserto é de plástico, difícil de retirar (são 6 parafusos) e se quebra muito facilmente. A solução é fazer outro.
- cutelo é muito fino
O cutelo é feito de uma chapa muito fina. É bem mais fina que o disco, principalmente quando usamos disco de 1/8" (3,2mm). O cutelo muito fino é menos eficiente. Solução: fazer outro cutelo mais grosso.
- protetor de disco é difícil de ser retirado
O protetor de disco é aparafusado na parte superior do cutelo. Quando estamos trabalhando com crosscut sled necessitamos retirá-lo, pois por causa do protetor de disco o cutelo não desce totalmente junto com o disco. Para retirá-lo é necessário soltar os parafusos sob o inserto. Então temos que retirar o inserto mais 2 parafusos para tirar o conjunto cutelo-protetoe de disco. Solução: não tem. Eu fiz outro cutelo e esqueci o protetor de disco, pois não dá para ficar colocando e tirando o inserto cada vez que eu precisasse usar o sled.
- mesa deslizante muito longe do disco
Há uma distância muito grande entre a mesa deslizante e o disco da serra o que dificulta o corte de peças pequenas na mesa deslizante. A solução é aumentar o batente do goniômetro.
- a escala da guia lateral vem descalibrada
Solução: calibrar!
- excesso de aberturas que prejudicam a aspiração
Eu modifiquei todo o sistema de aspiração da minha serra.
Bem, isso foi o que eu me lembrei. Feitos os ajustes ela funciona bem! É uma boa máquina. Só troquei porque comprei uma Razi Colt. Se tivesse espaço aqui em casa eu teria ficado com ela. Tenho saudades: a primeira serra a gente nunca esquece!
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- MPFerreira
- Ativo
Ambas as máquinas me parece serem de boa qualidade. Achei a Makita mais robusta e mais firme pelo peso maior, no entanto, pelos vídeos que vi, ela necessita de pequenos ajustes conforme disse o PC64. Acho isso meio frustante em se tratando de máquina nova. Ainda estou "balançando", um empurrãozinho a mais e resolvo esta parada.
- Edu
- Administrador
Mauricio além da estrutura da Bosch ser toda metálica dando maior firmeza na máquina, a Bosch informa o nível de ruído 103 dB(A), a Makita não fornece está informação, por trabalhar com áudio e não achei alto este nível, seria como ouvir música com fones de ouvido, claro que música é gostoso, ruído nãoMPFerreira escreveu:Ambas as máquinas me parece serem de boa qualidade. Achei a Makita mais robusta e mais firme pelo peso maior, no entanto, pelos vídeos que vi, ela necessita de pequenos ajustes conforme disse o PC64. Acho isso meio frustante em se tratando de máquina nova. Ainda estou "balançando", um empurrãozinho a mais e resolvo esta parada.

Acho que com a msg do PC64 falando sobre a ineficiência da coleta de pó, e o trabalho que ele teve de fazer para brindar a máquina, aumenta os pontos para Bosch, que tem uma ótima eficiência na sucção do pó.
Mas analise bem as 2 opções, e leia os 2 manuais, no Bosch Português é a partir da página 64.
Segue mais 2 vídeos:
Abraços
Edú
-
-
Edú
-
-
- XISLAIR
- Ativo
- Contato:
Ante as opiniões e o que foi explicado pelo nosso amigo PC e Edu, mudei de ideia, seguramente vou de Bosch, os "ajustes" que a Makita necessitam demandam muitos decontratempos que ao meu ver não é prazeroso de ficar fazendo/testanto/alinhando/calçando/refazendo... até dar certo, ademais não tinha me atentado que a makita tem só 1500w os 300w a mais da Bosch fazem uma grande diferença, então, sim mudei de ideia e escolheria a Bosch com certeza agora.XISLAIR escreveu:Se é só escolher e receber eu iria de Makita MLT 100 mais pela mesa e por ser rolamentada!!MPFerreira escreveu:Ninguem. Para encerrar esse tópico gostaria de uma última opinião: a empresa ofereceu-me duas máquinas para eu escolher uma delas: Bosch GTS 10J ou Makita MLT 100, a Maquita mais cara, de minha preferência, é toda rolamentada, a Bosch eu não conheço. Alguém poderia opinar?
Abraços,
Xislair!!
Abraços,
Xislair!!!

- MPFerreira
- Ativo
Bem, amigos,
Diante das informações recebidas, não restam dúvidas: escolho a Bosch. O material enviado pelo Edú é bastante elucidativo. O gráfico de ruídos assegura pontos de destaque à Bosch, nada mais irritante do que maquinas barulhentas.
Os vídeos e textos bem elaborados são prova da boa vontade dos Marceneiros e Bricoleiros. Agradeço a todos.
Ao seus mantenedores o mínimo a fazer será através de retribuição pecuniária afinal, ajudam apenas por amor à arte, além do mais o Fórum tem que sobreviver.
Obrigado
Mauricio.
Diante das informações recebidas, não restam dúvidas: escolho a Bosch. O material enviado pelo Edú é bastante elucidativo. O gráfico de ruídos assegura pontos de destaque à Bosch, nada mais irritante do que maquinas barulhentas.
Os vídeos e textos bem elaborados são prova da boa vontade dos Marceneiros e Bricoleiros. Agradeço a todos.
Ao seus mantenedores o mínimo a fazer será através de retribuição pecuniária afinal, ajudam apenas por amor à arte, além do mais o Fórum tem que sobreviver.
Obrigado
Mauricio.