Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Projetos e reparos Eletrônicos ligados a Madeira ou Não!
Esquemas, caixas de som, racks, etc.
Projetos ligados a fotografia, vídeos e filmagem.
Modelismo - Plastimodelismo - Aeromodelismo - Ferromodelismo - Miniaturas
Essa tabela é bastante útil para fazer instalações elétricas na oficina.
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Edu,
Essa tabela é muito útil mesmo, já utilizei em um obra do apartamento da minha mãe para definir os fios que ia utilizar. Outra tabela que me foi bastante útil na obra foi a que se encontra abaixo, com ela dá saber o tamanho ideal de conduíte necessário para quantidade de fios que deseja usar.
tabela fios x eletroduto.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Lembrando sempre que a tensão influencia diretamente na bitola do fio.
Exemplo:
Um chuveiro em 110v requer fio 10 para sua ligação, já em 220v esse fio pode ser redimencionado para um fio menor.
Ou seja em 220v temos uma economia de material.
Isso porque um aprelho que consume 1000w em 110v necessita de uma amperagem de 9 amperes, conseguentemente o fio deve ser escolhido para essa amperagem. O mesmo aparelho na rede de 220v só necesita de 4,5 amperes.
Edu, quando fiz escola técnica (em mecânica) décadas atrás, tive uma matéria sobre instalações elétricas, e lembro que havia não só a tabela fio x amperes, mas também que se tinha que considerar o comprimento do cabo, no caso não o cabo de uma máquina (1 - 2m), mas de uma instalação, por exemplo, uns 30 -40 m influiriam no "calibre" do fio.
Alguém aí tem esse cálculo?
spzoom escreveu:Edu, quando fiz escola técnica (em mecânica) décadas atrás, tive uma matéria sobre instalações elétricas, e lembro que havia não só a tabela fio x amperes, mas também que se tinha que considerar o comprimento do cabo, no caso não o cabo de uma máquina (1 - 2m), mas de uma instalação, por exemplo, uns 30 -40 m influiriam no "calibre" do fio.
Alguém aí tem esse cálculo?
Tenho um livro sobre eletricidade autor Helio Creder, vou achar e posto aqui a formulas ou tabelas
Abraços Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
Giuliano, o problema dos rígidos com sindal é que no final a área de contato é pequena, apenas uma linha entre o fio e o parafuso, isso faz com que haja aquecimento naquele ponto. Cabos flexíveis estanhados (como eu e você usamos) se deformam e dão uma área de contato muito maior.
Edú, fico no aguardo, faz tempo que procuro essas tabelas e fórmulas.