Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Oi todo mundo
Dei uma sumida do forum, correria do trabalho(ninguem se importa).
Eu preciso de um pinador, vou começar a fabricar cabeceiras de cama e dei uma pesquisada nos preços. Mas eu ainda estou meio perdido em quais caracteristicas sao mais importantes. Alguem pode me dar uma ajuda ? O mesmo caso com o compressor de ar, alguem me da uma luz,Obrigado.
No caso do compressor, para uso enventual, um desses de 60 litros funciona bem. Quanto ao pinador eu aconselho olhar a marca "Makita", o modelo AF 505 é o mais prático e barato. Voce terá um problema pois o engate rápido para esse pinador é dificil de se encontrar, mas dá para trocar ou adaptar.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"
Um compressor schulz de 25 litros (Air Plus ) e 2 HPs dá conta com sobra tanto do pinador makita quanto de um grampeador chiaperini (tenho ambos), no meu uso.
O engate rápido do pinador vc troca por um de 1/4 padrão do mercado e se comprar o compressor schulz, também tem de trocar, pois é um padrão deles. Troquei logo do compressor , do pinador e do grampeador,. Agora é tudo do padrão mais comum do mercado. para soltar os engates q vem com cola de fábrica o jeito mais fácil: Uma boa pistola de ar quente na rosca. Tira facinho... Se tentar na marra pode danificar a máquina. Se quiser, tem o pinador q usa pinos de maior diâmetro (pinos T, salvo engano), depende do seu uso. E também tem os pinadores conjugados com grampeadores, mas não sei indicar marcas melhores.
Comprei um compressor de 2HP 20 litros que, segundo as pesquisas comporta um pinador da Makita. Optei pelo AF-505.
Como os preços estavam muito diversificados, comprei o compressor num fornecedor e o pinador eu optei por prestigiar a . . que sempre se mostrou parceira do fórum.
Isso no dia 3/7/2015.
Me arrependi amargamente.
O compressor recebi dois dias depois da compra, mês passado.
O pinador, hoje, dia 3 de agosto, ainda consta como em trânsito no site de rastreamento dos correios.
Conclusão: nunca mais compro da . . as coisas que são oferecidas por outros sites. Mesmo que mais caros, pois se tivesse comprado o pinador junto com o compressor, no primeiro fornecedor, já estaria utilizando. Há mais de um mês.
Muito decepcionado, mas aprendi a lição.
Deixai toda esperança, ó vós que entrais! - Dante Alighieri
O grande problema é o tipo de remessa, e tem loja que quando optamos pelo frete mais barato, eles acabam por demorar bem mais para despachar, principalmente se souberem que os correios irão entregar num prazo mais curto, eu tive um caso que o tempo de entrega era 30 dias, mas como o estoque da loja era em SP, optei pelo mais barato, levou 25 dias para eles postarem no correio e dois dias para a entrega..., ou seja valorizaram quem optou pelo SEDEX. Quanto a loja que patrocina o site, já tive problema na hora da compra, fizeram umas exigências sobre o pagamento com o cartão de crédito, solicitando uma senha que não possuia e nenhum outro fornecedor me solicitou tal senha acabei desistindo da compra e nunca mais penso em comprar deles.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"
O pinador AF505 da Makita é uma unanimidade aqui no fórum. É o que tem uma excelente relação custo/benefício.
Minha dúvida é quanto à utilização que você pretende dar a ele. Você disse que pretende fabricar cabeceiras de cama. Se você estiver pensando em usar o pinador para estofamento pode esquecer....
Pinadores não servem para estofamento. Eles colocam um pino na madeira que serve para fixar a madeira provisoriamente para ela não sair da posição até que a cola seque ou que você coloque um parafuso. Esses pinos não resistem à tração. Puxou ele sai.
Para estofamento, se for o seu caso, você necessitará de um GRAMPEADOR. A Makita também tem, mas custa um pouco mais caro!
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Assunto espinhoso este do compressor. O Ideal mesmo é comprar logo um de, no mínio, 100 Lt e 10 PCM.
Vou explicar: Usando um pinador ou grampeador , vc não terá problemas com um de 25 Lt e por volta de 8 PCM, pois ele dará conta do recado com os pés nas costas. Mas....Se vc pretende num futuro (e ele chega rápido) pintar ou envernizar a coisa muda de figura.
Tenho um Schulz Air Plus 26 Lt e 8,5 PCM, estou começando a pintar e envernizar e comprei uma pistola LVLP da Arprex, modelo ECO 21 q é uma das q consomem menos ar e oferecem uma boa qualidade.
Este meu compressor não deixa faltar ar para a pistola, sem problema. Mas (sempre tem um mas..), ele fica ligado praticamente direto...O q não é nada bom para os ouvidos nem durabilidade da máquina.
Veja: Vou pintar uma armário e sem problema. Salvo ter de aturar ele no talo e isso com uma pistola razoável e com baixo consumo. Se quiser usar uma HLVP já vi q ele não vai dar conta. Pintar áreas maiores creio q vou ferver o compressor... Se vc pretende num futuro usar alguma outra ferramenta a ar, também ficará sem margem...
Conclusão: Compre logo um bem maior (q além do mais é mais silencioso), pois as chances de logo querer um maior são grandes. Eu vou me virando com o meus de 25 Lt, pois por enquanto não devo fazer grandes pinturas e vou aturar ele ligado enquanto pinto. Mas...Já estou de olho nos maiores e me segurando para não comprar um (sabedor q terei melhor conforto, usabilidade e flexibilidade) , pois já estou no talo na questão grana...
Neste 1 anos e meio de marcenaria aprendi coisas interessantes sobre certas ferramentas...
Você tocou em um outro ponto muito importante. A gente compra uma máquina/equipamento para uma coisa e aparecem outros usos nāo previstos inicialmente.
Eu divido os compressores em 3 grupos:
- os de ar direto
- os motocompressores
- os compressores
Os de ar direto, tipo Tufāo, sāo pequenos e só se prestam à pintura, e mesmo assim com restriçōes. O compressor é formado por um motor acoplado a um compressor de membrana, resultando em um conjunto compacto. A pressāo é baixa, no máximo 40 lbs e a vazāo é pequena (entre 2 e 2,5 pcm). Eu nāo recomendo esse compressor. Já tive um e ele frustra qualquer outra utilizaçāo que nāo seja pintura: nāo toca nenhuma ferramenta, seu jato de ar é fraco para limpeza, sofre para encher um pneu... Apresenta a vantagem de ser muito fácil de transportar e nāo ser barulhento.
Os motocompressores já sāo bem melhores, trabalhando com pressōes entre 70 e 90 libras e vazōes próximas a 6 pcm. Sāo equipados com reservatórios entre 6 e 25 litros. Servem para tocar pinadores, grampeadores, fazer limpeza, secar peças e pintura. Esses equipamentos possuem um motor de alta rotaçāo (3.500 rpm) acoplados diretamente a um compressor de pistāo, em uma única peça, dispensando correias, o que o torna mais seguro (uma correia girando é sempre um perigo). Embora maiores que os de ar direto, ainda sāo "transportáveis". Alguns modelos sāo equipados com rodinhas oara facilitar o transporte. Nesses equipamentos é possível colocar filtro de ar, lubrificador e regulador de pressāo. Sāo relativamente baratos, entre R$300 e R$700, embora haja modelos de mais de R$1000. Esse tipo de compressor é bastante barulhento e quando utilizado em aplicaçōes que demandam grande quantidade de ar o motor fica ligado direto e o barulho chega a incomodar bastante, sendo necessário o uso de protetores auriculares.
O terceiro grupo, os compressores, é formado por equipamentos maiores, iniciando com máquinas capazes de fornecer 10pcm. Essas máquinas sāo compostas por um motor e um cabeçote, normalmente de corpo duplo, unidos por correias e montados sobre um reservatório de pelo menos 50 litros. Esses equipamentos sāo profissionais, servindo para uma vasta gama de trabalhos. Há diversos modelos, de diversos tamanhos, que fornecem diversas pressōes. Sāo mais caros, com preços iniciando em R$1500. Um bom compressor para uso em marcenaria seria com reservatório de 100 litros e com vazāo de 10pcm. Há modelos entre R$1500 e R$2200! Esses compressores trabalham com motores mais potentes, operando em baixa rotaçāo, portanto mais silenciosos. Embora alguns modelos possuam rodinhas, esses compressores sāo equipamentos estacionários, devendo ser instalados em um local fixo. A distribuiçāo do ar comprimido até os pontos de utilizaçāo normalmente é feita por uma linha de ar comprimido formada por canos, que podem ser de ferro fundido, cobre ou plástico, e terminais de engate rápido distribuídos pela oficina onde sāo colocadas mangueiras flexíveis para acoplamento das ferramentas.
Nāo citei aqui outros tipos de compressores, como os de parafuso e os de alta pressāo, por serem específicos para utilizaçāo industrial, nāo sendo normalmente utilizados em marcenarias.
Façam as suas escolhas! É só uma questāo de espaço e bol$o!
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Eu me esqueci de um quarto grupo: os compressores DIY.
Esses compressores normalmente sāo feitos adaptando-se compressores usados em refrigeraçāo (geladeiras e ar condicionado) a um reservatório, como bujōes de gás e extintores de incêndio. Apresentam a grande vantagem de serem silenciosos, mas nāo se prestam a muitas aplicaçōes. Esses compressores sāo muito perigosos, verdadeiras bombas prestes a explodir. Nāo dispōem de dispositivos de segurança. Fujam deles!!!
A única adaptaçāo segura é o uso desses compressores sem reservatório, com ar direto. Sāo bons para aerografia, bastando a instalaçāo de um filtro.
Para encerrar:
É bom tomar cuidado ao se comprar um compressor usado! Nāo sabemos as condiçōes do reservatório, que pode estar bonito por fora e enferrujado por dentro! Para vender é comum as pessoas darem uma pintura no compressor para tirar aquele ar de coisa usada. Os reservatórios devem ser inspecionados periodicamente para ver se nāo há ferrugem no seu interior. Uma boa prática é observar a água que sai na hora de drenar o compressor, verificando se nāo está saindo ferrugem...
Abs,
Paulo Celso
Não aguentei... Boletei um Schulz 5HP, 150 Lt e 20 PCM....
Tal qual ao desempeno: Não vai dar para fazer o q eu quero com o pequeno e barulhento compressor de 25 litros.
Agora creio ter feito logo o certo, q é ter comprado logo um bem dimensionado.
Chegando vou vender o meu Shculz Air Plus de 25 litros e 8,3 PCM. Praticamente Novo. Quem precisar de um para Pinador/grampeador, limpeza e pinturas leves...
Abs,
Paulo Celso
Em princípio NADA q precise de tanto, mas desde pequeno queria ter um bom compressor. Já fiz um caseiro (quando tinha meus 24 anos) q ficou razoável. Ele está na casa dos meus pais até hoje e ainda funciona, mas devido a idade não é mais seguro.
O Schulz Air Pluz de 25 Lt tem dado conta da limpeza, do pinador, do grampeador. Mas além disso quero pintar e envernizar com certa folga e como apareceu a oportunidade de um bom preço, não compensaria comprar outro um pouco maior q o Air Plus. Acabei de vender o Air Plus para meu vizinho q está igual pinto no lixo. Assim, além da ótima promoção, ainda teve o alívio no preço com a venda do Air Plus. Acabou sendo uma compra bem racional e sensata levando em conta todo o contexto, como preço q paguei, a venda do meu, margem para trabalhar confortável....
Agora vou ver onde vou colocar este treco...
Em tempo: Desci na oficina e a pistola de pintura estava tremendo e suando frio. Creio q as outras máquinas devam ter contado a novidade durante a madrugada...Coitada...
Essa máquina é legal. Acho que dá até para fazer jateamento!
Abs,
Paulo Celso