Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2
Enviado: Qua Abr 30, 2014 7:18 pm
Pessoal,
Peço licença a vocês para postar um tutorial de alterações que fiz em minha Skil 3610, que publiquei no fórum à algum tempo.
Qualquer problema, pode deletar o tópico.
Espero que seja útil a alguns possuidores desta máquina.
Vamos lá:
Sou mais um que está usando a Skil 3610. Ainda não sei se foi uma boa escolha a troca da BT por ela.
A princípio, me parece ser bem mais frágil que a BT.
_____________________
Editado: (Após todas as regulagens e modificações, verifiquei que a Skil é, na minha opinião de ex-proprietário da BT, superior à serra da B&D, conforme mostro no conteúdo deste tópico.)
_____________________
Mas estou gostando de ter a mesa bem maior que a B&D.
Algumas mudanças eu já implementei e vou postar agora:
Aqui ela em seu estado "original", pois acabei de montá-la.
ATENÇÃO: Nesta montagem, notei diversos erros de fábrica (solucionáveis) e de projetos.
O Primeiro erro: A lâmina da serra não baixava totalmente, ficando quase meio dente para fora. Virei a serra e fui olhar as regulagens (ela vem TOTALMENTE desregulada).
As porcas de regulagem do mergulho da serra são estas marcadas na foto. Fiz a regulagem máxima.
Ela já não mais ficava para cima da placa de corte, mas ainda estava muito alta, apenas uns 2mm abaixo. Isso é uma quebra da segurança. Então a solução encontrada foi:
Retirei as porcas, assim ganhei um mergulho de 1cm abaixo no nível da mesa. Deveria descer mais, mas já está bom.
Próximo problema:
Ao montar a capa protetora, notei que a faca anti-coice, estava torcida. Fui olhar o problema:
Mesmo soltando os parafusos para alinhamento, como a peça estava empenada, não adiantou. Tive que usar uma alavanca e um toquinho de madeira para "desempenar" este batente e chegar no alinhamento. Uma falha de montagem e de controle de qualidade. Resolvido.
Nota: Cuidado ao tentar torcer, faça isso com a peça fora da máquina, pois ela está presa na carcaça do motor e é uma casquinha fina de antimônio. Pode quebrar. Cuidado!
Outro engôdo é o coletor de pó. Fake totalmente. Aquilo não pega nada, mal projetado e pequeno demais para a coleta de pó. Uma decepção, pois este foi um dos motivos pelo qual escolhi trocar a Bt por ela.
Me senti um baita otário.
Vejam a eficiência do coletor de pó:
.
Cai tudo no chão, tive que colocar uma caixa de papelão em baixo. O Aspirador ficou limpo.
Até pelos manípulos frontais a serragem jorra. Vejam:
A saída do coletor limpinha por dentro... e sujinha por fora...heheheheh
Anotação mental: Fazer outro coletor de chapa e vender o projeto para a Bosch/Skil, já que os engenheiros deles não sabem fazer isso.
Montagem da Estrutura (Pés):
Mais um ponto para a BT, que tem os pés bem mais fáceis de montar e muito mais estáveis. Os pés da Skil são difíceis de apertar, pois levam 4 parafusos em cada canto e é um saco de montar.
Não gostei.
Outra anotação mental: fazer uns pés mais estáveis.
Outra coisa que não gostei, e isso não dá para mudar, foi da rigidez da estrutura interna da serra... ela é montada numas chapinhas finas que dá dó só de pensar na potência de 1600W.
Nisso sim ela ganha da Bt... achei ela mais potente.
Seguindo....
Como usar a capa de proteção da lâmina, nem sempre é funcional fiz uma outra faca anti-coice, bem melhor usar assim. Nisso ela leva vantagem sobre a BT. Na B&D não dá para fazer isso.
Usei uma chapa de ferro que eu tinha aqui, já estava toda enferrujada mas usei o Quimox para limpar e fiou novinha (Antes dei uma lixada leve para tirar o grosso da ferrugem) Vejam como estava antes e depois:
Usei a faca original para tirar o molde.
Aí foi só cortar:
Aqui vale ressaltar e eficiência da Tico-Tico RT-JS 85 e da lâmina Bosch T118A para metal.
Cortou a chapa de ferro de 2,5mm como se fosse papel. Excelente. Ainda não tinha cortado ferro com ela.
Cortei as telhas da oficina, mas são fininhas então, não conta... até com estilete se corta aquilo.
Faca pronta... agora é preparar para a pintura.
Aplicação do Primer.
Eu tinha uma tinta cromada aqui sobrando e resolví usar....
Enquanto a tinta seca... vamos fazer outra mudança.
Eu havia comprado uma tábua de carne, para fazer um Zero (Zé Clarêncio) para a BT, mas nunca me animei em fazer. A BT não é muito amigável para fazer o Zero, fica muito fino. Só em aço.
Bom, então cortei um pedaço e fiz um bem justinho, que nem precisa colocar os parafusos.
Agora é moldar os cantos e os encaixes:
Usei uma moedinha de 10 centavos para marcar os cantos... deu certinho.
Com uma caneta de marcação de CDs, fiz a marcação dos encaixes. Deixei um pouco apertado de propósito, para ir ajustando na lima até ficar bem justo. Assim eu não preciso usar parafusos para a fixação da placa.
Cortei com um serrote de costinha e um formão para cortar. Esse material é bem amigável.
Agora chegou a hora de cortar o Clarêncio. Usei a guia lateral para dar apoio.
E vamos subindo...
Clarêncio pronto, mas ainda não está terminado:
A placa tem 9mm e a profundidade da mesa e do batente é de 7mm, então tive que tirar 2mm (na serra mesmo... pois estava com preguiça de montar a tupia invertida...(nós os sem-oficina somos assim...hehehehe)
Feito o rebaixo, o Zé Clarêncio ficou perfeito, bem faceado com a mesa. Podia ter ficado 0,02mm acima... mas tá bão dimais...heheh
Como a placa ficou bem justa, para tirar na mão não dá... aí fiz o macete do furo para facilitar.
Para usar a nova faca que eu fiz, o macete foi inverter (de cabeça para baixo) a placa e fazer novamente o corte do Clarêncio para cortar até próximo ao final:
Pronto... agora a placa já cabe a lâmina e a faca anti-coice.
Então... como a faca ficou mais alta que a lâmina (isso não pode...) então fiz uma alteração no desenho para que ela fique perfeita. Marquei a altura e nova largura e cortei novamente
Agora sim... ficou xôu!
Não estava gostando daquele cromado na faca... a tinta é muito ruim... então tirei tudo.
Agora faca e Zé Clarêncio, funcionando direitinho... subindo e descendo tranquilo na serra.
E com o desempeno do suporte da faca agora pude usar os parafusos para fazer o alinhamento... ficou zerado.
Como havia tirado a tinta cromada... hoje cedo fui comprar uma tinta preto-fosco e tasquei ela na faca... ficou bunitona.
Agora sim... já estou fazendo serragem e sujando a casa toda... heheheheheheh
ATENÇÃO: Lí no outro post sobre a Skil 3610 sobre o desalinhamento do Fence... (guia lateral) e realmente a guia não dá alinhamento nem por reza forte.
Fui investigar o motivo, uma vez que ele quando apertado fica bem firme. Achei o problema, depois de muito experimentar:
A guia pode ser trocada de lado (Ponto para a BT), mas para isso tem que desmontar, soltando os 2 manípulos vermelhos que prendem o T-track da guia. Pois bem, medí com um paquímetro que tenho, que me dá 0,02 de precisão.. e notei que o problema estava nas arruelas dos manípulos. Uma tem 1,52mm e outra tem 1,62. Parece ser uma diferença a toa.. mas esta pequena diferença faz a ponta da guia fechar quando está do lado direito da serra e abrir quando está do lado esquerdo.
Inverti a posição das arruelas, colocando a mais larga na frente e com isso consegui o alinhamento da guia com a serra. Fica a dica... a arruela mais gorda no manípulo mais perto da serra.
Vejam que ficou bem alinhado:
Por enquanto é só, meus amigos, e se vocês descobrirem mais algum truque ou dica para melhorar esta serra... vai colocando aqui... pois vai ajudar a muitos propriotários desta serra...heheheh
Unidos podemos acertar todos os defeitos dela.
Grande abraço para todos.
Editando:
Reserve uma boa dose de paciência para a regulagem do 90º do 45º, pois, diferente da BT que você regula e esquece... na Skil você tem que regular e depois apertar uma contra-porca que fica embaixo da mesa...
Ou seja, regula, vira a serra, aperta... e quando aperta...sai do ponto... um saco!
(mais um ponto para a BT)
Sem falar no mostrador dianteiro de ângulos... totalmente impreciso. Depois de regulada a serra, não dá para regular o mostrador... a regulagem ultrapassa os limites do mostrador.
Na BT bateu certinho.
é outra peça que vou ter que dar uma "ajeitadinha".
*** SEGUNDA PARTE ***
Hoje, continuei às regulagens e modificações para alcançar uma melhor performance da máquina.
Primeiro Passo
fui regular o mostrador dianteiro de ângulos.
Notem que a marca vermelha não alinha com o 0º (grau zero), mesmo o parafuso phillips estando no limite da regulagem.
O mostrador é preso nesta peça que por sua vez é presa por um parafuso allen. Tentei afrouxar o parafuso Allen, mas ele não tem a capacidade de regular. é só para fixação.
Base de fixação do ponteiro.
Parafuso de fixação do suporte do ponteiro.
Como não tem como regular no parafuso Allen, o jeito foi dar uma "esticadinha" de leve com um alicate. Dei uma alongada nesta haste e ficou bom. Um pequeno ajuste e resolveu o problema.
Notem como agora o mostrador mede o Grau zero, com perfeição.
Na medida de 45º também bateu, foi só ajustar um pouco e está medindo em zero em em 45º. Pronto! mais uma correção.
Aproveitei a luz do dia para aferir novamente os ângulos de 90º e de 45º da lâmina de serra. Tudo batendo certinho
Próximo Passo: Regular o indicador do Fence (Guia Lateral)
Primeiro verifiquei a exatidão do corte nos lados Esquerdo e Direito da Serra (direito e esquerdo da lâmina de serra)
Observei que há uma diferença de 2mm entre um lado e outro. Usei uma peça de mdf revestido, pois sei que ele estava perfeitamente no esquadro.
A solução:
A solução que encontrei foi fazer uma nova marcação no visor, ficando a vermelha para o lado direito e o azul para o lado esquerdo. Usei uma serra de lâmina fina para fazer um sulco na peça de acrílico e com isso imprimir uma nova marca.
Usei um Spray Azul, atirando na sua própria tampa, assim pude com um pincel pequeno(00) pintar dentro do sulco que fiz com o serrote de lâmina fina.
A peça montada, no Fence, agora só falta regular o corte.
Usando o mesmo MDF, fiz cortes para a regulagem do mostrador. E, consegui uma precisão que nunca tinha conseguido com a BT. Ponto para a Skil.
Vejam o MDF, medido na parte de cima e na parte de baixo da peça. Exatos 8,5 cm.
Muito Bom! Adorei. Coloquei 8,5 no mostrador e a peça ficou exata.
Continuando os passos:
Agora, falta regular o Goniômetro.
Usando um esquadro de carpinteiro Stanley (EUA) que dá um esquadro perfeito, eu afrouxei o goniômetro e com o esquadro apoiado na lâmina de serra totalmente levantada, apertei para dar o 90º.
Após apertar o manípulo para travar em 90º, foi só afrouxar o parafuso fixador do ponteiro mostrador e regular a ponta para indicar os 90º desejados.
Além disso, pois é confuso a visualização da graduação, eu usei a mesma técnica utilizada no acrilico e com uma serrinha para metais, fiz um pequeno sulco no ponteiro indicador:
Aí, peguei uma tinta preta e ressaltei o sulco, pintando ele internamente com o pincelzinho 00.
Tudo isso pronto, fiquei muito satisfeito com a nova serra da Skil.
Conferí o paralelismo do corte e está perfeito. Uma precisão que eu não havia obtido nas regulagens da BT.
Vejam, o pedaço de mdf contado, 20,8mm em ambos os lados do mdf.
Problema:
Achei um problema, mas dá para conviver com ele. É como um carro novo, tem que acostumar com os macetes.
Se você regular a altura da lâmina, quando a lâmina estiver em mergulho (descendo), quando você ligar a serra, ela irá cair uns 10mm. É uma folga no sistema de elevação.
Vejam a foto abaixo, regulagem no mergulho:
E a foto, após ligar a serra, veja quanto ela cai:
Para resolver este problema, é só regular a altura da lâmina, sempre subindo a lâmina e nunca descendo. Fácil de acostumar. Não interfere no desempenho dela.
Resumo:
ADOREI a nova SKIL 3610, após as regulagens, ela ficou bem precisa no corte, me deu todos os ângulos que eu quero, os mostradores estão fiéis e são de fácil visualização.
Agora, falta só a adaptação das mesas laterais, novo captador de serragem, etc.
A Serra está ficando do jeito que eu quero.
Espero que este procedimentos possam ajudar aos proprietários da Skil, uma máquina que tem melhores recursos que a BT1800.
Bração a todos
Peço licença a vocês para postar um tutorial de alterações que fiz em minha Skil 3610, que publiquei no fórum à algum tempo.
Qualquer problema, pode deletar o tópico.
Espero que seja útil a alguns possuidores desta máquina.
Vamos lá:
Sou mais um que está usando a Skil 3610. Ainda não sei se foi uma boa escolha a troca da BT por ela.
A princípio, me parece ser bem mais frágil que a BT.
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Editado: (Após todas as regulagens e modificações, verifiquei que a Skil é, na minha opinião de ex-proprietário da BT, superior à serra da B&D, conforme mostro no conteúdo deste tópico.)
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Mas estou gostando de ter a mesa bem maior que a B&D.
Algumas mudanças eu já implementei e vou postar agora:
Aqui ela em seu estado "original", pois acabei de montá-la.
ATENÇÃO: Nesta montagem, notei diversos erros de fábrica (solucionáveis) e de projetos.
O Primeiro erro: A lâmina da serra não baixava totalmente, ficando quase meio dente para fora. Virei a serra e fui olhar as regulagens (ela vem TOTALMENTE desregulada).
As porcas de regulagem do mergulho da serra são estas marcadas na foto. Fiz a regulagem máxima.
Ela já não mais ficava para cima da placa de corte, mas ainda estava muito alta, apenas uns 2mm abaixo. Isso é uma quebra da segurança. Então a solução encontrada foi:
Retirei as porcas, assim ganhei um mergulho de 1cm abaixo no nível da mesa. Deveria descer mais, mas já está bom.
Próximo problema:
Ao montar a capa protetora, notei que a faca anti-coice, estava torcida. Fui olhar o problema:
Mesmo soltando os parafusos para alinhamento, como a peça estava empenada, não adiantou. Tive que usar uma alavanca e um toquinho de madeira para "desempenar" este batente e chegar no alinhamento. Uma falha de montagem e de controle de qualidade. Resolvido.
Nota: Cuidado ao tentar torcer, faça isso com a peça fora da máquina, pois ela está presa na carcaça do motor e é uma casquinha fina de antimônio. Pode quebrar. Cuidado!
Outro engôdo é o coletor de pó. Fake totalmente. Aquilo não pega nada, mal projetado e pequeno demais para a coleta de pó. Uma decepção, pois este foi um dos motivos pelo qual escolhi trocar a Bt por ela.
Me senti um baita otário.
Vejam a eficiência do coletor de pó:
.
Cai tudo no chão, tive que colocar uma caixa de papelão em baixo. O Aspirador ficou limpo.
Até pelos manípulos frontais a serragem jorra. Vejam:
A saída do coletor limpinha por dentro... e sujinha por fora...heheheheh
Anotação mental: Fazer outro coletor de chapa e vender o projeto para a Bosch/Skil, já que os engenheiros deles não sabem fazer isso.
Montagem da Estrutura (Pés):
Mais um ponto para a BT, que tem os pés bem mais fáceis de montar e muito mais estáveis. Os pés da Skil são difíceis de apertar, pois levam 4 parafusos em cada canto e é um saco de montar.
Não gostei.
Outra anotação mental: fazer uns pés mais estáveis.
Outra coisa que não gostei, e isso não dá para mudar, foi da rigidez da estrutura interna da serra... ela é montada numas chapinhas finas que dá dó só de pensar na potência de 1600W.
Nisso sim ela ganha da Bt... achei ela mais potente.
Seguindo....
Como usar a capa de proteção da lâmina, nem sempre é funcional fiz uma outra faca anti-coice, bem melhor usar assim. Nisso ela leva vantagem sobre a BT. Na B&D não dá para fazer isso.
Usei uma chapa de ferro que eu tinha aqui, já estava toda enferrujada mas usei o Quimox para limpar e fiou novinha (Antes dei uma lixada leve para tirar o grosso da ferrugem) Vejam como estava antes e depois:
Usei a faca original para tirar o molde.
Aí foi só cortar:
Aqui vale ressaltar e eficiência da Tico-Tico RT-JS 85 e da lâmina Bosch T118A para metal.
Cortou a chapa de ferro de 2,5mm como se fosse papel. Excelente. Ainda não tinha cortado ferro com ela.
Cortei as telhas da oficina, mas são fininhas então, não conta... até com estilete se corta aquilo.
Faca pronta... agora é preparar para a pintura.
Aplicação do Primer.
Eu tinha uma tinta cromada aqui sobrando e resolví usar....
Enquanto a tinta seca... vamos fazer outra mudança.
Eu havia comprado uma tábua de carne, para fazer um Zero (Zé Clarêncio) para a BT, mas nunca me animei em fazer. A BT não é muito amigável para fazer o Zero, fica muito fino. Só em aço.
Bom, então cortei um pedaço e fiz um bem justinho, que nem precisa colocar os parafusos.
Agora é moldar os cantos e os encaixes:
Usei uma moedinha de 10 centavos para marcar os cantos... deu certinho.
Com uma caneta de marcação de CDs, fiz a marcação dos encaixes. Deixei um pouco apertado de propósito, para ir ajustando na lima até ficar bem justo. Assim eu não preciso usar parafusos para a fixação da placa.
Cortei com um serrote de costinha e um formão para cortar. Esse material é bem amigável.
Agora chegou a hora de cortar o Clarêncio. Usei a guia lateral para dar apoio.
E vamos subindo...
Clarêncio pronto, mas ainda não está terminado:
A placa tem 9mm e a profundidade da mesa e do batente é de 7mm, então tive que tirar 2mm (na serra mesmo... pois estava com preguiça de montar a tupia invertida...(nós os sem-oficina somos assim...hehehehe)
Feito o rebaixo, o Zé Clarêncio ficou perfeito, bem faceado com a mesa. Podia ter ficado 0,02mm acima... mas tá bão dimais...heheh
Como a placa ficou bem justa, para tirar na mão não dá... aí fiz o macete do furo para facilitar.
Para usar a nova faca que eu fiz, o macete foi inverter (de cabeça para baixo) a placa e fazer novamente o corte do Clarêncio para cortar até próximo ao final:
Pronto... agora a placa já cabe a lâmina e a faca anti-coice.
Então... como a faca ficou mais alta que a lâmina (isso não pode...) então fiz uma alteração no desenho para que ela fique perfeita. Marquei a altura e nova largura e cortei novamente
Agora sim... ficou xôu!
Não estava gostando daquele cromado na faca... a tinta é muito ruim... então tirei tudo.
Agora faca e Zé Clarêncio, funcionando direitinho... subindo e descendo tranquilo na serra.
E com o desempeno do suporte da faca agora pude usar os parafusos para fazer o alinhamento... ficou zerado.
Como havia tirado a tinta cromada... hoje cedo fui comprar uma tinta preto-fosco e tasquei ela na faca... ficou bunitona.
Agora sim... já estou fazendo serragem e sujando a casa toda... heheheheheheh
ATENÇÃO: Lí no outro post sobre a Skil 3610 sobre o desalinhamento do Fence... (guia lateral) e realmente a guia não dá alinhamento nem por reza forte.
Fui investigar o motivo, uma vez que ele quando apertado fica bem firme. Achei o problema, depois de muito experimentar:
A guia pode ser trocada de lado (Ponto para a BT), mas para isso tem que desmontar, soltando os 2 manípulos vermelhos que prendem o T-track da guia. Pois bem, medí com um paquímetro que tenho, que me dá 0,02 de precisão.. e notei que o problema estava nas arruelas dos manípulos. Uma tem 1,52mm e outra tem 1,62. Parece ser uma diferença a toa.. mas esta pequena diferença faz a ponta da guia fechar quando está do lado direito da serra e abrir quando está do lado esquerdo.
Inverti a posição das arruelas, colocando a mais larga na frente e com isso consegui o alinhamento da guia com a serra. Fica a dica... a arruela mais gorda no manípulo mais perto da serra.
Vejam que ficou bem alinhado:
Por enquanto é só, meus amigos, e se vocês descobrirem mais algum truque ou dica para melhorar esta serra... vai colocando aqui... pois vai ajudar a muitos propriotários desta serra...heheheh
Unidos podemos acertar todos os defeitos dela.
Grande abraço para todos.
Editando:
Reserve uma boa dose de paciência para a regulagem do 90º do 45º, pois, diferente da BT que você regula e esquece... na Skil você tem que regular e depois apertar uma contra-porca que fica embaixo da mesa...
Ou seja, regula, vira a serra, aperta... e quando aperta...sai do ponto... um saco!
(mais um ponto para a BT)
Sem falar no mostrador dianteiro de ângulos... totalmente impreciso. Depois de regulada a serra, não dá para regular o mostrador... a regulagem ultrapassa os limites do mostrador.
Na BT bateu certinho.
é outra peça que vou ter que dar uma "ajeitadinha".
*** SEGUNDA PARTE ***
Hoje, continuei às regulagens e modificações para alcançar uma melhor performance da máquina.
Primeiro Passo
fui regular o mostrador dianteiro de ângulos.
Notem que a marca vermelha não alinha com o 0º (grau zero), mesmo o parafuso phillips estando no limite da regulagem.
O mostrador é preso nesta peça que por sua vez é presa por um parafuso allen. Tentei afrouxar o parafuso Allen, mas ele não tem a capacidade de regular. é só para fixação.
Base de fixação do ponteiro.
Parafuso de fixação do suporte do ponteiro.
Como não tem como regular no parafuso Allen, o jeito foi dar uma "esticadinha" de leve com um alicate. Dei uma alongada nesta haste e ficou bom. Um pequeno ajuste e resolveu o problema.
Notem como agora o mostrador mede o Grau zero, com perfeição.
Na medida de 45º também bateu, foi só ajustar um pouco e está medindo em zero em em 45º. Pronto! mais uma correção.
Aproveitei a luz do dia para aferir novamente os ângulos de 90º e de 45º da lâmina de serra. Tudo batendo certinho
Próximo Passo: Regular o indicador do Fence (Guia Lateral)
Primeiro verifiquei a exatidão do corte nos lados Esquerdo e Direito da Serra (direito e esquerdo da lâmina de serra)
Observei que há uma diferença de 2mm entre um lado e outro. Usei uma peça de mdf revestido, pois sei que ele estava perfeitamente no esquadro.
A solução:
A solução que encontrei foi fazer uma nova marcação no visor, ficando a vermelha para o lado direito e o azul para o lado esquerdo. Usei uma serra de lâmina fina para fazer um sulco na peça de acrílico e com isso imprimir uma nova marca.
Usei um Spray Azul, atirando na sua própria tampa, assim pude com um pincel pequeno(00) pintar dentro do sulco que fiz com o serrote de lâmina fina.
A peça montada, no Fence, agora só falta regular o corte.
Usando o mesmo MDF, fiz cortes para a regulagem do mostrador. E, consegui uma precisão que nunca tinha conseguido com a BT. Ponto para a Skil.
Vejam o MDF, medido na parte de cima e na parte de baixo da peça. Exatos 8,5 cm.
Muito Bom! Adorei. Coloquei 8,5 no mostrador e a peça ficou exata.
Continuando os passos:
Agora, falta regular o Goniômetro.
Usando um esquadro de carpinteiro Stanley (EUA) que dá um esquadro perfeito, eu afrouxei o goniômetro e com o esquadro apoiado na lâmina de serra totalmente levantada, apertei para dar o 90º.
Após apertar o manípulo para travar em 90º, foi só afrouxar o parafuso fixador do ponteiro mostrador e regular a ponta para indicar os 90º desejados.
Além disso, pois é confuso a visualização da graduação, eu usei a mesma técnica utilizada no acrilico e com uma serrinha para metais, fiz um pequeno sulco no ponteiro indicador:
Aí, peguei uma tinta preta e ressaltei o sulco, pintando ele internamente com o pincelzinho 00.
Tudo isso pronto, fiquei muito satisfeito com a nova serra da Skil.
Conferí o paralelismo do corte e está perfeito. Uma precisão que eu não havia obtido nas regulagens da BT.
Vejam, o pedaço de mdf contado, 20,8mm em ambos os lados do mdf.
Problema:
Achei um problema, mas dá para conviver com ele. É como um carro novo, tem que acostumar com os macetes.
Se você regular a altura da lâmina, quando a lâmina estiver em mergulho (descendo), quando você ligar a serra, ela irá cair uns 10mm. É uma folga no sistema de elevação.
Vejam a foto abaixo, regulagem no mergulho:
E a foto, após ligar a serra, veja quanto ela cai:
Para resolver este problema, é só regular a altura da lâmina, sempre subindo a lâmina e nunca descendo. Fácil de acostumar. Não interfere no desempenho dela.
Resumo:
ADOREI a nova SKIL 3610, após as regulagens, ela ficou bem precisa no corte, me deu todos os ângulos que eu quero, os mostradores estão fiéis e são de fácil visualização.
Agora, falta só a adaptação das mesas laterais, novo captador de serragem, etc.
A Serra está ficando do jeito que eu quero.
Espero que este procedimentos possam ajudar aos proprietários da Skil, uma máquina que tem melhores recursos que a BT1800.
Bração a todos