Eu gostei muito do Ferrari Mas achei que ele precisava de um Recall
Por isso reforcei o barramento com 2 pedaço de cantoneira com 4mm de espessura.
E fiz uma nova contra ponta bem parruda
Segue fotos:
Inicio da contra ponta:
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A porca é uma invenção minha, fiz um corte de um dos lados e do lado oposto com um corte para enfraquecer a parede da porca, dei uma desbastada em cada uma das arestas para entrar folgada no cano, fiz um furo de 8mm passante no cano e soldei uma das faces da porca, e no outro furo soldei um porca 5/16, onde entra o parafuso de freio, quando aperto o parafuso o porca cortada comprime a barra roscada central, mantendo ela travada.
PORCA MODIFICADA.jpg
Aqui a ponta contra já centrada, a pintura ficou machucada, pois pintei o antes dos ajustes, mas vou repintar as peças.
IMG_0106.JPG
IMG_0107.JPG
IMG_0108.JPG
Nesta foto abaixo dá para ver as cantoneiras já parafusadas no barramento original.
IMG-20160319-WA0010.jpeg
Re: Reforço do Torno Ferrari, e contra Ponta Nova
Enviado: Seg Mar 21, 2016 7:56 pm
por Giulliano
Edu, isso muito me interessa!
Estou amadurecendo a idéia de fazer um torno.
No , foi levantado a hipótese da construção de um mini torno, mas o gasto será quase o mesmo de um para peças maiores.
O que mais me deixa preocupado, é justamente a parte do contra ponto.
Esse que vc posta é interessantíssimo e gostaria de mais detalhes da construção.
A base é toda de madeira e o conjunto girante de metal?
Como não tenho nenhuma intimidade e paciência com programas de projetos (CAD, SketchUp etc.), fico com minhas dúvidas na cabeça sem poder dividi-las com o fórum.
Vou abrir um tópico para colher ideias e discutir a construção de um.
Re: Reforço do Torno Ferrari, e contra Ponta Nova
Enviado: Seg Mar 21, 2016 10:55 pm
por Edu
Giulliano segue algumas fotos mais esclarecedoras.
Aqui a contra ponta aberta umas das laterais:
P_20160312_201954.jpg
Os 1ºs testes com a alavanca de trava da contra ponta, os dois parafusos Alen são para limitar o curso da alavanca:
P_20160312_215835.jpg
Aqui ele fechada, foram 4 para fusos de cada lado, mais cola.
P_20160312_215858.jpg
Mais foto do barramento:
P_20160318_185400.jpg
P_20160318_185412.jpg
Fixação do barramento, parafuso 1/4" com porca Par-Lock
P_20160318_190712.jpg
P_20160318_190724.jpg
Re: Reforço do Torno Ferrari, e contra Ponta Nova
Enviado: Seg Mar 21, 2016 11:04 pm
por Giulliano
Valeu Edu.
Só mais uma coisa:
As cantoneiras estão fixadas em madeira?
Abraço.
Re: Reforço do Torno Ferrari, e contra Ponta Nova
Enviado: Seg Mar 21, 2016 11:08 pm
por Edu
Giulliano escreveu:Valeu Edu.
Só mais uma coisa:
As cantoneiras estão fixadas em madeira?
Abraço.
O barramento do Ferrari é de metalon, com paredes grossas (acho que +/- 2mm)
Eu tinha pintado as cantoneiras, mas removi a tinta, a contra ponta ficou ruim pra deslizar.
Re: Reforço do Torno Ferrari, e contra Ponta Nova
Enviado: Seg Mar 21, 2016 11:37 pm
por Ilton
Edú, esse Ferrari está virando um Lamborghini Aventador...
quando restabelecer minha saúde, vou terminar meu torninho para madeira...
Re: Reforço do Torno Ferrari, e contra Ponta Nova
Enviado: Seg Mar 21, 2016 11:52 pm
por Giulliano
Ilton, melhoras
Tem tópico sobre a construção dele?
Edu escreveu:O barramento do Ferrari é de metalon, com paredes grossas (acho que +/- 2mm)
Eu tinha pintado as cantoneiras, mas removi a tinta, a contra ponta ficou ruim pra deslizar.
Obrigado Edu.
Re: Reforço do Torno Ferrari, e contra Ponta Nova
Enviado: Ter Mar 22, 2016 12:00 am
por AlfredoPadrao
Edu, a minha pergunta é sobre a porca modificada. Achei um sistema muito engenhoso.
Mas minha dúvida é a seguinte: No caso do sistema de aperta para travar e "desaperta" para liberar, com o tempo o metal da mesma não irá entrar em fadiga e quebrar? E no caso disto ocorrer, irá continuar a funcionar ou poderá ocorrer algum problema?
Abraços,
Alfredo
Re: Reforço do Torno Ferrari, e contra Ponta Nova
Enviado: Ter Mar 22, 2016 12:04 am
por Ilton
Giulliano, obrigado pelas considerações...
o meu torno é de 1900 e não sei quando... é bem antigo, feito de vigas de madeira...
quando terminar de montar eu posto fotos...
Re: Reforço do Torno Ferrari, e contra Ponta Nova
Enviado: Ter Mar 22, 2016 1:04 am
por Edu
AlfredoPadrao escreveu:Edu, a minha pergunta é sobre a porca modificada. Achei um sistema muito engenhoso.
Mas minha dúvida é a seguinte: No caso do sistema de aperta para travar e "desaperta" para liberar, com o tempo o metal da mesma não irá entrar em fadiga e quebrar? E no caso disto ocorrer, irá continuar a funcionar ou poderá ocorrer algum problema?
Abraços,
Alfredo
Eu pensei nesta hipótese
Mas vamos raciocinar
O rasgo é de ~1mm, o parafuso entra justo na porca, escolhi uma porca de qualidade, ela é de 18mm, então quando aperto o parafuso mau encosta na porca, já prende a barra central, portanto a porca desloca algo em torno de ~0,2mm, acho que ela pode aguentar muitos anos, usei solda Mig, por ser rápida e esquentar menos que a de eletrodo normal.
Mas se precisar remover a porca danificada, é só retirar umas das porcas da ponta e fazer uma nova porca modificada, tive de refazer essa ponta várias vezes até dar um ajuste preciso, então peguei uma certa habilidade em refaze-la
As porcas da ponta tem 4 pontos de solda Mig, que é o suficiente para a pressão exercida, já que teoricamente as 3 porca interagem dando o ponto de apoio.
Caso não queira mexer nisso e a porca estiver quebrada, posso usar a porca original que tem duas alças e funciona como contra porca, para dar o travamento no sistema.
Eu usei uma barra de 18mm, assim não perdi os acessórios originais e outros que o antigo proprietário fez para o Torno.
Re: Reforço do Torno Ferrari, e contra Ponta Nova
Enviado: Ter Mar 22, 2016 1:29 am
por Edu
Ilton escreveu:Edú, esse Ferrari está virando um Lamborghini Aventador...
quando restabelecer minha saúde, vou terminar meu torninho para madeira...
Estamos torcendo pela sua melhora e aguardando o torninho
Re: Reforço do Torno Ferrari, e contra Ponta Nova
Enviado: Ter Mar 22, 2016 9:40 am
por sergiomontanha
Rapaz, criatividade é tudo mesmo. Pena a minha estar bem limitada nos últimos tempos...
Edu, esse torno está ficando sensacional e foi uma grande sacada o trabalho da porca. A cada mudança que você faz, vira um salto em qualidade na máquina. Parabéns pela execução.
Grande abraço.
Re: Reforço do Torno Ferrari, e contra Ponta Nova
Enviado: Ter Mar 22, 2016 10:21 am
por danilofreitas
Ficou muito bom, melhorou bem o desempenho da máquina.
Re: Reforço do Torno Ferrari, e contra Ponta Nova
Enviado: Ter Mar 22, 2016 12:31 pm
por Lauro
Muito bom Edu! Já deu outra cara para o torno .
Re: Reforço do Torno Ferrari, e contra Ponta Nova
Enviado: Ter Mar 22, 2016 4:47 pm
por schneider
Ta ficando cada vez melhor. Mais reforçado e seguro. Quero ver os torneados
Abraço
Re: Reforço do Torno Ferrari, e contra Ponta Nova
Enviado: Dom Mar 27, 2016 12:55 am
por silvio56
Amigo Edu, muito bem sacada a ideia da porca cortada, acredito que o sistema aguentará bem o esforço.
Estou com o Ademir, ferramenta já tem agora vamos aos torneados.
Estarei de cadeira por aqui só acompanhando.
Um grande abraço
Silvio
Re: Reforço do Torno Ferrari, e contra Ponta Nova
Enviado: Dom Mar 27, 2016 3:09 am
por Edu
Amigos estou treinando fazendo cabos de goivas e recuperando as que que tenho aqui
Já tenho com que trabalhar, fiz um rolo com o JulioFerr, trocamos um motor que eu tinha aqui com algumas goivas
Eu tenho uma das 1ªs goivas que ele fez com bengala de amortecedor de moto, é excelente, e essas ultimas que recebi, estão uma obra prima.
Estou terminando os novos Jigs dos sorteios, tive de para pois a polia da minha 3385 roçou, mas usei o Ferrari para recuperar ela provisoriamente até a nova chegar.
Postei nova goiva que fiz lá no tópico com eixo de impressora matricial, é um aço excelente, vou usar para fazer minhas canetas, já tenho mais 2 goivas com eixo prontas faltando fazer o cabo