Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Voces que são mais entendidos do assunto, rs. Eu sempre vejo fresa ou conjunto de fresas nesses sites tipo, . ., Loja do Mecanico, As maquinas, Dutra Maquinas, etc. Tem amarela, tem vermelha, colorida. Algumas sao mais caras outras tem um conjunto com mais de 30. Mas to aprendendo a nao levar ferramentas so pelo preço, por isso vim tirar essa duvida. Existe alguma marca mais confiavel de fresas, o que eu preciso levar em consideração na hora de comprar uma, ou um conjunto ?
Obg
Como tudo na vida, o BOM custa CARO. Com fresas não seria diferente!
Muito já se falou aqui sobre isso. Existem por aí vários jogos de fresas, com 12, 15 e mais de 30 fresas, como,você disse, amarelinhas, vermelhinhas, etc. Essas fresas, em geral, são Xing-Ling, sem marca, que são importadas e vendidas no ML e demais barraquinhas no comércio. Normalmente possuem haste de 1/2".
Fresas são ferramentas de corte formadas por uma haste e uma ponta cortante de pastilhas de metal duro, que giram a velocidades que podem chegar a 30.000 rpm. Podem ter ou não rolamento guia. Dá para imaginar os perigos que uma fresa de baixa qualidade pode oferecer:
- desbalanceamento: provoca vibração que além de estragar a tupia pode quebrar a fresa;
- desprendimento de pastilha: já imaginou uma pastilha ser lançada na sua direção a uma velocidade dessas?
- haste fora de medida: nas tupias as fresas são presas com pinças (tupia não tem mandril) e se a haste da fresa não for na medida EXATA a pinça não prende a fresa direito, que acaba soltando e saindo voando pela oficina;
- perda de corte: fresas de baixa qualidade acabam por perder o corte logo, o que provoca aquecimento.
E ite comprar aqueles kits com uma infinidade de fresas, pois a maioria delas a gente acaba não usando. Prefira comprar fresas de qualidade à medida da necessidade. Entre as marcas que eu recomendaria são:
Teve gente aqui no fórum (eu me incluo) que comprou fresas Yonico, vendidas nos EUA pela Precision Bits. Não tenho queixas. São boas a um preço razoável.
Você não precisa de um monte de fresas. Dê uma olhada nesse artigo: . Um kit básico não possui muito mais que 10 ou 12 fresas!
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Tenho um conjunto de 12 fresas que comprei no mercado livre, nem me lembro da marca, pois o papel com a marca caiu, e duas da makita.
Tive sorte com o conjunto, pois li vários relatos dos colegas sobre essas marcas genéricas.
Quanto as da makita, são uma para fazer canaleta 6 mm, e outra para arredondar borda, a primeira com aste de 1/4 e a segunda com 8 mm.
Se comprar um conjunto, escolha um com poucas fresas, pois muitas delas você não vai usar. Conforme for precisando vá comprando as fresas específicas.
O conjunto de 12 fresas que você comprou é um AUTÊNTICO Xing-Ling: a marca é colocada em um papel colado (mal colado) na caixa, normalmente uma maletinha de alumínio. Não questiono a qualidade da indústria Chinesa. Lá tem de tudo, coisas de excelente qualidade e coisas que não valem a embalagem (a Apple fabrica iPhone e iPad lá).
O problema são as indústrias que fabricam em larga escala produtos sem marca, normalmente de qualidade duvidosa, e vendem para qualquer um colocar a sua "etiqueta". É assim com TUDO: ferramentas, eletro-eletrônicos, etc.
Você teve sorte por ter soltado a etiqueta e não uma pastilha!
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Nem me fale , quando li os relatos dos colegas comprei as da makita
E ainda por cima, essas tem aste de 6 mm, que são a que mais relatos tem na internet
Vlw PC, jasfbr As que eu achei com um custo beneficio melhor foi as da Bosch, pode ser que tenham outras mas eu so fiz uma busca rapida aqui. O link que voce me mandou esta quebrado, nao abre. Se voce puder mandar de novo. Abç
Compro da bosch,Makita,amana tool,mais quero comprar minhas próximas fresa um debrum da freud e radix.são bastante respeitadas!
aproveitando o ensejo pergunto aos colegas sobre as fresas virutex? pergunto se são boas? por que pelo o preço vence em todas essas mencionadas.
O tipo de encaixe que vicê quer fazer é chamado malhete. Malhete é a denominação genérica desse tipo de encaixe; rabo de andorinha é um tipo de malhete.
O tamanho da fresa vai depender do tamanho dos dentes que você quer fazer, que por sua vez vai depender do tamanho das peças que serão unidas. Não há uma medida padrão.
Abs,
Paulo Celso
Tenho um kit bosch, um xing ling, não vejo
diferença entre os dois.
Comprei uma makita copiadora (comprida),
excelente o corte.
Tenho também uma 6mm desintegradora para
metal, mais barata e muito boa, detalhe que precisa
usar aspirador, entope rápido.
O que acontece com fresa Xing é que os relatos de quebra são inúmeros. No meio do balaio alguns dão sorte como o Pedro Fritsch e nada acontece de errado. Não foi o meu caso. Estava fazendo um corte fuleiro tirando bem pouco material de cada vez em uma placa de MDF e a fresa simplesmente se partiu e não aconteceu um m... comigo porque tinha uma peça de madeira entre o pedaço da fresa e eu.
Se estiverem curiosos posto a foto aqui.
acompanhando: bom gente....eu comprei a um tempão duas maquinas...e veio junto um joquinho de fresas
amarelinhas em uma cx de madeira..ate bonitinha...12 peças.....e estao la na dispença as maquinas e as fresas
nem usei ambas.....justamente na questao de fresas que venho acompanhando aqui e em outros forum....e
todos falam isso....agora to com medo de usar...acho que vou deixar por la mesmo e comprar somentre as que
usamos...seria possivel a familia postar com fotos as fresas mais usadas em uma marcenario ou por marcineiros
ja que nao se usam todas que vem em estojos.....assim vou poder comprar as necessarias e de QUALIDADE.....
sei que algumas custam o preço de um jogo de fresas DUVIDOSAS.........tem um marcineiro aq que faz entalhes
e ele so usa dessas que estao comentando...XING LINN....e ja tem 20 anos nessa profiçao.....mas nao quero
arriscar......aguardo entao essas fotos e tipos..
um abraço a todos...e fiquem com deus!!!!!!
Se eu tivesse que escolher 3 fresas eu escolheria uma fresa reta, uma fresa reta com rolamento é uma fresa para arredondar cantos. É o minimo.
A fresa reta abre canais e faz rebaixos; a reta com rolamento serve para laminar e copiar contornos. Já a de arredondamento serve para quebrar cantos vivos. São o "must have" das fresas. As outras você vai comprando de acordo com a necessidade.
Se tiver um pouco mais de grana, compre duas fresas retas: uma de 6mm e outra de 12mm. Combinando a de arredondamento com a reta consegue-se vários acabamentos diferentes.
Abs,
Paulo Celso
eu utilizo amana tools, por terem as maiores variedades em termos de rolamentos.
Em termos de xing ling, tenho uma Br Tools (importadora bracol) e funciona bem. Tem um colega que já usou muito a dele e não perdeu o fio ainda... o preço compensa.
Lembre-se que a tupia é muito perigosa, tem rotações muito altas para você ainda se preocupar se a fresa vagabunda vai quebrar ou não...