Desbloqueio de Multimídia Automotivo

Projetos e reparos Eletrônicos ligados a Madeira ou Não!
Esquemas, caixas de som, racks, etc.
Projetos ligados a fotografia, vídeos e filmagem.
Modelismo - Plastimodelismo - Aeromodelismo - Ferromodelismo - Miniaturas

Responder
Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Desbloqueio de Multimídia Automotivo

Mensagem por PC64 »

Pessoal,

Como todos sabem assistir DVD enquanto dirige é PROIBIDO. Os aparelhos automotivos têm um dispositivo que bloqueia a imagem do DVD quando o carro está em movimento, deixando apenas o áudio. A imagem só é disponibilizada nas telas instaladas para os passageiros do banco de trás.

As lojas especializadas fazem o serviço de desbloqueio da tela do DVD, cobrando uma pequena fortuna. Também há a venda no ML diversos aparelhos que quando instalados fazem o desbloqueio da tela.

O aparelho do meu carro tem apenas 3 botões: liga/desliga, vol+ e vol-. Todo os demais controles são acionados pela tela touch. Quando o carro está em movimento e a tela é bloqueada não se consegue fazer nada! Nem ejetar o DVD para colocar um CD é possível. Se você estiver viajando precisará parar o carro no acostamento. É por essas e por outras que as pessoas recorrem ao desbloqueio do aparelho. E veja bem: comandar o aparelho não é uma coisa que precisa ser feita exclusivamente pelo motorista. O bloqueio da tela impede até que o passageiro opere o aparelho.

O funcionamento do bloqueio de tela é simples: o DVD reconhece quando o carro está em movimento por causa do sistema que acende a luz no painel quando o freio de mão é puxado. Então, se o freio de mão estiver solto o DVD assume que o carro está em movimento e então a tela é bloqueada. A estratégia para "enganar" o DVD é "sabotar" o sinal que o carro envia quando o freio de mão é acionado.

Quando o puxamos o freio de mão um fio aterrado (energizado com o negativo da bateria) é enviado ao painel (ou ao módulo de controle), fazendo com que a luz do freio de mão acenda. Os DVDs automotivos possuem um fio que deve ser ligado à esse fio do freio de mão para identificar esse sinal e bloquear a tela.

Aí você pensa: então é só aterrar esse fio do DVD (ligar no negativo direto) que ele sempre vai pensar que o carro está parado!!! Isso funciona em alguns modelos, mas há alguns aparelhos que são mais "inteligentes" e percebem que o fio está aterrado direto e efetua o bloqueio mesmo assim, sendo necessário ressetar o aparelho para que a tela volte ao normal.

Para resolver esse problema há alguns aparelhos de desbloqueio que são instalados nas lojas especializadas e/ou vendidos no ML por cerca de R$ 180!

Vou mostrar uma solução para resolver esse problema gastando R$ 2.

ATENÇÃO: A decisão de fazer esse aparelho é por sua conta e risco. Verifique antes se esse método de desbloqueio é compatível com o seu aparelho (o meu é um Clarion VX401)

A ideia é fazer o aterramento usando um relé que é acionado somente quando o aparelho é ligado. Dese modo, quando o aparelho está desligado o aterramento é cortado "enganando" o "circuito inteligente".

Eu fiz o aparelho usando um micro-relé de 12V comprado na Santa Ifigênia por R$ 2! O resto do material foi alguns pedaços de fio retirados de uma fonte de computador queimada, cola quente, solda, fita isolante, espaguete termo-retrátil e fita de espuma, material que eu tinha na oficina.

Segue o passo a passo.

1 - Material Básico: Relé e fio
O relé pode ser de 4 ou 5 pinos. Foi usado um daqueles relés que são feitos para serem soldados em placa de circuito impresso. Optei por esse modelo por ser pequeno, consumir pouco e não esquentar (a corrente que vai passar por ele é muito pequena e não será problema).
Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... ityvc.jpeg[/miniatura]

2 - Relé visto de perto
A foto não ficou muito boa (quando percebi já era tarde). O relé usado foi o de 5 contatos, mas se for o de 4 não há problema. O funcionamento do relé é o seguinte: o terminal C (comum) é normalmente ligado ao terminal NF (normalmente fechado). Quando é aplicada uma tensão de 12V entre os contatos A1 e A2 a bobina é energizada e o relé muda de estado, ou seja, o terminal C deixa de ser conectado ao terminal NF e é ligado ao terminal NA (normalmente aberto). No relé de 4 terminais não existe o terminal NF.
Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... jvtry.jpeg[/miniatura]

A ligação será a seguinte: nos terminais A1 e A2 será ligada a energia para acionar o relé quando o rádio for ligado. Para isso temos que ligar 12V nesses terminais quando o rádio for ligado. Um dos terminais (eu liguei no A2) é ligado o negativo, É muito fácil achar no interior do veículo (na pior das hipóteses é só ligar a algum parafuso que se prenda a alguma parte metálica da carroceria). O outro terminal, o A1, deve ser ligado a um positivo que se energize quando o aparelho é ligado. Os aparelhos de som costumam ter um fio que é energizado positivamente quando o rádio é ligado, usado para ligar amplificadores externos ou acionar antenas. Usaremos esse fio no terminal A1. Se você for utilizar o fio de comando da antena elétrica, verifique se esse fio continua energizado quando o aparelho muda para a função DVD. No meu caso o fio de controle da antena é cortado quando a função do aparelho é mudada de Tuner para CD/DVD.

Até aqui ligamos o controle do relé. Quando o aparelho for ligado o relé é comutado, ligando C com NA. Agora basta ligar o fio do rádio que seria ligado ao fio do freio de mão no relé e aterrar ele. Isso é feito ligando-se A2 com NA e conectando o fio do aparelho em C.

3 - Preparando o aterramento
Como os terminais A2 e NA serão ligados ao negativo foi feito um jump entre eles para simplificar a fiação.
Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... czd3v.jpeg[/miniatura]

4 - Soldando os fios nos terminais
Para facilitar a identificação dos terminais foram usados fios de cores diferentes: fio vermelho no terminal A1, já que esse deverá ser ligado a um POSITIVO, um fio preto no terminal A2, já que ele deverá ser ligado a um NEGATIVO e um fio verde no terminal C.
Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... mph7r.jpeg[/miniatura]

5 - Dando acabamento
Depois de soldados os fios nos terminais, foi dado acabamento com espaguete termo-retrátil (facilmente encontrado nas lojas da Santa Ifigênia).
Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... srlk8.jpeg[/miniatura]

Para fazer um isolamento perfeito, o relé foi envolvido com fita isolante deixando 0,5 cm da fita para fora do relé...
Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... i0upl.jpeg[/miniatura]

... e o buraco foi preenchido com cola quente:
Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... icmx7.jpeg[/miniatura]

O relé está pronto para ser instalado no carro.

6 - Desmontando o painel
Em primeiro lugar o painel do carro foi desmontado para se ter acesso ao multimídia. No meu caso foi retirada a moldura do painel que dá acabamento no aparelho, deixando os parafusos de fixação à mostra.
Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... flzoc.jpeg[/miniatura]

7 - Instalando o relé
Uma vez desmontado o painel e puxado o aparelho para frente foram identificados na fiação que sai dos conectores traseiros do multimídia os fios a serem utilizados. Deve-se consultar o manual do aparelho para identificar os seguintes fios (tive que baixar o manual diretamente do site do fabricante porque o manual que acompanha o carro não traz o esquema de ligação):
- Parking brake cord (freio de mão)
- Amplifier turn-on cord (amplificador liga)
(essa nomenclatura é a utilizada pelo meu equipamento; outros fabricantes podem usar outros nomes, mas esses fios existem no chicote).

No meu caso a ligação ficou assim:
- o Parking Brake é um fio amarelo que sai do chicote estava ligado no multimídia. Esse fio foi interrompido e no lado da entrada do multimídia foi ligado o rabicho verde do relé.
- o Amplifier Turn-on é um fio branco e preto. Esse fio estava ligado a alguma coisa (não sei o que era, pois não tenho amplificador externo) e não foi interrompido. Foi descascado e ligado nele o fio vermelho do relé.

O fio preto do relé foi ligado a um fio qualquer que possuisse sinal negativo. Tudo foi bem isolado com fita isolante.
Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... no3cp.jpeg[/miniatura]

8 - Dando acabamento
Depois de tudo ligado e testado foi dado acabamento nos chicotes com espuma para evitar barulho.
Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... jjx5w.jpeg[/miniatura]

Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... 5r7rp.jpeg[/miniatura]

9 - Ligando o aparelho
Tudo montado, é hora de ligar e testar o aparelho.
Ver em Tamanho realhttp://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... ogmed.jpeg[/miniatura]

Agora é só curtir....

Volto a insistir que o Código Brasileiro de Trânsito proíbe essa prática.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
jaugustog
Ativo
Mensagens: 226
Registrado em: Sex Nov 04, 2016 5:15 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Augusto Gomes
Data de Nascimento: 28 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: funcionario publico
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
País: BR
Localização: Rio de Janeiro

Re: Desbloqueio de Multimídia Automotivo

Mensagem por jaugustog »

PC, bom dia meu querido... pode ser que eu esteja enganado, mas deixa eu me pronunciar... os aparelhos, ao menos os que já tive no meu carro e das gerações antigas, o sistema era simplesmente anular o fio que é ligado ao positivo... ele é que identifica o veiculo parado, sem movimento, liberando o funcionamento do DVD... esse fio, inclusive, de padrão universal, se apresentava na cor amarela (ou marrom)... não sei se o seu aparelho é muito recente, de uma geração que esteja sendo fabricada com algum sistema interno, mas em regra, todo o comando de energia se faz através das ligações dos cabos... um abraço...
[b]Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz. Santo Agostinho Na vida tudo é providência... nada é coincidência... portanto, não devemos deixar guardados nossos talentos e, sim, mostrá-los a fim de dividir experiências... [/b]

Avatar do usuário
sergiomontanha
Moderador Master
Mensagens: 2294
Registrado em: Dom Abr 27, 2014 9:58 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sérgio
Data de Nascimento: 27 Set 1974
sexo: Masculino
Hobby: Som Automotivo
Profissão ou ocupação: Servidor Público
Localidade: Samambaia
Estado: DF
País: BR
Localização: Distrito Federal

Re: Desbloqueio de Multimídia Automotivo

Mensagem por sergiomontanha »

jaugustog escreveu:PC, bom dia meu querido... pode ser que eu esteja enganado, mas deixa eu me pronunciar... os aparelhos, ao menos os que já tive no meu carro e das gerações antigas, o sistema era simplesmente anular o fio que é ligado ao positivo... ele é que identifica o veiculo parado, sem movimento, liberando o funcionamento do DVD... esse fio, inclusive, de padrão universal, se apresentava na cor amarela (ou marrom)... não sei se o seu aparelho é muito recente, de uma geração que esteja sendo fabricada com algum sistema interno, mas em regra, todo o comando de energia se faz através das ligações dos cabos... um abraço...
Nesse caso amigo José Augusto, seria para eliminar o pós-chave, que faz com que o aparelho funcione apenas com a chave no contato e painel aceso. Nesse caso os fios amarelo e vermelho (normalmente), são ligados juntos para que o aparelho possa ser acionado com o carro parado e chave desligada.

O esquema que o PC informou é pra deixar o vídeo passando na tela, mesmo com o carro em movimento, sendo que o dispositivo só fecha o aterramento se o interruptor do freio de estacionamento fechar o contato quando estiver puxado. :up:

Grande abraço.
"Todo homem que se vende, recebe mais do que vale" Barão de Itararé

Participe da Distribuição de Brindes M&B: viewforum.php?f=140
Você se diverte, concorre a brindes e o mais importante: Ajuda a manter a Família M&B no ar!

Avatar do usuário
jaugustog
Ativo
Mensagens: 226
Registrado em: Sex Nov 04, 2016 5:15 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Augusto Gomes
Data de Nascimento: 28 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: funcionario publico
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
País: BR
Localização: Rio de Janeiro

Re: Desbloqueio de Multimídia Automotivo

Mensagem por jaugustog »

sim, Sergio, o meu DVD funciona normalmente com o carro andando... foi isso que disse... o funcionamento do meu system é integral... radio, gps e DVD, principalmente...
[b]Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz. Santo Agostinho Na vida tudo é providência... nada é coincidência... portanto, não devemos deixar guardados nossos talentos e, sim, mostrá-los a fim de dividir experiências... [/b]

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Desbloqueio de Multimídia Automotivo

Mensagem por PC64 »

jaugustog escreveu:sim, Sergio, o meu DVD funciona normalmente com o carro andando... foi isso que disse... o funcionamento do meu system é integral... radio, gps e DVD, principalmente...
José Augusto,

Não sei qual o modelo do seu DVD. Como mencionei alguns modelos, principalmente os mais antigos, o desbloqueio podia ser feito simplesmente aterrando o fio que deveria ser ligado ao fio do freio. Com o aterramento o DVD "pensaria" que o freio de mão estaria puxado, portanto o carro estaria parado. Isso também funciona em aparelhos mais novos. Talvez esse seja o seu caso.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
jaugustog
Ativo
Mensagens: 226
Registrado em: Sex Nov 04, 2016 5:15 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Augusto Gomes
Data de Nascimento: 28 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: funcionario publico
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
País: BR
Localização: Rio de Janeiro

Re: Desbloqueio de Multimídia Automotivo

Mensagem por jaugustog »

pode ser PC... como eu disse, não conheço essa tecnologia que pelo que informou parece ser mais recente. o meu equipamento já tem 5 anos no carro... mas tive também anteriores que eram ligados da mesma forma... mas beleza.. o importante é o compartilhamento de informações... caso o colega tenha um radio já nessa tecnologia sua, já sabe como agir... a minha intenção foi só trazer ao caso a questão de que há modelos que não necessita todo esse procedimento... abraços PC...
[b]Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz. Santo Agostinho Na vida tudo é providência... nada é coincidência... portanto, não devemos deixar guardados nossos talentos e, sim, mostrá-los a fim de dividir experiências... [/b]

Redbaron
Ativo
Mensagens: 1826
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 11:53 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
Data de Nascimento: 27 Nov 1957
sexo: Masculino
Hobby: tornearia
Profissão ou ocupação: Técnico mecânico
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo-SP

Re: Desbloqueio de Multimídia Automotivo

Mensagem por Redbaron »

Pc é uma excelente idéia, só um alerta, algumas marcas de carros suspendem a garantia se houver qualquer alteração na fiação original, nem bloqueador é permitido, antes de fazer qualquer modificação consulte a concessionária.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Desbloqueio de Multimídia Automotivo

Mensagem por PC64 »

Redbaron escreveu:Pc é uma excelente idéia, só um alerta, algumas marcas de carros suspendem a garantia se houver qualquer alteração na fiação original, nem bloqueador é permitido, antes de fazer qualquer modificação consulte a concessionária.
Pedro
Pedro,

Isso é relativo. Eles não podem alegar que um problema no câmbio foi causado porque eu mexi no DVD. Meu irmão comprou um carro que veio com o desbloqueador instalado pela concessionária !!!!

Se bem que não é meu caso. O carro não está mais na garantia !
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Responder

Voltar para “Eletrônica, Eletricidade, Áudio, Vídeo, Fotografia, Informática, CNC, e Assuntos Relacionados..”