Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Máquinas e ferramentas feitas por membros de modo artesanal. Diy (Do it yourself), Faça Você Mesmo, homemade, Fuí eu quem fez. Ferramentas Manuais Para Marcenaria e Carpintaria.
olá amigos,testei hoje estas duas fresas para encaixe ,coloquei na tupia,só para testar o balanceamento,não introduzi completamente como seria o correto,como não usaria na madeira ,fui acelerando lentamente,por volta de 5000 giros,entortou
desliguei imediatamente,(que grande susto) ficou do jeito da foto. A de uma faca,completamente enfiada no mandril,vibra prá Kct, bem desbalanceada, conclusão vai virar enfeite.
Verifiquei o mandril,está bem centrado e sem oscilação.
E veio de uma firma idônea lá dos EUA.
Eiita, bota perigo nisso, Ainda bem que foi só um susto.
"Na vida, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos.
Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós!"
(Chico Xavier)
Chatara.
Esse ditado é muito antigo e verdadeiro. Ainda mais se tratando de ferramenta. E daquelas com giro de 5000. Levou sorte nessa, amigo. Grato por compartilhar.
Grande abraço.
Carlos José
Curitiba-PR
A ferramenta ou a máquina mais perigosa é a que você está utilizando!
Obrigado por postar essa sua experiência desastrosa!!!
Se a fresa foi comprada nos EUA acho que vale a pena você escrever reclamando. Pode ter sido um defeito de fabricação. Você pode pedir que eles te mandem outra ou "your money back".
Pra mim ficou a dica de conferir o balanceamento de acessórios antes da utilização.
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
SE você se lembrar da Loja ou da Marca, conta aqui que este negócio é um perigo. COmo você falou que o barato sai caro. estou "supondo" que foi alguma promoção chinesa, porque se fosse da Rockler por exemplo, é muito caro. Lamento o corrido com a compra e fico satisfeito que não te aconteceu nada.
Agora uma pergunta: Por que razão você resolveu testar antes do uso? Já desconfiava de alguma coisa?
Marcos escreveu:SE você se lembrar da Loja ou da Marca, conta aqui que este negócio é um perigo. COmo você falou que o barato sai caro.
Agora uma pergunta: Por que razão você resolveu testar antes do uso? Já desconfiava de alguma coisa?
Sideni Inocencio
....................................................................................
A MADEIRA BRUTA É COMO DIAMANTE , SO É BELA QUANDO LAPIDADA.
Chatara, mesmo que fosse uma fresa de boa qualidade, prendendo apenas um terço da haste, o risco de acontecer o que aconteceu é grande. Principalmente pelo fato que a "cabeça de corte" da fresa tem volume muito maior que a haste. Você teve sorte de não acontecer um acidente sério. Meu conselho é que, nunca, mas nunca mesmo, repita tal procedimento (mesmo com fresas de primeiríssima qualidade e "cabeça de corte" pequena).
Chatara, ainda bem que você teve a feliz ideia de testar antes, geralmente poucos fazem isso, e com só 5000 giros já abriu o bico, podendo provocar um sério acidente.
É uma grande sacanagem isso.
Marcos, realmente não consegui saber da loja que comprei. Quando vi as peças,lembrei das fresas vendidas aqui,aquelas que vem num estojo até bonitinho, com haste de 6 mm ,eu tenho algumas peças daquelas,mas desgastam facilmente, as que comprei tem haste de 1/4'', mas são a mesma porcaria.
abss
Chatara
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
Demorei mas cheguei neste tópico...
Resolvi escrever pois já fiz isso algumas vezes na Makita manual a 35000 rpms quando preciso aprofundar a fresa na madeira numa situação em que o ajuste de altura da tupia não permite alcançar o local.
Então retiro a fresa alguns mm e dou aperto.
Como não utilizo fresa dupla e no geral somente a reta fina ou a de escariar acredito que o peso da fresa ainda não provocou algum acidente. Mas com a dupla que o amigo mostrou é peso demais pra fora da máquina. A Makita manual ainda tem o suporte acrílico que dá uma sensação de segurança, mas quando uso a tupia de mesa, aperto e reaperto, vejo e revejo os procedimentos pois a minha cara está la e mesmo usando EPIs sei que se ela voar, é um tiro!! Nada disso resolverá, é só a sorte ou o azar.
Grato por compartilhar a experiência, para mim já valeu e agora servirá como sinal vermelho.
É, isso é mesmo muito perigoso hein!!!, eu estava muito inclinado a comprar umas fresas dessas, porém, vou pensar duas vezes mais...
se bem que eu imagino: Será que se fosse uma fresa com haste de 1/2 ou 12mm isso aconteceria??? é que a minha tupia usa essas fresas mais grossas... enfim... se alguém souber responder eu agradeço...
EPIs, sempre...
Grande abraço a todos...
Dicapereira..
"" Pior que uma ditadura corrompida é uma pseudo democracia vendida.""
" O homem revela seu preço de acordo com o poder que tem nas mãos "
grande Adilson,que bom vc por aqui. Haste de 1/2'' e de boa qualidade não tem problema,recentemente
o Mellado comprou este tipo de fresa,me parece que é de 1/2'',vamos ver a opinião dele.Essa que comprei é de péssima qualidade.
abss
Chatara
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
Não recomendo Luciano, essas fresas são tão baratas pelo tempo de serviço que oferece que não vale nem a pena afiar novamente, já compra outra, e o dinheiro que vc pagar para o torneiro deve dar quase para comprar uma de boa qualidade, o ideal é comprar a que está necessitando no momento, temos fresas muito boa no mercado Bosch, Makita e agora com o colega Teo da LOJA DAS SERRAS temos a FREUD isso sim é fresa boa dá uma conferida lá
Esta semana estava pensando em comprar um kit desse para fazer encaixe em tábuas de peroba rosa.
Será que dá pra trocar o eixo? Assim seria o caso de mandar fazer um eixo mais grosso e trocar.
Eu não confio em fresas pesadas assim para eixo de 1/4" ou 6mm, só com eixos de 8mm pra cima.
Sua ideia até daria certo, mas teria de ser feito por alguém que tem pratica em ferramentaria e com um torno de precisão, caso contrario a vibração seria tanta pelo desbalanceamento, que acabaria com a sua tupia.
Compre de uma boa marca já com o eixo de 8mm ou 12mm, saí mais barato que contratar um bom torneiro para fazer o serviço
Eu tenho um jogo desses da Amana Tool, mas como o eixo é 1/4", tomo máximo de cuidado
Abraços Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
Que perigo Chatara..,apesar de ter lido esse artigo só agora ,mas mesmo assim é uma coisa atual e que pode acontecer a qualquer um daqui desse fórum( Deus o livre)...eu tb já tive essa infeliz experiência quando comprei um jogo no mercado livre com 18 fresas...curioso em saber com ficava a moldura na pratica...peguei uma até 1/2 grande e coloquei na minha tupia de coluna invertida...não deu alguns segundos,fez um barulho estranho e ela saiu voando...bateu em tudo menos em mim...enpenou legal...lixo!....por isso hj em dia eu uso protetor facial quando mexo com ela ou com alguma coisa com alta rotação...