Consumo de argônio na solda TIG..Alguma estimativa?
-
- ||||||||||||||||
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lúzio
- Data de Nascimento: 12 Set 1963
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: Fotografia
- Localidade: Rio de Janeiro
- Estado: RJ
- País: BR
Consumo de argônio na solda TIG..Alguma estimativa?
Fala, Galera!!
Alguém tem um ideia (sei q é subjetivo e tem muitas variáveis) de quanto duraria um cilindro de 1,5 M3 de argônio soldando TIG? Tipo : dura muito, dura pouco, faz solda até enjoar, etc...
Outra coisa: Posso deixar quieto na oficina por quanto tempo sem uso? Explico: Uso doméstico e hobby, logo "vou usar uma vez e pouco outra"...
Grato!
Alguém tem um ideia (sei q é subjetivo e tem muitas variáveis) de quanto duraria um cilindro de 1,5 M3 de argônio soldando TIG? Tipo : dura muito, dura pouco, faz solda até enjoar, etc...
Outra coisa: Posso deixar quieto na oficina por quanto tempo sem uso? Explico: Uso doméstico e hobby, logo "vou usar uma vez e pouco outra"...
Grato!
Redelease https://www.redelease.com.br/
-
- ||||||||||||||||
Re: Consumo de argônio na solda TIG..Alguma estimativa?
Achei em um manual da Vonder o consumo estimado de gás por minuto. De 6 a 8 lt/minuto com tungstênio de 1,5 e corrente entre 70 a 160 A. Com Tungstênio de 2 e amperagem de 100 a 200 > 8 a 10 Lt/minuto.
Assim, creio q um cilindro de 1,5 M3 dê para fazer muita coisa.
Assim, creio q um cilindro de 1,5 M3 dê para fazer muita coisa.
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Estado: SP
- Contato:
Luzio,
Não entendo nada de TIG. A minha máquina até faz TIG, mas não tenho a tocha e o cilindro. Eu ia sugerir que você consultasse os manuais dos equipamentos (foi o que você acabou fazendo). O fabricante da tocha deve ter informações sobre o consumo.
Não entendo nada de TIG. A minha máquina até faz TIG, mas não tenho a tocha e o cilindro. Eu ia sugerir que você consultasse os manuais dos equipamentos (foi o que você acabou fazendo). O fabricante da tocha deve ter informações sobre o consumo.
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
-
- ||||||||||||||||
PC, se a sua solda TIG, creio ser interessante vc olhar o sistema. Achei muito legal o acabamento e a aparente facilidade para soldar. É meio q parecido com solda de maçarico e acetileno. Vc vai com a vareta acompanhando a poça...Quando mais novo, na oficina de uma amigo, ocasionalmente eu soldava algumas bobeiras e o sistema TIG me pareceu bem parecido. Não respinga e não faz escória. Adequado para soldas em materiais mais finos, coisas mais delicadas e igualmente bom para soldas mais parrudas, mas não muito extensas. Acabamento bem bacana e ótima resistência segundo li. Os preços das tochas estão dentro do razoável. O mais caro é o cilindro q vc tem q comprar, mas depois só precisa encher e parece ser barato. Vou dar mais um fuçadas...Não conheço ninguém q tenha uma para eu poder avaliar e conversar...Fiquei realmente interessado..
- sandrozc
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sandro
- Data de Nascimento: 07 Mai 1970
- Profissão ou ocupação: Servidor Publico
- Localidade: Cachoeiro
- Estado: ES
Boa tarde, Luzio.
Estou conforme você, procurando alguém para me iniciar no mundo TIG.
Também estou querendo comprar uma máquina de solda, e verificando a qualidade e as possibilidades, imagino que vale mais a pena gastar um pouco mais e partir logo para uma Inversora que tenha TIG com gás. Apesar de Inversoras que usam somente eletrodos dão conta muito bem de muita coisa. Só fico receoso com a solda de metalon.
Mas justamente ter um cilindro de gás na oficina para usar de quando em vez, é que reside uma das dúvidas.
Lembrando que a compra do cilindro é um custo que não está inserido no momento da compra da máquina. Da mesma forma as tochas que possuem consumíveis.
Estou conforme você, procurando alguém para me iniciar no mundo TIG.
Também estou querendo comprar uma máquina de solda, e verificando a qualidade e as possibilidades, imagino que vale mais a pena gastar um pouco mais e partir logo para uma Inversora que tenha TIG com gás. Apesar de Inversoras que usam somente eletrodos dão conta muito bem de muita coisa. Só fico receoso com a solda de metalon.
Mas justamente ter um cilindro de gás na oficina para usar de quando em vez, é que reside uma das dúvidas.
Lembrando que a compra do cilindro é um custo que não está inserido no momento da compra da máquina. Da mesma forma as tochas que possuem consumíveis.
-
- ||||||||||||||||
Sandro, continuei fuçando e o q descobri: Algumas Inversoras podem usar TIG (Vonder RIV 166/222, ESAB 220/145, exemplos), mas não vem com entrada para gás e não tem alta frequência para a partida. Estas duas características fazem com q Vc tenha ligar a mangueira de gás da tocha diretamente no cilindro e a Tocha usada não pode ser a de gatilho e sim a de válvula (uma rodinha q fecha e abre o gás na tocha. Quando vc for usar vc tem q abrir para liberar o gás e fechar quando parar de soldar. A de gatilho vc libera o gás na hora q começar a soldar e ao mesmo tempo o gatilho aciona o arco (por conta da alta frequencia). Nesta vc não precisa encostar a ponto do eletrodo na peça para criar o arco de solda, basta cehgar perto e acionar o gatilho da tocha q libera o gás e aciona o arco. Nas outras (q tem tig mas sem entrada para o gás) vc abre o registro na tocha (uma rodinha ) e para fazer o arco vc tem encosta a ponta do eletrodo na peça e levanta ele uns 3 mm e aí o arco é ativado. Vi um vídeo e me pareceu bem tranquilo: Encostadinha e uma levantadinha e o arco já tá feito. Na de gatilho (com alta frequência) nem precisa encostar basta colocar próximo e acionar o gatilho. Obviamente vai facilitar a vida, mas não me parece nada muito complicado de se fazer com a outra. Um bom diferencial (um soldador acabou de me dizer isso no tel) é q ela tenha o sistema lift arc q faz com q o início do arco seja gradativo em amperagem para evitar furar a peça q esta sendo soldada. Esta RIV 166 e 222 tem este sistema , bem como a ESAB. Outras marcas também devem ter este sistema, mas não são todas. Vi uma mais específica para tig e eletrodo revestido de 200 Amp, q vem com a entrada de gás q permite usar a tocha com gatilho e a alta frequência para acionar o arco sem precisar encostar a ponta do eletrodo na peça soldada. Uma marca genérica , mas q aparenta ser robusta. Eles tem no ML e custa 1200 reais. Achei interessante o preço e o produto e eles inclusive falam q de mais de 300 vendidas não tiveram nenhum pedido de garantia. Tem um vídeo de um soldador q fez um teste com ela. Se a diferença entre ter o gatilho para não precisar ligar o registro do Gás e não precisar enconstar a ponta do eletrodo para iniciar o arco forem um diferencial importante para vc e caso não tenha medo de pagar por uma máquina sem nome conhecido (e reconhecido) no mercado, pode ser uma boa opção. A q eu tenho é a RIV 166 e quando comprei foi por conta do Bivolt, preço, boa fama entre os soldadores e AT... Achei q vende Cilindro usado, mas dito NOVO), por 700 reais o de 10 m3 e já com válvula/ manômetro. A tocha (de válvula e não gatilho) de ótima reputação achei aqui no RIo por 250 reais. Agora tô aqui me perguntando se deixo quieto e economizo (deixo de gastar) 950 reais e fico só nos eletrodos...Na verdade nem precisaria de usar TIG, mas me pareceu tão legal e com tantas vantagens....
-
- ||||||||||||||||
Com relação ao cilindro, nunca vi ninguém q tivesse tido problema. E olha q já vi muitos bem maltratados no uso e guarda...Consumíveis: As varetas para preenchimento (mixaria,mixaria...) e as pontas de eletrodo (q vão na tocha), mas q só são trocadas quando muito danificadas e gastas, mas se precisar substituir Também são baratas. Mas em princípio nem seria considerado "Consumível". O Gá aqui no Rio, me cobraram 70 reais para encher o de 10 m3. Para meu uso deve durar o resto da minha vida kkkkk
-
- ||||||||||||||||
Sandro, toda máquina q solda eletrodos e pode soldar com TIG tem q usar o GÁS. Ou ligando diretamente na máquina ou direto no Cilndro...
Vc querendo, me passa um tel fixo q eu ligo para vc e te passo alguma coordenadas.
Vc querendo, me passa um tel fixo q eu ligo para vc e te passo alguma coordenadas.
-
- ||||||||||||||||
Aqui tem um teste da ESAB. Note q ele usa uma tocha com gatilho para liberar o gás, mas fez um adaptação a parte. Sinceramente, nem faria...Ele tem também testa uma q eu te falei (em outro vídeo) que vc não precisa tocar a ponta do eletrodo na peça para acionar o arco, tem alta frequência, q tem entrada para o gás q é liberado direto com o gatilho.
-
- ||||||||||||||||
Olha aí o vídeo com uma q tem liberação de gás pelo gatilho da Tocha bem como a alta frequência q aciona o arco sem precisar tocar o eletrodo na peça a ser soldada. Essa máquina dele tá custando 1200 reais. Querendo e sendo permitido eu passo o LInk.
- alflopesrj
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Antonio
- Data de Nascimento: 17 Jun 1977
- Profissão ou ocupação: Téc. Eletronica
Minha duvida por exemplo é quanto se pode soldar com um cilindro de de 7litros (1m³) por exemplo. Tenho uma esab e por varias vezes fiquei tentado em comprar a tocha mas o que me travou foi justamente a questao do rendimento do cilindro. Me parece um investimento meio salgado!!
Abraço,
Abraço,
Antonio Luiz
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.
Chico Xavier.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.
Chico Xavier.
-
- ||||||||||||||||
Antonio, 1 m3 é igual a 1000 Lts. No ciindro de 7m3 vc vai ter 7 mil litros de gás... Salvo engano.. Aí encima tem a tabela de consumo em litro por minuto de acordo com a amperagem usada e o diâmetro da ponta de tungstênio usada na tocha. Lembrando q a princípio o gasto da ponta é mínimo e vc pode (e muitas vezes deve) apontar ou dar uma lixadinha nela. 1 minuto de solda gastado 7 litros...Faz as contas aí e avalia pelo seu uso. Para mim um cilndro de 10 daria pro resto da minha vida...kkkk Aliás, achei quem vende usado quase novo ou praticamente sem uso. Tenho q avaliar agora se uso tão esporádico q devo em princípio ter (falo assim, pois vá q comece a descobrir vários usos e coisas para fazer...) compensa. Mas não é só o quanto vai usar. Tem também a questão de menos gazes tóxicos, não gera escória e nem pedaços quentes voando...Mais limpa... E aí, o q vcs acham? Vamos nessa?
- sandrozc
- Ativo
tà certo isso Luzio?
1m³ é 1000 litros de "água" em estado líquido...
E se o cilindro tivesse 7m³ seria 7x7x7, uma piscina com 7.000litros de água (ou gás)
E se o cilindro tivesse 7m³ seria 7x7x7, uma piscina com 7.000litros de água (ou gás)
-
- ||||||||||||||||
Isso mesmo. Muito gás... em média 7 L/minuto de soldagem efetiva e dá para ter uma boa ideia de quanto vc pode soldar..sandrozc escreveu:tà certo isso Luzio?
Consigo o cilindro de 10 m3 com os reguladores/medidores de pressão e vazão por 700 reais...A Tocha de bom conceito por 250 reais..
- sandrozc
- Ativo
Luzio escreveu:Isso mesmo. Muito gás... em média 7 L/minuto de soldagem efetiva e dá para ter uma boa ideia de quanto vc pode soldar..sandrozc escreveu:tà certo isso Luzio?
Consigo o cilindro de 10 m3 com os reguladores/medidores de pressão e vazão por 700 reais...A Tocha de bom conceito por 250 reais..
Esqueci que o gás esta sob pressão

-
- ||||||||||||||||
kkkkkk.... Normal. Mas e aí, compro o cilindro e a tocha ou deixo quieto e fico só no eletrodo? Explicando q este cilindro é usado e os reguladores também. O cara abastece cilindros para muitas oficinas e gases diiversos para outras áreas. Ele me disse q muita gente compra novo e acabam atém nem usando ou usando muito pouco, o negócio fecha e ele acaba comprando muitos praticamente novos. O q vc e os colegas pensam a respeito?? Meto mil reais nisso ou largo de mão?sandrozc escreveu:Luzio escreveu:Isso mesmo. Muito gás... em média 7 L/minuto de soldagem efetiva e dá para ter uma boa ideia de quanto vc pode soldar..sandrozc escreveu:tà certo isso Luzio?
Esqueci que o gás esta sob pressão

- alflopesrj
- Colaborador Master
Cara com certeza a solda com tig fica muito melhor, porem hj na minha opiniao 1000,00 em um cilindro e uma tocha para usar muito pouco, eu prefiro inteirar o dinheiro e correr atras de comprar uma serra de fita por exemplo que eu nao tenho. Mas é claro que cada um com as suas próprias prioridades. Soldar metalon no eletrodo revestido é difícil pq a tendência de furar o metalon principalmente para quem nao tem experiencia (que é o meu caso) e grande, mas acredito que com muita perseverança se consiga chegar a um otimo resultado sem precisar da tig.Luzio escreveu: Meto mil reais nisso ou largo de mão?
Abraço,
Antonio Luiz
Chico Xavier.
Chico Xavier.
- alflopesrj
- Colaborador Master
alflopesrj escreveu:Cara com certeza a solda com tig fica muito melhor em relação a acabamento, porem hj na minha opiniao 1000,00 em um cilindro e uma tocha para usar muito pouco, eu prefiro inteirar o dinheiro e correr atras de comprar uma serra de fita por exemplo que eu nao tenho. Mas é claro que cada um com as suas próprias prioridades. Soldar metalon no eletrodo revestido é difícil pq a tendência de furar o metalon principalmente para quem nao tem experiencia (que é o meu caso) e grande, mas acredito que com muita perseverança se consiga chegar a um otimo resultado e um otimo acabamento sem precisar da tig.Luzio escreveu: Meto mil reais nisso ou largo de mão?
Abraço,
Antonio Luiz
Chico Xavier.
Chico Xavier.
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Estado: SP
- Contato:
Pessoal,
Vamos esclarecer alguns pontos. Começaremos lembrando das aulas de química do colégio. Isso mesmo: quando o professor colocava aquele monte de fórmulas no quadro-negro, a gente nunca imaginou que um dia iria precisar delas.....
Vamos lá! Os gases, ao contrário dos sólidos e líquidos, são substâncias compressíveis. Nos gases há um grande espaço entre as moléculas. Esse espaço pode ser diminuído. Isso significa que o volume de uma mesma quantidade (número de moléculas) de gás pode variar em função de fatores externos como temperatura e pressão. A Equação de Estado dos Gases Perfeitos, que rege esse fenômeno, diz:
P V = n R T
onde:
P = pressão
V = volume
n = número de mols (vamos pensar como "número de moléculas")
R = Constate Universal dos Gases Perfeitos
T = Temperatura.
Vamos ver como funciona isso....
Quando falamos que o volume do cilindro é 7 litros, estamos nos referindo às suas dimensões físicas, ou seja, nesse cilindro seríamos capaz de colocar 7 litros de "água", que é incompressível. Em se tratando de gases a coisa é diferente: o gás é colocado dentro do cilindro sob pressão (por isso as paredes do cilindro são grossas, pois devem suportar a força necessária para manter o gás sob pressão). Então o volume de gás que conseguimos colocar dentro do cilindro é muito maior que o volume do cilindro. No caso de um cilindro de 7 litros conseguimos colocar sob pressão uma quantidade de gás que ocuparia 1.000 litros (1 m3) antes de ser comprimido. Ou seja: o gás ocupa 7 litros dentro do cilindro e quando ele sai ocupa 1.000 litros.
Não vou entrar em detalhes para não me alongar (a não ser que alguém queira), mas a equação dos gases diz exatamente isso: aumenta a pressão o volume diminui.... diminui a pressão, o volume aumenta!
Vamos esclarecer alguns pontos. Começaremos lembrando das aulas de química do colégio. Isso mesmo: quando o professor colocava aquele monte de fórmulas no quadro-negro, a gente nunca imaginou que um dia iria precisar delas.....
Vamos lá! Os gases, ao contrário dos sólidos e líquidos, são substâncias compressíveis. Nos gases há um grande espaço entre as moléculas. Esse espaço pode ser diminuído. Isso significa que o volume de uma mesma quantidade (número de moléculas) de gás pode variar em função de fatores externos como temperatura e pressão. A Equação de Estado dos Gases Perfeitos, que rege esse fenômeno, diz:
onde:
P = pressão
V = volume
n = número de mols (vamos pensar como "número de moléculas")
R = Constate Universal dos Gases Perfeitos
T = Temperatura.
Vamos ver como funciona isso....
Quando falamos que o volume do cilindro é 7 litros, estamos nos referindo às suas dimensões físicas, ou seja, nesse cilindro seríamos capaz de colocar 7 litros de "água", que é incompressível. Em se tratando de gases a coisa é diferente: o gás é colocado dentro do cilindro sob pressão (por isso as paredes do cilindro são grossas, pois devem suportar a força necessária para manter o gás sob pressão). Então o volume de gás que conseguimos colocar dentro do cilindro é muito maior que o volume do cilindro. No caso de um cilindro de 7 litros conseguimos colocar sob pressão uma quantidade de gás que ocuparia 1.000 litros (1 m3) antes de ser comprimido. Ou seja: o gás ocupa 7 litros dentro do cilindro e quando ele sai ocupa 1.000 litros.
Não vou entrar em detalhes para não me alongar (a não ser que alguém queira), mas a equação dos gases diz exatamente isso: aumenta a pressão o volume diminui.... diminui a pressão, o volume aumenta!
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- jasfbr
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Fernandes
- Data de Nascimento: 15 Mai 1969
- Profissão ou ocupação: Analista de sistemas
- Localidade: Belem
- Estado: PA
- Contato:
Se é para hobby, só você vai poder decidir, afinal de contas, porque o que nos interessa é o processo de fazer.Luzio escreveu:
kkkkkk.... Normal. Mas e aí, compro o cilindro e a tocha ou deixo quieto e fico só no eletrodo? Explicando q este cilindro é usado e os reguladores também. O cara abastece cilindros para muitas oficinas e gases diiversos para outras áreas. Ele me disse q muita gente compra novo e acabam atém nem usando ou usando muito pouco, o negócio fecha e ele acaba comprando muitos praticamente novos. O q vc e os colegas pensam a respeito?? Meto mil reais nisso ou largo de mão?
Só podemos aconselhar, quanto as condições do equipamentos, que deve ser seguro.
Tendo isso em consideração, eu provavelmente compraria, apesar de estar entrando nesse mundo da solda agora. Mas, é uma avaliação minha, para o momento que eu estou viviendo,

Zeca
-
- ||||||||||||||||
jasfbr escreveu:Se é para hobby, só você vai poder decidir, afinal de contas, porque o que nos interessa é o processo de fazer.Luzio escreveu:
kkkkkk.... Normal. Mas e aí, compro o cilindro e a tocha ou deixo quieto e fico só no eletrodo? Explicando q este cilindro é usado e os reguladores também. O cara abastece cilindros para muitas oficinas e gases diiversos para outras áreas. Ele me disse q muita gente compra novo e acabam atém nem usando ou usando muito pouco, o negócio fecha e ele acaba comprando muitos praticamente novos. O q vc e os colegas pensam a respeito?? Meto mil reais nisso ou largo de mão?
Só podemos aconselhar, quanto as condições do equipamentos, que deve ser seguro.
Tendo isso em consideração, eu provavelmente compraria, apesar de estar entrando nesse mundo da solda agora. Mas, é uma avaliação minha, para o momento que eu estou viviendo,
Mandou bem! Pois é..Esta questão de querer usar, ainda q não tenhamos real necessidade, é o grande motor do Hobby. No meu caso, cresci tendo na minha casa uma transformadora de solda e era um terror quando ocasionalmente tínhamos q fazer algo. Quebrou muito galho, mas em termos de satisfação de uso e qualidade do serviço (devido a dificuldade inerente a tecnologia e a falta de prática devido ao uso esporádico) era uma experiência bem marcante negativamente. Talvez isso até explique um pouco a ideia de aderir ao processo. Mas também sei q a tecnologia dos inversores e o uso da Máscara automática tornaram as coisas bem mais fáceis...Vou fazendo as contas aqui, mas fico mais inclinado a comprar.
Atenção: Os cilindros são vendidos em capacidade cúbica de gás comportado...
As medidas de consumo, para dada configuração da máquina, é dada em Litros por minuto.