Página 1 de 1

Evitando retrocesso na serra de bancada

Enviado: Dom Fev 08, 2015 7:36 pm
por Lango
Boa tarde!
Sou novo aqui e estou meio perdido no site e não sei se estaria postando minhas dúvidas no lugar certo, se não for aqui, peço que me orientem.
Estou com um grande problema, não sou marceneiro, mas tenho algumas serras e ferramentas de marceneiro, inclusive uma MLT100 da Makita que adquiri nesta semana e também uma BT1800 que liguei umas 5 vezes.
Percebi que quando utilizamos a guia lateral para cortar uma madeira as vezes a lâmina faz com que a peça volte em minha direção ocorrendo retrocesso da peça.
No meu caso, estou cortando tiras de 4cm e devido a largura fica mais difícil evitar que ela não volte.
Gostaria de saber como fazer um pente, se possível enviar fotos de um pronto ou vídeo de como fazer.

Desde já agradeço.

Re: Evitando retrocesso na serra de bancada

Enviado: Dom Fev 08, 2015 7:46 pm
por microscheme
. . .
Procure por kick back em pesquisa
. . .

Re: Evitando retrocesso na serra de bancada

Enviado: Dom Fev 08, 2015 9:08 pm
por Marcos
Cristiano, muito prazer em conhecer. Você vai precisar de um Sled que é um suporte que corre sobre a serra. Dá uma olhada

Cortar peças pequenas é sempre um problema e muito perigoso se não souber o que está fazendo. Se tiver um tempo, dá uma olhada no Meu Canal no Youtube - link abaixo na assinatura - que lá tem alguns vídeos sobre o assunto e acho que vai te ajudar a resolver a questão.

Re: Evitando retrocesso na serra de bancada

Enviado: Dom Fev 08, 2015 9:54 pm
por PC64
Cristiano,

Como o Microscheme disse, o seu problema chama-se kickback. Muito já se discutiu sobre isso aqui no fórum.

O kickback ocorre quando a madeira que está sendo cortada é pressionada lateralmente na parte posterior do disco.

O disco gira para frente, em direçāo ao operador, portanto os dentes do disco saem da parte posterior subindo e entram na parte anterior (na frente) penetrando na mesa. Quando a peça que está sendo trabalhada inicia o corte ela toca o disco na parte da frente. Como os dentes estāo penetrando na mesa, ele pressiona a peça para baixo, contra a mesa.

À medida que o corte prossegue a peça vai penetrando no disco. Do centro do disco em diante, como o disco está girando para frente, os dentes estāo subindo. Caso a peça seja pressionada lateralmente contra essa regiāo do disco ela é arremessada para cima e para frente, na direçāo do operador. Isso é o kickback. É muito perigoso, pois além da peça poder atingir o operador, a māo do operador pode ser jogada para cima do disco, causando gravíssimas lesōes.

Para se evitar o kickback deve-se seguir as seguintes recomendaçōes.

1 - Regule a altura do disco para que apenas os dentes ultrapassem a espessura da peça a ser cortada;

2 - Jamais segure a peça que está sendo cortada pelos dois lados do disco. O correto é empurrar a peça por um lado e deixar o outro livre para nāo "beliscar" o disco;

3 - Nunca use simultaneamente o goniômetro e a guia lateral. A guia lateral é para ripar; o goniômetro é para crosscut;

4 - Ao utilizar a guia lateral empurre a peça pela parte que está situada entre a guia e o disco, principalmente no final do corte. Como as vezes esse vāo é muito pequeno procure utilizar push blocks ou push sticks, dispositivos que permitem empurrar a peça com segurança.

5 - As serras de bancada têm dispositivos de segurança anti-kickback. É o caso do splitter (ou cutelo) que diminuem a pressāo que a peça possa imprimir ao disco na parte posterior. A BT1800 além do splitter tem um outro dispositivo anti-kickback: aqueles dois ganchos dentados que ficam no splitter permitem apenas o avanço da peça. Quando se tenta puxar a peça de volta os dentes prendem a peça e nāo deixam ela voltar.

O que deve estar acontecendo no seu caso é que você nāo deve estar empurrando a peça entre o disco e a guia. Entāo, após o corte a peça pequena que você cortou fica solta entre o disco e a guia lateral com o disco girando. A peça acaba encostando no disco, e como é muito leve ela acaba sendo arremessada para frente.

Re: Evitando retrocesso na serra de bancada

Enviado: Dom Fev 08, 2015 11:30 pm
por rp87
Além das valiosas dicas postadas pelo pessoal, verifique se a guia lateral esta paralela com o disco. Se estiver perfeitamente paralelo o risco de haver kick back mais perigoso é baixo. Isso porque se a parte da frente da serra começa o corte e, caso a parte de trás estiver mais perto da guia, a peça ficará pressionada entre a guia e a serra na parte de trás, que é onde o disco gira pra cima e pra frente.

Como eu prendo minha guia com grampos, eu confiro muitas vezes pra ter certeza de que esta paralela e deixo somente o dente sobrando acima do corte (conforme o PC comentou).

Um abraço e bons cortes!

Re: Evitando retrocesso na serra de bancada

Enviado: Seg Fev 09, 2015 6:04 am
por PC64
rp87 escreveu:Além das valiosas dicas postadas pelo pessoal, verifique se a guia lateral esta paralela com o disco. ...
Rodrigo,

Bem lembrado! Eu me esqueci desse detalhe.

Tem gente que, ao invés de deixar a guia bem paralela, deixa um pouco mais aberta na parte de trás (coisa pouca, de 1 a 2 mm). Desse modo também se evita que a peça pegue no disco.

Re: Evitando retrocesso na serra de bancada

Enviado: Ter Jun 16, 2015 2:36 pm
por Lango
Desculpe-me não ter agradecido antes todas as dicas, mas estava ausente na internet.
Hoje eu sigo as orientações dos colegas e não tenho mais problemas.
Vendi a minha BT1800 e comprei uma MLT100 da Makita e dependendo do corte que preciso eu utilizo um gabarito de corte para serra de bancada que encontrei no youtube, ele é muito útil, já que possibilita pequenos cortes rápidos e precisos é o retrocesso até o momento foi 0(zero).

Mais uma vez agradeço a todos.

Abraços
Cristiano