Ferramenta para corte de MDF e metais (como perfis), qual?!

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
kardosop
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Pablo
Data de Nascimento: 23 Nov 1982
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Salvador
Estado: BA
País: BR

Ferramenta para corte de MDF e metais (como perfis), qual?!

Mensagem por kardosop »

Prezados,

Estou começando a fazer projetos num espaço pequeno e sem condição de comprar mais ferramentas por agora. Queria a opinião de vocês para essa questão, mas sem piadinhas sobre a crise tá? :hh:

Imaginem o seguinte corte diagonal numa chapa de MDF de 15, 18 ou 25MM.
corte.jpg
Hoje eu tenho um serrote de 17", mas é claro que para fazer um corte inclinado desses não vai ficar legal. Fora que no futuro penso em trabalhar com aqueles puxadores de perfil de alumínio para gavetas e portas de armários, e queria ter o mínimo de ferramentas possível hehehe!

A opção mais barata que eu pensei aqui seria comprar uma tupia laminadora (porque daria para fazer outros usos com ela, rasgos e tal) e prender uma régua como "gabarito" para passar a tupia de uma ponta a outra como se fosse uma serra circular. É viagem minha ou daria para fazer?! De repente fazer aquela mini bancada de tupia invertida que o PC postou há um tempo atrás... A Makita 3709 está na faixa dos R$360 e mais uns R$100 de fresas. O problema seria que ela não serviria para os cortes de alumínio, né?

Outra opção seria a serra multicorte que o Edu postou o unboxing há pouco. Pelo vídeo dele e os que achei na net, ela cortaria facilmente o MDF e também o alumínio com o auxílio do querosene... O que me deixa preocupado é o fato de não conhecer a marca e a ferramenta. Li alguns reviews bem ruins das ferramentas DWT/AWT... Será que vale a pena arriscar?

Uma serra circular de qualidade está na faixa dos R$400~500... Ela teria a vantagem de cortar MDF e alumínio sem problemas, correto? Porém o que me deixou preocupado foi o fato do PC não ter usado a serra circular para cortar os perfis de alumínio que ele usou na bancada dele!!! Se há tanto perigo assim, vale a pena gastar mais e comprar uma serra circular?

O ótimo no futuro seria a Makita SP6000, mas por enquanto o custo dela ainda fica muito elevado (R$1600+), fora que minha bancada não comportaria ainda hehe, fora a questão do espaço. Ok, voltamos a falar da crise hehehehehe
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Vivendo e aprendendo - sempre!!

Redelease https://www.redelease.com.br/
PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
Contato:

Re: Ferramenta para corte de MDF e metais (como perfis), qua

Mensagem por PC64 »

Pablo,

Não dá para inventar moda ! Esqueça essa ideia de comprar uma tupia laminadora para cortar chapa.

Não sei quanto à serra multicorte que o Edu postou. Nunca trabalhei com uma, mas creio que não seja melhor que uma circular.

Você terá que comprar algumas ferramentas e eu começaria pela serra circular. No seu caso, que não quer gastar muito, o ideal seria começar por uma serra circular manual. A SP6000 seria um sonho, mas ela custa muito caro (os trilhos custam o preço de outra serra). Eu aconselharia a Makita 5007 (essa serra já foi barata, mas agora está na faixa de R$ 600) ou uma Einhell série vermelha, que deve estar custando mais ou menos R$500. Além disso você vai precisar de um disco próprio para corte de painéis laminados (custa cerca de R$130). Esse disco tem mais dentes e são próprios para não lascar o acabamento da chapa. Só deve ser usado para isso....

Para fazer o corte perfeito você precisará fazer um guia metálica, como você pretendia fazer com a tupia. Eu uso serra manual para fazer os primeiros cortes nas chapas, uma vez que chapas grandes são difíceis de serem manuseadas em uma serra de bancada. Há uma regra básica: peças pequenas, a peça anda na máquina; peças grandes, a máquina anda na peça. Eu tenho um gabarito que ajuda a posicionar a guia.

Eu cortei um pedaço de madeira e fiz um sulco marcando a medida da mesa da serra:
Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... 263a7f.jpg[/miniatura]

Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... 8a8e41.jpg[/miniatura]

A parte à direita é exatamente do tamanha da mesa da serra:
Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... 265cba.jpg[/miniatura]

É aí que a guia será posicionada. Note que dá para saber exatamente onde vai passar o disco:
Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... 9716e2.jpg[/miniatura]
O posicionamento deve ser conferido diversas vezes, pois ao se ajustar um lado, o outro sai fora....

Uma vez posicionada a guia é só cortar:
Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... 7218f0.jpg[/miniatura]

Quanto ao corte de alumínio você citou um corte que eu fiz e não quis usar a serra circular. Vou explicar: o corte que eu ia fazer era longitudinal, com quase 1 metro de comprimento. Fiquei com medo, pois eu teria que empurrar o tubo contra um disco dentado girando na minha direção. Preferi usar a serra-mármore com um disco para corte de alumínio. Esse disco não é dentado, a peça estaria presa e eu teria o controle da máquina na minha mão.

Esse corte que eu fiz não é o comum, pois foi longitudinal. Quando se fala em cortar alumínio normalmente estamos falando de perfis, que necessitam ser cortados no tamanho certo para fazer uma moldura ou um puxador. Esse corte é transversal. O ideal nesse caso é uma serra de esquadria com disco apropriado para corte de alumínio. Na serra de esquadria o perfil fica preso contra o batente e a máquina desce na posição definida, o que facilita cortes em ângulos. Usando um bom disco o acabamento fica perfeito.... Eu não cortaria com a serra circular manual. Além de perigoso, há o problema do acabamento, que não fica perfeito. Se você for trabalhar com alumínio, a serra de esquadria seria a próxima máquina a ser adquirida.

Eu costumo comprar as chapas com alguns cortes já feitos, de forma que ela possa ser trabalhada na serra de bancada. Também uma boa opção para você: ao invés de comprar a serra manual, comprar uma de bancada e trazer as chapas com alguns cortes já feitos. Por exemplo: se eu for fazer um gaveteiro e mandar cortar tudo na loja, fica mais barato comprar o gaveteiro pronto, pois a loja cobra por corte, independentemente do tamanho. Eu corto algumas tiras da altura da lateral das gavetas e depois corto em casa as laterais no comprimento conforme o projeto. Faço o mesmo com portas, laterais de gabinetes.... Eu trago um monte de faixas compridas e vou "picotando" aqui....

No final você acabará possuindo as três serras: manual, de bancada e de esquadria. Elas se completam.

Quanto à tupia 3709, é uma excelente máquina para aquilo que se propõe, mas não é indispensável. O acabamento do revestimento dos topos pode ser feito com um formão bem afiado ou um refilador:
Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... abf5cd.jpg[/miniatura].
Custa em torno de R$ 100.

Espero não ter confundido você mais ainda....
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

kardosop
Ativo

Mensagem por kardosop »

Valeu, PC! Mais uma vez seus posts sempre elucidativos e cheios de fotos = excelente para quem está começando!!!

Achei aqui no fórum a indicação do colega klebinho sobre a serra da Einhell e estou vendo reviews dela há uma hora aqui no YouTube. Acho que vou comprar essa danada mesmo! Ainda mais pela opção de poder acoplar o aspirador de pó e da possibilidade de usar um trilho de alumínio com ela. Será que encontro os discos dela facilmente iguais aos das Makitas e DeWalts da vida?

Gostei muito do seu gabarito e as dicas valiosas virão a calhar quando eu comprar a serra!

O lance do refilador eu fico meio receoso por conta dele só trabalhar com fitas até 1mm de altura (pelo menos em 2 lojas que pesquisei dizia isso). Já tenho encomendado um armário de cozinha e a cliente bateu o pé que quer com fitamento de 2mm, aí já viu né... Fora que para trabalhar com fita na oficina é preciso ter uma série de acessórios como aqueles rolos para passar a cola na fita, o refilador, a cola de contato, o esfregão de madeira e por aí vai. Eu estava pensando mesmo em arriscar e fazer isso eu mesmo, porque aqui a LeoMadeiras cobra R$2,50 no metro linear fitado com fita ABS de 1mm, vou pesquisar mais... Conheces algum tópico interessante que tenha algumas dicas para iniciantes no mundo das fitas?

Valeu mesmo pela sua atenção e solicitude, cara, pessoas iguais a você é que me fazem acreditar que este país ainda tenha jeito! Abração!

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Pablo,

A Einhel tem sido bastante elogiada, mas somente as máquinas da linha vermelha, que é de uso profissional. Eu não indiquei nenhum modelo porque tive a impressão de já ter lido aqui no fórum uma discussão que dizia que eles têm duas serras na linha vermelha: uma excelente e a outra não tão boa e não achei o tópico para ver quais os modelos que estava sendo discutidos....

Esqueça os trilhos! Embora haja encaixe na base da serra os trilhos não são vendidos no Brasil. :harg:

Não se preocupe com os discos. São os mesmos utilizados por todas as máquinas. Dê preferência aos da marca Freud ou Leitz. O Teo, da Loja das Serras vende a linha da Freud. Eu comprei um disco piranha quando ele colocou em oferta. Ainda não usei.

Quanto às fitas de borda, eu estou com um problema sério: eu DETESTO trabalhar com cola de contato! Costumava utilizar fitas encoladas (possuiam cola hot-melt no verso) que eu aplicava com soprador térmico. São muito práticas.... O problema é que pararam de fabricar!!! Para passar cola precisa fazer um gabarito. Um não, dois: um para passar cola na fita; outro para passar cola no topo da chapa. Tem gente que passe com pincel...

Para refilar fitas de 2 mm sem tupia você pode usar um formão bem afiado ou uma plaina, passada bem de leve. O ideal seria uma tupia laminadora utilizando uma boa fresa com rolamento. Aí você dá acabamento em qualquer coisa.

Não adianta. Você não vai escapar de ter um arsenal de ferramentas....
Abs,
Paulo Celso

kardosop
Ativo

Mensagem por kardosop »

HEhehehe estou vendo que é por aí mesmo, PC... Se quiser fazer bem feito, tem de ter a ferramenta apropriada.

Nunca tinha pensado numa tupia para refilar uma fita com 2 mm. Você já viu o refilador da Faccio? Pareceu bem prático e serve para fitas de 0,45 a 2mm! Estou pensando em comprar um deles.

O lance da tupia laminadora fiquei realmente curioso, mas como não vou precisar dar acabamento com ela nas peças montadas inicialmente, vou deixar para depois e investir na serra circular por agora.

O serviço de corte aqui se eu não me engano está na casa do R$1 por passada da serra, acaba não compensando fazer os cortes menores separado hehehe, mas entendo a sua lógica! Se fosse mais caro, com certeza valeria a pena.

Sobre os trilhos da Einhell, tem uns vídeos no YouTube de uma galera que conseguiu fazer um trilho para essa Einhell utilizando perfis de alumínio, parece que ficou muito bom o resultado! Dureza vai ser encontrar esse perfil de alumínio por aqui... Mas com um bom gabarito como este que você postou, o trilho acaba nem sendo tão necessário assim! Vou avaliar...

Também não curti trabalhar com cola de contato na breve experiência que tive com ela, por isso queria evitar fazer o fitamento eu mesmo...

Luzio
||||||||||||||||
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lúzio
Data de Nascimento: 12 Set 1963
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Fotografia
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Mensagem por Luzio »

Tenho 3 trihos q fiz para a Einhell e a precisão é incrível. Muito fácil de fazer. Um eu fiz com mais sofisticação e tem um trilho embaixo onde correm os sargentos, tal qual o trilho original e o da Makita. A minha Einhell tá na batalha faz 2 anos e continua precisa e potente. Os amigos q tem também elogiam sua robustez, Afinal, é Alemã e alemão não faz porcaria...Indico sem ressalva a compra dela. Coisa de primeira linha. Agora, tem q ser a 190/1 - Linha vermelha e com a base para o trilho. Custo do trilho (a barra de alum[inio 5/8) é irrisório e fazer o mesmo é tão fácil quanto digitar no Notebook...

kardosop
Ativo

Mensagem por kardosop »

Exato, Luzio, dei uma olhada e quase ia comprar o modelo 190L por conta do laser, mas depois vi um vídeo no YouTube de um usuário de outro fórum relatando o barulho estranho da serra e acabei voltando para a 190/1.

O trilho estou seguindo a indicação da barra chata de 5/8 por 3/16 (15,88 X 4,76mm), confere?!

Luzio
||||||||||||||||

Mensagem por Luzio »

Se bem me lembro, sim. De qualquer forma é só encaixar ele na base e verificar se está bem ajustado. Um detalhe: Tem na valeta para o trilho, na parte da frente da máquina, uma borracha ou algo do tipo q tem q ser limada para a barra de alumínio não travar, mas não tem problema desbastar, pois não interfere no funcionamento da máquina.

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

kardosop escreveu:Exato, Luzio, dei uma olhada e quase ia comprar o modelo 190L por conta do laser, mas depois vi um vídeo no YouTube de um usuário de outro fórum relatando o barulho estranho da serra e acabei voltando para a 190/1.

O trilho estou seguindo a indicação da barra chata de 5/8 por 3/16 (15,88 X 4,76mm), confere?!
Pablo,

Eu estava em dúvida de qual era o modelo que apresentava problema. Só me lembrava que haviam 2 modelos da linha vermelha e que um deles o pessoal não havia gostado.

É fácil fazer uma guia para a 190/1. Você pode fazê-la de MDF. Você faz um trilho com um perfil de alumínio ou maseira que encaixe exatamente no sulco. Prende ele em uma tira de MDF um pouco mais larga que a base da máquina. Encaixa a máquina no trilho e corta o MDF para acertar o tamanho.
Abs,
Paulo Celso

Luzio
||||||||||||||||

Mensagem por Luzio »

Para prender a barra de alumínio no MDF vc arruma alguma coisa q funcione como uma régua e q esteja corretamente reta e sem imperfeições. prende no mdf e usa como guia para deixar a barra de alumínio bem reta. Vá aparafusando encostando a a barra de alumínio nesta guia.

kardosop
Ativo

Mensagem por kardosop »

Vou fazer isso sim, valeu PC e Luzio, mais uma vez!

Assim que chegar a máquina eu posto o resultado aqui no fórum....

Abraço!

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”