Redbaron escreveu:Amigo Renan
Parabéns, o seu primeiro trabalho já merece um dez, Quanto as dificuldades, acho que no inicio todos as enfrentamos, o meu primeiro cortei na serra de fita, pois era a unica máquina que tinha, Um alerta é que para polir ou lixar tome cuidado com velocidades altas, pois já me aconteceu que com o calor provocado pelo atrito, o segmentado se descolou, e ainda até hj a marca dessa brincadeira ficou estampada na porta do meu carro rs.
Quando trabalhamos com segmentados precisamos tomar cuidado com algumas coisas e a principal é a colagem dos segmentos, pois tem algumas madeiras que absorvem a cola e não formam o filme adesivo (a colagem é geralmente feita no topo da madeira, que é uma superficie bem mais porosa) um perigoo maior ocorre quando lixamos esses segmentos, pois os poros são tampados pelo pó e acabam atrapalhando na colagem. Eu evito lixar. Quanto a cortar em angulo, o melhor são mesmo os 12 segmentos, enquanto voce não fizer um jig próprio para a serra vc pode fazer um goniometro fixo, ou seja ira cortar uma madeira para deslizar sem folga no trilho e outra fixa no angulo desejado, eu fiz assim e funcionou muito bem. Eu não usei a régua fixei um toco com auxilio de um sargento para determinar o comprimento do segmentado no inicio da mesa .
Que pena não ter te conhecido antes, pois eu passava em vossa cidade com uma certa frequência, pois tinha muitos clientes nessa região e ainda ia para minas por ai, mas com o aumento de praças de pedagio, hj vou pela Fernão Dias.
Pedro
Pedro, mesmo se referindo ao Amigo Renan, tomo para mim suas palavras.
Meu torno, como sabe, é bem artesanal e com limitações e dificuldades.
Não tenho placa e fracassou a confecção de um disco para acabamento do fundo externo/base.
Devo construir uns jig's para cortes precisos ou perto disso, pois tenho dois portas jóias e um "porquinho" de madeira para fazer e presentear minha duas sobrinhas e meu sobrinho neste dia 12 de outubro.
Vou fabricando minhas próprias máquinas e ferramentas dentro do possível e que não ponha em risco minha integridade física e saúde.
Abraço.