Guardo meus formões pendurados numa base e fora de contato com qualquer coisa (exceto a própria base).
Tenho Esquadros Starret de metal (normal e combinado), raspilhas para madeira, e espátulas, guardadas dentro de uma gaveta de madeira.
Comprei a menos de 6 meses uma caixa de bits e brocas da Makita que é guardada dentro de sua maleta de plástico.
Mas tenho notado uma incrível capacidade de tudo isso enferrujar, sem qualquer contato com a água, apenas pela umidade do ar, que nem é tão grande aqui na região, pelo calor que faz (Cachoeiro-ES é comprável a Cuiabá-MT, filiais do Inferno).
Para proteger de uma lixada com lixa bem fina (nas ferramentas de lâmina), para tirar a ferrugem, e banhei com WD40.
Sempre tive minha caixa de ferramentas (que era guarda num cômodo até mais fechado (propenso então a ter umidade) e nunca havia notado tal situação.
Mas, pergunto: isso é normal? Ou estou nóia com esta situação. As ferramentas (na MHO) são de qualidade, não deveriam enferrujar assim. Fiquei

Existe alguma forma de evitar isso?
Estou pensando em comprar aqueles sais (tipo os de frasco de comprimido de vitamina C) e colocar nas gavetas e maletas de ferramenta, para ver se retira a umidade.
Qual a atitude que vocês tomam para manutenção e conservação deste tipo de ferramenta?