Eu estava procurando um pinador para comprar. Cheguei a criar um post para pedir a opinião da turma. Aproveitando uma oportunidade única acabei comprando o modelo AF505 da Makita. Eu comprei de uma loja que estava se desfazendo de algumas peças de mostruário... Eles estavam dando 20% sobre o preço da loja, que já era bom. Aí ficou ótimo: paguei apenas R$ 200.
Estou fazendo um unboxing, sem a pretensão de produzir um filme como o Edu (sou amador).
1 - Caixa Original
Embora o produto fosse de mostruário eles tinham a embalagem original:
Acompanha o pinador uma maleta plástica para guardá-lo:
2 - Conteúdo da Embalagem
O pinador é acompanhado de um par de óculos de segurança, manual de instruções (do pinador e dos óculos de segurança) e de óleo para lubrificação:
3 - Carregando o Pinador
Os grampos não acompanham o pinador. Tive que comprar algumas caixas de pinos. Esse que está na foto é de 35mm. A tampa lateral do pinador se abre para que sejam colocados os pinos:
4 - Ligando a mangueira do Compressor
Aqui a Makita pisou na bola.

Eu tenho um compressor Makita MAC5200 que possui 2 saídas com engate rápido. Quando eu comprei o compressor eu adotei o padrão de engate para as minhas ferramentas igual ao do compressor. Só que o pinador tem um padrão DIFERENTE, que não encaixa da minha mangueira de engate rápido.
Terminal de engate rápido do compressor:
Terminal de engate rápido do pinador:
Tive que trocar o terminal (sorte que tenho alguns de reserva para emergências)!!!
5 - Usando o Pinador
Apenas para mostrar, meti um pino juntando essas duas tábuas. Como dá para ver, o pino entrou bem na madeira:
Não foi fácil separar as tábuas. Apenas com um pino o conjunto ficou bem firme. Na foto abaixo dá para ver quanto penetrou na segunda tábua, lembrando que esse pino é de 35mm e a tábua é de 20mm:
6 - Descarregando
Para retirar os grampos pode-se abrir o compartimento lateral ou tirá-los pela frente:
7 - Alguns Detalhes
O pinador vem com uma capa para ser colocada na ponta para evitar que ela risque a peça que está sendo pinada, caso já esteja com acabamento. A capa é guardada no próprio pinador:
Ele vem com um gancho que serve para pendurá-lo quando está sendo utilizado:
No topo da cabeça há a saída de ar. Após o golpe o ar sai por esse duto, que gira 360º e pode ser direcionado para qualquer lado:
Enfim, o conjunto todo de volta na maleta:
Minhas primeiras impressões foram boas. Acho que, como já me disseram, será uma daquelas ferramentas que a gente diz: Não sei como vivi até hoje sem ela! (foi assim com o meu soprador térmico - se soubesse que iria usar tanto eu teria comprado um melhor)
Só vale lembrar uma medida de segurança que o Paulo Sena me passou:
Jamais coloque o dedo mais próximo da cabeça do pinador que o tamanho do pino.
Isso vale principalmente quando estamos trabalhando com madeira (MDF não é madeira). O pino quando entra na madeira pode entortar e sair por algum lugar não programado, inclusive virar e sair para cima! Se o seu dedo estiver ali segurando a peça será perfurado!