diferença entre lixadeiras
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Gustavo Wagner Santo
- Data de Nascimento: 10 Jan 1983
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Tecnico Eletronico
- Localidade: Santa Luzia
- Estado: MG
- País: BR
diferença entre lixadeiras
pessoal, dentro da maior parte das oficinas, acredito eu, depois da furadeira as lixadeiras são as mais diversificadas, orbital, roto orbital, cinta, entre outras, sendo assim gostaria de trocar ideia com os mais experientes sobre quais os principais usos para cada tipo de lixadeira e para qual trabalho cada uma delas é mais indicado.
gosto muito de trabalhos bem lisos na madeira chegando ate a fazer polimento, então gostaria de maiores escarecimentos sobre esta ferramenta que facilita muito nosso hobby, ou seriamos todos igual ao incrivel hulk de tanto lixar no braço.
obrigado a todos
gosto muito de trabalhos bem lisos na madeira chegando ate a fazer polimento, então gostaria de maiores escarecimentos sobre esta ferramenta que facilita muito nosso hobby, ou seriamos todos igual ao incrivel hulk de tanto lixar no braço.
obrigado a todos
Redelease https://www.redelease.com.br/
- chicodo15
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Francisco
- Data de Nascimento: 08 Fev 1980
- Profissão ou ocupação: comerciante
- Localidade: Belford Roxo
- Estado: RJ
Re: diferença entre lixadeiras
um vídeo que me ajudou pra caramba quando começei a me enveredar pelas lixadeiras foi esse aqui:
E Vamo Fazendo 

- Vespasiano
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
- Data de Nascimento: 13 Ago 1963
- Profissão ou ocupação: Telecomunicações
- Localidade: Agora em Peruíbe
- Estado: SP
Boa Chico!!!!
Não conhecia esse vídeo, ajudaram a elucidar as dúvidas.
Valeu!
Abraço,
Vespa
Não conhecia esse vídeo, ajudaram a elucidar as dúvidas.
Valeu!

Abraço,
Vespa
- marcoaandrade
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marco Aurélio
- Data de Nascimento: 23 Jun 1964
- Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
- Profissão ou ocupação: Engenheiro de Produção
- Localidade: Santana de Parnaiba
Chico
Eu particularmente gosto muito da "orbital", pois acredito que ela seja bastante "controlável" no quesito desgaste de material e tem um grande benefício que é o custo da lixa, pois ela utiliza 1/4 de uma folha de lixa, sem a necessidade de se comprar lixas de tamanhos especiais. Tenho uma DeWalt, com coletor, ou seja, pode ser acoplada à um ciclone...
Um abraço
Eu particularmente gosto muito da "orbital", pois acredito que ela seja bastante "controlável" no quesito desgaste de material e tem um grande benefício que é o custo da lixa, pois ela utiliza 1/4 de uma folha de lixa, sem a necessidade de se comprar lixas de tamanhos especiais. Tenho uma DeWalt, com coletor, ou seja, pode ser acoplada à um ciclone...
Um abraço
Marco
Mais vale uma tentativa fracassada do que o fracasso de não ter tentado...
Mais vale uma tentativa fracassada do que o fracasso de não ter tentado...
- Lauro
- Membro Mebista
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
- Data de Nascimento: 08 Fev 1970
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: cartorário
- Localidade: São Paulo
Excelente vídeo Chico! Como sempre, o Marcelo passando ótimas dicas. A lixadeira orbital é excelente para acabamentos, mas o problema é que o movimento dela pode deixar pequenos fiapos na madeira, conhecidos como "cabelinho de anjo". Para verificar se isso aconteceu, após o lixamento passe um pano bem úmido sobre a peça e verifique se algumas fibras vão arrepiar. Caso aconteça, é necessario lixar novamente, com grão alto. Já com a roto-orbital esse problema é mais raro, devido ao duplo movimento da lixa, mas também pode acontecer. Eu faço o mesmo teste após o uso das duas lixadeiras. A grande desvantagem da roto-orbital é que, pelo menos as que conheço, trabalham com lixas com velcro, que são bem mais caras que as comuns. Abraços!
Lauro.
-
- Ativo
valeu chico pelo video ajudou muito, agora e quando precisamos lixar peças grandes tipo tabuas de mais de 1 metro, como fazer, para peças pequenas a orbital treme treme é tranquilo,ate 1 ou 2 metros a lixadeira de cinta, fazendo a sequencia de lixas correta consegue otimos resultados, mas e em peças maiores? to achando que vou ter que fazer como alguns integrantes do grupo, fazer uma lixadeira de cinta tipo desengroçadeira com rolo de massa.
outra duvida, quem tem lixadeira de cinta, tem muito problema com a lixa arrebentar ?
mais uma sabemos que a lixadeira orbital 1/4 de lixa é indispensavel em toda oficina, é pratico, e barato, mas sabemos que a lixa acaba e acaba rasgando, a roto orbital a lixa é mais caro, mas dura muito mais ? pergunto pois uma roto orbital não é muito mais caro .
obrigado a todos
outra duvida, quem tem lixadeira de cinta, tem muito problema com a lixa arrebentar ?
mais uma sabemos que a lixadeira orbital 1/4 de lixa é indispensavel em toda oficina, é pratico, e barato, mas sabemos que a lixa acaba e acaba rasgando, a roto orbital a lixa é mais caro, mas dura muito mais ? pergunto pois uma roto orbital não é muito mais caro .
obrigado a todos
-
- Ativo
Lauro escreveu:Excelente vídeo Chico! Como sempre, o Marcelo passando ótimas dicas. A lixadeira orbital é excelente para acabamentos, mas o problema é que o movimento dela pode deixar pequenos fiapos na madeira, conhecidos como "cabelinho de anjo". Para verificar se isso aconteceu, após o lixamento passe um pano bem úmido sobre a peça e verifique se algumas fibras vão arrepiar. Caso aconteça, é necessario lixar novamente, com grão alto. Já com a roto-orbital esse problema é mais raro, devido ao duplo movimento da lixa, mas também pode acontecer. Eu faço o mesmo teste após o uso das duas lixadeiras. A grande desvantagem da roto-orbital é que, pelo menos as que conheço, trabalham com lixas com velcro, que são bem mais caras que as comuns. Abraços!
esta tecnica é muito boa, vou tentar mais tarde. valeu lauro
- chicodo15
- Ativo
tenho duas lixadeiras aqui, uma orbital da Black & Decker velha de guerra, acho ótima pra dar um acabamento (apesar de nunca ter usado uma roto-orbital) e a lixa é baratinha... Tenho uma de Cinta da Einhel que eu penei um pouco pra me acostumar.... a bica come mesmo, dependendo da madeira faz um trabalho parecido com uma plaina, porém bem mais difícil de controlar :p. A Einhel tem um problema sério, sua lixa é de 457 mm, é uma lixa não muito fácil de encontrar (No Rio só encontro em uma loja) existe a Internet sempre... Uma das primeiras dicas que recebi de um amigo marceneiro foi, compre lixas de paredes (aquelas vermelhas) elas são mais duráveis do q a lixa de madeira (as marrons).
E Vamo Fazendo 

-
- Ativo
realmente chico lixadeira de cinta se vc utilizar lixa grão 36 ate 120 e der bobeira faz buraco mesmo. eu tenho uma dragster da black decker, e lixei com ela um portão de 2,60 mts x 4,50 mts , gastei muita lixa começando com grão 36 ate 150, fiquei quase o dia todo, ficou muito bom, mas, não tem lixa que aguenta, a maior parte rasgou antes de gastar, o problema uqe achei é uqe devido a alta rotação qualquer biliscada poca mesmo.
eu tenho tb duas orbitais de 1/4 de lixa, uma black decker, fiquei decepicionado com ela, 3 meses de uso e o rolamento estourou, nestes 3 meses foram feitas 1 tabela de basquete, parte do portão de madeira, e uma mesa para a namorada. claro que levei para a garantia, tudo correu bem, na falta dela e para terminar o serviço comprei uma dewalt. muito boa e ta guentando. bem semana que vem vou colocar toda a equipe a prova, mas vai ser serviço leve, lixar compensado naval para posteriormente invernizar, seram 5 tabus de 50 x 100 centimetros, vamos ver como a turma trabalha.
eu tenho tb duas orbitais de 1/4 de lixa, uma black decker, fiquei decepicionado com ela, 3 meses de uso e o rolamento estourou, nestes 3 meses foram feitas 1 tabela de basquete, parte do portão de madeira, e uma mesa para a namorada. claro que levei para a garantia, tudo correu bem, na falta dela e para terminar o serviço comprei uma dewalt. muito boa e ta guentando. bem semana que vem vou colocar toda a equipe a prova, mas vai ser serviço leve, lixar compensado naval para posteriormente invernizar, seram 5 tabus de 50 x 100 centimetros, vamos ver como a turma trabalha.
- chicodo15
- Ativo
A Black decker aguentou (e tá aguentando) muito aqui...lixei mais de 100 metros de caibro pra fazer apoio (pés e travessas) de mesa. e antes disso eu usei ela praticamente pra tudo o que fazia... inclusive dava uma "Forçada" nela pra desgastar mdf e algumas madeiras, coisa pouca... acho que é a ferramentaelétrica mais antiga que eu tenho (deve ter uns 4 ou 5 anos) já perdi o gabarito de furação da lixa,a almofada dela tá cheio de lasca de madeira... mas tá firme e forte!
E Vamo Fazendo 

- Marcos
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
- Data de Nascimento: 15 Nov 1949
- Profissão ou ocupação: Nenhuma
- Localidade: Brasilia
- Estado: DF
- País: Br
E eu pensado que era o rei da cocada preta postei este mesmo vídeo em
onde pergunto qual a melhor lixadeira Roto Orbital. Bom, ainda bem que concordamos que o vídeo é interessante para ajudar na elucidação ou preferência na escolha de uma boa lixadeira Roto Orbital.
onde pergunto qual a melhor lixadeira Roto Orbital. Bom, ainda bem que concordamos que o vídeo é interessante para ajudar na elucidação ou preferência na escolha de uma boa lixadeira Roto Orbital.
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sebastiao Adao Soare
- Data de Nascimento: 14 Jul 1957
- Hobby: Marcenaria e carpintaria
- Profissão ou ocupação: aposentado
- Localidade: Itapemirim
- Estado: ES
- País: Br
Gostei do video, vou guardar pra consultar futuramente.