Meus Caros Ilton, PC, Amaschio, Mellado, Giulliano, Zeca, Fábio Reis e Zeca
Grato

pelas manifestações

.
PC64 escreveu:Celso,
Eu já vi diversos jigs para aplainar com tupia, mas nunca havia visto um igual a esse!
Gostei, embora um tanto trabalhoso de se fazer... Os que eu havia visto eram mais simples.
Pois é grande PC, na verdade queimamos muito fosfato para ter essas ideias. É olhando aqui e ali, verificando o material que possuímos e, através dos erros e acertos aparecem esses projetos que nos facilitam em muito as nossas tarefas.
amaschio escreveu:S E N S A C I O N A L ! ! !
Gostei da engenhosidade da solução, da relativa facilidade para "nivelar" a dita cuja.
Gostei da bancada, também, uma bela combinação de cores.
E também achei interessante esta "alça/manopla" na sua tupia, isso é original ou um acessório à parte.
Por fim, somente estranhei a profundidade do corte: você afundou tanto assim porque o desnível era grande ou qual outra razão?
Eu tinha acabado de comentar, no tópico da mesa móvel, que ficava contente por ver alguém arrumar tempo para a diversão, nem imaginava que ia ver este "mega trabalho" já na sequência. Parabéns novamente.
Grande Amaschio
Quanto a Alça/manopla faz parte da tupia. Ela é uma MAKITA 3601B ROUTER.
A profundidade do corte foi uma barbeiragem que tive que dar sequência pra frente. Na verdade foi uns 3 m/m somente.
A administração do tempo que nos possibilita nos divertir.
Grato
jasfbr escreveu:Parabéns pelo jig Celso.

O que fez para que ficasse no nível antes de passar a tupia

Grande Jasfbr
Essa tua pergunta vai responder várias:
Quando fiz o tampo, passei todas as ripas na circular para assegurar a mesma bitola. Assim, ficou mais fácil nivelar a altura de desbaste, acertando a altura da barra superior em relação a inferior, não fazendo nenhuma relação com o solo, pois os pés da bancada também estão no mesmo tamanho (altura). Se houver algum desnível no solo não interferirá no nivelamento do tampo.
Como bitolei as ripas, o nivelamento é tão somente entre a parte de baixo e a parte superior do tampo.
A ferragem tubular usada tem uma parede de 2 m/m (galvanizado), não havendo distorção com o peso da tupia e do seu carrinho a qual desliza.
mellado escreveu:Fábio, como o trilho dele usado como guia é reto, mesmo que tenha uma pequena diferença na espessura de um lado ao outro da bancada, a superfície será plana.
Isso mesmo Mellado

“A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.” (Aristóteles)