Nesse final de semana fiz um featherboard para minha serra. Gostei do resultado e resolvi compartilhar com vocês. Não tenho muitas fotos do processo, mas é fácil de fazê-lo.
Como matéria-prima usei um retalho de PEAD de 20mm. Para quem não conhece, PEAD é a abreviação de PoliEtilino de Alta Densidade, o mesmo material usado para fazer tábuas de carne. Aliás, conheço gente que fez com tábua de carne. Eu comprei o retalho porque queria um featherboard de 20 mm de espessura e as tábuas são bem mais finas que isso.
Esse projeto foi interessante porque tive a oportunidade de usar 4 tipos de serra:
1 - Serra circular para cortar um pedaço do retalho de PEAD;
2 - Serra de esquadria para fazer os cortes de 45º (penas);
3 - Serra de fita para recortar o resto do contorno;
4 - Serra tico-tico de bancada para abrir os rasgos por onde passam os parafusos.
Quem não tem todo esse arsenal não precisa ficar preocupado: para tudo se dá um jeito...
Comecei fazendo o projeto do featherboard no AutoCad. O projeto foi inspirado nos featherboards do Fábio Reis (industrializado) e do Mellado (DIY). Peguei as características boas de um e de outro e fiz o meu projeto. São 2 modelos: um maior para usar na mesa e outro menor para usar na fence. O menor eu havia feito há um tempão atrás e não ficou muito bom. Além de pequeno demais o acabamento não ficou lá essas coisas. Acabou ficando para usar na fence.
1 - Featherboard pequeno:
2 - Featherboard grande:
A segunda etapa foi imprimir o projeto em uma etiqueta adesiva. Utilizei uma etiqueta tamanho A4. Na falta de uma etiqueta tamanho A4 pode-se imprimir em papel sulfite usar cola.
Cortei um pedaço de PEAD de 20 x 20cm, tamanho exato do featherboard grande. Colei a etiqueta bem certinha nele, deixando-a centralizada nas laterais e ajustando a parte de baixo. Eu pintei o interior do featherboard para facilitar o corte das penas, pois sou ceguinho e fica mais fácil visualizar.
Iniciei pelo corte das penas. Para isso regulei a serra de esquadria para 45º. O projeto do featherboard já levou em consideração a espessura do meu disco. Cortei as penas com cuidado para o disco não avançar para fora do limite superior. Lembre-se que o disco é redondo e a parte inferior não é totalmente cortada. Ao terminar virei o featherboard e repeti o processo para melhorar o corte.
Terminada essa primeira etapa eu fui para a serra de fita recortar o contorno do featherboard. Usei uma serra fina para facilitar as curvas.
Depois disso fiz 4 furos com broca de 6,5 mm nas extremidades dos rasgos por onde correrão os parafusos. A união deles, 2 a 2, foi feita na tico-tico de bancada.
Uma vez terminada essa etapa, limpei a peça, retirando todos os pedaços de etiqueta que ficaram colados. Aí foi a hora de acertar o acabamento das penas. Como o disco da serra é redondo, mesmo virando dos dois lados ele não fica reto. Tirei esse pedacinho na serra de fita, cortando dos dois lados e desgastando no centro.
Está quase pronto: um pouco de lima para dar acabamento onde não ficou bom ou ficou com fiapos de plástico e uma lixada geral com lixa d'água nº 400.
Eis o resultado:
É isso. Qualquer dúvida é só perguntar.