Como todos sabem eu comprei uma . Como comprei um produto usado, embora quase nova, tive que "dar um trato" nela, mostrado no tópico.
Foi então que fiquei com uma dúvida: comprar ou não a mesa deslizante? Uma decisão que teria que ser tomada logo, pois essas mesas eram importadas pela Casa das Serras na época que eles importavam a serra Harvey. Eles também importavam a mesa para tupia, que é colocada na asa direita da mesa da serra. Com a alta do dólar ficou inviável a importação da Harvey que sumiu do mercado. A mesa de tupia já não é encontrada há muito tempo. A mesa deslizante ainda tem algumas. Quando eu comprei haviam mais 3 peças, que segundo a vendedora estavam "perdidas" no estoque.
Pesquisei bastante sobre esse acessório. Não é muito comum. Aqui no M&B só o Marcos tem. Em outros fóruns achei mais uma pessoa. Conversei bastante com alguns amigos aqui do M&B e a conclusão da minha pesquisa foi a seguinte:
- quem tem não sabe viver ser ela;
- quem não tem, não sente falta.
Isso não me esclareceu nada. Teria sido melhor se eu tivesse encontrado algo assim:
- tenho e acho uma porcaria;
- não tenho, mas é meu sonho de consumo!
Além do mais eu nunca havia visto uma mesa deslizante ao vivo e a cores, embora o Marcão tivesse me convidado para ir na casa dele para eu ver e brincar.
Resolvi comprar para não me arrepender mais tarde. A maioria dos meus arrependimentos são de coisas que deixei de fazer. Pensei: caso eu não goste da mesa eu posso anunciar e vendê-la, recuperando parte do dinheiro investido.
Segundo a vendedora da Casa das Serras a mesa se adapta perfeitamente à lateral da Razi. Eu já sabia que isso não era verdade, pois o Marcos postou todos os problemas que ele enfrentou para instalar a dele. Já sabendo dos problemas e como resolvê-los a instalação foi fácil.
Não fiz muitas fotos, pois como vocês já sabem eu trabalho sozinho. Também não tenho o talento e a didática do Mila para documentações. Caso alguém tenha alguma dúvida é só perguntar....
A mesa vem com duas furações. Uma delas coincide perfeitamente com a furação da Razi. A mesa deslizante deve ser instalada no lugar da asa esquerda, que é retirada e pode ser passada para o lado direito. Se a mesa fosse totalmente compatível com a Razi, a instalação não demoraria mais de uma hora. Entretanto, como há alguns probleminhas, a instalação pode levar várias horas
Para instalar a mesa também é preciso dar uma diminuída no trilho da guia, que originalmente toma toda a frente da serra. Com a retirada da asa esquerda, tem que cortar o trilho também. Outra opção, como fez o Marcos, é puxar o trilho para a direita. Mesmo assim, como a furação não bate, tem que cortar um pedacinho. Eu optei por não deslocar o trilho para a direita por falta de espaço. Minha oficina não é muito grande e eu não quero ficar arrastando a serra de um lado para outro, mesmo porque com a mesa deslizante fica mais difícil por causa dos dois pés adicionais que a mesa possui.
Para fazer o corte eu aproveitei para estrear minha policorte, comprada no começo do ano e até agora guardada na caixa.
A mesa deslizante foi instalada e ajustada. Segundo o manual a mesa deslizante deve ficar cerca de meio milímetro acima da mesa da serra. Assim foi feito.
Aí começaram os ajustes: a mesa deslizante é mais alta que a mesa da serra. Como elas são niveladas por cima, a parte que sobra para baixo pega na tampa do motor. Para resolver a tampa tem que ser abaixada cerca de um cm. Isso é feito cortando-se um pedaço da dobradiça:
Como a porta foi baixada o parafuso de fechamento também tem que ser ajustado. Dá para fazer um segundo furo na própria aba.
O Marcos teve que fazer um recorte na parte superior da tampa porque ela ficou pegando no motor. Isso não foi necessário na minha serra. Entretanto, ao verificar se o motor pegava ou não na tampa eu descobri uma coisa: o fio da serra pega no gabinete:
O fio estava sendo prensado e estava estragando:
A solução foi simples: virar a caixa, fazendo com que o fio passe a entrar pelo outro lado:
Agora o fio não pega. Esse pequeno detalhe, além de estragar o fio, impede que o disco baixe totalmente.
Outra alteração que deve ser feita é a mudança do interruptor, que antes era preso no trilho da guia, para a mesa deslizante.
Feitos os ajustes, a mesa ficou pronta:
Como vocês podem ver, a mesa deslizante é bem maior que a mesa da serra. Ela se projeta cerca de 40 cm para frente da mesa da serra. Isso me incomodou bastante. Não ficou legal. Essa parte da mesa prolongando para fora atrapalha muito quando a gente vai ripar. Imagine ripar um sarrafo. Eu costumo trabalhar próximo à mesa da serra e isso é impossível com a mesa deslizante.
Sobram apenas 22 cm entre o sarrafo e a mesa:
Além do mais, esse prolongamento estava atrapalhando a passagem na minha oficina (minha oficina é na garagem). Isso me incomodava por demais. Troquei ideia com o Marcos, que disse isso não incomodá-lo, mas eu não estava confortável. Pensei em diversas maneiras de resolver isso, fazendo a mesa deslizante correr sobre um trilho e podendo ser ajustada. Ela seria empurrada para frente e só seria puxada para trás quando fosse necessário. Estou fazendo o projeto desse sistema.
Como esse sistema vai demorar muito para "sair do papel", tomei uma decisão: fazer uma nova furação e prender a mesa em outra posição. Se não tivesse feito isso, não seria possível usar a serra e tenho muita coisa para fazer. Não posso ficar mais um mês mexendo na mesa. A mesa era assim:
Com a nova furação a mesa ficou assim:
[miniatura=
Essa alteração me custou 40 cm de capacidade de corte, mas mesmo assim consigo cortar chapas com 90 cm de largura, mais que suficiente para 90% do meu trabalho:
A mesa deslizante é show! Muto precisa e corre macio. Após a calibração eu fiz o teste dos 5 cortes. Eis o resultado:
É isso aí.