Ontem eu postei o da minha nova serra de esquadria. Minha maior decepção é que ela veio TOTALMENTE desregulada.... Tive que perder algumas horinhas para deixá-la no alinhamento correto.
O primeiro problema foi com o perpendicularismo entre a serra e a mesa. O sistema de inclinação lateral apresenta algumas posições pré-definidas, entre elas a de 90 graus. Acontece que quando eu coloquei o esquadro verifiquei que o disco não estava tão perpendicular assim... Para deixá-lo na perpendicular precisava deixar a serra fora da posição pré-definida.

Para acertar esse defeito eu tive que afrouxar o parafuso central traseiro e movimentar a máquina de um lado para o outro para tentar colocá-la na posição: Não consegui chegar aos 90 graus, mas acho que está dentro da precisão do aparelho, pois ele fica oscilando... O passo seguinte foi regular o batente de fim de curso em 45 graus. Isso é feito com a regulagem de um parafuso: O segundo passo foi regular o esquadro. Também havia problemas de calibração. Os 90 graus não eram 90 graus... A máquina também traz algumas posições pré-definidas: 22,5, 30, 45 e 90 graus. Ocorria o mesmo problema: ao ser posicionada em 90 graus a serra não estava perpendicular à guia...
Para corrigir o problema eu tive que regular a peça que define os pontos onde a mesa vai parar. Essa peça fica na parte inferior. É um aro de metal com furos nas posições pré-definidas. Ele é preso por 2 parafusos que permitem uma pequena regulagem.
Eu soltei os parafusos e fui mexendo no prato até ajustar a posição. Consegui uma boa regulagem:
Agora é só usar... Fiz alguns cortes e fiquei impressionado com o acabamento. Mesmo com esse disco de 40 dentes ele cortou um MDF laminado e o corte ficou com acabamento perfeito. Semana que vem chega meu disco Nicholson Predator.
Um ponto forte da máquina é a trava do sistema telescópico. É útil quando trabalhamos com peças menores, nas quais apenas o baixar do disco é suficiente para efetuar o corte.
Ponto fraco fica pela falta de uma guia laser. O modelo 3310 (mesma máquina, mas sem o sistema telescópico) tem. Outra coisa: o motor poderia ter partida suave e um freio mais eficiente. O disco demora um pouco para parar.