máquina não liga

Projetos e reparos Eletrônicos ligados a Madeira ou Não!
Esquemas, caixas de som, racks, etc.
Projetos ligados a fotografia, vídeos e filmagem.
Modelismo - Plastimodelismo - Aeromodelismo - Ferromodelismo - Miniaturas

Responder
Avatar do usuário
Yudi
Ativo
Mensagens: 284
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 1:41 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Romualdo
Data de Nascimento: 02 Dez 1965
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Farmacêutico
Localidade: Londrina
Estado: Pr
País: Br
Localização: Londrina-Pr

máquina não liga

Mensagem por Yudi »

tenho uma máquina de fazer pão que está dando uns problemas, ele as vezes não liga, parece ser um problema eletrônico, um dia tentei ligar, mas não acendia nada, dai numa tomada ao lado tem uma geladeira que começou a funcionar, acho que com o ruído do start da geladeira a máquina de pão voltou a funcionar, assim sempre que a máquina não liga, tenho que fazer a geladeira ligar.

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
RobertoPV
Ativo
Mensagens: 713
Registrado em: Qua Jun 12, 2013 11:02 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Roberto Vieira
Data de Nascimento: 22 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Func. Público
Localidade: Viamão - RS
Estado: RS
País: BR
Localização: Viamão - RS

Re: máquina não liga

Mensagem por RobertoPV »

Deve ser mal-contato, pois com a vibração da geladeira ela funciona.
Verifique o cabo de força para ver se há fio quebrado, geralmente perto da flexa ou próximo da máquina.

Avatar do usuário
Yudi
Ativo
Mensagens: 284
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 1:41 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Romualdo
Data de Nascimento: 02 Dez 1965
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Farmacêutico
Localidade: Londrina
Estado: Pr
País: Br
Localização: Londrina-Pr

Re: máquina não liga

Mensagem por Yudi »

não é mau contato, já verifiquei e não é problema elétrico, é problema eletrônico, deve ser em algum capacitor.

Avatar do usuário
RobertoPV
Ativo
Mensagens: 713
Registrado em: Qua Jun 12, 2013 11:02 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Roberto Vieira
Data de Nascimento: 22 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Func. Público
Localidade: Viamão - RS
Estado: RS
País: BR
Localização: Viamão - RS

Re: máquina não liga

Mensagem por RobertoPV »

Uma outra dica é verificar a placa dos componentes, veja o lado da solda, e toque nos componentes soldados, se algum estiver com "solda fria" ele irá balançar.

Na época que eu consertava eletrônicos, 90 % dos problemas de intermitência eram provocados por componentes mal soldados.

1imperio
Ativo
Mensagens: 40
Registrado em: Sáb Nov 22, 2014 5:23 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Jose Luiz
Data de Nascimento: 27 Abr 1988
sexo: Masculino
Hobby: Eletronica
Profissão ou ocupação: Estudante
Localidade: Curitiba
Estado: PR
País: BR

Re: máquina não liga

Mensagem por 1imperio »

primeiro ve se nao e mal contato na tomada,outra verifica com multimetro a tensao de entrada da rede da tomada se passa a tensao desejada testa ela sem a geladeira ligada e depois testa ela ligada se tiver muita diferença e ali o defeito ,outra a maquina de fazer pao e uma maquina q precisa de revisao de tempo em tempo pois pode ter componentes enferrujados ,fios de tensao soltos pela vibracao q ela faz,eu fico imaginando quando era pequeno meu pai quando utilizava o chuveiro tava uma queda de energia, na casa da minha vo tava um pico de energia descobri anos mais tarde q um aterramento e fundamental pra intalaçao das casa

Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7686
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: máquina não liga

Mensagem por Edu »

Está postagem é antiga :doh:

Mas já que foi reaberta, vamos a teoria /think
Yudi escreveu:não é mau contato, já verifiquei e não é problema elétrico, é problema eletrônico, deve ser em algum capacitor.
Vou tentar explicar o funcionamento de uma fonte chaveada :up:

Existem vários tipos de circuitos desde as mais sofisticadas com microprocessador, até as mais simples, e é dessas que vou falar, já que nestes produtos domésticos, as empresas não costumam usar fontes micro-processadas.

Segue um esquema nº 1
AH-276.jpg
Neste circuito o elemento de disparo para a fonte vem dá própria rede, as vezes é um diodo e capacitor e pode ter um resistor associado, ao ligarmos o cabo na rede elétrica, a tensão passa pelo fusível e pelo fusistor, indo para os retificadores, neste ponto é extraído um sinal de disparo, que aciona o oscilador, que podemos chamar de auto-oscilante depois de iniciado o ciclo de oscilação, este se mantém assim até o aparelho ser retirado da tomada de energia.

A fonte estando oscilando ela gera energia para o aparelho funcionar.

Mas ao ligarmos na tomada, nada acontece :doh:

Bom existe uma alteração dos componentes de disparo (diodo, capacitor e resistor se houver).

Aqui usamos a frequência da rede onde extraímos 1 pulso dos 60 pulsos que é a frequência da rede elétrica no Brasil.

Se os componentes citados estiverem alterados, o nível deste pulso fica baixo não dando a partida no oscilador, com o ruído gerado pela geladeira ou outro motor qualquer, o nível de ruído fica alto sendo convertido em tensão dando partida na fonte chaveada.
Vamos analisar o circuito 2:
art0711_04.jpg
Neste circuito o disparo não vem do primário como no circuito anterior, o disparo é produzido no secundário, e ele tem uma função a mais, serve de realimentação, onde se obtém uma eficiência no conjunto, pois o circuito de potência só vai deixar passar a corrente necessária instantânea, ou seja o aparelho se torna mais econômico.

O bloco de controle usa um circuito PWM que precisa de uma partida para entrar em funcionamento, nesta fonte existe duas variantes, uma que o próprio PWM ao ser energizado entra em oscilação, não necessitando da partida, por ser um circuito mais elaborado, geraria um custo mais alto no produto, sendo pouco usado em produtos domésticos.

A outra variação precisa da partida, e ela ocorre no momento em que a tensão entra pelo bloco de alimentação, a energia começa a carregar os capacitores, gerando uma tensão no secundário, e esta tensão dá a partida no PWM, que estabiliza a tensão e a corrente.

Neste circuito pode existir várias causas, mas a principal seria o capacitor do primário, porque ele não se carrega completamente, e não dando o pulso necessário no secundário onde a fonte dará a partida.

Aqui novamente o alto ruído de um motor de indução, faz com este pico de tensão ultrapasse o primário dando a partida.

Bom alguns podem dizer: mas se no circuito 1 o capacitor ficar fraco a fonte não entra em funcionamento ?

Ela pode funcionar sim, gerando uma tensão mais baixa para o circuito do aparelho, como se trata de uma máquina para fazer pães, a parte principal é a resistência que deve ser na tensão da rede, e é acionado por um relé, sendo a fonte chaveada usada só para alimentar o circuito de controle de temporização e algum motor DC se houver.

No circuito 2 se o capacitor do primário ficar fraco, a fonte conseguir oscilar o circuito de realimentação indica que o nível de tensão na saída está baixo e o FET de potencia do primário (chave) vai tentar compensar a saída com uma corrente mais alta.

Em qualquer dos casos os circuito trabalhando forçados diminui a vida útil do aparelho.

Romualdo acho que você já deve ter resolvido seu problema, mas nestes casos, o mais correto é levar na assistência técnica e pedir um orçamento :up:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7686
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: máquina não liga

Mensagem por Edu »

Yudi escreveu:tenho uma máquina de fazer pão que está dando uns problemas, ele as vezes não liga, parece ser um problema eletrônico, um dia tentei ligar, mas não acendia nada, dai numa tomada ao lado tem uma geladeira que começou a funcionar, acho que com o ruído do start da geladeira a máquina de pão voltou a funcionar, assim sempre que a máquina não liga, tenho que fazer a geladeira ligar.
Romualdo qual foi a causa do defeito :?:
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Avatar do usuário
MPFerreira
Ativo
Mensagens: 685
Registrado em: Ter Jan 13, 2015 10:50 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Mauricio
Data de Nascimento: 06 Ago 1937
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Contador
Localidade: Araguaina
Estado: TO
País: BR

Re: máquina não liga

Mensagem por MPFerreira »

Tenho um ventilador que só funciona quando ligo determinada lâmpada, mas tá bom assim: quando saio da espelunca basta desligar a lâmpada e pronto - tudo desliga.
No meu caso é ligação elétrica mal concluída, já me disseram isso. Quanto ao problema do Yudi deve ser o mesmo, mande um eletricista fazer uma vistoria nas ligações, afinal eletricidade é coisa séria, um dia arrumarei a minha.

Responder

Voltar para “Eletrônica, Eletricidade, Áudio, Vídeo, Fotografia, Informática, CNC, e Assuntos Relacionados..”