Retorno a Antigo Hobby, de Volta ao Passado.

Projetos e reparos Eletrônicos ligados a Madeira ou Não!
Esquemas, caixas de som, racks, etc.
Projetos ligados a fotografia, vídeos e filmagem.
Modelismo - Plastimodelismo - Aeromodelismo - Ferromodelismo - Miniaturas

Responder
Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7685
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Retorno a Antigo Hobby, de Volta ao Passado.

Mensagem por Edu »

Um dos meus antigos Hobbys era DXista, Rádio escuta, ou Ouvinte de Ondas Curtas, cada um usa um nome para designar este hobby, e tenho vários rádios, mas meus 3 principais é um Sony modelo ICF-SW11, 12 faixas, um Degen DE1103, FM, SW, MW, LW, SSB, Digital, usa um processador DSP, ganhei daquele amigo que faleceu o ano passado (foi um irmão espiritual que perdi), tenho também um transceptor UV-5RA, além de usar no computador um STR 820T2, este pega radares, aviação, etc.

Eu estava a muito tempo afastado deste hobby, mas nesta pandemia, está sobrando tempo, então gosto de ouvir rádios de outros países, assim treino minha audição para outras línguas, meu horário predileto é após a meia noite.

O Degen 1103 usa 4 pilhas AA recarregáveis, o próprio rádio carrega as pilhas quando liga a fonte que o acompanha; O Sony por ser mais leve, menos sofisticado, e com ótima sensibilidade, é o que mais gosto de usar, mas ele usa 2 pilhas alcalinas, não adianta colocar pilhas comuns que acabam rápido, e visando fazer um upgrade nele, coloquei um pilha UltraFire 18650 de 3,7V por 4800mAH, claro que coloquei um diodo para dar uma queda de tensão de +/- 0,6V, depois da modificação feita, medi e deu 3,2V, voltagem suportável pelo rádio Sony, pois pilhas novas costumam ter até 1,65V, o que daria algo em torno de 3,3V, que depois de algumas horas de uso está voltagem caí.

Tenho ainda várias dessas pilhas 18650 vindas pelo AliExpress, assim como PCIs TP4056 com proteção de baterias, também vindas do mesmo fornecedor, eu usava estas baterias para recuperar parafusadeiras com baterias antigas de 1,2V.

Também coloquei um Led de alta luminosidade de 3mm para ver a noite o dial do rádio e saber qual a frequência estou sintonizando, a necessidade do Led vem porque para ouvir ondas curtas temos de desligar todas as luzes da casa, pois as novas lâmpadas trabalham com circuitos eletrônicos gerando muitas interferências nas faixas do rádio, coisa que na época das lâmpadas incandescente não acontecia..

Coloquei uma micro chave para ligar ou desligar o Led, economizando a carga da bateria.

Usei um MDF de 3mm, para fazer a proteção da PCI, está tem 2 Leds, um vermelho indicando carga e um azul indicando bateria cheia.

Vamos as fotos.
Clique nas imagens para ampliar.
001.jpeg

002.jpeg

003.jpeg

004.jpeg

005.jpeg

006.jpeg

007.jpeg

008.jpeg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
amaschio
Moderador Master
Mensagens: 760
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 10:53 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Agostinho
Data de Nascimento: 20 Set 1965
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro Eletricista
Localidade: Campinas
Estado: SP
País: Br

Re: Retorno a Antigo Hobby, de Volta ao Passado.

Mensagem por amaschio »

Na minha adolescência este era um hobby comum. Tive vários amigos que faziam escuta. Muitos eram radiomadores também, passavam mais tempo no rádio amador, mas as escutas eram sempre comentadas, e quando "raras", comemoradas :-)

As memórias desta época são meio misturadas, mas se não me engano o "xodó" de todos eles era o Philco Transglobe 9 faixas, cuja imagem segue no anexo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Meta: Serrar, com serrote, em linha reta

Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7685
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: Retorno a Antigo Hobby, de Volta ao Passado.

Mensagem por Edu »

Agostinho minha mãe tinha um deste, antes ela tinha um GE USA, ela adorava ouvir a rádio aparecida, acho que herdei dela este gosto.

Mas a uns 7 anos um técnico conhecido da cidade de Potirendaba, me deu um deste que ele ia jogar fora, pois não tem a tampa traseira, e claro a tampa dá para fazer, ele está no sótão esperando minha boa vontade, mas amanhã vou pegar ele e postar uma foto aqui, e claro fazer a tampa traseira, mas acho que as pilhas ficavam na tampa traseira, mas nada que umas baterias 18650 não possam resolver :doh:
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Responder

Voltar para “Eletrônica, Eletricidade, Áudio, Vídeo, Fotografia, Informática, CNC, e Assuntos Relacionados..”