Aspirador de po para marcenaria

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
araujoao
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Joao Pedro
Data de Nascimento: 26 Mar 1993
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Marceneiro
Localidade: Anapolis
Estado: GO
País: BR

Aspirador de po para marcenaria

Mensagem por araujoao »

Estou precisando de um, comprei uma serra DW745 e sem um aspirador para serragem nao da pra trabalhar. Eu nao tenho uma marcenaria, nem comodo aqui em casa pra fazer os cortes entao eu vou ter que fazer no quintal mesmo. Qual as caracteristicas que eu preciso levar em conta pra comprar um aspirador, ainda nao vi nenhum topico sobre isso.
Abç
Marcenaria, Arquitetura e Design !

Abç

Redelease https://www.redelease.com.br/
Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP

Re: Aspirador de po para marcenaria

Mensagem por Edu »

João eu usei muito tempo um robozinho destes :up:

Electrolux GT3000 20 litros pó e agua

GT3000.jpg

Ainda tenho ele até hoje :up:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

Luzio
||||||||||||||||
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lúzio
Data de Nascimento: 12 Set 1963
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Fotografia
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Mensagem por Luzio »

João, se sua ideia é ligar o aspirador na saída de serragem da DeWalt, o saco vai entupir rapidinho. Eu fiz o seguinte: Fiz uma mesa para a 745 e comprei uma mangueira curva de radiador de caminhão. Ela encaixa na saida de serragem da 745 e vai até um recipiente com um saco de lixo q recebe esta serragem, na parte de baixo da mesa. Tem uma porta na traseira. Quando o recipiente de coleta fica cheio, abro a porta e retiro o saco e coloco outro. Fácil e eficiente. O resto q cai da parte de baixo da serra, fica na própria mesa q envolve a 745, não se espalhando. Fácil de limpar. Um Zero clarence reduz muito o q o disco de serra joga. A quantidade de serra q vai para o ambiente, considero muito baixa e administrável sem problema. Com isso não preciso usar o aspirador, poupo meus ouvidos e minha conta de energia.
A confecção de uma mesa para ela é relativamente fácil (ao menos é um bom exercício de marcenaria) e torna o uso muito mais prático, pois vc pode trabalhar com peças maiores sem ajuda e ainda aproveita e faz o sistema de coleta de serragem.

araujoao
Ativo

Mensagem por araujoao »

Gostei da ideia cara, mas nao entendi do porque o saco do aspirador vai entupir, rs. Voce ja teve algum aspirador na serra ?
Vlw pela dica, abç

Abç

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Mensagem por PC64 »

araujoao escreveu:Gostei da ideia cara, mas nao entendi do porque o saco do aspirador vai entupir, rs. Voce ja teve algum aspirador na serra ?
Vlw pela dica, abç
João,

Os aspiradores de pó foram feitos para aspirar o pó que se acumula no chão, nos tapetes e móveis e não para aspirar tanto pó quanto o que sai de uma serra! O saco dele é pequeno para isso. Além do mais, quanto mais serragem ele aspira, menor vai ficando a eficiência devido ao enchimento do saco.

O ideal seria você adaptá-lo num ciclone, pois aí a maior parte da serragem vai para o tambor.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Edu
Administrador

Mensagem por Edu »

araujoao escreveu:Gostei da ideia cara, mas nao entendi do porque o saco do aspirador vai entupir, rs. Voce ja teve algum aspirador na serra ?
Vlw pela dica, abç
Este modelo de aspirador que citei, o saco é de papel, encheu joga fora.

Ele tem um filtro amarelo de papel como aqueles filtros de ar de carro, que evita do pó atingir o motor.

Usei muito este aspirador mod. GT3000, mais de 15 anos sem problemas.

20 litros não considero um reservatorio pequeno :[-X:
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

Luzio
||||||||||||||||

Mensagem por Luzio »

São 2 os motivos para eu evitar o uso do aspirador: Preço da Energia Elétrica e Barulho. O resultado com este sistema da minha mesa é muito similar ao que eu tinha quando usando o aspirador. Assim, acabei com uma fonte de barulho e outra de gasto de energia. Muito pouca coisa vai para o chão, pouco mesmo. Alguma coisinha em cima da mesa. Uma limpadinha simples no fim dos trabalhos e tá tudo OK.
Somando tudo, ficou muito mais vantajoso o sistema da mesa.
Tenho a Serra Einhell 190/1 e fiz para ela um saco coletor de serragem. Fiquei surpreso com a eficiência q consegui. Nela também não preciso mais usar o aspirador. As lixadeira q tenho tem bons sitema de coleta e armazenagem de pó. A que faz mais estrago mesmo e a serra de esquadria. Tá numa mesa tipo caixa e uma parte razoável ou vai para o saco dela ou fica na mesa, mas ela ainda joga algo no chão.
Considero a quantidade de serragem gerada muito pequena. Tanto q nem preciso limpar todo dia meu ambiente e quando faço a quantidade de serragem é bem pequena. para meu uso Hobby os meus sistemas estão perfeitos. Em tempo: Uso sempre máscara de proteção.
Tô falando em serragem, mas tenho muito, mas muito mais problema com poeira e terra q serragem.

Giulliano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda

Mensagem por Giulliano »

Boa tarde.

O uso simples do aspirador, acarreta na saturação do filtro/saco, rapidamente.

Aqui no fórum tem projetos de ciclone com baixíssimo custo e o maior barato de se confeccionar.

Como mencionado acima, o aspirador gera muito ruído, mas todos equipamentos elétricos tbm geram.

Temos que utilizar EPI (Equipamento de Proteção Individual), não só para abafar o som/ruído, mas para o resto do corpo.

Att:

Giulliano.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

danilofreitas
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Danilo Reis freitas
Data de Nascimento: 07 Jun 1977
Profissão ou ocupação: Motoboy
Localidade: Frutal/MG
Estado: MG

Mensagem por danilofreitas »

Também uso o gt3000 da electrolux já faz uns cinco anos, ótimo aspirador.
Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional.

Luzio
||||||||||||||||

Mensagem por Luzio »

Relendo meu texto me pareceu um tanto quanto exagerado, se assim posso dizer. Quantidade de serragem é muito relativa e depende do gosto de cada um achar se é pouco ou muita kkkkkkk

Sério, quando uso legal faz, sim serragem, mas não é uma quantidade q eu considere problema. Sem os sistemas de coleta q fiz ou vieram com as máquinas (sem o uso do aspirador) a serragem produzida e jogada no ambiente me incomodava muito. Agora, não mais. Quando ralo muito nas serras e lixadeiras tenho q dar uma varrida no fim do dia, mas não coleto nem meia bolsa de supermercado, bem menos. A minha Hobbyficina fica mais cheia de poeira e terra do q serragem, q como disse considero sob controle. Tem um vento de frente q entra aqui q é froid. E nem tenho solução, pois não vou ficar com tudo fechado. Uma potr conta do calor do Rio e outra por conta da iluminação.. Em outro fórum cheguei a postar fotos da serragem jogada no ambiente com a Einhell 190/1 (serra circular de mão) sem o coletor q fiz e usando o coletor. A diferença é gritante. O uso do aspirador me dava quase o mesmo resultado, mas com incomodo de usar a serra com a mangueira conectada, o barulho, e o gasto de energia. Com a DeWalt 745 acontece o mesmo, simplesmente não compensa eu usar o aspirador. No início até ia fazer um ciclone, mas com os resultados obtidos e meu uso, desisti. Mas cada caso é um caso. Logo, esta é apenas meu relato prático.
Existem soluções melhores? Certamente. Mas vai de cada um decidir se vale a pena ou não.

Luzio
||||||||||||||||

Mensagem por Luzio »

Vixi, lembrei: A Furadeira de bancada faz serragem legal...E o desengrosso deve fazer.. Mas vou resistir o quanto posso para evitar o Aspirador de Pó.
Serragem, serragem...O negócio é aceitar alguma. Afinal, isso é marcenaria e marcenaria sem serragem alguma é até meio estranho.

araujoao
Ativo

Mensagem por araujoao »

Obrigado gente pelas respostas, me deram uma luz. Eu nao tinha ideia do que fazer, me ajudaram muito.
Vlw, abç :)

Abç

jsesouza
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Josias
Data de Nascimento: 11 Jan 1980
Profissão ou ocupação: Servidor Publico federal
Localidade: Cascavel
Estado: PR

Mensagem por jsesouza »

Tem este aqui na loja do mecânico:
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... r-b8201008

Parece bom, tenho vontade de comprar ele, o preço ta muito bom!

Luzio, se não me engano você corta apenas compensado, é isso? Se tratando de MDF é melhor ter um sistema de coleta de pó mesmo!

Sds,
Josias.

Luzio
||||||||||||||||

Mensagem por Luzio »

Josias, sim, uso até o momento compensado e madeira. O compensado não vou mais usar, salvo caso pontual, pois não acho mais nenhum com qualidade aceitável. Devo passar a usar o MDF em substituição ao compensado.
Sinceramente, não me anima usar aspirador. Um trambolho nada prático, mesmo usando um ciclone e ainda tem o barulho e a energia.
Josias, será q vou ter ( de forma relevante) maior quantidade de serragem/resíduos usando o MDF ou seria só a questão de , digamos, periculosidade do pó do MDF??

jsesouza
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Josias
Data de Nascimento: 11 Jan 1980
Profissão ou ocupação: Servidor Publico federal
Localidade: Cascavel
Estado: PR

Mensagem por jsesouza »

Eu também só trabalhei com madeira e compensado até agora, e também tenho nos meus projetos futuros o uso de MDF.
Eu já cortei algumas pecinhas de MDF na meia esquadria, mas pouca coisa. O que percebi neste pouco uso é que a ''serragem'' do MDF é um pó! E sendo um pó, ela geralmente não cai perto do ponto de uso da máquina, ela se espalha por tudo.
O pessoal que já corta MDF com frequência vai poder falar melhor pra gente!!

Eu tenho um aspirador sem reservatório e fiz um pequeno ciclone, bem +ou-, mais pra menos, com um balde de 20l e ajuda muito no caso do compensado.

Sds,
Josias.

Luzio
||||||||||||||||

Mensagem por Luzio »

É...vamos ter de ver isso na prática, pois o q pode ser problema para um, pode não ser para outro.
Hoje cortei uma peça para o fundo do armário q terminei. Esta peça é MDF 10mm. Como só precisei de um corte apenas e era pra o fundo, nem coloquei o coletor de pó na Einhell (serra de mão) e notei q faz um pó bem fino. Mas tive a impressão q por ser mais fino talvez seja melhor para ser jogado para o coletor, tanto das máquina de mão quanto para a de mesa. Simplificando: Por ser mais fino a serragem do MDF pode ser q o sistema de exaustão das próprias máquinas seja mais efetivo.
Só especulando. Só na prática é q vou ter certeza de alguma coisa.

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP

Mensagem por Fabioreis »

Eu tenho uma forte tendência de usar MDF sempre que posso. Odeio Compensado.

Mas o MDF solta um pó bem fininho, que realmente é um problema que pode incomodar.

Eu construí um Ciclone, mas não uso. Acho muito barulhento, apesar de eu usar um aspirador silencioso (aspirador usado em hotel/hospital) :harg: .

Resolvi meu problema comprando uma máscara que cobre todo o meu rosto. Jogo o pó todo no chão e não me preocupo com isso. No final do dia venho com a vassoura e limpo tudo. Acho mais prático pois a oficina é bem pequena.

Mas eu tenho um espaço só meu. Se está sujo ou limpo o problema é só meu e eu não incomodo ninguém. Acho que me acomodei com esse fato e toco a vida assim mesmo.

Um dia que eu tiver grana para instalar um coletor de pó de qualidade, repensarei o assunto :up: .
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Luzio
||||||||||||||||

Mensagem por Luzio »

Fabioreis escreveu:Eu tenho uma forte tendência de usar MDF sempre que posso. Odeio Compensado.

Mas o MDF solta um pó bem fininho, que realmente é um problema que pode incomodar.

Eu construí um Ciclone, mas não uso. Acho muito barulhento, apesar de eu usar um aspirador silencioso (aspirador usado em hotel/hospital) :harg: .

Resolvi meu problema comprando uma máscara que cobre todo o meu rosto. Jogo o pó todo no chão e não me preocupo com isso. No final do dia venho com a vassoura e limpo tudo. Acho mais prático pois a oficina é bem pequena.

Mas eu tenho um espaço só meu. Se está sujo ou limpo o problema é só meu e eu não incomodo ninguém. Acho que me acomodei com esse fato e toco a vida assim mesmo.

Um dia que eu tiver grana para instalar um coletor de pó de qualidade, repensarei o assunto :up: .
É basicamente o meu caso, Fábio. Espaço relativamente pequeno e isolado da casa. Os sistemas de coleta das próprias máquinas e os coletores q fiz ou que já vieram, conseguem recolher a esmagadora maioria da serragem q é produzida. O q fica no chão e nas mesas eu junto no fim do dia (ou de 2 em 2 dias, ou mais kkkk) e recolho com a pazinha. Depois, preciosismo, passo o aspirador em cima das mesas e no chão, mas coisa bem rápida. Então, para mim tá valendo. Também uso máscara.

XISLAIR
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
Data de Nascimento: 24 Jul 1978
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Brasília
Estado: DF
Contato:

Mensagem por XISLAIR »

Edu escreveu:
Vlw pela dica, abç
Este modelo de aspirador que citei, o saco é de papel, encheu joga fora.
Ele tem um filtro amarelo de papel como aqueles filtros de ar de carro, que evita do pó atingir o motor.
Usei muito este aspirador mod. GT3000, mais de 15 anos sem problemas.
20 litros não considero um reservatorio pequeno :[-X:
Edu pretendo comprar um aspirador de pó para minha serragem, a qual é muito pouca, esse aspirador que vc usou por um bom tempo vc usava na marcenaria?

Abraços,
Xislair!!!

"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca \_/ )

Brasília - Distrito Federal

Edu
Administrador

Mensagem por Edu »

XISLAIR escreveu:...
Edu pretendo comprar um aspirador de pó para minha serragem, a qual é muito pouca, esse aspirador que vc usou por um bom tempo vc usava na marcenaria?
...
Usei sim! ainda tenho ele, mas hoje esta esquecido num canto, mas ele foi durante muitos anos o faxineiro MOR de casa, ele cuidava do veiculo, da casa e da marcenaria.

Hoje na marcenaria eu tenho o Ciclone, em casa minha esposa comprou um pequeno, e carro faz muito tempo que não lavo e aspiro, deixo o tempo cuidar da limpeza do veiculo, isso é... só quando chove :loll: :loll:
Abraços
Edú

-

-

fsimoesjr
In Memoriam
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fernando
Data de Nascimento: 13 Abr 1964
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Parati
Contato:

Mensagem por fsimoesjr »

Eu uso esse monstrengo aí de baixo pois nem minha serra circular nem meu desengrosso são comportados a ponto de fazerem o trabalho sozinhos.
Quando eu estou com muito saco eu instalo ele, troco do desengrosso pra serra etc.
Quando estou sem saco, espalho serragem por todo lado e depois aspiro com ele.
Por falar em saco, ele não tem saco. A aspiração vai direto para o recipiente de pó ou líquido. Existe um grande filtro que não deixa passar o material aspirado para o motor. Tem capacidade para 70 litros, o que, dependendo da fissura por serragem do usuário e do nervosismo de suas máquinas, pode ser pouco.
O esvaziamento é muito simples. Retira-se a parte de cima (preta) e a parte inox está livre para ser virada no lixo ou onde for.
Em termos de ruído, compete pau a pau com o desengrosso. Uns 90dB. :oops: :oops: :oops:

Imagem
Uma das coisas mais belas da Internet
é a troca de conhecimento sem fins lucrativos.
Parabéns a todos vocês.
Fernando Simões.

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”