Gostaria de compartilhar com os amigos uma técnica bem interessante e bem fácil de fazer:
Trata-se do que chamamos em tornearia "Nó Celta", e eu vou tentar mostrar a receita de como se conseguir um belo nó celta em cabos de ferramentas e outras aplicações:
Em primeiro lugar deve-se conseguir duas madeiras de distintas cores para que possa ser destacada uma na outra.
Neste exemplo eu vou utilizar umas fitas de roxinho bem fininha com cerca de 0,3 mm de espessura e um sarrafinho 5 x 5 cm de peroba rosa. Para conseguir as fitas de roxinho bem fininha eu usei a minha desengrossadeira Estrovenga e passei a fita varias vezes até chegar na espessura de 0,3 mm.

Depois de conseguir a medida de 0,3 mm eu separei um sarrafo de peroba rosa de 5 x 5 cm e na Serrabik cortei em 45º conforme a foto, mas com o detalhe de não separar as partes deixando cerca de 0,2 mm para terminar o corte.

Dentro do rasgo de 45º, é encaixado um pedaço de roxinho com bastante cola conforme a foto abaixo.

Este processo é feito nos quatro lados do sarrafo, sempre um por vez, cortando colando o roxinho virando o sarrafo cortando e colando novamente, até que os quatro lados do sarrafo tenha uma peça de roxinho encrustado.
Depois é só tornear e pronto: Um nó Celta muito legal para embelezar sua goiva ou seu formão.

É o maior barato

E é muito fácil de fazer

Tomara que os amigos gostem, e tentem fazer, fica muito bonito, e eu estou utilizando no meu novo trabalho, que irei mostrar futuramente.
Um grande abraço
Silvio