Diferenças entre fresas de 6mm e 8mm

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
araujoao
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Joao Pedro
Data de Nascimento: 26 Mar 1993
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Marceneiro
Localidade: Anapolis
Estado: GO
País: BR

Diferenças entre fresas de 6mm e 8mm

Mensagem por araujoao »

Oi, todo mundo :)
Então, vou comprar uma tupia, já tenho até a grana separada, mas estou com duvida entre duas.
As duas sao da makita, a primeira é o modelo 3709 http://www.makita.com.br/produtos/produto.asp?cod=3709
e a segunda é o modelo RT0700C http://www.makita.com.br/produtos/produ ... od=RT0700C
O motivo da duvida é sobre as fresas. A 3709, mais basica, suporta somente de 6mm e a RT0700C de 6 e 8mm. Outra diferença entre elas é o controle de velocidade e a potencia. A RT0700C tem controle, é a mais potente mas em contrapartida é 200,00 mais cara.
Uma vez o PC me disse que é importante definir o que voce vai fazer com a maquina, antes de comprar uma. Eu não acho que vou fazer trabalhos tao intensos com a tupia, vou refilar formica, fazer alguns rasgos (desde MDF ate madeira maciça) e molduras para quadros (em madeira maciça). Estou pendendo pra 3709 justamente pelo preço, porque tambem comprei uma serra de mesa DW745 e com esses 200,00 da pra comprar a mesa portatil pra apoio da maquina. Alguem que tenha ou conheca pode me dizer se vale a pena investir nela ou pagar um pouco mais caro ? E uma outra duvida é em relação as fresas, as de 6 sao menores e as de 8 sao maiores ? Obg, voces sempre me ajudam mt, abç.
Marcenaria, Arquitetura e Design !

Abç

Redelease https://www.redelease.com.br/
PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
Contato:

Re: Diferenças entre fresas de 6mm e 8mm

Mensagem por PC64 »

João,

Parabéns pela aquisição da serra. Você já está começando bem!!!!

Quanto às tupias, a diferença entre a 3709 e a RT0700 é bem grande. A 3709 é uma máquina pequena que serve para fazer acabamentos. É bastante simples e sem recursos. Só aceita fresas de 6 mm e de 1/4" (se você tiver a pinça adequada).

A RT0700, embora seja uma máquina pequena, é bem mais versátil. Além de possuir um motor bem mais potente, com controle de velocidade, ela tem um conjunto de 4 bases intercambiáveis destinadas a usos diferentes. Por ser mais potente ela também aceita fresas de 8mm, que são maiores e podem fazer diversos trabalhos.

Como você citou que pretende fazer molduras em madeira maciça a RT0700, na minha opinião, seria mais adequada. A 3709 é fraquinha para trabalhar com madeira maciça, principalmente para fazer molduras, onde são usadas fresas maiores e com perfis diferentes. Outra coisa a se considerar é que fresas maiores devem ser montadas em hastes mais grossas (8 ou 12 mm), embora alguns fabricantes montem essas fresas em haste de 6 mm.

Eu sei que a RT é bem mais cara, mas você não vai se arrepender.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

jasfbr
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Fernandes
Data de Nascimento: 15 Mai 1969
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Analista de sistemas
Localidade: Belem
Estado: PA
Contato:

Mensagem por jasfbr »

João
Eu tenho a RT0700C, comprei o pacote RT0700CX2.
A vantagem que vejo é que esta é mais versátil que a 3709, e você pode comprar a pinça de 1/4, pois existem muitas mais fresas nesse padrão.
Com a base inclinável montei uma mesinha para ela, o que ajuda bastante.
Você pode quer começar pequeno, como eu fiz, mas, com certeza, logo vai querer fazer mais.
Zeca

Marcos
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br

Mensagem por Marcos »

jasfbr escreveu:Com a base inclinável montei uma mesinha para ela, o que ajuda bastante.
.....com certeza, logo vai querer fazer mais.
João, ferramenta é simples: Compre sempre a melhor que puder, Economizou? Compra duas vezes.

A RT700 é muito boa. Pode confiar e vai com fé.

Giulliano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ

Mensagem por Giulliano »

Tenho a 3709.

Comprei pq não conhecia ferramentas (ainda não conheço) e nem sabia da existência de fóruns.

Ela é excelente para hobby e serviços leves.

Hoje compraria uma mais potente e que suporte fresas com haste de 12mm e 1/2".

Essa seria ideal para os perfis de molduras.

Por falar em molduras, vc tem uma serra de esquadria (meia esquadria)?

Digo isso que para chegar perto da excelência, terá que ter uma, pois é muito prática.

Vc pode fazer um jig para a DW745, mas dará muito trabalho para cortes de peças grandes.

Faça como o Marcos disse, comece pelo melhor que puder, para não ter que comprar outras depois.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

Luzio
||||||||||||||||
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lúzio
Data de Nascimento: 12 Set 1963
Profissão ou ocupação: Fotografia
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Mensagem por Luzio »

Para o q vc disse q pretende fazer a RT sem dúvida. Quanto a mesa/apoio da DW745: Desencana e monta uma bancada, ainda q simples, para embutir ela, faz um pouco mais larga para aumentar a mesa dela e vc vai poder cortar peças maiores com facilidade. Coloca rodas na mesa, sendo duas com freio. Vai ficar muito melhor q esta base q vc pretende comprar.

araujoao
Ativo

Mensagem por araujoao »

Obg todo mundo, vou comprar a RT então. Faz mais sentido mesmo, da pra fazer mais coisas e com uma diferença pequena de preço. Em relação a bancada pra DW745, vou fazer Luzio, obg pela dica. Quando chegar as ferramentas eu tiro foto e posto aqui. To mt ansioso, rs. Abç

Abç

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

João,

Não sei se você já viu onde nosso amigo Miro mostra uma bancada muito bacana que ele fez para a 745! É uma mesa multifunção, excelente para quem tem pouco espaço.
Abs,
Paulo Celso

araujoao
Ativo

Mensagem por araujoao »

Eu tinha passado por ele, mas as imagens tava com erro. Agora deu pra ver, ficou muito bom. Quero fazer uma mais ou menos assim. Tava pensando em comprar o carrinho pra serra mas nao vejo mais vantagem nisso. Enfim, obrigado pelo post e todo mundo que tem me ajudado. Abç

Abç

CHARLES07
iniciado
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Charles
Data de Nascimento: 07 Jul 1976
Profissão ou ocupação: militar
Localidade: Sobral
Estado: ce

Mensagem por CHARLES07 »

É como já conhecia os fórum de marcenaria comprei a minha rp2301fc ela é ótima ferramenta com controle de velocidade aceita todas as fresas para tupia manual,desde que tenha as pinças! foi um ótimo conselho para adquirir uma serra meia esquadria.

Diomar
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Diomar R Silva
Data de Nascimento: 04 Out 1965
Profissão ou ocupação: Tec Eletrônica
Localidade: Montes Claros
Estado: MG

Mensagem por Diomar »

Olá companheiros, já faz um bom tempo que me cadastrei neste excelente forum, só tenho a agradecer e dizer que me sinto muito honrado por fazer parte dele.
Esta é minha primeira pergunta, pois preferi ficar mais tempo lendo e observando experiências partilhadas aqui.
- Tenho uma bela de uma dúvida sobre fresas para tupia, comprei inicialmente uma B&D RP250 afim de inverte-la em uma bancada mas desisti, agora neste
mês adquiri a maravilhosa Makita RT0700C depois de ler muitas recomendações de proprietários aquí , realmente posso confirmar que é uma maquina muito bem projetada, esta é para inverter em uma bancada mas podendo ser usada com as finalidades que foi projetada também.
- Então, a danada da dúvida é a seguinte, sobre as diferenças entre fresas de 6mm e 8mm seria somente em relação às hastes, ou também na área cortante das
mesmas? Eu só tenho aquí as originais que vieram com B&D e não encontrei ainda explicações sobre estes detalhes.

abs
Diomar
Diomar R Silva - MG

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Diomar,

Parabéns pela nova aquisição. A Makita RT0700 é uma excelente máquina.

Quanto às fresas, a única diferença é realmente o diâmetro da haste, mas essa diferença tem algumas implicações. Hastes de maior diâmetro são mais resistentes e possibilitam o uso de fresas maiores. Para uma fresa pequena isso pode não influenciar, mas para fresas maiores uma haste de 6 mm pode não ser adequada. Some-se a isso uma madeira mais dura e a possibilidade de acidente é grande. A haste pode entortar, como aconteceu com nosso amigo Chatara, ou mesmo quebrar.

Dê preferência a fresas de qualidade reconhecida. Fuja daqueles jogos de 24 fresas amarelinhas ou vermelhinhas na malinha de aluminio, fabricadas na China. Primeiro porque ninguém precisa de 24 fresas logo de cara. Segundo porque coisa boa custa caro. Como diz o Marcos: comprou baratinho, levou porcaria para a oficina!

Vá comprando fresas de qualidade na medida da necessidade.
Abs,
Paulo Celso

Diomar
Ativo

Mensagem por Diomar »

Paulo, eu até estava olhando aquelas coloridas com preços atraentes, mas depois de ler inúmeras recomendações semelhantes às suas, só tenho que concordar com você que o melhor a fazer é ir montando o kit a medida da necessidade, como você disse ninguém merece estar próximo de uma fresa se partindo entre 20.000 e 30.000 RPM deve causar um bom estrago. Como pretendo inverter minha Makita em uma bancada as fresas de 8mm são mais indicadas?
Além da Makita e Bosch mais conhecidas aqui no brasil tem outra marca confiável?

abs
Diomar
Diomar R Silva - MG

Marcos
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br

Mensagem por Marcos »

Diomar escreveu:... ninguém merece estar próximo de uma fresa se partindo entre 20.000 e 30.000 RPM deve causar um bom estrago. .... Além da Makita e Bosch mais conhecidas aqui no brasil tem outra marca confiável?
Diomar eu tenho Makita e uma
Veja bem, não estou indicando a Loja, somente usei a página deles para ilustrar. Mas voltando ao assunto, outro dia vi uma RT700 invertida e o cara usinando vigotas .... acho que não dá muito certo.

Quando você pensa em inverter uma tupia, está na cara que vai passar nela todo tipo de material e aí vem o ponto crítico. O ideal é ter uma máquina mais "pesada" para este fim.... infelizmente muito mais cara.

A grande manha na tupia é não ter pressa e tentar retirar todo material de uma passada só. Quando se tem esta pressa, o risco de acidente aumenta muito, se a aste de sua fresa não for do tipo 12 mm para cima.

RT700 é fantástica e só perde quando o negócio é muito pesado.

Diomar
Ativo

Mensagem por Diomar »

Marcos, a Dewalt é uma excelente marca, tenho uma furadeira DWD502, uma serra circular DWE575 e um soprador D26411-BR, São fantásticas maquinas.
Como pretendo lidar serviços de médio para pequenos, como artesanatos, creio que se precisar de algo mais pesado com uma tupia, o caminho a percorrer vai ser
solicitar este a alguém que tenha uma tupia para serviços pesados. Dica muito valiosa a de passar a peça em várias etapas, além de diminuir os riscos de acidentes,
não força a maquina.

Valeu Marcos
Diomar R Silva - MG

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Diomar,

A escolha de uma fresa de qualidade é fundamental para a qualidade e segurança do trabalho. As fresas são ferramentas de corte que giram a velocidades que podem chegar a 30.000 rpm. Os esforços a que elas estão sujeitos não são pequenos. Há uma série de defeitos de fabricação que podem afetar a qualidade das fresas:

Haste
A haste é a parte da fresa que faz a ligação entre a tupia e a cabeça de corte. Duas coisas são importantes: qualidade do aço e diâmetro.

Durante o trabalho a haste sofre esforços de torção e flexão. A haste deve ser fabricada com material de qualidade adequada para resistir a esses esforços sem entortar ou quebrar.

Outro ponto importante é a precisão do diâmetro da haste. As hastes são presas na tupia por meio de pinças. Diferentemente do mandril, que suporta ferramentas de diversos diâmetros, uma pinça é exclusiva para um determinado diâmetro. Quando ela abre a folga que ela tem para soltar a haste é muito pequena. Se o diâmetro da haste não estiver dentro das especificações duas coisas podem acontecer: a haste não entra na pinça ou, pior, a pinça não prende a haste com a firmeza necessária e ela poderá se soltar dirante o trabalho.

Pastilhas de Corte

As fresas possuem uma cabeça de aço com o perfil de corte. Para conferir maior durabilidade nessa cabeça são soldadas pastilhas de metal duro. São essas pastilhas que efetuam o corte. Durante o trabalho elas são submetidas a grandes esforços e calor. As pastilhas devem ser de material com qualidade adequada para não se quebrarem e a solda deve ser capaz de resistir a esses esforços.

Balanceamento do Conjunto

Uma boa fresa deve ser bem balanceada, ou seja, deve girar sem provocar trepidações. O desbalanceamento pode ser provocado por defeito nas pastilhas (diferenças de tamanho) ou por falha na centralização da haste na cabeça. A vibração provocada por uma fresa desbalanceada, além de não permitir um trabalho com a qualidade requerida, pode fazer com que ela se solte da pinça.

Rolamento

Algumas fresas possuem rolamentos. Não é qualquer rolamento que vai girar a 30.000 rpm no meio da sujeira que vai durar muito....

Além da qualidade do rolamento há também a questão de alinhamento da pastilha com o rolamento. Se não for preciso a fresa não dará um bom acabamento na peça.

Outro problema com fresas de baixa qualidade está na centralização do rolamento. Um rolamento fora de centro vai causar desbalanceamento.

Não sei se abordei todos os aspectos relacionados à qualidade das fresas, mas creio ter falado dos principais.

Quanto às marcas eu indicaria Makita, Bosh, Indfema e Radix. As importadas temos Freud, Amana e Katana entre as de primeira linha, mas são muito cara$. Há também as fresas da . São boas e não são tão caras.

O grande problema das fresas importadas é que elas só são encontradas com hastes de 1/4" e 1/2". Para isso você necessitará de uma pinça adequada, pois a fresa de 1/4" não entra na pinça de 6mm e a de 1/2" não entra na pinça de 12mm (pelo menos não deveriam entrar). Para as suas tupias, que só acitam fresas até 8mm, você ficará limitado às fresas de 1/4", pois no mercado norte-americano não há fresas com haste de 5/16" (8 mm).
Abs,
Paulo Celso

Diomar
Ativo

Mensagem por Diomar »

Marcos, falou tudo que precisamos saber sobre estas ferramentas e acessórios, como disse as fresas de 8mm que encontrei são apenas as xinglings, não vi de 8mm da Bosch ou Makita, parece que de 1/4, 1/2 são mais comuns, as tupias vem com duas pinças, uma de 6mm e outra de 8mm, neste caso tenho que comprar uma pinça de 1/4 (6.23mm)?
Assim vou ficar num intermédio de 6mm e 8mm, isto seria seguro para trabalhos de pequenos e médio porte, é claro com os devidos cuidados de não forçar a maquina...

Valeu muito as informações,

abs
Diomar R Silva - MG

zzeff
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Jose Nilton
Data de Nascimento: 12 Nov 1949
Localidade: Sao Jose dos Campos

Mensagem por zzeff »

Estimado Diomar,

Eu tenho uma RP250 invertida e ela tem dado conta de todos os trabalhos que necessito de uma tupia invertida. Também tenho uma RP0700 CX3, uma Gof 1600 e uma 3709. Com sinceridade, a B&D não faz feio entre essas tupias. Não entendi o porque você não conseguiu inverter a sua

abraços

zzeff
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Diomar
Ativo

Mensagem por Diomar »

Amigo zzeff, sim funciona perfeito sem dúvidas.
O principal motivo que desisti de inverter a RP250, é porque eu estou executando um projeto de uma bancada onde posso trabalhar com a RT700C tanto na horizontal quanto na vertical por ela ter uma base com formato mais apropriado ao encaixe na bancada e vai servir também para uma CNC para madeira que pretendo construir, mas a RP vai ficar exclusivamente para trabalhos fora da bancada embora a RT700C também poderá ser facilmente usada fora também.

Abs
Diomar R Silva - MG

chwdy
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Claudia
Data de Nascimento: 03 Jul 1959
Hobby: restauração
Profissão ou ocupação: Médica Veterinária
Localidade: Ribeirão Pires
País: br

Mensagem por chwdy »

acompanhando
abraços

Claudia

Diomar
Ativo

Mensagem por Diomar »

Oi pessoal, aqui estou eu falando novamente sobre fresas.

Andei pesquisando onde encontrar estas belezinhas com hastes de 8mm, infelizmente de 8mm parece que só existem as xinglings mesmo, as grandes e respeitadas marcas parecem fazer uma pegadinha com quem compra suas tupias que inclusive vem com uma pinça para 8mm, no meu caso acabei de comprar uma MAKITA RT0700C que veio com uma pinça de 6mm e outra de 8mm, suporta pinças 1/4" ou 3/8" segundo seu manual - (3/8" mais difíceis ainda), o estranho é que eles não oferecem estas fresas com hastes de 8mm, só vi este kit 8mm da BOSCH neste link:
https://www.amazon.com/Bosch-2607019469 ... 2504&sr=1- 6&keywords=router+bit+set+8mm+shank. estas seria muito é inviável pelo alto das taxas e envio.

Alguém conhece um distribuidor aqui no Brasil que trabalhe com fresas com hastes de 8mm?
Diomar R Silva - MG

ericohrfs
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Erico
Data de Nascimento: 15 Nov 1990
Hobby: Luthieria
Profissão ou ocupação: Advogado
Localidade: Teresina
Estado: PI
Contato:

Mensagem por ericohrfs »

Pessoal, fiquei na dúvida: a Makita 3709 diz na descrição que aceita fresas de 6 mm e de 1/4". Mas eu preciso adquirir por fora uma pinça de 1/4" pra poder usar essas fresas??

Só eu que considero a inversão da tupia algo muito perigoso? Tipo, se uma fresa quebrar, com ela invertida creio que se potencialize as chances de danos... bem como aumenta a proximidade das mãos com a fresa RODANDO a 22.000 ou 30.000 rpm...

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt

Mensagem por Edu »

ericohrfs escreveu:Pessoal, fiquei na dúvida: a Makita 3709 diz na descrição que aceita fresas de 6 mm e de 1/4". Mas eu preciso adquirir por fora uma pinça de 1/4" pra poder usar essas fresas??
Minha 3709 veio com a pinça de 1/4" :up:
ericohrfs escreveu:Só eu que considero a inversão da tupia algo muito perigoso? Tipo, se uma fresa quebrar, com ela invertida creio que tie potencialize as chances de danos... bem como aumenta a proximidade das mãos com a fresa RODANDO a 22.000 ou 30.000 rpm...
Se usar sitemas de segurança na mesa invertida, esse risco fica minimizado :up:
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

jasfbr
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Fernandes
Data de Nascimento: 15 Mai 1969
Profissão ou ocupação: Analista de sistemas
Localidade: Belem
Estado: PA
Contato:

Mensagem por jasfbr »

Diomar escreveu:Oi pessoal, aqui estou eu falando novamente sobre fresas.
Alguém conhece um distribuidor aqui no Brasil que trabalhe com fresas com hastes de 8mm?
Diomar, aqui em Belém, eu só achei as fresas de 1/4 da Bosh e Makita, são as mais fáceis de encontrar, por isso eu comprei a pinça de 1/4 para minha RT0700.
ericohrfs escreveu:Pessoal, fiquei na dúvida: a Makita 3709 diz na descrição que aceita fresas de 6 mm e de 1/4". Mas eu preciso adquirir por fora uma pinça de 1/4" pra poder usar essas fresas??

Só eu que considero a inversão da tupia algo muito perigoso? Tipo, se uma fresa quebrar, com ela invertida creio que se potencialize as chances de danos... bem como aumenta a proximidade das mãos com a fresa RODANDO a 22.000 ou 30.000 rpm...
Érico, que a inversão é perigosa é, creio que, utilizando fresas de fabricantes conceituados para esse tipo de ferramenta, minimizamos um pouco o risco, além do mais, tmabém temos que ter critérios para as fresas e velocidades que serão utilizadas.

Quanto a pinça de 1/4, no caso na RT0700 não vem, temos que comprar a parte.
As fresas de 3/8 são mais difíceis de encontrar por aqui, por isso, não comprei a pinça, já que é cara.
Zeca

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt

Mensagem por Edu »

Eu tenho um jogo com 12 fresas de 8mm da Profield que paguel algo em torno de R$ 100,00.

Posso garantir que as fresas são muito boas, e uso muito na minha mesa de tupia mal acabada :doh:
fresas-8mm-para-tupia-jogo-com-12-fresas-profield.jpg
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

ericohrfs escreveu:...
Eu não considero inversão de tupia uma coisa perigosa. Muito pelo contrário acho que a operação fica mais segura, pois a máquina fica fixa e a gente passa a madeira pela fresa. A mesa proporciona um grande apoio para a peça que está sendo trabalhada dando muita estabilidade à operação.

É claro que temos que tomar cuidado ao trabalhar. Nossos "brinquedinhos" são perigosos e podem nos machucar. Devemos seguir alguns princípios básicos de segurança, pois como costumo dizer, para uma pessoa descuidada até chave de fenda é uma ferramenta perigosa....

Entre as principais dicas de segurança estão:

- utilize sempre EPI;
- jamais posicione a sua mão de forma que ela possa atingir a fresa caso a madeira escape;
- não ultrapasse o limite da máquina - faça o serviço passando a peça diversas vezes, comendo um pouco por vez;
- utilize sempre fresas de qualidade.

Acho que não preciso dizer, mas nunca é demais: NUNCA OPERE MÁQUINAS APÓS INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS!
Abs,
Paulo Celso

ericohrfs
Ativo
Contato:

Mensagem por ericohrfs »

Pessoal, aproveitando o tópico, o que vocês acham da Tupia de Coluna SKIL 1831?
Acredito que ela seja uma máquina intermediária entre as tupias laminadoras e as tradicionais tupias de coluna, afinal, pesa 2,1 kg (conforme vi na net), tem controle de velocidade, aparentemente vem com fresas de 6 e 8 mm e 1/4" (conforme vi em anúncios e fotos da embalagem)...

Diomar
Ativo

Mensagem por Diomar »

Olá amigo, esta tupia parece ser boa, está na mesma classe de uma Black&Decker RP250K, tenho uma e gostei muito dela, só as 6 fresas valeram o valor que paguei por ela na época, pesquise mais e compare, se possível visite uma loja física ou um marceneiro que possa ter uma delas.
Diomar R Silva - MG

Diomar
Ativo

Mensagem por Diomar »

Boa noite pessoal,
Como só estou encontrando fresas de 8mm importadas, encontrei também esta opção da BOSCH com 1/4" http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -pecas-_JM, que estão com um preço mais decente o problema é que são 6,35mm vs 8mm, ainda estou pensando se pego um jogo de 8mm importadas (as Profield por exemplo) ou se fico com as 1/4" da Bosch. Apesar de o melhor caminho a seguir é o mais aconselhado aqui, comprar de uma a uma de marca renomada cujo o valor é bem mais alto. As marcas Freud e Yonico me interessaram muito mas parece que não estão sendo mais vendidas no Brasil, só ví anúncios de estoques esgotados, o único representante da Freud parece não vender para pessoa física infelizmente, eu até tentei pedir um orçamento mas eles exigem um cadastro com dados de pessoa jurídica.
Diomar R Silva - MG

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP

Mensagem por Fabioreis »

Diomar escreveu:As marcas Freud e Yonico me interessaram muito mas parece que não estão sendo mais vendidas no Brasil, só ví anúncios de estoques esgotados, o único representante da Freud parece não vender para pessoa física infelizmente, eu até tentei pedir um orçamento mas eles exigem um cadastro com dados de pessoa jurídica.
Fresas Freud são encontradas facilmente nas medidas de 1/4" e 1/2".

Botei no Google e achei na Ferramentas Kennedy, Loja das Serras, Casa das Serras, Martins Bastos, etc, etc...
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

ericohrfs
Ativo
Contato:

Mensagem por ericohrfs »

se não me engano as fresas Yonico só vem com haste de 1/4" (6,35 mm) e 1/2" (12,7 mm). Podem ser importadas aqui. Já vi a venda no MercadoLivre por valores exorbitantes (preço de Amana, Freud...)

Sua tupia não aceita uma pinça de 1/4" não?
Acho que a BD vem com mais de uma pinça. Existe a chance de usar um adaptador... eu pessoalmente passei a evitar adaptador

Diomar
Ativo

Mensagem por Diomar »

A RT0700C vem com duas pinças apenas, uma de 6mm e outra de 8mm, a de 1/4"é preciso comprar a parte, ví uma com um preço até legal neste link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 3637-1-_JM. O bom seria se encontrasse as fresas de 8mm ou 3/8""
que são raras,
Diomar R Silva - MG

ericohrfs
Ativo
Contato:

Mensagem por ericohrfs »

fui numa autorizada makita pedir a pinça pra tupia e me venderam uma pinça para retificadeira... fiquem de olho nos códigos:
Imagem

Diomar
Ativo

Mensagem por Diomar »

Isto aí, comprei hoje esta Pinça 1/4 Para Tupia Makita - 763637-1 aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 3637-1-_JM
Diomar R Silva - MG

Diomar
Ativo

Mensagem por Diomar »

Alguém aqui já comprou um deste? Jogo de Fresas 1/4" para Tupia Bosch 15 Peças - 2607019468, será que são boas? Para quem não tem nenhum tipo de fresa definido ainda, pode ser uma boa opção, pois o valor de cada unidade fica bem mais em conta se compararmos com a compra de de uma unidade separada.
Diomar R Silva - MG

PC64
Colaborador Master
Contato:

Mensagem por PC64 »

Diomar escreveu:Alguém aqui já comprou um deste? Jogo de Fresas 1/4" para Tupia Bosch 15 Peças - 2607019468, será que são boas? Para quem não tem nenhum tipo de fresa definido ainda, pode ser uma boa opção, pois o valor de cada unidade fica bem mais em conta se compararmos com a compra de de uma unidade separada.
Não conheço, mas respeito a marca.

Eu compraria sem medo.
Abs,
Paulo Celso

Diomar
Ativo

Mensagem por Diomar »

Olá a todos! Estou aqui mais uma vez para compartilhar a minha aquisição baseada em alguns conselhos dos amigos aqui.
Bom, comprei este kit de fresas- Bosch 2607019469 TC Router Bit Set with 8 mm Diameter Shank (15-Piece) no Amazon.de, paguei cerca de $48 já convertidos de euro para dolar, foi despachado para um endereço que adquiri no Shopfans em FOLCROFT, PA U.S.A.
, de lá re-despachei para o Brasil declarando o valor de $48.84 em 7 dias úteis recebi em meu endereço no Brasil, sem tributação por estar dentro do valor estipulado pela nossa receita. Ao todo gastei em torno de $ 16 com os fretes, no entanto, ficou bem em conta para mim de comparando ao kit com as mesmas fresas só que de 1/4" que estava chegando próximo dos R$300,00 sem calcular no frete.

Estou satisfeito com a aquisição, apesar de não ter feito um teste pesado, mas é como disse o nosso colega Paulo Celso, a Bosch é uma marca respeitável e com certeza são boas fresas.
Diomar R Silva - MG

chwdy
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Claudia
Data de Nascimento: 03 Jul 1959
Hobby: restauração
Profissão ou ocupação: Médica Veterinária
Localidade: Ribeirão Pires
País: br

Mensagem por chwdy »

Diomar, como funciona e quanto custa esse "endereço que adquiri no Shopfans em FOLCROFT, PA U.S.A."
abraços

Claudia

ericohrfs
Ativo
Contato:

Mensagem por ericohrfs »

também fiquei curioso com esse endereço estadunidense ai

celso01
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Celso
Data de Nascimento: 23 Nov 1961
Profissão ou ocupação: Bancário
Localidade: Rio Grande
Estado: RS

Mensagem por celso01 »

A respeito de tudo que foi dito sobre fresas e tupias me permitam reforçar algumas coisas que foram ditas; a tupia usada de forma invertida é sim mais segura até porque tem os dispositivos de segurança, mas temos que ter em mente que perigoso é a ferramenta de corte (fresa, discos de serra, laminas, brocas...) mal afiada ou de baixa qualidade sem falar que a ferramenta sem fio força mais a maquina. Quanto as tupias eu acho ideal ter uma laminadora (3709) e outra de coluna. Pra mim a melhor que tem é a RP2301FC da Makita principalmente se for usar invertida, já que ela tem um sistema próprio de elevação dispensando aquelas parafernalhas de dispositivos e também porque tem velocidade ajustável pois não devemos esquecer que algumas fresas exigem uma rotação menor.

Abraços
Celso André

Diomar
Ativo

Mensagem por Diomar »

Claudia, você pode se cadastrar gratuitamente no shopfans, não tem custos mensais ou anuais, você só paga pelos serviços de postagens quando usar, e por outros serviços como fotos das suas encomendas quando chegam no armazém deles caso deseje algumas. Eu sempre procuro optar pelo método de envio ePacket Brasil, tem rastreio e chega em uma semana sem tributação desde que você não ultrapasse os $50 fazendo a declaração aduaneira corretamente, No site deles explica todos os detalhes em português e o suporte também é ótimo e em português também, um detalhe interessante é que eles enviam como pessoa física. Estou adquirindo minhas ferramentas de layout e outras no exterior com exceto dois esquadros comuns da Starrett que comprei aqui mesmo e são muito bons e no "esquadro" rrrrsss.,,que é para que foram feitos.

Abraços
Diomar R Silva - MG

Diomar
Ativo

Mensagem por Diomar »

Só para complementar, SHOPFANS assim como SHIPITO e outros é uma grande empresa de redirecionamento, onde você cadastra e passa a ter um ou mais endereços nos EUA, com isto agente pode comprar mercadorias em lojas que não enviam para o nosso país e manda para um destes seus endereços lá, então você escolhe como enviar para seu endereço aqui no Brasil. Para mim esta valendo muito a pena,

Abraços
Diomar R Silva - MG

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”