Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamente

Projetos e reparos Eletrônicos ligados a Madeira ou Não!
Esquemas, caixas de som, racks, etc.
Projetos ligados a fotografia, vídeos e filmagem.
Modelismo - Plastimodelismo - Aeromodelismo - Ferromodelismo - Miniaturas

Responder
Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamente

Mensagem por PC64 »

Pessoal,

Acho que resolvi definitivamente o problema de ligar e desligar o meu coletor de pó. É uma tarefa chata, pois ele é barulhento e não queremos que ele fique ligado mais do que o estritamente necessário. Outro problema é que é que o meu coletor de pó não fica ao lado da máquina na qual estou trabalhando. Procurando várias alternativas, a que me pareceu melhor foi a de um controle remoto:

Características:

Voltagem: 220V
Corrente Máxima: 10 A (dá para um motor de 3 CV)


Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... 0250a9.jpg[/miniatura]

Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... ae8671.jpg[/miniatura]

Ainda não instalei, pois não tenho tido muito tempo. Quando estiver funcionando faço novo post.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
Marcos
Ativo
Mensagens: 3540
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 2:29 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br
Localização: Brasilia

Re: Novas Aquisições

Mensagem por Marcos »

Depois dá a dica de como é que liga e onde você comprou este modelo PC. Este assunto me interessa bastante.

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Novas Aquisições

Mensagem por PC64 »

Marcos escreveu:Depois dá a dica de como é que liga e onde você comprou este modelo PC. Este assunto me interessa bastante.
Marcos,

Ele funciona como um interruptor normal. Do lado esquerdo você entra com 220V, que é para alimentar o circuito de controle. Essa alimentação é de baixa potência, pois a carga é ligada no relé no lado direito, onde você vai ligar o fio que pretende interromper.

Eu ainda não instalei, mas já fiz alguns testes. O interruptor funciona de várias maneiras:
- interruptor Liga (ele liga ao comando do controle remoto e não desliga mais)
- interruptor Liga/Desliga (ele liga e desliga com o comando do controle remoto)
- interruptor tipo Campainha (permanece ligado apenas enquanto o controle estiver pressionado)

Eu configurei para a segunda opção.

Note que o relé suporta correntes de até 10A em tensões de até 250V, o que seria suficiente para uma potência teórica de 2.500 W. Como nossa tensão é de 220V a potência máxima suportada pelo relé é 2.200W, cerca de 3 CV. Como não gosto de trabalhar no limite, usarei no máximo 2/3 disso, ou seja, 2 CV.

Meu coletor de pó tem motor de 1 CV e se eu vier a substituí-lo será por um motor de 2CV, portanto dentro das especificações do relé, com margem de segurança.

Cada controle é capaz de controlar até 4 interruptores (botões A,B,C e D) e um interruptor pode ser acionado por diversos controles (como os de porta de garagem).

Eu comprei no AliExpress. Custou US$ 29,55, entregue em casa. É tão barato que eles não vendem um interruptor só. Fui obrigado a comprar um kit contendo 4 interruptores e 3 controles.... Vou automatizar tudo aqui em casa...

Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Fabioreis
Ativo
Mensagens: 3531
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:45 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP
Estado: SP
País: BR
Localização: Cotia, SP

Re: Novas Aquisições

Mensagem por Fabioreis »

Meu caro Paulo Celso, mas que bela ideia heim !

Eu sempre achei que seria uma boa ligar meu Ciclone por controle remoto, mas nunca havia dedicado algum tempo para pesquisar o assunto.

Com o seu incentivo, encontrei esse modelo aqui , que é totalmente "à-prova-de-imbecis-que-não-entendem-nada-de-eletrônica :fio: ". No mesmo site tem mais um monte de modelos para escolher.

Não tem um único fiozinho para ligar, nenhum jumper para posicionar... É só ligar na tomada e usar ! Vou pensar seriamente no assunto :up: !
Abraços,
Fábio Reis.


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Avatar do usuário
Mila
Ativo
Mensagens: 1969
Registrado em: Dom Dez 09, 2012 9:40 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
sexo: Masculino
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG
País: BR

Re: Novas Aquisições

Mensagem por Mila »

Paulo.
Este conjunto de 4 interruptores sem fio está barato demais. No site consta custando cerca cerca 66,70 reais e com frete gratis.
Agora o que gostaria de te perguntar é justamente isto: você pagou somente este preço ou teve alguma tarifa alfandegária a mais:
Abraços.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Novas Aquisições

Mensagem por PC64 »

Mila escreveu:Paulo.
Este conjunto de 4 interruptores sem fio está barato demais. No site consta custando cerca cerca 66,70 reais e com frete gratis.
Agora o que gostaria de te perguntar é justamente isto: você pagou somente este preço ou teve alguma tarifa alfandegária a mais:
Abraços.
Mila,

É impressionante, mas é só isso mesmo. Eu fiz uma compra de US$ 6,00 e chegou aqui em casa. Nāo acredito como isso é possível. Com essa quantia eu nāo consigo postar nada no SEDEX. Imagine comprar o produto, pagar o frete da China até a alfândega brasileira e enviar da alfândega até a minha casa!

Nas 4 compras que eu já recebi eu nāo fui taxado. Nāo sei se foi por sorte ou porque o valor das mercadorias é muito baixo (a mais cara foi US$ 40,00).

Esse site é muito bom. Eles têm de tudo. Quando tiver um tempinho eu faço um post dando algumas dicas.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Mila
Ativo
Mensagens: 1969
Registrado em: Dom Dez 09, 2012 9:40 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
sexo: Masculino
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG
País: BR

Re: Novas Aquisições

Mensagem por Mila »

Paulo.
Obrigado pela resposta. Quando fizer o teste passe para gente as suas impressões sobre este interruptor. Fiquei muito interessado neles mais para automatizar vários pontos de lâmpadas no lote da minha marcenaria. Embora este relê pequeno deste jeito conseguir suportar 10 amperes, acredito ser arriscado, pois os contatos do relé podem se desgastar (queimar e oxidar) mais facilmente. Mas para o que eu pretendo utilizar que é para um conjunto de 4 lâmpadas acredito que aguenta tranquilo. No mais depois você posta suas idéias para vermos como ficou. Estou acompanhando este seu post. OK?
Abraços.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Avatar do usuário
Lauro
Membro Mebista
Mensagens: 6180
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 3:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo-SP

Re: Novas Aquisições

Mensagem por Lauro »

Muito legal esses controles Paulo :up: . Desde que o Mila postou o coletor de pó dele com controle remoto venho pensando em algo assim para o meu aspirador. Esse que o Fábio postou, então, uma mão na roda, mas só aguenta até 1000w e meu aspirador tem 1200w. Acho que não vale a pena arriscar. Quando testar, passe a experiência para nós. Fique bem interessado. Abraços!
Lauro.

Avatar do usuário
paulosena
Ativo
Mensagens: 338
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 4:17 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Senna
Data de Nascimento: 15 Mar 1914
sexo: Masculino
Hobby: Pescaria
Profissão ou ocupação: Pescador
Localidade: medford
Estado: MA
País: US

Re: Novas Aquisições

Mensagem por paulosena »

Paulo esse sistema nao deixa de ser um exelente negocio ,alem da comodidade , ja usei um outro sistema onde a maquina e o coletor sao ligados à mesma rede e qnd vc liga a maquina o coletor liga e qnd vc desliga a maquina o coletor permanece ligado por mais 30 segundos pra finalizar a limpeza das mangueiras , e por fim vendi meu coletor e comprei um ciclone q ja vem de fabrica com controle remoto porem nao usei e nao pretendo usar esse controle por duas razoes ,uma q sou um tanto relaxado e iria gastar mais tempo procurando o controle a todo tempo e a segunda é q meus brinquedos sao todos ligados simultaneamente ao ciclone e isso me faria perder pressao de sucçao estanto eu usando uma maquina e o ciclone desperdiçando pressao chupando das maquinas inativas , dai optei pelo BLAST GATE acionado pelo LONG RANGE MULT GATE SWITCH dessa forma pode ficar tudo conectado ao mesmo tempo e qnd ligo uma determinada maquina simplesmente abro a porta da dita maquina q aciona o ciclone e todo poder de succao é direcionado apenas pra a tal maquina http://www.pennstateind.com/store/LRGATE.html http://www.pennstateind.com/store/LRMSET110.html
Se quiser ir rápido vá sozinho mas se quiser ir longe va acompanhado

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Novas Aquisições

Mensagem por PC64 »

Lauro escreveu:Muito legal esses controles Paulo :up: . Desde que o Mila postou o coletor de pó dele com controle remoto venho pensando em algo assim para o meu aspirador. Esse que o Fábio postou, então, uma mão na roda, mas só aguenta até 1000w e meu aspirador tem 1200w. Acho que não vale a pena arriscar. Quando testar, passe a experiência para nós. Fique bem interessado. Abraços!
Lauro,

O problema da potência pode ser facilmente resolvido com a colocação de um segundo relé, com maior capacidade. O interruptor serviria apenas para armar e desarmar esse outro relé, que suportaria a potência. Não é difícil fazer isso. Basta comprar outro relé. Se quiser ajuda eu faço um esquema para você.
Eu não me preocupei muito com a capacidade do interruptor, pois já havia pensado na possibilidade de colocar um segundo relé para suportar a carga. Para mim o importante foi o controle remoto, que eu estava procurando há tempo e nunca encontrei.
paulosena escreveu:Paulo esse sistema nao deixa de ser um exelente negocio ,alem da comodidade , ja usei um outro sistema onde a maquina e o coletor sao ligados à mesma rede e qnd vc liga a maquina o coletor liga e qnd vc desliga a maquina o coletor permanece ligado por mais 30 segundos pra finalizar a limpeza das mangueiras , e por fim vendi meu coletor e comprei um ciclone q ja vem de fabrica com controle remoto porem nao usei e nao pretendo usar esse controle por duas razoes ,uma q sou um tanto relaxado e iria gastar mais tempo procurando o controle a todo tempo e a segunda é q meus brinquedos sao todos ligados simultaneamente ao ciclone e isso me faria perder pressao de sucçao estanto eu usando uma maquina e o ciclone desperdiçando pressao chupando das maquinas inativas , dai optei pelo BLAST GATE acionado pelo LONG RANGE MULT GATE SWITCH dessa forma pode ficar tudo conectado ao mesmo tempo e qnd ligo uma determinada maquina simplesmente abro a porta da dita maquina q aciona o ciclone e todo poder de succao é direcionado apenas pra a tal maquina http://www.pennstateind.com/store/LRGATE.html http://www.pennstateind.com/store/LRMSET110.html
Paulo,

Em se tratando de ferramentas e ferragens você mora em um "paraiso". Aqui no Brasil não temos essas coisas e importar daí custa muito caro. É uma questão cultural: no Brasil, como a mão-de-obra é relativamente barata o DIY não faz tanto sucesso. Uma pessoa que é vista pintando a fachada da sua casa, ou limpando o telhado é mal vista pelos vizinhos. Isso é considerado um "trabalho menor", que não deve ser feito pelo dono da casa, mesmo que isso lhe dê prazer. Por isso não temos muitas lojas especializadas nesse setor. Isso está mudando muito lentamente, mas ainda carecemos de lojas e produtos como são encontrados aí. O que se vê é um monte de loja vendendo ferramentas importadas da China por R$ 1,99, que quebram só de você olhar para elas. Outro problema nosso são os IMPOSTOS. Qualquer coisa importada aqui custa um fortuna, pois além do câmbio nada favorável, arcamos com uma das maiores cargas tributárias do mundo.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Lauro
Membro Mebista
Mensagens: 6180
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 3:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo-SP

Re: Novas Aquisições

Mensagem por Lauro »

PC, mesmo esse que o Fábio Reis postou dá para fazer isso? Se der me interessa muito, pois esse é só ligar na tomada, além de ser bem baratinho também :D . Abraços!
Lauro.

Avatar do usuário
Fabioreis
Ativo
Mensagens: 3531
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:45 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP
Estado: SP
País: BR
Localização: Cotia, SP

Re: Novas Aquisições

Mensagem por Fabioreis »

Lauro escreveu:PC, mesmo esse que o Fábio Reis postou dá para fazer isso? Se der me interessa muito, pois esse é só ligar na tomada, além de ser bem baratinho também :D . Abraços!
Lauro,

Tem vários modelos no site. Esse aqui suporta 1500w .
Abraços,
Fábio Reis.


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Novas Aquisições

Mensagem por PC64 »

Lauro escreveu:PC, mesmo esse que o Fábio Reis postou dá para fazer isso? Se der me interessa muito, pois esse é só ligar na tomada, além de ser bem baratinho também :D . Abraços!
Lauro,

Teoricamente dá, mas a grande vantagem desse do Fabio Reis é a praticidade de uso: você pluga ele direto na tomada e liga o equipamento nele, sem mais complicações. O problema é que ele tem uma potência muito baixa.

Para colocar um segundo relé nele você teria que fazer uma adaptaçāo, e aí o meu aparelho é mais adequado, pois ele já vem desmontado, com conectores que facilitam as ligações. Nāo é difícil fazer. Se você quiser eu posso fazer um esquema.
celso01 escreveu:Paulo Celso, me enxerguei em você, também adoro comprar essas coisas; aliás sou que nem criança em loja de brinquedos, tudo que vejo quero comprar!
Parabéns
Abs
Celso André
Celso,

Eu preciso me controlar, pois adoro esses brinquedinhos. Costumo dizer que entendo perfeitamente as mulheres quando dizem "nāo tenho sapato!"
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Lauro
Membro Mebista
Mensagens: 6180
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 3:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo-SP

Re: Novas Aquisições

Mensagem por Lauro »

Fabioreis escreveu:Lauro, Tem vários modelos no site. Esse aqui suporta 1500w .
Fábio, eu cheguei a ver esse, mas é para 220v, e o meu aspirador é 110v. Se usar esse, será que não vai dar problema no aspirador?
PC64 escreveu:Lauro,

Teoricamente dá, mas a grande vantagem desse do Fabio Reis é a praticidade de uso: você pluga ele direto na tomada e liga o equipamento nele, sem mais complicações. O problema é que ele tem uma potência muito baixa.

Para colocar um segundo relé nele você teria que fazer uma adaptaçāo, e aí o meu aparelho é mais adequado, pois ele já vem desmontado, com conectores que facilitam as ligações. Nāo é difícil fazer. Se você quiser eu posso fazer um esquema.
PC, eu gostaria sim. Se possível, mande para mim, pois não entendo absolutamente nada disso.

Abraços!
Lauro.

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Novas Aquisições

Mensagem por PC64 »

Lauro escreveu: PC, eu gostaria sim. Se possível, mande para mim, pois não entendo absolutamente nada disso.
Abraços!
Lauro,

Vou postar aqui, assim serve para todo mundo.

Um relé é um interruptor. Ele apresenta a vantagem de poder ser comandado remotamente através de um circuito de baixa potência. Isso proporciona diversas vantagens, pois podemos acionar um circuito de alta tensão através de um circuito onde a tensão é 12 V, por exemplo. Fiz um esquema mostrando o funcionamento básico de um relé. No mercado existe diversos modelos, com mais ou menos contatos nos circuitos de carga, potências variadas, mas o princípio básico de todos eles é o mesmo.

FIGURA 1: Esquema de um relé aberto:
Imagem

Como mostrado na figura, um relé pode ser dividido em dois circuitos:
1 - Circuito de Comando
2 - Circuito de Carga

O Circuito de Comando é composto por uma bobina que quando energizada aciona mecanicamente um dispositivo que fecha os contatos do Circuito de Carga.

FIGURA 2: Esquema de um relé fechado:
Imagem

Note que a alimentação dos 2 circuitos é independente. Podemos ter relé no qual o Circuito de Comando funciona com 12 V e o Circuito de Carga funciona com 110 V ou 220 V (ou qualquer outra tensão). Outra característica é que o Circuito de Comando é de baixa potência, ou seja, ele é atravessado por correntes pequenas em relação à corrente que atravessa o Circuito de Carga. Dessa forma qualquer interruptor e fiação servem para o Circuito de Comando, uma vez que a corrente que alimenta o que está sendo ligado (no caso do coletor de pó, o aspirador) só passa pelo Circuito de Carga.

A escolha do tipo de relé vai depender do seu projeto. No seu caso, seria interessante um relé que funcionasse com 110V no Circuito de Comando, assim você aproveitaria a alimentação do Circuito de Carga para alimentar o Circuito de Comando.

Espero ter sido didático. Sou Engenheiro Civil, portanto os Elétricos me perdoem algum deslize conceitual.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Mila
Ativo
Mensagens: 1969
Registrado em: Dom Dez 09, 2012 9:40 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
sexo: Masculino
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG
País: BR

Re: Novas Aquisições

Mensagem por Mila »

Lauro.
O paulo PC64 explicou bem o funcionamento do relé.
Agora, para você utilizar um relé com grande amperagem e funcionando em 127 volts fica super difícil você encontrar este relé no mercado. Pelo menos nunca vi e nem nunca tive notícia de se achar. Geralmente ( não é regra, mas sim o usual ) os relés tem funcionamento de 30 volts para baixo e na corrente máxima de operação de 20 amperes. O certo mesmo é acoplar um contator nesta placa de interruptor sem fio ou até mesmo, acredito eu que dá certo, nesta tomada que FabioReis apresentou.
No meu coletor usei um contator e um receptor AC-100 da JFL. Este receptor AC-100 custou cerca de 60 reais. Já analisei e a maneira que fica mais barato possível e que fique muito bom será utilizar um contator e este interruptor que o paulo PC64 apresentou, pois este interruptor está barato demais. E se você pesquisar um contator no mercadolivre vai achar por bons preços. Se você tentar ligar relé num interruptor sem fio vai ficar praticamente o mesmo preço de um contator + um receptor. Além de que você não irá conseguir fácil um relé que trabalhe no seu funcionamento em 127 ou 220 volts.
Abraços
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Avatar do usuário
Fabioreis
Ativo
Mensagens: 3531
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:45 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP
Estado: SP
País: BR
Localização: Cotia, SP

Re: Novas Aquisições

Mensagem por Fabioreis »

Lauro escreveu: Fábio, eu cheguei a ver esse, mas é para 220v, e o meu aspirador é 110v. Se usar esse, será que não vai dar problema no aspirador?

Lauro,

Eu sou péssimo em eletrônica, circuitos elétricos e afins - uma verdadeira negação.

Mas no site está escrito "Max load:1500w". Daí entendo que ele suporta até 220v (10A) e portanto ligar um aparelho 110v não pode causar nenhum mal.

No entanto seria prudente você aguardar a opinião dos colegas Paulo Celso e Mila que entendem muito mais desse assunto do que eu.
Abraços,
Fábio Reis.


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Avatar do usuário
Lauro
Membro Mebista
Mensagens: 6180
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 3:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo-SP

Re: Novas Aquisições

Mensagem por Lauro »

Amigos PC e Mila, agradeço muito as explicações :up: . Cada vez mais chego à conclusão que essa não é minha área :D . Não entendi NADA :lol: . E o pior é que não dá nem para pedir para desenhar, pois o PC já fez isso :loll: :loll: . Vou continuar acompanhando para ver se consigo aprender alguma coisa :D . Obrigado pela boa vontade amigos :up: . Fábio, se o 220v for a voltagem máxima, aí eu gostei. Vou dar mais uma analizada, mas como sou péssimo nisso, conto com a ajuda dos experts :mrgreen: . Abraços!
Lauro.

Avatar do usuário
Fabioreis
Ativo
Mensagens: 3531
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:45 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP
Estado: SP
País: BR
Localização: Cotia, SP

Re: Novas Aquisições

Mensagem por Fabioreis »

Lauro escreveu:Não entendi NADA :lol: . E o pior é que não dá nem para pedir para desenhar, pois o PC já fez isso :loll: :loll:
Já que você confessou, tomei coragem e vou confessar também: Eu não entendi absolutamente nada do esquema que o Paulo com tanta boa vontade desenhou e explicou. Nadinha :harg: .
Abraços,
Fábio Reis.


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por PC64 »

Caros Amigos,

Vou desenhar em letra de forma!!!!

Prepararei um tutorial melhor.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Mila
Ativo
Mensagens: 1969
Registrado em: Dom Dez 09, 2012 9:40 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
sexo: Masculino
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG
País: BR

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Mila »

Lauro.
O receptor que utilizei no meu coletor, o AC-100 da JFL, também é bivolt. Ele possui duas entradas somente e nelas você pode colocar duas fases (220 v) ou uma fase e um fio neutro (110 v) e o próprio aparelho reconhece a voltagem de entrada e não precisa configurar nada. É tudo automático.
Tudo indica, segundo a especificação na traseira do interruptor, que este mesmo interruptor que aguenta até 1500 watts também é bivolt, assim como o receptor que te valei.
Abraços.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Avatar do usuário
Lauro
Membro Mebista
Mensagens: 6180
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 3:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo-SP

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Lauro »

Valeu Mila :up: . Vou dar uma olhada com mais calma nele. Sendo só colocar na tomada facilita muito. Obrigado e abraços!
Lauro.

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por PC64 »

Pessoal

Demorou, mas conforme prometido fiz o tutorial explicando o funcionamento de um relé e contatores para pessoas leigas.

No texto pretendo usar uma linguagem "menos técnica" e "mais popular". Peço desculpas ao pessoal da área de eletricidade por alguma gafe com relação a algum termo técnico ou alguma colocação imprecisa, pois sou Engenheiro Civil. Críticas e correções são bem-vindas, pois meu propósito é desmistificar esses componentes que são muito úteis em nossas oficinas.

Tentei fazer um texto para LEIGOS TOTAIS, ou seja, aquelas pessoas que não fazem a mínima idéia do que seja um relé e do funcionamento dos circuitos elétricos. As pessoas que com alguma noção do assunto podem achar que fui prolixo, entretanto pensei naqueles que não entendem nada de eletricidade, limitando seus conhecimentos apenas à diferenciação entre "focinho de porco e tomada".

Durante a elaboração desse tutorial eu fui tendo mais ideias de tópicos a serem abordados. Resolvi parar por aqui porque senão o texto não iria para o fórum nunca. À medida que o pessoal for perguntando a gente vai melhorando.



INTRODUÇÃO

Pela definição: "RELÉS e CONTATORES são dispositivos mecânicos de comutação não manual que tem uma única posição de repouso e são capazes de estabelecer, conduzir ou interromper correntes em um circuito."

A definição é bonita, mas o que é isso? /think
Trocado em miúdos: são 'interruptores' controlados remotamente

Há uma diferença entre relés e contatores no que diz respeito às características e aplicações, mas o princípio de funcionamento é basicamente o mesmo: um interruptor acionado por um eletroimã.

Esses dispositivos são largamente utilizados na indústria para acionamento de máquinas, bombas, iluminação etc. Os relés e contatores podem ser associados a outros circuitos, como por exemplo células fotoelétricas, detectores de presença, fumaça, temperatura etc, e comandar sistemas de iluminação, combate a incêndio ou outra coisa qualquer.

Todos nós já vimos uma porta se abrir sozinha quando nos aproximamos dela. O circuito de comando do motor da porta é uma associação de um relé com um detector de presença! Apenas por nostalgia, os mais velhos com certeza vão se lembrar da abertura da série 'Agente 86', exibida no Brasil entre o final dos anos 60 e início dos anos 70, na qual uma série de portas se abriam à medida que o agente Max caminhava em direção a elas e se aproximava. Essas portas ´seriam´controladas por um sistema desses. Para os mais novos, segue o . :up:

Hoje isso tudo é muito comum, mas na época era futurologia. Pode-se comprar no supermercado um relé com detector de presença que acende uma lâmpada ou dispara um alarme quando nos aproximamos. Os relés também são bastante usados nos automóvies para comandar o acendimento dos farois, buzina, ar condicionado etc.

Existem diversos tipos de relés e contatores quanto à forma de acionamento. Nesse post trataremos apenas dos ELETROMECÂNICOS, ou seja, aqueles que são acionados por uma bobina eletromagnética.



FUNCIONAMENTO DE UM CIRCUITO ELÉTRICO SIMPLES

Antes de começarmos a entender o funcionamento de um relé vamos ver como funciona um circuito elétrico simples. Tomemos como exemplo uma lâmpada comum. O exemplo dado aqui é de um circuito de corrente contínua (CC), mas o funcionamento de um circuito de corrente alternada (CA) é semelhante.

Um circuito elétrico simples é formado por uma FONTE (no nosso caso uma bateria) e de uma CARGA (no nosso caso a lâmpada). O funcionamento é bastante simples: a bateria gera uma corrente de elétrons que partem do polo positivo, atravessam a carga e seguem em direção ao polo negativo. Para que tudo funcione perfeitamente não pode haver obstáculos (impedâncias) nesse caminho. A figura abaixo ilustra essa situação:

Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... f109f6.jpg[/miniatura]

No circuito da esquerda o fio não foi conectado ao polo positivo da bateria, portanto não há fluxo de elétrons, não há corrente e consequentemente a lâmpada não acende. Ao se conectar o fio no polo positivo a corrente circula pelo circuito acendendo a lâmpada, como mostrado na figura da direita.

Entendido esse funcionamento podemos dizer que o circuito da esquerda encontra-se ABERTO, ou seja, a corrente não circula. Analogamente, o circuito da direita encontra-se FECHADO, ou seja, há passagem de corrente e acionamento da carga (acendimento da lâmpada).

O funcionamento de um circuito de corrente alternada (CA) é análogo, só que a bateria é substituída por uma tomada e a corrente sai de um polo da tomada, passa pela carga (lâmpada) e segue em direção ao outro polo. Se ela conseguir fazer isso livremente a carga é ativada (a lâmpada acende). A carga, que no nosso exemplo é uma lâmpada, também pode ser substituída por um motor, um secador de cabelos, uma bomba, uma máquina etc. O princípio de funcionamento é o mesmo: CIRCUITO ABERTO --> CARGA DESLIGADA; CIRCUITO FECHADO --> CARGA LIGADA.

Na prática a coisa não funciona bem assim. Ninguém fica colocando e tirando fio de pilha ou pino de tomada. Para apagar a lâmpada, ou seja, ABRIR O CIRCUITO, existem as CHAVES ou INTERRUPTORES. Eles são encontrados nas paredes para acender as luzes do ambiente, em todos os equipamentos elétricos para ligar e desligar. O que aquele simples botãozinho faz é INTERROMPER (ABRIR) O CIRCUITO. O fio entra por um lado, passa pela chave e sai pelo outro lado. De acordo com a posição da chave ela ABRE ou FECHA o circuito.

Fiz questão de inserir esse tópico porque muita gente não sabe como funciona um circuito elétrico e terá dificuldade de entender termos como CIRCUITO ABERTO e CIRCUITO FECHADO.

CIRCUITO ABERTO
Imagem

CIRCUITO FECHADO
Imagem

Um detalhe importante com relação aos interruptores: TODA ENERGIA (CORRENTE) QUE CIRCULA NO CIRCUITO PASSA PELA CHAVE.



RELÉ ELETROMECÂNICO: PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

Para explicar o funcionamento de um relé tomemos por base um modelo simples. Existem no mercado vários tipos de relés, mas todos eles se baseiam nesses princípios básicos que pretendo explicar, diferindo apenas no tamanho, corrente suportada e quantidade de contatos que ele é capaz de comandar.

A figura abaixo mostra um relé tipico:
Imagem
Na figura acima podemos identificar as partes que compõem um relé:

1 - Bobina
2 - Contatos
3 - Armadura
4 - Terminais

Para entender o funcionamento de um relé, podemos dividí-lo em duas partes:
- Circuito de Comando
- Circuito de Potência
Esses dois circuitos, embora dentro da mesma carcaça, são independentes.

Imagem

O CIRCUITO DE COMANDO é o que aciona a bobina; o CIRCUITO DE POTÊNCIA é onde será ligada a carga que será acionada (motor, circuito de iluminação etc)

O funcionamento do relé se dá da seguinte forma: a bobina, ao ser energizada, cria um campo magnético que atrai a armadura acionando mecanicamente os contatos. Assim que a energia da bobina é cortada o campo magnético é interrompido e os contatos voltam à posição inicial. Simples assim: bobina energizada --> contato FECHADO (ligado); bobina sem energia --> contato ABERTO (desligado)

Imagem

Por serem independentes os circuitos podem operar com tensões (voltagens) diferentes. Podemos ter, por exemplo, um motor que funciona em 220V CA (corrente alternada) acionados por um relé cuja bobina trabalha em 12V ou 24V CC (corrente contínua)! Mas qual a vantagem disso?
Tomemos como exemplo o acionamento de um triturador de alimentos (desses usados em pias de cozinha). O motor desses equipamentos funcionam com 220 Volts. Seria perigoso colocar um interruptor direto no motor operando com essa tensão, pois ele é acionado quando se está lavando louça e normalmente com as mãos molhadas. O risco de choque elétrico é grande. Uma solução seria a colocação de um relé no cicuito para controlar o motor. O circuito de controle poderia operar com 12V, corrente contínua, e o de potência na tensão do triturador (220 Volts). Dessa forma a pessoa que aciona o motor está operando um interruptor onde a tensão é de apenas 12 Volts (8 pilhas). No caso de cair água no botão de acionamento o risco de um acidente fica muito reduzido, pois o 220 V está no circuito de potência, do outro lado do relé e longe da água.

É para isso que servem os relés e contatores: comandar circuitoS de alta potência através de um circuito de baixa potência. Eles também servem para separar os circuitos de comando, que podem estar em um quadro de comando, dos equipamentos a serem comandados, que podem estar longe. Diferentemente dos interruptores, a energia (corrente) que passa pela carga circula no circuito de potência. No circuito de controle circulam apenas baixas correntes, apenas as suficientes para energizar a bobina do relé.



TIPOS DE RELÉS MAIS COMUNS

Os relés podem ter mais de um contato no circuito de potência. Um tipo bastante comum é o que tem 2 contatos (semelhante a um interruptor paralelo).

Imagem

Esse tipo de relé apresenta 3 terminais no circuito de potência denominados NA, NF e C

NA - normalmente aberto, isto é, com a bobina desenergizada ele permanece ABERTO; fecha-se quando a bobina é energizada.

NF - normalmente fechado, ou seja, com a bobina desenergizada ele permanece FECHADO; abre-se quando a bobina é energizada

C - comum, terminal que se conecta ao NA ou NF conforme a condição da bobina.

O seu funcionamento é o seguinte: quando o circuito de controle está desenergizado ele conecta o terminal C ao NF; ao ser energizado ele desconecta o terminal NF e conecta o terminal NA. Trocado em miúdos, como dizia meu avô: LIGA UM, DESLIGA OUTRO!

Entender esse funcionamento básico é importante para podermos projetar nossos circuitos e escolher o tipo de relé mais adequado.

Existem outros tipos de relé que interrompem 2, 3 ou mais contatos.



CONTATORES

Contator é um tipo especial de relé projetado para controlar grandes cargas como a de motores, máquinas, circuitos de iluminação, circuitos com carga indutiva etc.

Imagem

Os circuitos de grande potência ou com cargas indutivas provocam faíscas nos contatos quando são ligados ou desligados. Essas faíscas (arcos voltaicos) são provocadas pela tendência que a corrente tem em continuar circulando pelo circuito durante a abertura dos contatos enquanto eles estão bastante próximos ainda.


Como há uma diferença de potencial (voltagem) entre os dois contatos quando eles se afastam uma centelha pula de um contato para o outro emquanto ele ainda não está suficientemente afastado. O inverso ocorre durante o ligamento: a centelha pula antes dos contatos estarem encostados. Tudo isso acontece muito rápido, em milésimos de segundo, mas essas faíscas tendem a corroer a superfície dos contatos, causando danos. Com o tempo essa corrosão cria uma resistência à passagem da corrente, provocando aquecimento, derretimento das partes plásticas e queimando o relé.

Esse fenômeno de faiscamento também pode ser observado quando se puxa da tomada o fio de algum equipamento ligado. Um pouquinho antes do plugue sair da tomada nota-se uma faísca, que vai ser tão maior quanto maior for o tamanho da carga ligada: um secador de cabelo produzirá uma faísca bem maior que uma luminária.

Os contatores são projetados para não sofrerem demasiadamente com esse efeito. Embora o princípio de funcionamento seja o mesmo, ou seja, um interruptor controlado por uma bobina eletromagnética, eles têm algumas características que os diferenciam dos relés:

1 - contatos banhados com prata, para evitar a oxidação
2 - contatos com grande superfície
3 - tempo de resposta rápida: ele arma e desarma muito depressa, minimizando a formação de arcos (faiscamento)

Também há outras características importantes, como associação a dispositivos de segurança contra sobrecarga, contatos secundários usados para acionar outros contatores ou as luzes do painel de controle por exemplo.



RELÉS E CONTATORES: QUANDO USÁ-LOS

O uso de relés e contatores, cada um no seu devido campo de aplicação, é indicado quando queremos acionar uma carga remotamente por problemas técnicos ou de segurança.

Focando um pouco mais no nosso universo, a marcenaria, em nossas oficinas as grandes cargas que nós temos são os motores: serras, coletores de pó, plainas e tupias. Esses equipamentos podem ser comandados (ligados e desligados) por contatores acionados por uma botoeira. Há alguns circuitos de comando utilizando contatores que permitem o desligamento instantâneo da máquina com o simples toque em um botão. Outra vantagem é uma máquina poder ser comandada em diversos pontos da oficina, bastando para isso um circuito de controle adequado.



CONCLUSÃO

Espero ter conseguido explicar o funcionamento dos circuitos elétricos, relés e contatores. Como havia dito no início os especialistas podem me corrigir, pois tentei passar o pouco que sei em uma 'linguagem popular'.

Comentários são bem-vindos. Caso haja interesse podemos fazer um tutorial sobre motores.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Fabioreis
Ativo
Mensagens: 3531
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:45 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP
Estado: SP
País: BR
Localização: Cotia, SP

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Fabioreis »

Paulo,

Você está de parabéns !

Li com muito cuidado essa sua postagem e veja só a novidade: Entendi !

Esse tópico certamente vai servir como "tira-dúvidas" na próxima vez que eu precisar mexer com esse tipo de assunto.

Mais uma vez, parabéns !
Abraços,
Fábio Reis.


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por PC64 »

Pessoal,

O post é ilustrado. Não sei o que aconteceu, mas nem todas as imagens estão aparecendo (ontem estavam). Acho que é algum problema com o Photobucket, pois está havendo o mesmo problema em outros posts que eu fiz. Vamos aguardar!
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7686
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Edu »

PC64 escreveu:Pessoal,

O post é ilustrado. Não sei o que aconteceu, mas nem todas as imagens estão aparecendo (ontem estavam). Acho que é algum problema com o Photobucket, pois está havendo o mesmo problema em outros posts que eu fiz. Vamos aguardar!
Coisas do Photobucket :Brv: Podem anexar no fórum as imagens, nosso espaço é ilimitado e fica mais seguro aqui. :up:

Paulo excelente tutorial :1st: , vou apenas acrescentar alguns detalhes que aprendi em minha antiga profissão de eletrônico, e demonstrar o uso da quadro elétrico na pratica :up:

Trabalhei em uma indústria de portões automático na década de 80, no setor de eletrotécnica da empresa, e uma das minhas funções era substituir os comandos por contactores para reles de alta potência.

Naquela época os reles eram em sua maioria Japoneses e de qualidade, os contactores eram caros e os reles baratos, hoje os contactores estão bem mais acessíveis e já não vejo vantagem na substituição, com exceção do tamanho.

Mas podemos usar reles de estado sólido, ainda caros, são muitos usados em circuitos de inversores, talvez isso justifique os elevados preços dos inversores.
reles26.gif
Usei muito um circuito em chaves e reles, que filtrava os faíscamentos, já nos contactores, além do que você disse, a câmara dos contatos é de anti-faíscamento que diminuem, mas não elimina por completo os faíscamentos.

O circuito anti-faíscamento é simples e consiste num resistor de 100 K em série com um capacitor de 100 K cerâmico, com isolação de 450V, segue abaixo o desenho, que aproveite um dos desenhos do Paulo, para demonstrar o circuito, o 1º aparelho que vi usar isso, foi nos 3 em 1 Sharp Japoneses, depois vi nos National, Tecnichs, Gradiente, Polivox, etc.
Rele-ANTIFAISCAMENTO.JPG




O vídeo mostra o quadro de comando do elevador para cadeirante, onde podemos ver, os contactores com os contatos auxiliares que enumerei como: K1: contato auxiliar fixado em cima do contactor, tem a função travar o contactor 1 na hora de abaixar o elevador, K2: tem a função de travar o contactor 2 quando está subindo, tanto K1 como K2, inibem o acionamento acidental do contactor contrario, vemos ainda o rele térmico de corrente que desarma os cantactores em caso de funcionamento irregular do motor, o disjuntor bipolar, e os conectores de ceramica, quando é circuito de potência costumo usar conectores de cerâmica, pois resistem mais a alta temperatura, do que as barras de Sindal (barra de poliéster), podem notar também que M1/M2 é uma barra maior, e é ela que conecta os fios do motor, são de maior corrente, que as dos controles de fim de curso e do controle de reversão do motor.

Barra de Sindal:
lpt-switch4.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7686
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Edu »

PC64 escreveu:Comentários são bem-vindos. Caso haja interesse podemos fazer um tutorial sobre motores.
Estamos no aguardo do tutorial sobre motores :happy;
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Avatar do usuário
Lauro
Membro Mebista
Mensagens: 6180
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 3:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo-SP

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Lauro »

Muitíssimo bem explicado Paulo :clap1: . Excelente tutorial. Obrigado e abraços!
Lauro.

Avatar do usuário
Marcos
Ativo
Mensagens: 3540
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 2:29 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br
Localização: Brasilia

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Marcos »

Paulo Celso você foi brilhante na objetividade e na escolha de palavras de fácil entendimento. Meus sinceros cumprimentos ao amigo.

Avatar do usuário
Mila
Ativo
Mensagens: 1969
Registrado em: Dom Dez 09, 2012 9:40 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
sexo: Masculino
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG
País: BR

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Mila »

Excelente tutorial Paulo Celso.
Muito bacana. Simples e super didático!
Gostei muito!
parabéns.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por PC64 »

Pessoal,

Eu disse que escreveria um tutorial sobre motores, mas estive pensando e acho que antes eu poderia escrever algo sobre eletricidade, explicando de uma forma simples os principais conceitos:

- CORRENTE
- TENSÃO
- POTÊNCIA


Pretendo abordar também alguns circuítos elétricos simples, encontrados em nossas oficinas e como dimensionar instalações de uma forma simples e segura. Nesse capítulo pretendo escrever um pouco sobre:

- CIRCUITOS ELÉTRICOS
- BITOLA DOS CONDUTORES
- DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO (fusíveis e disjuntores)


Em nossa atividade (amadora ou profissional) muitas vezes nos deparamos com máquinas que precisam ser instaladas, ferramentas elétricas que precisam ser ligadas etc... A ideia é fornecer o conhecimento básico que todos precisam ter para poder trabalhar na oficina com segurança.

Achei que seria mais interessante, pois serviria de base para o tutorial sobre motores.

O que vocês acham?
Aceito sugestões sobre o que abordar.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
chatara
Ativo
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 3:32 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
Data de Nascimento: 26 Abr 1948
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: comerciante
Localidade: São Paulo-Capital
Estado: SP
País: BR

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por chatara »

excelente ideia PC, os princípios básicos são fundamentais para se entender algo mais complicado.
Da forma que vc propõe vai funcionar.
Se precisar de algo tamos aí

abss
Chatara

São paulo-Capital

o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.

Avatar do usuário
Mila
Ativo
Mensagens: 1969
Registrado em: Dom Dez 09, 2012 9:40 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
sexo: Masculino
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG
País: BR

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Mila »

Paulo.
Todo ensinamento é bem vindo.
Aborde também conceitos práticos e teóricos de: Tensão (U), Corrente (i) e resistência (r).
Muitas pessoas confunde principalmente a Tensão com a Corrente elétrica.
Sua idéia de abordar conceitos de eletricidade primeiro é muito boa, porque é o básico para se entender de motores e suas instalações.
Abraços.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Avatar do usuário
jlunge
Ativo
Mensagens: 2805
Registrado em: Sex Nov 23, 2012 1:19 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Júlio Lunge
Data de Nascimento: 05 Fev 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
Localidade: Penha
Estado: SC
País: BR
Localização: Penha/SC
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por jlunge »

Olá PC,

Ia postar uma dúvida aqui no fórum, mas como de costume, pesquisei antes e achei seu tópico.

Comprei um semelhante ao seu , porém não entendo praticamente nada de eletrônica!
Minha ideia tb é ligar o aspirador de pó que esta ligado ao meu coletor. Eu tentei fazer a ligação mas não consegui (não sei se já não fiz besteira e estraguei algo, mas enfim...) :(

Se não for pedir d+, vc poderia explicar como fazer a ligação e configuração? Onde conecto o positivo/negativo da rede e onde conecto os "pinos" do plug do aspirador?!

Agraço
Grande abraço.
Júlio

"Se não der certo da primeira vez, chame de versão 1.0."

Avatar do usuário
Marcos
Ativo
Mensagens: 3540
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 2:29 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br
Localização: Brasilia

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Marcos »

Julio, estou certo que o PC pode ajudar neste assunto, mas enquanto isto, vai aqui uma pergunta. Lá eles vendem UMA unidade ou você teve que comprar mais de um? Quanto tempo demorou para receber?

Avatar do usuário
jlunge
Ativo
Mensagens: 2805
Registrado em: Sex Nov 23, 2012 1:19 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Júlio Lunge
Data de Nascimento: 05 Fev 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
Localidade: Penha
Estado: SC
País: BR
Localização: Penha/SC
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por jlunge »

Olá Marcos... esse eu comprei apenas uma peça.

O link é esse: .

Levou +/- uns 40 dias pra chegar!

O Paulo está preparando um material para nos mostrar. Ele entrou em contato por MP :up: ...

Grande abraço.
Júlio

"Se não der certo da primeira vez, chame de versão 1.0."

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por PC64 »

Julio,

A ligação do relé é simples. Vamos falar um pouco dele:

1 - As partes internas do receptor

Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... f0a735.jpg[/miniatura]

Ao abrir o receptor temos uma placa com o circuito eletrônico. Algumas partes merecem destaque:

1 - Antena do receptor: recebe o sinal enviado pelo transmissor (controle remoto)

2 - Botão de programação: serve para fazer o circuito memorizar um novo controle remoto

3 - Relé: é a peça que é acionada pelo circuito. É o relé que liga e desliga o aparelho que é conectado no circuito

4 - Jumper: serve para selecionar o modo que o circuito vai funcionar. Esse circuito opera em 2 modos
a) TRAVADO: nesse modo o relé liga quando o controle é acionado por um botão e permanece ligado até que o mesmo botão seja pressionado novamente.
b) NÃO-TRAVADO: o relé liga quando o botão do controle remoto é apertado e permanece ligado enquanto o botão estiver pressionado; desliga quando o botão é solto.

5 - Conector de Entrada: é o conector onde é ligada a alimentação (220V)

6 - Conector de Saída: é a saída do relé. Os terminais desse conector são ligados no relé. Quando o circuito é acionado os contatos desse conector são conectados.

7 - LED: luz indicativa que o circuito está sendo programado.

Antes de fazer as ligações devemos posicionar o jumper na posição correspondente ao modo de operação escolhido. O jumper apresenta 3 contatos, denominados T, G e M. Há uma peça que une 2 desses pinos (jumper) que deve ser posicionada da seguinte maneira:

Para o modo TRAVADO: colocar o jump ligando os pinos G - M

Para o modo NÃO-TRAVADO: colocar o jump ligando os pinos G - T


2 - Esquema de Ligação

Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... 671134.jpg[/miniatura]

O esquema de ligação é apresentado na figura acima.

ATENÇÃO:
Tome cuidado na identificação dos conectores de ENTRADA e SAÍDA. Uma ligação errada pode causar curto-circuito !!!


Estou admitindo que o controle será usado para acionar um equipamento, no nosso exemplo a lâmpada, que funciona em 220 V, a mesma voltagem que alimenta o circuito do controle remoto. Caso o controle seja usado para acionar equipamentos que operam em outra voltagem é necessário alterar esse esquema, lembrando que a alimentação do circuito sempre será em 220V.

Note que o fio vermelho, ligado no terminal A, também é ligado diretamente na lâmpada. O fio preto, ligado no terminal B também é ligado no terminal D. Quando o relé é acionado o terminal D é conectado ao terminal C, fechando o circuito que chega à lâmpada.

Antes de ligar o equipamento ao circuíto é necessária a programação do controle remoto. Esse tipo de circuito é capaz de memorizar vários aparelhos, podendo ser acionado por qualquer um deles. Isso é feito pelo botão de programação. Esse botão, quando pressionado coloca o circuito por alguns segundos no estado "LEARN" (aprender). Isso pode ser verificado pelo LED que permanece aceso.

Enquanto o circuito estiver no estado LEARN ele captará o primeiro sinal de um transmissor de controle remoto que for acionado nas suas imediações e memorizará o seu código.

Esses controles funcionam da seguinte maneira:
- todos eles operam na mesma frequência (315 MHz ou 433 MHz);
- os transmissores emitem um código único para cada botão que é pressionado;
- teoricamente não existem controles com o mesmo código, idependentemente do fabricante.
- os receptores são programados para reconhecer determinados códigos e realizar ações de acordo com o código identificado;
- quando um transmissor emite um sinal (código) todos os receptores recebem esse sinal, entretanto só aqueles que estão programados para reconhecer o sinal é que vão responder.

Voltando à programação do receptor, pressionado o botão de programação, enquanto o LED estiver aceso, pressione o botão do controle remoto para que o receptor memorize o código. O LED deverá piscar e apagar, significando que o controle foi memorizado. Se você pressionar o controle remoto novamente deverá escutar um barulhinho (CLICK) feito pelo relé que deve ter sido acionado.

O botão de programação também serve para limpar a memória do receptor, apagando todos os controles que foram memorizados. Para isso pressione o botão de programação por 8 segundos. O LED então deverá piscar diversas vezes e depois se apagará, indicando que a memória foi limpa.

Uma vez programado o receptor, faça um teste no conjunto ligando uma lâmpada para ver se funciona :up:

Eu adquiri alguns controles desses para colocar aqui em casa. Um eu coloquei no meu coletor de pó. Só que eu já fiz uma alteração no circuito (não cheguei a postar por falta de tempo) e ao invés do controle acionar diretamente o motor do coletor eu fiz ele acionar um contator. Essa alteração foi feita porque esses relés não são adequados para o acionamento de cargas indutivas como as de um motor. O faiscamento provocado vai corroendo os contatos do relé e ele acaba queimando. Isso foi discutido e mostrado no tópico.

Espero ter ajudado! Estou à disposição para qualquer outra dúvida
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Marcos
Ativo
Mensagens: 3540
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 2:29 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br
Localização: Brasilia

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Marcos »

Tem como você mostrar o modelo do contator e ele ligado, sem entrar em muitos detalhes caso não esteja com tempo. É que quero fazer parecido.

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por PC64 »

Marcos,

Respondi nesse .
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Marcos
Ativo
Mensagens: 3540
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 2:29 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br
Localização: Brasilia

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Marcos »

OK PC, vou me orientar pelo que você fotografou lá no tópico do coletor de pó . Obrigado pela dica.

Avatar do usuário
jlunge
Ativo
Mensagens: 2805
Registrado em: Sex Nov 23, 2012 1:19 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Júlio Lunge
Data de Nascimento: 05 Fev 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
Localidade: Penha
Estado: SC
País: BR
Localização: Penha/SC
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por jlunge »

Maravilha PC, que aula ... :)

Muito obrigado pela sua atenção e explicação ...

Vou ver se consigo fazer o bichinho funcionar ... depois vejo o esquema do contator!

Grande abraço.
Júlio

"Se não der certo da primeira vez, chame de versão 1.0."

Avatar do usuário
jlunge
Ativo
Mensagens: 2805
Registrado em: Sex Nov 23, 2012 1:19 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Júlio Lunge
Data de Nascimento: 05 Fev 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
Localidade: Penha
Estado: SC
País: BR
Localização: Penha/SC
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por jlunge »

Olá Paulo,

Depois de um tempo consegui fazer os testes da ligação conforme sua aula ...

Bom, a principio tinha pensado que tinha dado certo, porem quando acionei o botão do controle (após programação) a lampada piscou e apagou ... e depois disso nem mais sinal ...

Quando aperto o botão do controle ele da o click no rele e tudo ... mas a lampada não acende!! Será que queimou alguma coisa na plaquinha?

Testei a lampada e esta funcionando normal...

Abraço.
Júlio

"Se não der certo da primeira vez, chame de versão 1.0."

Avatar do usuário
Parachen
Ativo
Mensagens: 207
Registrado em: Qui Nov 15, 2012 6:55 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Celso
Data de Nascimento: 25 Mai 1963
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria e Serralheria
Profissão ou ocupação: Eletricitário
Localidade: Jaraguá do Sul
Estado: SC
País: Br
Localização: Jaraguá do Sul - SC.

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Parachen »

Caro PC

Este tópico :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: me chamou muuuuuuuuuuuuuuuuuuita a atenção que já fiz a compra dos controles.
Estou aguardando a entrega.

Grato por compartilhar e, com uma primazia nos detalhes.

Parachen
“A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.” (Aristóteles)

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por PC64 »

Julio,

Nāo sei o que aconteceu. Será que você está usando os contatos certos, pois se o relé está fazendo barulho, teoricamente o circuito está funcionando. Pode ser que o relé esteja com problemas ou você nāo esteja usando o par de contatos correto.

Tente mudar a ligaçāo do lado da saída, usando outro par de contatos. Se você usou os extremos, tente usar o do meio com os da ponta. Nāo tem perigo. O máximo que pode acontecer é acender a lâmpada!

Celso,

Se tiver algum problema é só falar. Onde você pretende usar?
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
jlunge
Ativo
Mensagens: 2805
Registrado em: Sex Nov 23, 2012 1:19 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Júlio Lunge
Data de Nascimento: 05 Fev 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
Localidade: Penha
Estado: SC
País: BR
Localização: Penha/SC
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por jlunge »

Deu certo Paulo :happy; :happy;

Na verdade o cara quando não tem as manhas da nisso ... que se meter :loll: :loll:

Estava meio solto uma das conexões ... apertei com a chave de teste para ver e ligou :loll: :loll: ai so apertei a conexão e bingo!!

Como diz minha esposa: "Seu pouco pratica" :loll: :loll:

Agora é so partir para ligação no aspirador ...

Grande abraço e mais uma vez muito obrigado!
Júlio

"Se não der certo da primeira vez, chame de versão 1.0."

Avatar do usuário
marcosleitao
Ativo
Mensagens: 957
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:59 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niteroi/Rio de Janeiro
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por marcosleitao »

Não deu para ler o tópico todo, me desculpem se a minha pergunta já tiver sido feita e respondida...

Mas,

Este interruptor é igual ao de portão de garagem automática?
Pode ser utilizado o de portão para ligar o Ciclone?
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

Avatar do usuário
jlunge
Ativo
Mensagens: 2805
Registrado em: Sex Nov 23, 2012 1:19 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Júlio Lunge
Data de Nascimento: 05 Fev 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
Localidade: Penha
Estado: SC
País: BR
Localização: Penha/SC
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por jlunge »

Olá Marcos ... acho que o PC poderá dizer com mais certeza ...

Mas acredito que o controle pode ser usado o mesmo, basta vc programar a plaquinha para receber a codificação do seu controle! (PC, me corrija se estiver errado!)

Não sei se é essa a sua dúvida Marcos ... mas ... :D

Grande abraço.
Júlio

"Se não der certo da primeira vez, chame de versão 1.0."

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por PC64 »

jlunge escreveu:....
Estava meio solto uma das conexões ... apertei com a chave de teste para ver e ligou :loll: :loll: ai so apertei a conexão e bingo!!

Como diz minha esposa: "Seu pouco pratica" :loll: :loll:

Agora é so partir para ligação no aspirador ...
Julio,

Essas coisas vivem acontecendo comigo, pricipalmente nas ligações provisórias para teste....
Quando tudo está teoricamente certo, verifique as ligaçōes!

Quanto a controlar motores o ideal seria um contator, como eu acabei colocando no meu coletor de pó. Motores apresentam cargas indutivas que provocam faiscamento nos relés comuns que nāo foram projetados para isso. Esse faiscamento acaba por corroer os contatos do relé, dificultando dificulta a passagem da corrente o que provoca aquecimento e queima do relé.

No meu coletor eu coloquei o controle remoto para acionar o contator e o contator é quem aciona o motor. Portanto no relé do controle remoto nāo passa corrente indutiva. Veja nesse
marcosleitao escreveu:....
Este interruptor é igual ao de portão de garagem automática?
Pode ser utilizado o de portão para ligar o Ciclone?
Marcão,

É sim. Quer dizer, mais ou menos. O controlador de portão de garagem tem um circuito mais complexo, com outras funções como inversão do motor, temporizador para fechamento automático, entrada para sensor fotoelétrico que impede o fechamento do portão quando há alguma coisa bloqueando o portão e outras funções, dependendo da central.

Esse interruptor só tem a função de abrir e fechar um relé quando o controle remoto é pressionado. Eu comprei exatamente para controlar o meu coletor de pó, pois era um saco ter que ir até ele para acioná-lo. No link acima há um passo a passo da instalação.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
jlunge
Ativo
Mensagens: 2805
Registrado em: Sex Nov 23, 2012 1:19 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Júlio Lunge
Data de Nascimento: 05 Fev 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
Localidade: Penha
Estado: SC
País: BR
Localização: Penha/SC
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por jlunge »

Bahh Paulo, mas ai acho que é muito pra minha cabeça .. hehehehe

Vc diz que com o tempo ele pode danificar o rele é isso?! Mas para teste eu poderia fazer essa ligação?
Vou ver seu post ... obrigado! ;)

Abraço.
Júlio

"Se não der certo da primeira vez, chame de versão 1.0."

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por PC64 »

jlunge escreveu:Bahh Paulo, mas ai acho que é muito pra minha cabeça .. hehehehe

Vc diz que com o tempo ele pode danificar o rele é isso?! Mas para teste eu poderia fazer essa ligação?
Vou ver seu post ... obrigado! ;)

Abraço.
Júlio,

Primeiro você tem que ver se a corrente que o motor "puxa" é compatível com a corrente máxima para a qual o relé foi projetado. Esse relé é para no máximo 10 A. Na partida, momento em que o contato está se fechando, o motor consome mais (daí a necessidade de capacitores de partida para o motor).

Qual a potência do motor?
Você está ligando em 110 V ou 220 V? (220 é melhor, pois trabalha-se com correntes mais baixas)
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
jlunge
Ativo
Mensagens: 2805
Registrado em: Sex Nov 23, 2012 1:19 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Júlio Lunge
Data de Nascimento: 05 Fev 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
Localidade: Penha
Estado: SC
País: BR
Localização: Penha/SC
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por jlunge »

Isso Paulo, 220v.

É um Electrolux de 1400w.
Júlio

"Se não der certo da primeira vez, chame de versão 1.0."

Avatar do usuário
marcosleitao
Ativo
Mensagens: 957
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:59 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niteroi/Rio de Janeiro
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por marcosleitao »

Valeu Paulo.

Em se tratando de coletor de pó, toda informação é pertinente.

Valeu!
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por PC64 »

Julio,

Se considerarmos um fator de potência de 0,9 chegamos a uma corrente de 7,1 A. Levando em conta que na partida essa corrente é bem maior, embora que por pouco tempo, eu acho que está um pouco justo!
Um contator custa R$30. Eu coloquei.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
jlunge
Ativo
Mensagens: 2805
Registrado em: Sex Nov 23, 2012 1:19 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Júlio Lunge
Data de Nascimento: 05 Fev 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
Localidade: Penha
Estado: SC
País: BR
Localização: Penha/SC
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por jlunge »

Olá Paulo,

Qual modelo vc comprou? Pesquisei na internet e não achei por menos de 50 e poucos reais ... :)

Obrigado sua atenção ;)

Abraço.
Júlio

"Se não der certo da primeira vez, chame de versão 1.0."

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por PC64 »

Para quem quiser saber um pouco mais sobre Relés e Contatores, veja esse .

Trata-se de uma matéria muito interessante contando a evoluçāo dos relés desde o século XIX. É um artigo um pouco longo, mas vale a pena dar uma lida.

Júlio,
O meu conator foi comprado pelo meu irmāo quando ele me ligou de uma casa de material elétrico para esclarecer uma dúvida. Aí eu pedi que ele me comprasse o contator mais barato que tivesse na loja que desse para ligar um motor de 2 CV. Ele me ligou de volta e disse que havia encontrado um de R$30. É o modelo MC. 1A310A da General Electric.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
jlunge
Ativo
Mensagens: 2805
Registrado em: Sex Nov 23, 2012 1:19 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Júlio Lunge
Data de Nascimento: 05 Fev 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
Localidade: Penha
Estado: SC
País: BR
Localização: Penha/SC
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por jlunge »

Legal Paulo, obrigado pela ajuda ...

Bem interessante o link que vc postou ... pelo visto é bem completo (não cheguei a ler ele todo ainda) ... :up:

Vou ver se encontro ele por aqui ... ;)

Grande abraço.
Júlio

"Se não der certo da primeira vez, chame de versão 1.0."

guguinet
iniciado
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Jul 05, 2016 6:19 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos
Data de Nascimento: 02 Mar 1976
sexo: Masculino
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Engº civil
Localidade: Curitiba
Estado: PR
País: BR

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por guguinet »

Pessoal, sei que este tópico já tá antigo, mas estou precisando de ajuda com relação à instalação de chave de partida de motor com acionamento por controle remoto.
Peguei a receita de "bolo" pela internet, utilizando uma chave completa (contator + relé) da siemens e uma receptora universal para alarmes que funciona com alimentação direta 110/220V. A princípio tinha instalado somente com um contator e funcionou tudo perfeitamente. Mas vi um outro tutorial de um cara que usava a chave + o controle e podia ligar e desligar o coletor de pó, tanto por um como por outro.
Pois bem, peguei a tal da chave e segui o passo a passo. Mas não funcionou como eu esperava. Ou funciona com o controle ou somente pelas botoeiras.
Sendo assim, fiz este vídeo abaixo demonstrando como estão feitas as conexões e como está funcionando.




Agradeço se alguém puder me informar o porque de não estar funcionando das duas maneiras.

Abraços

Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7686
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Edu »

Carlos assisti seu vídeo 3 vezes e vamos tentar elucidar o caso.

O relé que você cita não tem a função de chaveamento, ele serve como proteção térmica para desligar o selo formado pelo contatos auxiliares do contator, aquela seletor azul que você roda é o controle de nível de corrente em que o relé aciona a proteção.

O controle remoto deve ter a função "On" um clique liga e permanece acionado, outro clique ele desarma.

Este esquema que posto logo abaixo, pode operar junto com botoeiras, mas quando o circuito está acionado pelo remoto, só ele (remoto) ou o relé térmico desliga o circuito.

Para tornar o circuito mais versátil você deveria colocar mais um contator com seus contatos auxiliares acoplados, assim o remoto acionaria ou desligaria o circuito trabalhando independente das botoeiras.

Veja este vídeo do quadro para elevador para cadeirantes que fiz, está em funcionamento a 3 anos.

Segue tópico



Neste outro tópico usei um controle remoto para meu Ciclone, mas por economia usei relés no lugar dos contatores.


Segue o circuito que fiz para a aplicação que você deseja.

No caso de trabalhar com rede monofásica não liga nada no L1, use apenas L2 e L3.
743a2a02.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Avatar do usuário
Giulliano
Ativo
Mensagens: 4605
Registrado em: Sex Set 11, 2015 7:27 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ
País: BR
Localização: Volta Redonda RJ

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Giulliano »

Edú, já que o tópico foi "trago à vida", minha dúvida é:

Tenho hoje um motor de 1,5CV e o aciono através da receptora AC-100 da JFL, que aciona a bobina da contactora WEG, Trifásica e de 18A.

Há necessidade de ter um relé?

Devo trocar esse motor por um de 3CV, que dará 10A (3CV = 2,2 KW, me corrija se necessário).

É para coleta de pó/serragem e não ficará muito tempo ligado.

Abraço.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7686
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Edu »

Giulliano escreveu:...
Há necessidade de ter um relé?
...
Relé térmico :?:

Sim :up:

Conforme disse o relé térmico protege o motor de sobrecarga, peças metálicas soltas no mecanismo podem travar o motor, tais como: parafusos, porcas, arruelas, objetos de metal soltos podem travar o mecanismo acionado pelo motor; Como os disjuntores são dimensionados para aguentarem a partida do motor, eles podem não desarmar em caso de aumento da corrente de trabalho, por isso o relé térmico está aí para proteger seu motor e até um inversor se houver.

Giulliano escreveu:...

Devo trocar esse motor por um de 3CV, que dará 10A (3CV = 2,2 KW, me corrija se necessário).

...
A diferença de preços entre um contator de 10A, 15A e um de 25A não é grande, por isso eu colocaria um de 25A, prefiro pecar por excesso do que pela falta.

Essa corrente a mais no contator só trás benefícios como: menor temperatura de trabalho, menor esforço dos contatos internos, e portanto, maior vida útil do mesmo.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Avatar do usuário
Giulliano
Ativo
Mensagens: 4605
Registrado em: Sex Set 11, 2015 7:27 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ
País: BR
Localização: Volta Redonda RJ

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Giulliano »

Valeu Edu :up:
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por PC64 »

Edu,

Nāo entendi o funcionamento do circuito que você postou. Acho que ele funcionará só para ligar. O desligamento deverá ser feito pela botoeira.

Vejamos:

Ao acionar o controle remoto a bobina do contator (C1) recebe enrgia (L2) a partir do relé NA da placa do controle remoto. Entretanto os terminais 13 e 14 de C1 funcionam como selo, alimentando a bobina de C1 independentemente do controle remoto. Nāo há como interromper o selo a menos que se desarme o contator através do botāo B1 da botoeira.

Pelo que pude observar no filme a placa do controle remoto possui alguns jumpers. Esses jumpers devem ser para configurar o funcionamento do relé. Ele pode ser configurado para funcionar no modo intermitente (o relé permanece acionado apenas enquanto o botāo do controle remoto estiver sendo pressionado) ou em modo contínuo (o estado do relé muda cada vez que o botāo é pressionado).

Se o controle for configurado para operar no modo contínuo, o relé do controle pode funcionar como selo do contator. Aí basta desligar os terminais 13 e 14 do contator que o sistema poderá ser ligado e desligado pelo controle. O problema é que a botoeira só funcionará para desligar. O botāo LIGA funcionará apenas enquanto estiver pressionado, pois retiramis o selo que mantém a alimentaçāo quando o botāo for solto.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7686
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Edu »

PC64 escreveu:Nāo entendi o funcionamento do circuito que você postou. Acho que ele funcionará só para ligar. O desligamento deverá ser feito pela botoeira.
As vezes querendo ajudar a gente complica, o circuito que postei está explicado na minha msg, com um contato auxiliar apenas o funcionamento fica debilitado (no caso do meu circuito).

Mas... antes de dar uma solução, devemos perguntar ao Carlos, cadê a botoeiras, pois no vídeo ele apenas aperta os pinos de teste do contator, e ele está confundindo a função do relé térmico, qual a marca e modelo do Controle Remoto, cadê os contatos auxiliares, no meu ciclone eu programei meu controle remoto da Intelbras para 1 clique ativa e trava, novo clique desativa.

Eu postei o vídeo do quadro como exemplo, eu usei neste quadro 2 contator e 2 contatos auxiliares que tem as funções de selo e transferência de função, ou seja tem 2 chaves de fim de curso e o botão do painel tem 3 posições sem trava, um toque para cima o elevador sobe, no momento que o elevador está subindo, este botão fica sem atuação, passando a função para a chave de fim de curso, é ela quem desativa o contator.

Elevador parado em cima, um toque para cima no botão, "nada acontece", um toque para baixo aciona o 2º contator, elevador começa a descer.

O elevador só Para quando chega no fim de curso ou, quando algo fica no caminho e força o motor, este aumenta o consumo de corrente e o relé térmico, sente a corrente e desliga o selo, ou ainda quando se aciona a chave STOP ou a chave de emergência.

Obs: quando o elevador foi desligado pela chave Stop, e parou no meio do caminho a chave de comando de 3 posições, tanto pode acionar para descer como para subir o elevador.

Segue um novo circuito com o que o Carlos tem, acho? já que não sabemos quais os componentes que ele tem:

Vixi! novo chutômetro :loll:
743a2a022.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Avatar do usuário
Giulliano
Ativo
Mensagens: 4605
Registrado em: Sex Set 11, 2015 7:27 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ
País: BR
Localização: Volta Redonda RJ

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por Giulliano »

Não vou abrir outro tópico, pois o assunto é relé, contatora e controle remoto.

Para quem viu meu vídeo sobre a construção de meu coletor/separador de pó, eu tenho uma dupla que funciona muito bem hoje, Receptora AC-100 da JFL e Contator 018a 1na 220v Cwm18-10 Weg, mas vou trocar o motor atual de 1,5 CV para um de 3CV e como não revisei (e não posso fazer isso nesse momento), decidir colocar um Relé.

Como dimensionar este relé?

Pelo $$,$$ :doh: encontrei

Será que me atenderá?

Obrigado.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

Avatar do usuário
chwdy
Moderador Master
Mensagens: 1195
Registrado em: Ter Nov 27, 2012 10:19 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Claudia
Data de Nascimento: 03 Jul 1959
sexo: Feminino
Hobby: restauração
Profissão ou ocupação: Médica Veterinária
Localidade: Ribeirão Pires
Estado: SP
País: br
Localização: Ribeirão Pires

Re: Relés e Contatores - Controlando suas máquinas remotamen

Mensagem por chwdy »

excelente tutorial, acompanhando a discussão
abraços

Claudia

Responder

Voltar para “Eletrônica, Eletricidade, Áudio, Vídeo, Fotografia, Informática, CNC, e Assuntos Relacionados..”