Página 1 de 1

Móveis planejados, que ferramentas comprar?

Enviado: Dom Nov 08, 2015 10:27 am
por Gustavocoelho
Bom dia,

Quero trabalhar fazendo móveis planejados, inicialmente esse serviço será nas minhas horas e dias vagos, trabalho em escala e tenho muito tempo livre em horário comercial e dias da semana.

Trabalharei com MDF, basicamente.

Queria o conselho dos Srs. sobre quais ferramentas comprar para ter meu conjunto inicial de ferramentas.

Estava pensando em:

1 Parafusadeira de impacto. Para montagem.
1 Furadeira de impacto. Para montagem e fixação.
1 Serra circular que posteriormente adaptarei como serra de bancada, creio ser muito mais útil para trabalhar com móveis planejados.
1 Serra circular para adaptações no local de montagem.
1 Serra tico-tico.
1 Lixadeira.

Também penso em uma linha de ferramentas a bateria, ou pelo menos a parafusadeira e furadeira a bateria para ter mais mobilidade na hora de montar, ou caso a casa onde os móveis estejam sendo montados não tenha eletricidade (por causa de obras ou construção).

Basicamente esse é o plano inicial.

Gostaria de sugestões de marcas e modelos, tenho plena ciência de que para tal feito preciso de uma linha profissional pois isso logo será minha atividade secundária mas logo se tornará minha atividade permanente pois tenho certeza que vai dar certo!

Grande abraço a todos!

Re: Móveis planejados, que ferramentas comprar?

Enviado: Seg Nov 09, 2015 10:07 pm
por PC64
Gustavo,

Vou dar minha opiniāo pessoal, mostrando como eu faria.

Se você vai trabalhar profissionalmente, deve pensar em qualidade e produtividade. Sem essas duas coisas você está fora do mercado.

Para ganhar dinheiro você terá que reduzir os custos. Isso significa que terá que comprar chapas inteiras e cortá-las na oficina. Isso nāo é só por causa do preço do corte, mas também porque as vezes a loja que está com chapa a um preço bom nāo faz cortes...

Em marcenaria uma coisa muito importante é a precisāo dos cortes. É impossível fazer algo com um mínimo de qualidade se os cortes nāo forem EXATOS. Uma gaveta, por exemplo, se nāo estiver PERFEITAMENTE no esquadro, ela nāo funciona! Por isso, as máquinas mais importantes de uma marcenaria sāo as de corte, principalmente nas que trabalham com móveis planejados, onde o trabalho é basicamente cortar chapas e montar os móveis. Cortou torto, perdeu a chapa!

Nāo sei como anda o seu bolso para investir em ferramentas, mas eu compraria uma serra circular Makita SP6000 com 2 trilhos (1.40 e 2 metros), sargentos e uma emenda. Fica bem versátil,para cortar diversos tamanhos. A SP6000 é excelente para fazer os primeiros cortes na chapa. É muito precisa e fácil de ser usada. Por der portátil você também pode levá-la ao local de instalaçāo.

Outra máquina seria uma serra circular de bancada. Aí tem que ser algo profissional, como uma Razi Colt. Eu nāo compraria uma Makita ou DeWalt. Se a grana tiver curta, vá se virando com a SP6000. Nāo gaste dinheiro com algo que vai ter que trocar depois. Se você tiver espaço sobrando pode comprar uma esquadrejadeira, mas lembre-se: elas demandam MUITO espaço para seremos operadas....

Outra coisa importante sāo os acabamentos. Uma coladeira de borda profissional também ajuda bastante, tanto na produtividade quanto no acabamento. Lembre-se que há vários tipos de fitas de bordo, com espessuras diferentes. Um bom acabamento a māo é demorado.

Móveis planejados demandam muita furaçāo: dobradiças, cavilhas, dispositivos de montagem, puxadores, etc. uma boa furadeira de bancada com uma mesa adaptada para peças grandes e diversos gabaritos pode ser de grande valia para agilizar os trabalhos.

Uma serra de esquadria, profissional (tipo Hitachi) também ajudará a cortar molduras de madeira ou alumínio para fazer portas de vidro, ou cortar laterais de gavetas, por exemplo.

Quanto às outras ferramentas que você citou, acho que está bom.

Vamos ver o que os outros colegas acham...

Re: Móveis planejados, que ferramentas comprar?

Enviado: Seg Nov 09, 2015 11:01 pm
por PC64
Gustavo,

Como havia dito, nāo sei o quanto você está disposto a gastar, pois a minha lista fica um pouco cara. Entretanto acho que você deve mirar nela e ir comprando aos poucos., começando pela SP6000 e a duradeira de bancada. Depois você compra a Colt, a coladeira de borda e no final a serra de esquadria.

Re: Móveis planejados, que ferramentas comprar?

Enviado: Qua Nov 11, 2015 8:35 pm
por Gustavocoelho
Pc, primeiramente muitíssimo obrigado pelos valiosos conselhos, achei excelentes e buscarei seguir eles o mais fiel possível.

A grana anda meio curta sim, resolvi começar "no amadorismo"

Peguei meu primeiro trabalho, é simples, pequeno e bobinho mas não terei sequer 1 centavo de lucro: farei o armário embaixo da pia da cozinha e embaixo da pia da varanda ao lado da churrasqueira na casa dos meus sogros. Eles comprarão o material e eu farei no melhor das minhas habilidades (preciso treinar antes de me aventurar no profissionalismo).

Próximo passo é um guarda-roupa embutido no meu quarto (patroa tá cobrando têm só dois anos hahahah).
Imagem

Ele vai ter 2,70 de altura por 1,85 de largura e 70 de profundidade (porque eu já to de saco cheio de ter minhas camisas amassadas dentro desses guarda-roupas minúsculos), fiz ele com minha esposa palpitando sobre as divisões. Os cabideiros serão poucos, mas condizentes com nossa nescessidade, se for necessário aumentar as prateleiras mais altas ficam depositadas sobre cantoneiras sem fixação, podendo ser retiradas para criar cabideiros extras ;)

Após esse serviço pretendo fazer ainda na casa de mais alguns parentes e amigos, ainda com lucro ZERO, comprando as chapas cortadas e já com fita de borda, meu trabalho será apenas projetar, furar e montar.

Aqui em campo grande temos algo muito bom: o lugar das chapas mais baratas é também o dos cortes mais baratos e do acabamento mais barato. Então isso vai encarecer um pouco, mas bem pouco, os trabalhos que farei.

Depois que tiver alguns trabalhos para "mostrar meu know how" aí sim pretendo cobrar pela minha mão de obra.

Mais uma vez, aqui em campo grande temos uma péssima cultura, o pessoal que trabalha com móveis planejados é muito careiro, pra vocês terem uma ideia: meu colega de trabalho orçou R$ 10.000,00 pra fazer sua cozinha planejada com um profissional, outro ofereceu o mesmo padrão e trabalho por R$ 3.400,00. Pretendo trabalhar na linha do meio: cobrando um preço justo e com esse lucro dos primeiros serviços será revertido para compra de bom material, aí a coisa vai ficar SÉRIA de verdade.

Só para constar: trabalho com funcionário público e em regime de escala, não ganho muito bem pois é um concurso de nível médio, pretendo trabalhar nos dias vagos (a cada 10 dias tenho 4 de folga) e tenho tempo no trabalho (pois o serviço é sob-demanda) de fazer os projetos lá mesmo, nas horas vagas ;)

Queria um material para estudar mais aprofundado, achei alguns cursos em DVD no mercado livre, não estão caros, será que vale à pena comprar?

Creio que meu plano tem boas chances de florescer e dar bons frutos.

E aguardo ansiosamente os conselhos dos Srs.

ps.: e é obvio que postarei no forum meus projetos para os armários dos meus sogros e outros trabalhos!

Re: Móveis planejados, que ferramentas comprar?

Enviado: Qui Nov 12, 2015 9:42 am
por PC64
Gustavo,

Já que você vai iniciar apenas como montador, comprando as peças cortadas e acabadas, acho que você deveria priorizar máquinas e ferramentas para montagem e acabamento. Procure comprar sempre coisas de qualidade reconhecida. O "baratinho" sai caro (pergunte ao Marcos...).

Para montagem uma coisa que ajuda bastante é um kit furadeira/parafusadeira de impacto. Para montar móveis de MDF uma boa escolha é o da. São ferramentas pequenas e, principalmente, leves. Não adianta você comprar uma parafusadeira de 18V, enorme e pesada, para meter parafuso em MDF. As menores são mais ergonômicas e cansam menos.... A furadeira desse kit, embora seja fraca para furar parede (nem de impacto ela é) é excelente para você fazer o pré-furo. Eu não me preocuparia em comprar uma furadeira a bateria só para a instalação, pois dependendo do local onde a peça vai ser instalada você encontra uma viga ou pilar e aí só com uma boa furadeira eletropneumática.

Outra coisa interessante seria uma furadeira de bancada, com uma mesa adaptada para você poder fazer furos com precisão nas gavetas e nas dobradiças caneco (se o puxador for do tipo alça, com 2 parafusos, se os furos ficarem tortos ou fora de posição você não consegue fixá-lo). Para instalar dobradiças caneco com precisão o ideal é uma montada em uma furadeira de bancada, pois você tem total controle da profundidade. Para facilitar o trabalho você pode fazer um gabarito para ajustar a distância entre a borda e o centro do furo.

Quanto ao seu armário, acho que 70 cm de profundidade está um pouco exagerado (a menos que você esteja pensando em colocar as portas de correr por dentro). Um armário com 60 cm (livres) já é um bom armário. O problema dos armários comprados em lojas populares é que dentro deles não cabe um cabide: tem que ficar "tortinho". Aí não há roupa que resista. Para tirar a dúvida, meça os seus cabides!

Também achei pequeno o espaço destinado aos cabides. Camisa social só fica bem se estiver pendurada em cabides colocados com certa folga dentro do armário. Uma camisa pode "encostar", mas não pode ficar "colada" da outra.

Outra coisa que notei é que no seu armário não há gavetas. Gavetas são muito importantes para organizar e guardar peças pequenas, como meias e roupas íntimas. Também são boas para guardar pijamas e camisetas. Você pode fazer as gavetas rasas de forma a colocar as camisetas "enroladas" sem que uma fique sobre a outra. Facilita na hora de escolher e pegar.

Também acho que o maleiro está com muito espaço perdido, pois não há divisões. A menos que você já tenha o que guardar lá, acho que esse espaço pode ser repensado.

Outro conselho: não faça o armário começando direto no chão. Coloque-o sobre uma base com 5 a 10 cm de altura um pouco recuada. Fica mais bonito e mais fácil de nivelar (lembre-se que o piso NUNCA é perfeito). Quanto à altura, faça-o até o teto, dando um acabamento com um mata-juntas. Se ficar um espaço entre o armário e o teto você pode TER CERTEZA que, mais cedo ou mais tarde, alguém vai acabar "guardando" alguma coisa lá...

Re: Móveis planejados, que ferramentas comprar?

Enviado: Qui Nov 12, 2015 2:43 pm
por Gustavocoelho
Pc,

Essa linha 12v da Makita era o meu alvo inicial para montagem ;) realmente ia ficar perfeito com elas.

Uma furadeira de bancada, para trabalho em MDF, qual recomendaria?

A frofundidade do móvel eu tava pensando em 70cm, mas a profundidade útil é de 670, eu acho que fica bom, sem ficar justo.

O espaço para os cabideiros é inicialmente pequeno mas com muitas prateleiras, as prateleiras na altura dos cabideiros são removíveis, o que permite aumentar o espaço para os cabideiros.

Ele têm gavetas sim, é que elas estão simples no projeto, embaixo dos cabideiros (2 de cada lado) ;)

Quanto a colocar uma base eu achei a ideia muito boa! Dá pra colocar de 5 a 10 cm e diminuir a prateleira de baixo no mesmo tanto e ou deixar ela pequena para sapatos ou deixar com gavetas. Ou seria melhor diminuir o maleiro? O mesmo vai se destinar a guardar roupas de cama e banho, então não pareceu um problema deixar ele sem divisórias. E sim, ele será do chão ao teto, porque realmente ALGUEM SEMPRE ACABA GUARDANDO ALGO EM CIMA!

Quail o tamanho que sugeriria para o aumento do cabideiro, numa situação alternativa?

Re: Móveis planejados, que ferramentas comprar?

Enviado: Qui Nov 12, 2015 5:43 pm
por Luzio
Gustavo, uma coisa com certeza posso te dizer: Parafusadeira Dedicada de IMPACTO. Vc nunca mais vai perder parafuso ou colocar até a metade...Ela empurra e não solta da fenda Philips e assim não arregaça a fenda. Se puder comprar para usar junto o Bit (a ponta Philips) Impact Gold da Makita aí q vc vai ver o q é aparafusar de verdade...
Creio q a parafusafeira de impacto (a minha é a DeWalt) tenha sido uma das ferramentas q mais me deu e da satisfação por ter comprado. A outra foi a Serra circular DeWalt DW 745.

Re: Móveis planejados, que ferramentas comprar?

Enviado: Qui Nov 12, 2015 5:55 pm
por PC64
Gustavocoelho escreveu:...
Essa linha 12v da Makita era o meu alvo inicial para montagem ;) realmente ia ficar perfeito com elas.

Uma furadeira de bancada, para trabalho em MDF, qual recomendaria?
...
Gustavo,

Eu tenho esse conjunto e recomendo. Quanto à furadeira de bancada, compre uma que tenha cremalheira (é muito chato regular a altura da mesa sem uma cremalheira). A Skil tem uma muito boa: ela não é tão grande como uma FB16 (é do tamanho de uma FB13), mas possui motor de 1/2CV (as FB13 possuem motor de 1/3CV) e tem cremalheira. Ela não custa muito barato, mas as pessoas que compraram gostaram...
Gustavocoelho escreveu:...
O espaço para os cabideiros é inicialmente pequeno mas com muitas prateleiras, as prateleiras na altura dos cabideiros são removíveis, o que permite aumentar o espaço para os cabideiros.
...
Qual o tamanho que sugeriria para o aumento do cabideiro, numa situação alternativa?
Se você colocar as prateleiras ao lado do cabideiro, quando precisar de mais espaço para cabides tenho certeza que as prateleiras estarão LOTADAS e você terá um problema: onde colocar toda essa tralha para aumentar o cabideiro.

Além do mais, você ficará com uma divisão no meio do seu cabideiro (mais duas, porque já existe uma).
Pelo seu desenho, cada módulo tem cerca de 45 cm (45 x 4 = 180, e você disse que a largura total era 185). Minha sugestão é fazer dois cabideiros com 90, tomando toda a largura do armário....
Gustavocoelho escreveu:...
Ele têm gavetas sim, é que elas estão simples no projeto, embaixo dos cabideiros (2 de cada lado) ;)
...
Não havia percebido. Agora, olhando mais atentamente consegui ver: são 4 gavetas! Achei pouco. Eu gosto de gavetas...
Gustavocoelho escreveu:...
Quanto a colocar uma base eu achei a ideia muito boa! Dá pra colocar de 5 a 10 cm e diminuir a prateleira de baixo no mesmo tanto e ou deixar ela pequena para sapatos ou deixar com gavetas. Ou seria melhor diminuir o maleiro? O mesmo vai se destinar a guardar roupas de cama e banho, então não pareceu um problema deixar ele sem divisórias. E sim, ele será do chão ao teto, porque realmente ALGUEM SEMPRE ACABA GUARDANDO ALGO EM CIMA!
...
Lembre-se que você deve pensar na praticidade para guardar e pegar as coisas. Seu maleiro está com cerca de 70 cm de altura. Acho que colocar e tirar roupa de cama/banho de uma pilha com essa altura é muito complicado, ainda mais no alto. Por outro lado, se você colocar uma prateleira no meio, vai ficar com partes inacessíveis. Para resolver isso há uma ferragem que permite você colocar o cabideiro na parte de cima do armário: ela é basculante e abaixa para você por e tirar as peças. É bom, pois você deixa as roupas no alto e ganha a parte de baixo para prateleiras e gavetas.

Eu não gosto de guardar sapatos dentro de guarda-roupas, e por um motivo simples: dentro do guarda-roupas só deve entrar coisas limpas. Quanto eu tiro uma peça do armário ela não volta mais (a menos de jaquetas e blazer). Sapatos, principalmente os que são usados no dia-a-dia, não são propriamente uma coisa limpa. Vai deixar cheiro dentro do armário.

Mas se você quiser, para guardar sapatos dentro do armário você pode fazer na parte de baixo bandejas de correr. Facilita para colocar e tirar os sapatos. Eu faria um estrado, pois o fundo fechado dificulta a ventilação.

Re: Móveis planejados, que ferramentas comprar?

Enviado: Qui Nov 12, 2015 6:13 pm
por Gustavocoelho
Luzio e PC,

Eu tenho o interesse de comprar o combo da makita (mas provavelmente vou comprar aquele feio, verde e amarelo, pq a parafusadeira é de impacto). Mas se alguém puder me recomendar (com nome ou link pro combo correto) pra mim será uma benção. Tenho uma grana para receber em alguns meses, e parte desse dinheiro vai se destinar a comprar esses equipamentos para serviço profissional.

Meu problema com o cabideiro é que minha esposa quer muitas prateleiras, ela gostou muito de um guarda-roupa muuuito funcional (na opinião dela) por causa das prateleiras. Eu acho muito interessante um cabideiro maior. Não seria o caso de mudar totalmente o projeto e tentar uma linha alternativa? eu havia pensado em um lado com dois cabideiros, um em cima e outro embaixo (mas acho que ficaria estranho) e o outro só de prateleiras (é como se as portas do centro fossem com dois andares de cabideiro em cada uma, e as das beiradas com andares de prateleiras).

Não tenho nenhum problema em reiniciar o projeto do zero (na verdade é interessante, gosto de tentar coisas diferentes). Fale-me mais sobre a sua ideia daquela ferragem basculante que eu não entendi como funciona.

E já adianto: muito grato pelo auxilio de todos.