Desbloqueio de Multimídia Automotivo
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Desbloqueio de Multimídia Automotivo
Pessoal,
Como todos sabem assistir DVD enquanto dirige é PROIBIDO. Os aparelhos automotivos têm um dispositivo que bloqueia a imagem do DVD quando o carro está em movimento, deixando apenas o áudio. A imagem só é disponibilizada nas telas instaladas para os passageiros do banco de trás.
As lojas especializadas fazem o serviço de desbloqueio da tela do DVD, cobrando uma pequena fortuna. Também há a venda no ML diversos aparelhos que quando instalados fazem o desbloqueio da tela.
O aparelho do meu carro tem apenas 3 botões: liga/desliga, vol+ e vol-. Todo os demais controles são acionados pela tela touch. Quando o carro está em movimento e a tela é bloqueada não se consegue fazer nada! Nem ejetar o DVD para colocar um CD é possível. Se você estiver viajando precisará parar o carro no acostamento. É por essas e por outras que as pessoas recorrem ao desbloqueio do aparelho. E veja bem: comandar o aparelho não é uma coisa que precisa ser feita exclusivamente pelo motorista. O bloqueio da tela impede até que o passageiro opere o aparelho.
O funcionamento do bloqueio de tela é simples: o DVD reconhece quando o carro está em movimento por causa do sistema que acende a luz no painel quando o freio de mão é puxado. Então, se o freio de mão estiver solto o DVD assume que o carro está em movimento e então a tela é bloqueada. A estratégia para "enganar" o DVD é "sabotar" o sinal que o carro envia quando o freio de mão é acionado.
Quando o puxamos o freio de mão um fio aterrado (energizado com o negativo da bateria) é enviado ao painel (ou ao módulo de controle), fazendo com que a luz do freio de mão acenda. Os DVDs automotivos possuem um fio que deve ser ligado à esse fio do freio de mão para identificar esse sinal e bloquear a tela.
Aí você pensa: então é só aterrar esse fio do DVD (ligar no negativo direto) que ele sempre vai pensar que o carro está parado!!! Isso funciona em alguns modelos, mas há alguns aparelhos que são mais "inteligentes" e percebem que o fio está aterrado direto e efetua o bloqueio mesmo assim, sendo necessário ressetar o aparelho para que a tela volte ao normal.
Para resolver esse problema há alguns aparelhos de desbloqueio que são instalados nas lojas especializadas e/ou vendidos no ML por cerca de R$ 180!
Vou mostrar uma solução para resolver esse problema gastando R$ 2.
ATENÇÃO: A decisão de fazer esse aparelho é por sua conta e risco. Verifique antes se esse método de desbloqueio é compatível com o seu aparelho (o meu é um Clarion VX401)
A ideia é fazer o aterramento usando um relé que é acionado somente quando o aparelho é ligado. Dese modo, quando o aparelho está desligado o aterramento é cortado "enganando" o "circuito inteligente".
Eu fiz o aparelho usando um micro-relé de 12V comprado na Santa Ifigênia por R$ 2! O resto do material foi alguns pedaços de fio retirados de uma fonte de computador queimada, cola quente, solda, fita isolante, espaguete termo-retrátil e fita de espuma, material que eu tinha na oficina.
Segue o passo a passo.
1 - Material Básico: Relé e fio
O relé pode ser de 4 ou 5 pinos. Foi usado um daqueles relés que são feitos para serem soldados em placa de circuito impresso. Optei por esse modelo por ser pequeno, consumir pouco e não esquentar (a corrente que vai passar por ele é muito pequena e não será problema).
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... ityvc.jpeg[/miniatura]
2 - Relé visto de perto
A foto não ficou muito boa (quando percebi já era tarde). O relé usado foi o de 5 contatos, mas se for o de 4 não há problema. O funcionamento do relé é o seguinte: o terminal C (comum) é normalmente ligado ao terminal NF (normalmente fechado). Quando é aplicada uma tensão de 12V entre os contatos A1 e A2 a bobina é energizada e o relé muda de estado, ou seja, o terminal C deixa de ser conectado ao terminal NF e é ligado ao terminal NA (normalmente aberto). No relé de 4 terminais não existe o terminal NF.
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... jvtry.jpeg[/miniatura]
A ligação será a seguinte: nos terminais A1 e A2 será ligada a energia para acionar o relé quando o rádio for ligado. Para isso temos que ligar 12V nesses terminais quando o rádio for ligado. Um dos terminais (eu liguei no A2) é ligado o negativo, É muito fácil achar no interior do veículo (na pior das hipóteses é só ligar a algum parafuso que se prenda a alguma parte metálica da carroceria). O outro terminal, o A1, deve ser ligado a um positivo que se energize quando o aparelho é ligado. Os aparelhos de som costumam ter um fio que é energizado positivamente quando o rádio é ligado, usado para ligar amplificadores externos ou acionar antenas. Usaremos esse fio no terminal A1. Se você for utilizar o fio de comando da antena elétrica, verifique se esse fio continua energizado quando o aparelho muda para a função DVD. No meu caso o fio de controle da antena é cortado quando a função do aparelho é mudada de Tuner para CD/DVD.
Até aqui ligamos o controle do relé. Quando o aparelho for ligado o relé é comutado, ligando C com NA. Agora basta ligar o fio do rádio que seria ligado ao fio do freio de mão no relé e aterrar ele. Isso é feito ligando-se A2 com NA e conectando o fio do aparelho em C.
3 - Preparando o aterramento
Como os terminais A2 e NA serão ligados ao negativo foi feito um jump entre eles para simplificar a fiação.
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... czd3v.jpeg[/miniatura]
4 - Soldando os fios nos terminais
Para facilitar a identificação dos terminais foram usados fios de cores diferentes: fio vermelho no terminal A1, já que esse deverá ser ligado a um POSITIVO, um fio preto no terminal A2, já que ele deverá ser ligado a um NEGATIVO e um fio verde no terminal C.
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... mph7r.jpeg[/miniatura]
5 - Dando acabamento
Depois de soldados os fios nos terminais, foi dado acabamento com espaguete termo-retrátil (facilmente encontrado nas lojas da Santa Ifigênia).
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... srlk8.jpeg[/miniatura]
Para fazer um isolamento perfeito, o relé foi envolvido com fita isolante deixando 0,5 cm da fita para fora do relé...
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... i0upl.jpeg[/miniatura]
... e o buraco foi preenchido com cola quente:
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... icmx7.jpeg[/miniatura]
O relé está pronto para ser instalado no carro.
6 - Desmontando o painel
Em primeiro lugar o painel do carro foi desmontado para se ter acesso ao multimídia. No meu caso foi retirada a moldura do painel que dá acabamento no aparelho, deixando os parafusos de fixação à mostra.
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... flzoc.jpeg[/miniatura]
7 - Instalando o relé
Uma vez desmontado o painel e puxado o aparelho para frente foram identificados na fiação que sai dos conectores traseiros do multimídia os fios a serem utilizados. Deve-se consultar o manual do aparelho para identificar os seguintes fios (tive que baixar o manual diretamente do site do fabricante porque o manual que acompanha o carro não traz o esquema de ligação):
- Parking brake cord (freio de mão)
- Amplifier turn-on cord (amplificador liga)
(essa nomenclatura é a utilizada pelo meu equipamento; outros fabricantes podem usar outros nomes, mas esses fios existem no chicote).
No meu caso a ligação ficou assim:
- o Parking Brake é um fio amarelo que sai do chicote estava ligado no multimídia. Esse fio foi interrompido e no lado da entrada do multimídia foi ligado o rabicho verde do relé.
- o Amplifier Turn-on é um fio branco e preto. Esse fio estava ligado a alguma coisa (não sei o que era, pois não tenho amplificador externo) e não foi interrompido. Foi descascado e ligado nele o fio vermelho do relé.
O fio preto do relé foi ligado a um fio qualquer que possuisse sinal negativo. Tudo foi bem isolado com fita isolante.
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... no3cp.jpeg[/miniatura]
8 - Dando acabamento
Depois de tudo ligado e testado foi dado acabamento nos chicotes com espuma para evitar barulho.
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... jjx5w.jpeg[/miniatura]
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... 5r7rp.jpeg[/miniatura]
9 - Ligando o aparelho
Tudo montado, é hora de ligar e testar o aparelho.
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... ogmed.jpeg[/miniatura]
Agora é só curtir....
Volto a insistir que o Código Brasileiro de Trânsito proíbe essa prática.
Como todos sabem assistir DVD enquanto dirige é PROIBIDO. Os aparelhos automotivos têm um dispositivo que bloqueia a imagem do DVD quando o carro está em movimento, deixando apenas o áudio. A imagem só é disponibilizada nas telas instaladas para os passageiros do banco de trás.
As lojas especializadas fazem o serviço de desbloqueio da tela do DVD, cobrando uma pequena fortuna. Também há a venda no ML diversos aparelhos que quando instalados fazem o desbloqueio da tela.
O aparelho do meu carro tem apenas 3 botões: liga/desliga, vol+ e vol-. Todo os demais controles são acionados pela tela touch. Quando o carro está em movimento e a tela é bloqueada não se consegue fazer nada! Nem ejetar o DVD para colocar um CD é possível. Se você estiver viajando precisará parar o carro no acostamento. É por essas e por outras que as pessoas recorrem ao desbloqueio do aparelho. E veja bem: comandar o aparelho não é uma coisa que precisa ser feita exclusivamente pelo motorista. O bloqueio da tela impede até que o passageiro opere o aparelho.
O funcionamento do bloqueio de tela é simples: o DVD reconhece quando o carro está em movimento por causa do sistema que acende a luz no painel quando o freio de mão é puxado. Então, se o freio de mão estiver solto o DVD assume que o carro está em movimento e então a tela é bloqueada. A estratégia para "enganar" o DVD é "sabotar" o sinal que o carro envia quando o freio de mão é acionado.
Quando o puxamos o freio de mão um fio aterrado (energizado com o negativo da bateria) é enviado ao painel (ou ao módulo de controle), fazendo com que a luz do freio de mão acenda. Os DVDs automotivos possuem um fio que deve ser ligado à esse fio do freio de mão para identificar esse sinal e bloquear a tela.
Aí você pensa: então é só aterrar esse fio do DVD (ligar no negativo direto) que ele sempre vai pensar que o carro está parado!!! Isso funciona em alguns modelos, mas há alguns aparelhos que são mais "inteligentes" e percebem que o fio está aterrado direto e efetua o bloqueio mesmo assim, sendo necessário ressetar o aparelho para que a tela volte ao normal.
Para resolver esse problema há alguns aparelhos de desbloqueio que são instalados nas lojas especializadas e/ou vendidos no ML por cerca de R$ 180!
Vou mostrar uma solução para resolver esse problema gastando R$ 2.
ATENÇÃO: A decisão de fazer esse aparelho é por sua conta e risco. Verifique antes se esse método de desbloqueio é compatível com o seu aparelho (o meu é um Clarion VX401)
A ideia é fazer o aterramento usando um relé que é acionado somente quando o aparelho é ligado. Dese modo, quando o aparelho está desligado o aterramento é cortado "enganando" o "circuito inteligente".
Eu fiz o aparelho usando um micro-relé de 12V comprado na Santa Ifigênia por R$ 2! O resto do material foi alguns pedaços de fio retirados de uma fonte de computador queimada, cola quente, solda, fita isolante, espaguete termo-retrátil e fita de espuma, material que eu tinha na oficina.
Segue o passo a passo.
1 - Material Básico: Relé e fio
O relé pode ser de 4 ou 5 pinos. Foi usado um daqueles relés que são feitos para serem soldados em placa de circuito impresso. Optei por esse modelo por ser pequeno, consumir pouco e não esquentar (a corrente que vai passar por ele é muito pequena e não será problema).
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... ityvc.jpeg[/miniatura]
2 - Relé visto de perto
A foto não ficou muito boa (quando percebi já era tarde). O relé usado foi o de 5 contatos, mas se for o de 4 não há problema. O funcionamento do relé é o seguinte: o terminal C (comum) é normalmente ligado ao terminal NF (normalmente fechado). Quando é aplicada uma tensão de 12V entre os contatos A1 e A2 a bobina é energizada e o relé muda de estado, ou seja, o terminal C deixa de ser conectado ao terminal NF e é ligado ao terminal NA (normalmente aberto). No relé de 4 terminais não existe o terminal NF.
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... jvtry.jpeg[/miniatura]
A ligação será a seguinte: nos terminais A1 e A2 será ligada a energia para acionar o relé quando o rádio for ligado. Para isso temos que ligar 12V nesses terminais quando o rádio for ligado. Um dos terminais (eu liguei no A2) é ligado o negativo, É muito fácil achar no interior do veículo (na pior das hipóteses é só ligar a algum parafuso que se prenda a alguma parte metálica da carroceria). O outro terminal, o A1, deve ser ligado a um positivo que se energize quando o aparelho é ligado. Os aparelhos de som costumam ter um fio que é energizado positivamente quando o rádio é ligado, usado para ligar amplificadores externos ou acionar antenas. Usaremos esse fio no terminal A1. Se você for utilizar o fio de comando da antena elétrica, verifique se esse fio continua energizado quando o aparelho muda para a função DVD. No meu caso o fio de controle da antena é cortado quando a função do aparelho é mudada de Tuner para CD/DVD.
Até aqui ligamos o controle do relé. Quando o aparelho for ligado o relé é comutado, ligando C com NA. Agora basta ligar o fio do rádio que seria ligado ao fio do freio de mão no relé e aterrar ele. Isso é feito ligando-se A2 com NA e conectando o fio do aparelho em C.
3 - Preparando o aterramento
Como os terminais A2 e NA serão ligados ao negativo foi feito um jump entre eles para simplificar a fiação.
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... czd3v.jpeg[/miniatura]
4 - Soldando os fios nos terminais
Para facilitar a identificação dos terminais foram usados fios de cores diferentes: fio vermelho no terminal A1, já que esse deverá ser ligado a um POSITIVO, um fio preto no terminal A2, já que ele deverá ser ligado a um NEGATIVO e um fio verde no terminal C.
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... mph7r.jpeg[/miniatura]
5 - Dando acabamento
Depois de soldados os fios nos terminais, foi dado acabamento com espaguete termo-retrátil (facilmente encontrado nas lojas da Santa Ifigênia).
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... srlk8.jpeg[/miniatura]
Para fazer um isolamento perfeito, o relé foi envolvido com fita isolante deixando 0,5 cm da fita para fora do relé...
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... i0upl.jpeg[/miniatura]
... e o buraco foi preenchido com cola quente:
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... icmx7.jpeg[/miniatura]
O relé está pronto para ser instalado no carro.
6 - Desmontando o painel
Em primeiro lugar o painel do carro foi desmontado para se ter acesso ao multimídia. No meu caso foi retirada a moldura do painel que dá acabamento no aparelho, deixando os parafusos de fixação à mostra.
http://i1322.photobucket.com/albums/u57 ... flzoc.jpeg[/miniatura]
7 - Instalando o relé
Uma vez desmontado o painel e puxado o aparelho para frente foram identificados na fiação que sai dos conectores traseiros do multimídia os fios a serem utilizados. Deve-se consultar o manual do aparelho para identificar os seguintes fios (tive que baixar o manual diretamente do site do fabricante porque o manual que acompanha o carro não traz o esquema de ligação):
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No meu caso a ligação ficou assim:
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O fio preto do relé foi ligado a um fio qualquer que possuisse sinal negativo. Tudo foi bem isolado com fita isolante.
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8 - Dando acabamento
Depois de tudo ligado e testado foi dado acabamento nos chicotes com espuma para evitar barulho.
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9 - Ligando o aparelho
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Agora é só curtir....
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Abs,
Paulo Celso
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Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/
Paulo Celso
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- jaugustog
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Re: Desbloqueio de Multimídia Automotivo
PC, bom dia meu querido... pode ser que eu esteja enganado, mas deixa eu me pronunciar... os aparelhos, ao menos os que já tive no meu carro e das gerações antigas, o sistema era simplesmente anular o fio que é ligado ao positivo... ele é que identifica o veiculo parado, sem movimento, liberando o funcionamento do DVD... esse fio, inclusive, de padrão universal, se apresentava na cor amarela (ou marrom)... não sei se o seu aparelho é muito recente, de uma geração que esteja sendo fabricada com algum sistema interno, mas em regra, todo o comando de energia se faz através das ligações dos cabos... um abraço...
[b]Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz.
Santo Agostinho
Na vida tudo é providência... nada é coincidência... portanto, não devemos deixar guardados nossos talentos e, sim, mostrá-los a fim de dividir experiências...
[/b]
- sergiomontanha
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Re: Desbloqueio de Multimídia Automotivo
Nesse caso amigo José Augusto, seria para eliminar o pós-chave, que faz com que o aparelho funcione apenas com a chave no contato e painel aceso. Nesse caso os fios amarelo e vermelho (normalmente), são ligados juntos para que o aparelho possa ser acionado com o carro parado e chave desligada.jaugustog escreveu:PC, bom dia meu querido... pode ser que eu esteja enganado, mas deixa eu me pronunciar... os aparelhos, ao menos os que já tive no meu carro e das gerações antigas, o sistema era simplesmente anular o fio que é ligado ao positivo... ele é que identifica o veiculo parado, sem movimento, liberando o funcionamento do DVD... esse fio, inclusive, de padrão universal, se apresentava na cor amarela (ou marrom)... não sei se o seu aparelho é muito recente, de uma geração que esteja sendo fabricada com algum sistema interno, mas em regra, todo o comando de energia se faz através das ligações dos cabos... um abraço...
O esquema que o PC informou é pra deixar o vídeo passando na tela, mesmo com o carro em movimento, sendo que o dispositivo só fecha o aterramento se o interruptor do freio de estacionamento fechar o contato quando estiver puxado.
Grande abraço.
"Todo homem que se vende, recebe mais do que vale" Barão de Itararé
Participe da Distribuição de Brindes M&B: viewforum.php?f=140
Você se diverte, concorre a brindes e o mais importante: Ajuda a manter a Família M&B no ar!
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- jaugustog
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Re: Desbloqueio de Multimídia Automotivo
sim, Sergio, o meu DVD funciona normalmente com o carro andando... foi isso que disse... o funcionamento do meu system é integral... radio, gps e DVD, principalmente...
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Re: Desbloqueio de Multimídia Automotivo
José Augusto,jaugustog escreveu:sim, Sergio, o meu DVD funciona normalmente com o carro andando... foi isso que disse... o funcionamento do meu system é integral... radio, gps e DVD, principalmente...
Não sei qual o modelo do seu DVD. Como mencionei alguns modelos, principalmente os mais antigos, o desbloqueio podia ser feito simplesmente aterrando o fio que deveria ser ligado ao fio do freio. Com o aterramento o DVD "pensaria" que o freio de mão estaria puxado, portanto o carro estaria parado. Isso também funciona em aparelhos mais novos. Talvez esse seja o seu caso.
Abs,
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Re: Desbloqueio de Multimídia Automotivo
pode ser PC... como eu disse, não conheço essa tecnologia que pelo que informou parece ser mais recente. o meu equipamento já tem 5 anos no carro... mas tive também anteriores que eram ligados da mesma forma... mas beleza.. o importante é o compartilhamento de informações... caso o colega tenha um radio já nessa tecnologia sua, já sabe como agir... a minha intenção foi só trazer ao caso a questão de que há modelos que não necessita todo esse procedimento... abraços PC...
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Re: Desbloqueio de Multimídia Automotivo
Pc é uma excelente idéia, só um alerta, algumas marcas de carros suspendem a garantia se houver qualquer alteração na fiação original, nem bloqueador é permitido, antes de fazer qualquer modificação consulte a concessionária.
Pedro
Pedro
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Re: Desbloqueio de Multimídia Automotivo
Pedro,Redbaron escreveu:Pc é uma excelente idéia, só um alerta, algumas marcas de carros suspendem a garantia se houver qualquer alteração na fiação original, nem bloqueador é permitido, antes de fazer qualquer modificação consulte a concessionária.
Pedro
Isso é relativo. Eles não podem alegar que um problema no câmbio foi causado porque eu mexi no DVD. Meu irmão comprou um carro que veio com o desbloqueador instalado pela concessionária !!!!
Se bem que não é meu caso. O carro não está mais na garantia !
Abs,
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