Resolvi fazer uma e concluí que vale muito a pena construir essa ferramenta. Primeiro pelo fato de ser uma ferramenta simples. Segundo pelo fato de ser barata a sua construção.
É claro que as ofertadas na Internet são de 1 HP e a minha será de 1/4. Mas já testei e verifiquei que atende às minhas necessidades.
Comprei um motor de máquina de lavar no Xopincentis Ferro Velho por R$30,00 já com o capacitor.
Comecei bolando o acoplamento e fazendo os discos pois achei que essa seria a parte mais crítica, pois eu deveria ser bastante caprichoso no sentido de evitar empenos e desbalanceamentos.
Fiz quatro furos em uma arruela grande e a parafusei em um primeiro disco para servir de furo para prender ao eixo do motor. Depois parafusei o disco da lixa ao primeiro.
Ficou com um leve empeno que não atrapalharia o lixamento. Porém, resolvi colocar uma interface de 3mm de EVA entre o primeiro e o segundo disco para poder retirar o empeno com a regulagem do aperto dos parafusos. Deu certo. O giro do disco da lixa está beirando a perfeição.

Então, comecei a bolar a estrutura restante. Hoje devo continuar o processo.
Grande abraço a todos.