Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Máquinas e ferramentas feitas por membros de modo artesanal. Diy (Do it yourself), Faça Você Mesmo, homemade, Fuí eu quem fez. Ferramentas Manuais Para Marcenaria e Carpintaria.
Estou pensando em adquirir algumas Serras Copo e tenho visto algumas "promoções" só que tem de várias outras marcas como Tramontina, Martesaw e etc e tantas diferentes.
Como não é para uma aplicação em particular e sim para ter à mão na hora da necessidade, estou meio perdido com relação à compra de peças separadas ou dos Kits Starret - caros pra danar.
Então, se alguém puder dar alguma sugestão ou sugestões, eu agradeceria. Passou o dia dos Pais e não ganhei nada de ninguém, então acho que vou me presentear com a grana que iria presentear meus filhos
Infelizmente minha experiência com serras-copo não é das melhores.
Vou comentar aqui sobre o que você NÃO deve fazer.
Quando eu construi minha , eu tive que fazer uma série de furos com serra-copo.
1) Comecei com um conjunto Xing-Ling que ao invés de cortar uma rodinha, cortava um cone . Muito ruim, queimava a madeira, logo espanou o parafuso de aperto. Enfim, um lixo. Às pressas (eu estava no meio do projeto), corri na Leroy Merlim e comprei um...
2) Jogo de Serra-Copo da Bosh. Preço interessante, marca famosa, pensei comigo: "agora sim, uma ferramenta de qualidade". Outro lixo ! Péssima afiação, péssimo balanceamento, não corta nem manteiga. Hora dessas ainda vou pegar a Dremel e tentar uma melhor afiação. Pior do que está não fica. Mas minha dica é: fuja desse jogo da Bosch !
Nunca usei o Starret, que dizem ser bom.
Acho que você vai cair na sua própria máxima: "Pagou baratinho ? Comprou porcaria !"
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
Fabio meu parceiro. Acho que a máxima do preço é sempre uma linha muito estreita entre o material vagaba e os bons ou menos ruins.
Eu também não tenho uma experiência muito boa com as Xing Ling. História bem parecida com a tua. Ano passado comprei uma da Makita. Não usei muito, mas quando usei ficou muito bom.
Depois do primeiro uso, comparei com uma Bosch ( Chinesa eu acho ) e logo de cara observei que a espessura do material era muito diferente. A Makita era bem mais encorpada, suporte (guia) com ajuste fácil, além do corte ser bem limpo.
Como disse, continuo esperando depoimentos e sugestões de Marca e tamanhos "essenciais" para atividades mais simples com Madeira. Quando digo "simples" estou tentando eliminar aqueles que exigem copos de tamanhos gigantes ... e preços elefantes
Tudo que o Fabioreis disse aconteceu comigo, até que decidi investir na Starret
Eu apanhei das serra copos Ching Ling, até que resolvi partir para um marca conceituada, ainda tenho aqui 2 jogos Ching Ling encostados, não sei porque ainda não joguei fora
Hoje só uso Starrett, 1ª coisa que fiz foi comprar os 2 suporte que aceitam todo tamanho da serra copo, as serra copo comprei apenas o tamanhos que uso, mas Starrett tem um jogo completo, você investe uma vez só, e fica com todas as medidas.
1º
2º
Compra os 2 suportes, depois você vai comprando as serras copo avulsas
Um tranqueira veio aqui e deixou cair umas serra copos pretas de vídea, ela desbalanceou, ou seja perdi a serra copo
Ele é daquele tipo que tem os olhos na ponta dos dedos, tudo tem de por a mão pra ver
Abraços Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
Marcos em serra eu tambem ja sofri muito com essas marcas xing ling ai foi quando comprei starret mas comprei as de widea eu acoselho comprar as de widea são caras sim mas vc compra uma vez soh
Marcos, eu tenho um kit xing ling e realmente a qualidade nao é muito boa nao! eu ja tive de afiar uma das serras com a lima pq cegou logo.
Para o meu caso que uso muito pouco esta atendendo, mas é como vc falou: A qualidade e diretamente proporcional ao preço.
Se eu hj fosse comprar, iria de starret.
Abraço,
Antonio
Antonio Luiz
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.
Chico Xavier.
Grato a todos pelos comentários e as XL estão fora da jogada mesmo e estou bastante inclinado a comprar da Starret.
Minha maior dúvida é com relação às medidas ( tamanhos ) mais utilizados, porque você pode comprar um KIT - por volta de R$ 500 - ou comprar algumas de medidas mais usuais separadas.
Eu mesmo comprei soh duas que mais uso. Só uma de 4 polegadas paguei $80 reais mas valeu cada centavos comprei direto no site da starret pretendo comprar até formar o jogo ,ai estou tranquilo ,serra copo é starret!!
Marcos escreveu:Edu, muito interessante sua participação e me ocorreu uma medida em particular: Para fazer relógios. Qual é a medida ou medidas mais comuns.
Marcão vai depender da máquina que você vai usar
A máquina que uso tem diâmetro externo de 73mm, eu uso a serra copo de 73mm, dou uma lixadinha para máquina entrar justo, uso uma serra copo de 76mm para fazer a tampa traseira do relógio, neste caso eu tiro a broca interna e prendo bem a madeira na furadeira de bancada..
Tem um modelo pequeno de máquina de relógio que uso serra copo de 45mm.
Mas tenho serra copo de 12mm, 19mm, 25mm, e por ai vai
Abraços Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
Se entendi direito, todo mundo concorda com a marca Starret, mas existem vários modelos de serra copo. Pela descrição achei que a adequada para madeira seria esta:
GRD_KMPH0278-S.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Na vida, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos.
Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós!"
(Chico Xavier)
Marcos
Em se tratando de madeira essas de videa da Starret, são sem dúvida as melhores, eu testei todas e essa foi a única que me atendeu (fiz corte de compensado), como eram muitas peças quase todas perderam o corte em pouco tempo ou queimavam a peça a ser cortada. Quanto aos tamanhos fica dificil de se dizer, pois no meu caso eu só precisei de um (50mm) Mas assim que tiver algum sobrando pretendo comprar outros, mas em função do que eu pretendo fazer.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"
Resolvido. Comprei quase tudo na própria Starret Shop.
Dois suportes com eixo de 12.5 mm - parte que vai na furadeira. Tem de 9.5 e de 6 mm
Um suporte OPA - português - ou Opssss na versão gringa. Aquele que serve para aumentar um buraco já feito. De fato o que ele faz é permitir o engate da broca menor (furo já feito) dentro da maior. Retira a broca eixo porque a menor servirá de Guia.
E umas serras copo de medidas mais comuns e as que vou usar em breve. Quando chegar, posto fotos.
Agradeço a todos que acompanham e ou comentaram e esclareceram bastante, ajudando em minha compra.
F. Reis, Edu e Alex: Valeu muito cada depoimento.
Cada broca Starret modelo Multi - pretinhas com vídea - custa a partir de R$ +- 30 as mais fininhas e vai subindo bem ligeiro. Uma de 50 mm já está por R$ 60 e lasca. Então, uma meia dúzia delas mais os suportes ... R$ 300 e alguma coisa.
Esse suporte opa está na minha lista de desejos, eu precisei dele e não sabia que existia e o pior é que estive na fabrica da Starret, mas na época o meu foco era a serra de fita
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"
nao sei o valor em comparação com starret, mas as |Irwin sao boas tambem
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------ Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho
Pedro, o suporte OPA é bem em conta.
Adenilson, vou dar uma olhada nestas Irwin. e te comento que aqui não tem aquele Ferro Velho maravilhoso aí da sua cidade, mas parece que consegui dar uma enxada das boas hoje. Vamos ver amanhã. Se for o que penso, amanhã conto.
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------ Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho