Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
Avatar do usuário
marcosleitao
Ativo
Mensagens: 957
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:59 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niteroi/Rio de Janeiro
Contato:

Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por marcosleitao »

Pessoal,

Peço licença a vocês para postar um tutorial de alterações que fiz em minha Skil 3610, que publiquei no fórum à algum tempo.
Qualquer problema, pode deletar o tópico.

Espero que seja útil a alguns possuidores desta máquina.

Vamos lá:

Sou mais um que está usando a Skil 3610. Ainda não sei se foi uma boa escolha a troca da BT por ela.
A princípio, me parece ser bem mais frágil que a BT.
_____________________
Editado: (Após todas as regulagens e modificações, verifiquei que a Skil é, na minha opinião de ex-proprietário da BT, superior à serra da B&D, conforme mostro no conteúdo deste tópico.)
_____________________

Mas estou gostando de ter a mesa bem maior que a B&D.

Algumas mudanças eu já implementei e vou postar agora:

Aqui ela em seu estado "original", pois acabei de montá-la.
Imagem

Imagem

ATENÇÃO: Nesta montagem, notei diversos erros de fábrica (solucionáveis) e de projetos.
O Primeiro erro: A lâmina da serra não baixava totalmente, ficando quase meio dente para fora. Virei a serra e fui olhar as regulagens (ela vem TOTALMENTE desregulada).
As porcas de regulagem do mergulho da serra são estas marcadas na foto. Fiz a regulagem máxima.

Imagem

Ela já não mais ficava para cima da placa de corte, mas ainda estava muito alta, apenas uns 2mm abaixo. Isso é uma quebra da segurança. Então a solução encontrada foi:

Imagem

Retirei as porcas, assim ganhei um mergulho de 1cm abaixo no nível da mesa. Deveria descer mais, mas já está bom.

Próximo problema:

Ao montar a capa protetora, notei que a faca anti-coice, estava torcida. Fui olhar o problema:

Imagem

Mesmo soltando os parafusos para alinhamento, como a peça estava empenada, não adiantou. Tive que usar uma alavanca e um toquinho de madeira para "desempenar" este batente e chegar no alinhamento. Uma falha de montagem e de controle de qualidade. Resolvido.
Nota: Cuidado ao tentar torcer, faça isso com a peça fora da máquina, pois ela está presa na carcaça do motor e é uma casquinha fina de antimônio. Pode quebrar. Cuidado!

Outro engôdo é o coletor de pó. Fake totalmente. Aquilo não pega nada, mal projetado e pequeno demais para a coleta de pó. Uma decepção, pois este foi um dos motivos pelo qual escolhi trocar a Bt por ela.
Me senti um baita otário.

Vejam a eficiência do coletor de pó:
Imagem

Imagem

Imagem.

Cai tudo no chão, tive que colocar uma caixa de papelão em baixo. O Aspirador ficou limpo.

Até pelos manípulos frontais a serragem jorra. Vejam:

Imagem

A saída do coletor limpinha por dentro... e sujinha por fora...heheheheh

Imagem

Anotação mental: Fazer outro coletor de chapa e vender o projeto para a Bosch/Skil, já que os engenheiros deles não sabem fazer isso.

Montagem da Estrutura (Pés):

Mais um ponto para a BT, que tem os pés bem mais fáceis de montar e muito mais estáveis. Os pés da Skil são difíceis de apertar, pois levam 4 parafusos em cada canto e é um saco de montar.
Não gostei.
Outra anotação mental: fazer uns pés mais estáveis.

Outra coisa que não gostei, e isso não dá para mudar, foi da rigidez da estrutura interna da serra... ela é montada numas chapinhas finas que dá dó só de pensar na potência de 1600W.

Nisso sim ela ganha da Bt... achei ela mais potente.

Seguindo....

Como usar a capa de proteção da lâmina, nem sempre é funcional fiz uma outra faca anti-coice, bem melhor usar assim. Nisso ela leva vantagem sobre a BT. Na B&D não dá para fazer isso.

Usei uma chapa de ferro que eu tinha aqui, já estava toda enferrujada mas usei o Quimox para limpar e fiou novinha (Antes dei uma lixada leve para tirar o grosso da ferrugem) Vejam como estava antes e depois:

Imagem

Imagem

Usei a faca original para tirar o molde.

Imagem

Aí foi só cortar:

Imagem

Imagem

Aqui vale ressaltar e eficiência da Tico-Tico RT-JS 85 e da lâmina Bosch T118A para metal.

Imagem

Cortou a chapa de ferro de 2,5mm como se fosse papel. Excelente. Ainda não tinha cortado ferro com ela.
Cortei as telhas da oficina, mas são fininhas então, não conta... até com estilete se corta aquilo.

Imagem

Faca pronta... agora é preparar para a pintura.

Imagem
Aplicação do Primer.

Imagem
Eu tinha uma tinta cromada aqui sobrando e resolví usar....

Enquanto a tinta seca... vamos fazer outra mudança.

Eu havia comprado uma tábua de carne, para fazer um Zero (Zé Clarêncio) para a BT, mas nunca me animei em fazer. A BT não é muito amigável para fazer o Zero, fica muito fino. Só em aço.

Bom, então cortei um pedaço e fiz um bem justinho, que nem precisa colocar os parafusos.

Imagem

Imagem

Agora é moldar os cantos e os encaixes:
Usei uma moedinha de 10 centavos para marcar os cantos... deu certinho.

Imagem

Imagem

Com uma caneta de marcação de CDs, fiz a marcação dos encaixes. Deixei um pouco apertado de propósito, para ir ajustando na lima até ficar bem justo. Assim eu não preciso usar parafusos para a fixação da placa.

Cortei com um serrote de costinha e um formão para cortar. Esse material é bem amigável.

Imagem

Agora chegou a hora de cortar o Clarêncio. Usei a guia lateral para dar apoio.

Imagem

Imagem

E vamos subindo...

Imagem

Clarêncio pronto, mas ainda não está terminado:

A placa tem 9mm e a profundidade da mesa e do batente é de 7mm, então tive que tirar 2mm (na serra mesmo... pois estava com preguiça de montar a tupia invertida...(nós os sem-oficina somos assim...hehehehe)

Imagem

Feito o rebaixo, o Zé Clarêncio ficou perfeito, bem faceado com a mesa. Podia ter ficado 0,02mm acima... mas tá bão dimais...heheh

Imagem

Imagem

Como a placa ficou bem justa, para tirar na mão não dá... aí fiz o macete do furo para facilitar.

Imagem

Para usar a nova faca que eu fiz, o macete foi inverter (de cabeça para baixo) a placa e fazer novamente o corte do Clarêncio para cortar até próximo ao final:

Imagem

Pronto... agora a placa já cabe a lâmina e a faca anti-coice.

Imagem

Então... como a faca ficou mais alta que a lâmina (isso não pode...) então fiz uma alteração no desenho para que ela fique perfeita. Marquei a altura e nova largura e cortei novamente

Imagem

Agora sim... ficou xôu!

Não estava gostando daquele cromado na faca... a tinta é muito ruim... então tirei tudo.
Imagem

Agora faca e Zé Clarêncio, funcionando direitinho... subindo e descendo tranquilo na serra.

Imagem

E com o desempeno do suporte da faca agora pude usar os parafusos para fazer o alinhamento... ficou zerado.

Imagem

Imagem

Como havia tirado a tinta cromada... hoje cedo fui comprar uma tinta preto-fosco e tasquei ela na faca... ficou bunitona.

Imagem

Agora sim... já estou fazendo serragem e sujando a casa toda... heheheheheheh

Imagem

ATENÇÃO: Lí no outro post sobre a Skil 3610 sobre o desalinhamento do Fence... (guia lateral) e realmente a guia não dá alinhamento nem por reza forte.

Fui investigar o motivo, uma vez que ele quando apertado fica bem firme. Achei o problema, depois de muito experimentar:

A guia pode ser trocada de lado (Ponto para a BT), mas para isso tem que desmontar, soltando os 2 manípulos vermelhos que prendem o T-track da guia. Pois bem, medí com um paquímetro que tenho, que me dá 0,02 de precisão.. e notei que o problema estava nas arruelas dos manípulos. Uma tem 1,52mm e outra tem 1,62. Parece ser uma diferença a toa.. mas esta pequena diferença faz a ponta da guia fechar quando está do lado direito da serra e abrir quando está do lado esquerdo.

Inverti a posição das arruelas, colocando a mais larga na frente e com isso consegui o alinhamento da guia com a serra. Fica a dica... a arruela mais gorda no manípulo mais perto da serra.

Vejam que ficou bem alinhado:

Imagem

Por enquanto é só, meus amigos, e se vocês descobrirem mais algum truque ou dica para melhorar esta serra... vai colocando aqui... pois vai ajudar a muitos propriotários desta serra...heheheh

Unidos podemos acertar todos os defeitos dela.

Grande abraço para todos.

Editando:

Reserve uma boa dose de paciência para a regulagem do 90º do 45º, pois, diferente da BT que você regula e esquece... na Skil você tem que regular e depois apertar uma contra-porca que fica embaixo da mesa...
Ou seja, regula, vira a serra, aperta... e quando aperta...sai do ponto... um saco!
(mais um ponto para a BT)

Sem falar no mostrador dianteiro de ângulos... totalmente impreciso. Depois de regulada a serra, não dá para regular o mostrador... a regulagem ultrapassa os limites do mostrador.
Na BT bateu certinho.

é outra peça que vou ter que dar uma "ajeitadinha".

*** SEGUNDA PARTE ***

Hoje, continuei às regulagens e modificações para alcançar uma melhor performance da máquina.

Primeiro Passo

fui regular o mostrador dianteiro de ângulos.

Notem que a marca vermelha não alinha com o 0º (grau zero), mesmo o parafuso phillips estando no limite da regulagem.

Imagem

O mostrador é preso nesta peça que por sua vez é presa por um parafuso allen. Tentei afrouxar o parafuso Allen, mas ele não tem a capacidade de regular. é só para fixação.

Imagem
Base de fixação do ponteiro.

Imagem
Parafuso de fixação do suporte do ponteiro.

Como não tem como regular no parafuso Allen, o jeito foi dar uma "esticadinha" de leve com um alicate. Dei uma alongada nesta haste e ficou bom. Um pequeno ajuste e resolveu o problema.

Notem como agora o mostrador mede o Grau zero, com perfeição.

Imagem

Na medida de 45º também bateu, foi só ajustar um pouco e está medindo em zero em em 45º. Pronto! mais uma correção.

Imagem

Aproveitei a luz do dia para aferir novamente os ângulos de 90º e de 45º da lâmina de serra. Tudo batendo certinho

Imagem

Imagem

Próximo Passo: Regular o indicador do Fence (Guia Lateral)

Primeiro verifiquei a exatidão do corte nos lados Esquerdo e Direito da Serra (direito e esquerdo da lâmina de serra)
Imagem

Imagem

Observei que há uma diferença de 2mm entre um lado e outro. Usei uma peça de mdf revestido, pois sei que ele estava perfeitamente no esquadro.

Imagem

A solução:

A solução que encontrei foi fazer uma nova marcação no visor, ficando a vermelha para o lado direito e o azul para o lado esquerdo. Usei uma serra de lâmina fina para fazer um sulco na peça de acrílico e com isso imprimir uma nova marca.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Usei um Spray Azul, atirando na sua própria tampa, assim pude com um pincel pequeno(00) pintar dentro do sulco que fiz com o serrote de lâmina fina.

Imagem

A peça montada, no Fence, agora só falta regular o corte.

Imagem

Usando o mesmo MDF, fiz cortes para a regulagem do mostrador. E, consegui uma precisão que nunca tinha conseguido com a BT. Ponto para a Skil.

Vejam o MDF, medido na parte de cima e na parte de baixo da peça. Exatos 8,5 cm.
Imagem

Imagem

Muito Bom! Adorei. Coloquei 8,5 no mostrador e a peça ficou exata.

Continuando os passos:

Agora, falta regular o Goniômetro.

Usando um esquadro de carpinteiro Stanley (EUA) que dá um esquadro perfeito, eu afrouxei o goniômetro e com o esquadro apoiado na lâmina de serra totalmente levantada, apertei para dar o 90º.

Imagem

Após apertar o manípulo para travar em 90º, foi só afrouxar o parafuso fixador do ponteiro mostrador e regular a ponta para indicar os 90º desejados.

Imagem

Além disso, pois é confuso a visualização da graduação, eu usei a mesma técnica utilizada no acrilico e com uma serrinha para metais, fiz um pequeno sulco no ponteiro indicador:

Imagem

Aí, peguei uma tinta preta e ressaltei o sulco, pintando ele internamente com o pincelzinho 00.

Imagem

Tudo isso pronto, fiquei muito satisfeito com a nova serra da Skil.

Conferí o paralelismo do corte e está perfeito. Uma precisão que eu não havia obtido nas regulagens da BT.

Vejam, o pedaço de mdf contado, 20,8mm em ambos os lados do mdf.

Imagem

Imagem

Problema:

Achei um problema, mas dá para conviver com ele. É como um carro novo, tem que acostumar com os macetes.

Se você regular a altura da lâmina, quando a lâmina estiver em mergulho (descendo), quando você ligar a serra, ela irá cair uns 10mm. É uma folga no sistema de elevação.

Vejam a foto abaixo, regulagem no mergulho:

Imagem

E a foto, após ligar a serra, veja quanto ela cai:

Imagem

Para resolver este problema, é só regular a altura da lâmina, sempre subindo a lâmina e nunca descendo. Fácil de acostumar. Não interfere no desempenho dela.

Resumo:

ADOREI a nova SKIL 3610, após as regulagens, ela ficou bem precisa no corte, me deu todos os ângulos que eu quero, os mostradores estão fiéis e são de fácil visualização.

Agora, falta só a adaptação das mesas laterais, novo captador de serragem, etc.

A Serra está ficando do jeito que eu quero.

Espero que este procedimentos possam ajudar aos proprietários da Skil, uma máquina que tem melhores recursos que a BT1800.

Bração a todos
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
marcoaandrade
Ativo
Mensagens: 1059
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 10:03 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marco Aurélio
Data de Nascimento: 23 Jun 1964
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Engenheiro de Produção
Localidade: Santana de Parnaiba
Estado: SP
País: BR
Localização: Aldeia da Serra - Santana de Parnaíba - SP

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por marcoaandrade »

Caro Marcos

Show de Bola! Um tremendo "tuning" na 3610. Comprei a minha e ainda estou me ambientando, mas a sua já está pronta para as pistas, enquanto a minha é ainda um veículo de rua!

Obrigado por compartilhar. Ideias utilíssimas!

Forte abraço!
Marco

Mais vale uma tentativa fracassada do que o fracasso de não ter tentado...

Avatar do usuário
Yudi
Ativo
Mensagens: 284
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 1:41 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Romualdo
Data de Nascimento: 02 Dez 1965
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Farmacêutico
Localidade: Londrina
Estado: Pr
País: Br
Localização: Londrina-Pr

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por Yudi »

muito bom as suas dicas, e o seu zé clarencio ficou nota 10 :clap1: :clap1: :clap1:

Avatar do usuário
janc
Moderador Master
Mensagens: 2394
Registrado em: Qua Nov 14, 2012 8:40 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Juarez
Data de Nascimento: 12 Abr 1954
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Médico
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
País: BR
Localização: Rio de Janeiro

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por janc »

Marcos parabéns pela paciência. Fez valer cada centavo gasto. E que vergonha esses amadores do Brasil.
Abraço.

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por PC64 »

Marcāo,

Eu tenho uma Makita MLT 100 que também nāo é perfeita!

Há algum tempo eu postei algumas modificaçōes que eu fiz nela: e .

Eu uso um coletor de pó com motor de 1CV e 3.700 rpm. A sucçāo melhorou bastante, pois a serra era uma peneira!
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
marcosleitao
Ativo
Mensagens: 957
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:59 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niteroi/Rio de Janeiro
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por marcosleitao »

PC,

O captador de pó desta serra é uma piada.

Ele mal cobre os dentes da serra...

Tenho que fazer outro.
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

Avatar do usuário
marcosleitao
Ativo
Mensagens: 957
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:59 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niteroi/Rio de Janeiro
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por marcosleitao »

Marcos, Yudi e Janc

Obrigado pelas palavras. Espero que as dicas ajudem.

Bração.
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

Avatar do usuário
mellado
Moderador Master
Mensagens: 2154
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 8:23 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
Data de Nascimento: 29 Ago 1968
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria , informatica
Profissão ou ocupação: programador de computador
Localidade: São Bernardo do campo
Estado: SP
País: BR
Localização: Sao Bernardo do Campo

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por mellado »

Valeu pelas dicas Marcos, a minha Quando comprei também tive que regular totalmente, também fiz outra faca para a lâmina, e não sei se todas tem este problema, ou é só a minha, mas ela vibra um pouco quando está ligada, acho que o eixo dela não está 100% reto,
Um abraço.
Alexandre Mellado.

Avatar do usuário
Vespasiano
Ativo
Mensagens: 3108
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 8:58 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
Data de Nascimento: 13 Ago 1963
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Telecomunicações
Localidade: Agora em Peruíbe
Estado: SP
País: BR
Localização: Agora em Peruíbe - SP

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por Vespasiano »

Boa Marcos, dicas importantes :up: , já favoritado pra quando a minha chegar, um dia...

Abraço,
Vespa

Avatar do usuário
RobertoPV
Ativo
Mensagens: 713
Registrado em: Qua Jun 12, 2013 11:02 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Roberto Vieira
Data de Nascimento: 22 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Func. Público
Localidade: Viamão - RS
Estado: RS
País: BR
Localização: Viamão - RS

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por RobertoPV »

Marcos, muito bom suas dicas, eu tenho uma skil igual a sua, (10meses de uso) a minha veio perfeita, somente na última semana tive que regular o ângulo da serra, por algum motivo ele saiu dos 90º.
A minha sempre desceu a serra totalmente. Talvez seja problema na linha de montagem.

Avatar do usuário
marcosleitao
Ativo
Mensagens: 957
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:59 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niteroi/Rio de Janeiro
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por marcosleitao »

mellado escreveu:Valeu pelas dicas Marcos, a minha Quando comprei também tive que regular totalmente, também fiz outra faca para a lâmina, e não sei se todas tem este problema, ou é só a minha, mas ela vibra um pouco quando está ligada, acho que o eixo dela não está 100% reto,
Alexandre...

já ouvi relatos de vibração quando se troca o disco. Provavelmente por não colocar o anel de redução correto.

Dá uma olhada no estado do seu disco para ver se ele não está empenado, ou desbalanceado( o que acho muito difícil )

e um teste muito rápido. Tire o disco e ligue a máquina sem o disco. Se for o eixo vai haver vibração também. Se não houver... é o disco.

Claro que com o disco, qualquer empeno do eixo é multiplicado, mas já dá para ter uma noção.

Bração.
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

Avatar do usuário
marcosleitao
Ativo
Mensagens: 957
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:59 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niteroi/Rio de Janeiro
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por marcosleitao »

Vespasiano escreveu:Boa Marcos, dicas importantes :up: , já favoritado pra quando a minha chegar, um dia...

Abraço,
Vespa
Valeu, Vespa!

Quando chegar o seu dia... que venha uma Harvey.

Bração...hehehehe
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

Avatar do usuário
marcosleitao
Ativo
Mensagens: 957
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:59 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niteroi/Rio de Janeiro
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por marcosleitao »

RobertoPV escreveu:Marcos, muito bom suas dicas, eu tenho uma skil igual a sua, (10meses de uso) a minha veio perfeita, somente na última semana tive que regular o ângulo da serra, por algum motivo ele saiu dos 90º.
A minha sempre desceu a serra totalmente. Talvez seja problema na linha de montagem.
Roberto...

Se a sua veio totalmente regulada... não é igual à minha...HAHAHAHAHAHAHAH

Já que a sua, desde nova, desce a lâmina completamente, você pode tirar uma foto bem nítida, de como está montado o seu conjunto (por baixo dela) para me mostrar.

Talvez possa fazer algum ajuste que ainda não fiz, e voltar com as porcas para o lugar deles.

Bração.
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

Avatar do usuário
mellado
Moderador Master
Mensagens: 2154
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 8:23 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
Data de Nascimento: 29 Ago 1968
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria , informatica
Profissão ou ocupação: programador de computador
Localidade: São Bernardo do campo
Estado: SP
País: BR
Localização: Sao Bernardo do Campo

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por mellado »

marcosleitao escreveu:
RobertoPV escreveu:Marcos, muito bom suas dicas, eu tenho uma skil igual a sua, (10meses de uso) a minha veio perfeita, somente na última semana tive que regular o ângulo da serra, por algum motivo ele saiu dos 90º.
A minha sempre desceu a serra totalmente. Talvez seja problema na linha de montagem.
Roberto...

Se a sua veio totalmente regulada... não é igual à minha...HAHAHAHAHAHAHAH

Já que a sua, desde nova, desce a lâmina completamente, você pode tirar uma foto bem nítida, de como está montado o seu conjunto (por baixo dela) para me mostrar.

Talvez possa fazer algum ajuste que ainda não fiz, e voltar com as porcas para o lugar deles.

Bração.

Esta é a prova do ótimo controle de qualidade da indústria brasileira, de cada 10 máquinas feitas 10 saem diferente da montagem. :Brv:
Um abraço.
Alexandre Mellado.

Avatar do usuário
marcosleitao
Ativo
Mensagens: 957
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:59 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niteroi/Rio de Janeiro
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por marcosleitao »

Alexandre,

Ou foi devolução, que tornaram a vender.

Pois até agora essa é a primeira que tenho notícia de vir regulada.

Espero que a Skil tenha tomado jeito, pois é uma boa máquina que peca por estes pequenos furos de montagem.
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

Avatar do usuário
mellado
Moderador Master
Mensagens: 2154
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 8:23 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
Data de Nascimento: 29 Ago 1968
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria , informatica
Profissão ou ocupação: programador de computador
Localidade: São Bernardo do campo
Estado: SP
País: BR
Localização: Sao Bernardo do Campo

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por mellado »

marcosleitao escreveu:
mellado escreveu:Valeu pelas dicas Marcos, a minha Quando comprei também tive que regular totalmente, também fiz outra faca para a lâmina, e não sei se todas tem este problema, ou é só a minha, mas ela vibra um pouco quando está ligada, acho que o eixo dela não está 100% reto,
Alexandre...

já ouvi relatos de vibração quando se troca o disco. Provavelmente por não colocar o anel de redução correto.

Dá uma olhada no estado do seu disco para ver se ele não está empenado, ou desbalanceado( o que acho muito difícil )

e um teste muito rápido. Tire o disco e ligue a máquina sem o disco. Se for o eixo vai haver vibração também. Se não houver... é o disco.

Claro que com o disco, qualquer empeno do eixo é multiplicado, mas já dá para ter uma noção.

Bração.
Acho que o problema é na maquina mesmo, pois mesmo colocando outro disco, tenho um da freud e um da dw o problema persiste, sem o disco não vibra, pois acho que só o eixo fica muito leve e como deve estar bem pouco empenado ele não chega a vibrar
Um abraço.
Alexandre Mellado.

Avatar do usuário
marcosleitao
Ativo
Mensagens: 957
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:59 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niteroi/Rio de Janeiro
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por marcosleitao »

Alexandre.
Acho que a primeira providência seria trocar os rolamentos do eixo. Acho pouco provável estar empenado... (não é impossível, claro)
mas essa máquina é rolamentada, então é mais fácil e barato trocar os rolamentos, por um de primeira qualidade (que tenho certeza, não vem com eles. Devem sair de fábrica com os mais baratos possíveis).
Se após a troca dos rolamentos continuar a vibrar, então leve o eixo à um BOM torneiro, para conferir com o graminho de agulha se há empenamento.
Se achar um que tenha torno digital, melhor ainda... muito mais preciso.

Bração.
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

Avatar do usuário
mellado
Moderador Master
Mensagens: 2154
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 8:23 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
Data de Nascimento: 29 Ago 1968
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria , informatica
Profissão ou ocupação: programador de computador
Localidade: São Bernardo do campo
Estado: SP
País: BR
Localização: Sao Bernardo do Campo

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por mellado »

Obrigado pelas dicas
Um abraço.
Alexandre Mellado.

Avatar do usuário
marcosleitao
Ativo
Mensagens: 957
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:59 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niteroi/Rio de Janeiro
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por marcosleitao »

Mas tem que ficar atento à garantia... se ainda estiver no prazo... é melhor procurar uma assistência técnica.
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

Avatar do usuário
mellado
Moderador Master
Mensagens: 2154
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 8:23 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
Data de Nascimento: 29 Ago 1968
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria , informatica
Profissão ou ocupação: programador de computador
Localidade: São Bernardo do campo
Estado: SP
País: BR
Localização: Sao Bernardo do Campo

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por mellado »

Não Marcos, a minha já tem bem mais de um ano
Um abraço.
Alexandre Mellado.

Avatar do usuário
alexand
Ativo
Mensagens: 552
Registrado em: Dom Jul 07, 2013 9:27 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): reginaldo
Data de Nascimento: 08 Dez 1978
sexo: Masculino
Hobby: miniaturas
Profissão ou ocupação: op.maquinas
Localidade: santa adelia
Estado: sp
País: br
Localização: santa adélia s/p

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por alexand »

marcos parabens pelas modificações que vc fez ficou perfeita obrigado por compartilhar vou copiar para aperfeiçoar a minha tambem .
abçs.
alexand.
reginaldo a carrero


abç.

Avatar do usuário
julioferr
Colaborador
Mensagens: 2943
Registrado em: Sáb Mai 04, 2013 10:15 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Julionice
Data de Nascimento: 03 Jul 1963
sexo: Masculino
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Artesão
Localidade: Malacacheta
Estado: MG
País: BR
Localização: Malacacheta - MG

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por julioferr »

Marcos, a minha já veio com o disco descendo totalmente,só regulei o 90 graus e fiz alguma melhorias.
Tô até com saudades dela, acho que mes que vem vou em BH buscá-la.
Colocar ela cara-a-cara com uns sarrafos de jacarandá baiano.
Um abraço!!
Júlio
Descobri com o passar dos anos que o tempo é um forte veneno para o corpo,
mas um poderoso fortificante para o espírito...


Quanto mais o homem for homem, mais Deus será Deus!!

juliobh42@gmail.com

Avatar do usuário
mellado
Moderador Master
Mensagens: 2154
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 8:23 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
Data de Nascimento: 29 Ago 1968
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria , informatica
Profissão ou ocupação: programador de computador
Localidade: São Bernardo do campo
Estado: SP
País: BR
Localização: Sao Bernardo do Campo

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por mellado »

A minha eu também tive que regular só os 90, e 45 graus, ela já descia Até enbaixo.
Marcos só não posso tirar as fotos para você, porque a minha Esta presa em uma mesa que fiz, então não consigo ver a parte debaixo dela para fotografar.
Um abraço.
Alexandre Mellado.

Avatar do usuário
marcosleitao
Ativo
Mensagens: 957
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:59 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niteroi/Rio de Janeiro
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por marcosleitao »

Pois é...

A minha, não descia a lâmina totalmente, ficando uns 5mm para fora do zero clarence. Não gosto disso, e não ví outro modo de descer, sem ser o de tirar as porcas limitadoras.
Que não estão fazendo falta.
Mas se alguém puder fotografar como veio a de vocês, talvez eu possa mexer em outro lugar e tornar a colocar as porcas.
Só uma questão de originalidade, pois está funcionando bem assim.

Bração.
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

JUANSENRA
Ativo
Mensagens: 23
Registrado em: Sex Abr 03, 2015 11:32 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Juan Carlos Senra
Data de Nascimento: 12 Ago 1966
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por JUANSENRA »

Olá Marcos,
Sou novo no fórum e na arte da marcenaria e afins.
Achei excelentes as dicas, principalmente para mim!!
Acontece que não consigo abrir as imagens, vc ou alguém pode me ajudar?
Desde já agradeço a atenção e a paciência.
Abs


!
!
Abs,
Juan Senra

Avatar do usuário
Ilton
Colaborador
Mensagens: 2286
Registrado em: Qua Abr 02, 2014 5:49 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Ilton
Data de Nascimento: 27 Out 1965
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Gráfico / CNC
Localidade: Sorocaba
Estado: SP
País: BR
Localização: Sorocaba

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por Ilton »

Juan, deve estar com problema no servidor, pra mim também não está abrindo...
Grande abraço - Ilton

João 3:16 / Isaías 55:6

Avatar do usuário
Darta
Ativo
Mensagens: 351
Registrado em: Dom Out 26, 2014 5:07 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): D'Artagnan
Data de Nascimento: 06 Dez 1961
sexo: Masculino
Hobby: Cutelaria e Marcenaria
Profissão ou ocupação: Tec. eletronico
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: BR

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por Darta »

Leitão, as fotos do teu post não estão abrindo nem aqui no M&B nem no Madeira, será que deu algum problema no lugar que vc hóspeda as fotos.
Abraços Darta.




É fazendo m... que se aduba a vida!

Avatar do usuário
microscheme
In Memoriam
Mensagens: 4318
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:42 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
Data de Nascimento: 01 Jan 1963
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria e Tornearia
Profissão ou ocupação: aeroportuario
Localidade: Guarulhos
Estado: SP
País: BR
Localização: Guarulhos - SP

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por microscheme »

. . .

Também não consegui ver as fotos até hoje

Edita e põe elas direto no banco do forum
. . .
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow

Avatar do usuário
marcosleitao
Ativo
Mensagens: 957
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:59 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niteroi/Rio de Janeiro
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por marcosleitao »

Sim, minhas imagens estavam todas no Imageshack, mas minha conta foi deletada. Perdí todas.

E meu micro deu pau. Sei que tenho Backup de algumas, e já mandei de uns para o Edu, que gentilmente as recuperou.

Assim que eu encontras as deste tópico eu mando para o Edu.
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

carlosad1981
Ativo
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Mar 09, 2015 12:17 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Duarte
Data de Nascimento: 08 Nov 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Fotógrafo
Localidade: Florianópolis
Estado: SC
País: BR

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por carlosad1981 »

Blz Marcos? Cara, vc conseguiu dar um jeito no "coletor de pó" da SKILL? Cara, eu viro um verdadeiro "Dust Man" (Homem poeira) quando corto MDF. Ela joga a poeira pra frente, em mim...

Não estou conseguindo ver nenhuma foto do tópico, todas fora (uma pena)...


Grande abraço.

Avatar do usuário
luizlopes
Ativo
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Abr 27, 2015 4:32 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
Data de Nascimento: 14 Jan 1954
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Designer
Localidade: Porto Alegre
Estado: RS
País: bR

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por luizlopes »

^:)^.
Amar seu irmão, como a si mesmo. ( Kardec )

Avatar do usuário
luizlopes
Ativo
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Abr 27, 2015 4:32 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
Data de Nascimento: 14 Jan 1954
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Designer
Localidade: Porto Alegre
Estado: RS
País: bR

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por luizlopes »

Ola, a todos, comprei uma skil 3610, montei mas ainda não liguei, pois preciso fazer ajustes, como fez o Marcosleitão, mas não deu pra ver as fotos dele,se alguém poder me passar links de
videos explicando estes ajustes, eu agradeço muito.Sou iniciante na marcenaria hobby/caseira e preciso apreender muito, para trabalhar e não me machucar. Abraço.
Amar seu irmão, como a si mesmo. ( Kardec )

JUANSENRA
Ativo
Mensagens: 23
Registrado em: Sex Abr 03, 2015 11:32 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Juan Carlos Senra
Data de Nascimento: 12 Ago 1966
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por JUANSENRA »

Ainda não consigo abrir!
Abs,
Juan Senra

Avatar do usuário
mezzacappa
Ativo
Mensagens: 264
Registrado em: Qui Jun 19, 2014 11:27 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): sergio
Data de Nascimento: 09 Mai 1960
sexo: Masculino
Hobby: astronomia
Profissão ou ocupação: engenheiro
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: Br
Localização: sao paulo
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por mezzacappa »

tenho um pdf com seu post inteiro
como coloco ele aqui ou te envio por maill?

JUANSENRA
Ativo
Mensagens: 23
Registrado em: Sex Abr 03, 2015 11:32 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Juan Carlos Senra
Data de Nascimento: 12 Ago 1966
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por JUANSENRA »

Se não conseguir postar envie pelo e-mail, por favor.
Abs,
Juan Senra

Avatar do usuário
mezzacappa
Ativo
Mensagens: 264
Registrado em: Qui Jun 19, 2014 11:27 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): sergio
Data de Nascimento: 09 Mai 1960
sexo: Masculino
Hobby: astronomia
Profissão ou ocupação: engenheiro
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: Br
Localização: sao paulo
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por mezzacappa »

acabo de mandar pelo gdrive pois tem 22mb

Avatar do usuário
mezzacappa
Ativo
Mensagens: 264
Registrado em: Qui Jun 19, 2014 11:27 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): sergio
Data de Nascimento: 09 Mai 1960
sexo: Masculino
Hobby: astronomia
Profissão ou ocupação: engenheiro
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: Br
Localização: sao paulo
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por mezzacappa »

quem mais desejar é só informar

JUANSENRA
Ativo
Mensagens: 23
Registrado em: Sex Abr 03, 2015 11:32 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Juan Carlos Senra
Data de Nascimento: 12 Ago 1966
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por JUANSENRA »

Obrigado!
Abs,
Juan Senra

Avatar do usuário
marcosleitao
Ativo
Mensagens: 957
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:59 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niteroi/Rio de Janeiro
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por marcosleitao »

Luiz Lopes,

Valeu, meu amigo, nem eu tinha mais estas fotos... vou tratar de copiar e guardar em um CD...heheheheheh
Valeu mesmo!
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

Avatar do usuário
marcosleitao
Ativo
Mensagens: 957
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:59 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niteroi/Rio de Janeiro
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por marcosleitao »

carlosad1981 escreveu:Blz Marcos? Cara, vc conseguiu dar um jeito no "coletor de pó" da SKILL? Cara, eu viro um verdadeiro "Dust Man" (Homem poeira) quando corto MDF. Ela joga a poeira pra frente, em mim...

Não estou conseguindo ver nenhuma foto do tópico, todas fora (uma pena)...


Grande abraço.
Carlos,

Eu não consegui ainda não... já tentei usar um aparador, mas não dá. O projeto é muito ruim.
Eu vou tentar uma saída radical, que é prender algo na mesa. Só não sei como fazer ainda.

Eu também viro o "Homem Poeira" quando uso esta serra...hehehe
Mas vou resolver... ah, se vou!
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por PC64 »

Pessoal,

A pedidos eu consegui recuperar as fotos do post original do Marcos Leitão. Agora as fotos devem aparecer....
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
luizlopes
Ativo
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Abr 27, 2015 4:32 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
Data de Nascimento: 14 Jan 1954
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Designer
Localidade: Porto Alegre
Estado: RS
País: bR

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por luizlopes »

:happy; Bah! Valeu, apareceram as fotos do marcos leitao sobre os ajustes na skil 3610, valeu mesmo, agora vou tentar ajustar e trabalhar, pois esta montada, mas não liguei ainda, estava
apreensivo, preocupado. Valeu.
Amar seu irmão, como a si mesmo. ( Kardec )

Avatar do usuário
marcosleitao
Ativo
Mensagens: 957
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:59 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niteroi/Rio de Janeiro
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por marcosleitao »

Valeu, PC. você é 10!
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

Avatar do usuário
luizlopes
Ativo
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Abr 27, 2015 4:32 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
Data de Nascimento: 14 Jan 1954
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Designer
Localidade: Porto Alegre
Estado: RS
País: bR

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por luizlopes »

:Compchat: Ola, Marcos ou quem possa responder: Porque voce precisou fazer outra faca, para a skil 3610? Abç
Amar seu irmão, como a si mesmo. ( Kardec )

Avatar do usuário
marcosleitao
Ativo
Mensagens: 957
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 11:59 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 02 Mai 1964
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Design Grafico
Localidade: Niterói
Estado: RJ
País: BR
Localização: Niteroi/Rio de Janeiro
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por marcosleitao »

Boa Pergunta Luiz.

Fiz esta faca, pois a faca original fica muito mais alta que a lâmina de serra por causa dos parafusos da capa protetora. Com a faca na altura da Lâmina, posso fazer cortes abaixo da superfície da madeira (cortes cegos) sem ter que tirar a faca do lugar e mantendo a proteção ao Kickback.
Muitas vezes, temos que fazer cortes que não ultrapassam a espessura da madeira, então a faca tem que acompanhar.
Valeu?
"Yo no creo en brusless pero que las hay las hay"

Avatar do usuário
luizlopes
Ativo
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Abr 27, 2015 4:32 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
Data de Nascimento: 14 Jan 1954
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Designer
Localidade: Porto Alegre
Estado: RS
País: bR

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por luizlopes »

:Compchat: Ola, Marcos, entendi, só não entendi porque não fez o corte que alinha a faca com a serra, na própria faca original da skil ? Abç
Amar seu irmão, como a si mesmo. ( Kardec )

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por PC64 »

Luiz,

Deixa eu me meter: acho que ele quis preservar a originalidade da máquina, pois se ele cortasse a faca original, além de alterar permanentemente a máquina, ele perderia a possibilidade de instalar o protetor de serra.

Quando modifico alguma máquina eu sempre faço de forma reversível. A qualquer momento eu posso voltar ao original. Isso é importante, pois na hora de vender a alteraçāo nāo desvaloriza a máquina. Se o comprador fizer questāo eu posso reverter e deixà-la como saiu da loja! Eu sempre penso que um dia poderei querer vender uma máquina para comprar outra, pois nāo tenho espaço (nem $$$) para ficar juntando máquinas na oficina.

Acho que foi isso.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
luizlopes
Ativo
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Abr 27, 2015 4:32 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
Data de Nascimento: 14 Jan 1954
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Designer
Localidade: Porto Alegre
Estado: RS
País: bR

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por luizlopes »

:harg: Bah! certamente esta é a razão, não mexer na original para não desvalorizar depois........valeu pela observação, muito obrigado. Abç
Amar seu irmão, como a si mesmo. ( Kardec )

farinha
Ativo
Mensagens: 152
Registrado em: Seg Nov 17, 2014 3:56 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Manoel
Data de Nascimento: 30 Out 1961
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Comerciante
Localidade: Juara
Estado: MT
País: BR

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por farinha »

bom dia pessoal....parabens...pelos detalhes....tenho uma da marca AWT1800 a [verdinha]..rrsrsrsrs....e noto aqui que
nao tem comenterios sobre ela....como aqui na minha cidade pequena interior do mato grosso e tem uma so loja que vende
fui obrigado a comprar ....e diga se de passage...nao me arrependi....mas nota que falta um acessorio que acho importante
.....o ANTI-COICE.....que nesse modelo nao vem...a pergunta e o seguinte...os mestres sabem me dizer se e possivel essa
adpatção ou se tem um comentario de alguem que ja fez.....
um grande abraço a todos!!!

farinha
Ativo
Mensagens: 152
Registrado em: Seg Nov 17, 2014 3:56 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Manoel
Data de Nascimento: 30 Out 1961
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Comerciante
Localidade: Juara
Estado: MT
País: BR

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por farinha »

kkkk...ninguem tem conhecimento dessa adpatação do anti-coice.....magoei!!!!!!
um abaraço a todos!

Avatar do usuário
Giulliano
Ativo
Mensagens: 4605
Registrado em: Sex Set 11, 2015 7:27 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ
País: BR
Localização: Volta Redonda RJ

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por Giulliano »

Amigo, não é que ninguém tenha conhecimento, é pq sua serra pode não fazer parte de nenhuma oficina do pessoal daqui.

Mostre-nos fotos da parte onde é fixado o disco, talvez possamos dar uns pitacos.

Sugiro abrir um tópico específico para isso.

Abraço.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por PC64 »

farinha escreveu:kkkk...ninguem tem conhecimento dessa adpatação do anti-coice.....magoei!!!!!!
um abaraço a todos!
Manoel,

Há algum tempo atrás eu fiz um cutelo divisor para a minha MLT100. Postei .

Acho que o Giulliano tem razão. Pode ser que ninguém aqui no fórum tenha essa serra ou tenha feito essa modificação. Como ele disse, poste umas fotos que a gente tenta ajudar.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7685
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por Edu »

farinha escreveu:kkkk...ninguem tem conhecimento dessa adpatação do anti-coice.....magoei!!!!!!
um abaraço a todos!
Tem tópicos onde até o pessoal mostra como cortar o anti-coice, como disse o Paulo.

Mas são máquinas onde ele vem instalado junto com o acrilico de proteção.

Se nesta máquina não tem está proteção, pode ser que não tenha onde fixar o anti-coice, aí qualquer adaptação pode ser perigosa que realmente te proteger.

Uma adaptação onde o fabricante não previo o anti-coice só pode ser executada por alguém com conhecimentos em mecânica.

Por isso ninguém ousou te dar uma dica ou como fazer.

Faça como o Giulliano te disse, bate umas fotos com a serra montada de frete do disco instalado, mas fotos neste angulo teriamos de desmontar a máquina, mas sem essas fotos fica dificil qualquer palpite, pois qualquer deslize pode ser danoso a sua integridade fisica.

Meu Amigo! Segurança é tudo, não faça nada no Achometro, pode não dar certo.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Avatar do usuário
microscheme
In Memoriam
Mensagens: 4318
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:42 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
Data de Nascimento: 01 Jan 1963
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria e Tornearia
Profissão ou ocupação: aeroportuario
Localidade: Guarulhos
Estado: SP
País: BR
Localização: Guarulhos - SP

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por microscheme »

. . .
Tive dando uma olhada
Ela é fabricada ou foi pela dewalt
É muito parecida com a BDTS 1800 da B&D, isso não significa que seja igual
Aqui ninguém tem dela
. . .
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow

farinha
Ativo
Mensagens: 152
Registrado em: Seg Nov 17, 2014 3:56 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Manoel
Data de Nascimento: 30 Out 1961
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Comerciante
Localidade: Juara
Estado: MT
País: BR

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por farinha »

ok meus amigos....agradeço..o empenho...o anti coice dela fica mesmo na parte de agrilico...eu queria ver se e possivel
uma adpação na mesa....e tenho visto bem de perto nao sera possivel....como o edu fala....[SEGURANÇA] edu e uma das
coisas que mais prezo....se tiver duvida ....nao faço....e a familia aqui e pra isso...duvidas, eu do um grito...kkkkk...........
vo0ltando ao assunto....eu procuro usar sem a proteção de agrilico....sempre com o maximo cuidado....em relaçao ao
,diametro da madeira......
fica fora de cogitação essa adpatção.....usar o anti-coiçe que vem na parte de agrilico mesmo!!!!
um abraço a todos!!!!!
[fotos...ainda nao sei fazer...kkkk..]

mfcipriano
iniciado
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Nov 10, 2015 5:44 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Mario Felipe
Data de Nascimento: 28 Ago 1982
sexo: Masculino
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Ass. Administrativo
Localidade: São Francisco do Sul
Estado: SC
País: BR

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por mfcipriano »

Bom dia, sei que é um tópico antigo, mas é muito valioso...

As imagens não estão carregando. teria como disponibilizar? Ou já foi feito algum vídeo?!

marcosleitao escreveu:
Qua Abr 30, 2014 7:18 pm
Pessoal,

Peço licença a vocês para postar um tutorial de alterações que fiz em minha Skil 3610, que publiquei no fórum à algum tempo.
Qualquer problema, pode deletar o tópico.

Espero que seja útil a alguns possuidores desta máquina.

Vamos lá:

Sou mais um que está usando a Skil 3610. Ainda não sei se foi uma boa escolha a troca da BT por ela.
A princípio, me parece ser bem mais frágil que a BT.
_____________________
Editado: (Após todas as regulagens e modificações, verifiquei que a Skil é, na minha opinião de ex-proprietário da BT, superior à serra da B&D, conforme mostro no conteúdo deste tópico.)
_____________________

Mas estou gostando de ter a mesa bem maior que a B&D.

Algumas mudanças eu já implementei e vou postar agora:

Aqui ela em seu estado "original", pois acabei de montá-la.
Imagem

Imagem

ATENÇÃO: Nesta montagem, notei diversos erros de fábrica (solucionáveis) e de projetos.
O Primeiro erro: A lâmina da serra não baixava totalmente, ficando quase meio dente para fora. Virei a serra e fui olhar as regulagens (ela vem TOTALMENTE desregulada).
As porcas de regulagem do mergulho da serra são estas marcadas na foto. Fiz a regulagem máxima.

Imagem

Ela já não mais ficava para cima da placa de corte, mas ainda estava muito alta, apenas uns 2mm abaixo. Isso é uma quebra da segurança. Então a solução encontrada foi:

Imagem

Retirei as porcas, assim ganhei um mergulho de 1cm abaixo no nível da mesa. Deveria descer mais, mas já está bom.

Próximo problema:

Ao montar a capa protetora, notei que a faca anti-coice, estava torcida. Fui olhar o problema:

Imagem

Mesmo soltando os parafusos para alinhamento, como a peça estava empenada, não adiantou. Tive que usar uma alavanca e um toquinho de madeira para "desempenar" este batente e chegar no alinhamento. Uma falha de montagem e de controle de qualidade. Resolvido.
Nota: Cuidado ao tentar torcer, faça isso com a peça fora da máquina, pois ela está presa na carcaça do motor e é uma casquinha fina de antimônio. Pode quebrar. Cuidado!

Outro engôdo é o coletor de pó. Fake totalmente. Aquilo não pega nada, mal projetado e pequeno demais para a coleta de pó. Uma decepção, pois este foi um dos motivos pelo qual escolhi trocar a Bt por ela.
Me senti um baita otário.

Vejam a eficiência do coletor de pó:
Imagem

Imagem

Imagem.

Cai tudo no chão, tive que colocar uma caixa de papelão em baixo. O Aspirador ficou limpo.

Até pelos manípulos frontais a serragem jorra. Vejam:

Imagem

A saída do coletor limpinha por dentro... e sujinha por fora...heheheheh

Imagem

Anotação mental: Fazer outro coletor de chapa e vender o projeto para a Bosch/Skil, já que os engenheiros deles não sabem fazer isso.

Montagem da Estrutura (Pés):

Mais um ponto para a BT, que tem os pés bem mais fáceis de montar e muito mais estáveis. Os pés da Skil são difíceis de apertar, pois levam 4 parafusos em cada canto e é um saco de montar.
Não gostei.
Outra anotação mental: fazer uns pés mais estáveis.

Outra coisa que não gostei, e isso não dá para mudar, foi da rigidez da estrutura interna da serra... ela é montada numas chapinhas finas que dá dó só de pensar na potência de 1600W.

Nisso sim ela ganha da Bt... achei ela mais potente.

Seguindo....

Como usar a capa de proteção da lâmina, nem sempre é funcional fiz uma outra faca anti-coice, bem melhor usar assim. Nisso ela leva vantagem sobre a BT. Na B&D não dá para fazer isso.

Usei uma chapa de ferro que eu tinha aqui, já estava toda enferrujada mas usei o Quimox para limpar e fiou novinha (Antes dei uma lixada leve para tirar o grosso da ferrugem) Vejam como estava antes e depois:

Imagem

Imagem

Usei a faca original para tirar o molde.

Imagem

Aí foi só cortar:

Imagem

Imagem

Aqui vale ressaltar e eficiência da Tico-Tico RT-JS 85 e da lâmina Bosch T118A para metal.

Imagem

Cortou a chapa de ferro de 2,5mm como se fosse papel. Excelente. Ainda não tinha cortado ferro com ela.
Cortei as telhas da oficina, mas são fininhas então, não conta... até com estilete se corta aquilo.

Imagem

Faca pronta... agora é preparar para a pintura.

Imagem
Aplicação do Primer.

Imagem
Eu tinha uma tinta cromada aqui sobrando e resolví usar....

Enquanto a tinta seca... vamos fazer outra mudança.

Eu havia comprado uma tábua de carne, para fazer um Zero (Zé Clarêncio) para a BT, mas nunca me animei em fazer. A BT não é muito amigável para fazer o Zero, fica muito fino. Só em aço.

Bom, então cortei um pedaço e fiz um bem justinho, que nem precisa colocar os parafusos.

Imagem

Imagem

Agora é moldar os cantos e os encaixes:
Usei uma moedinha de 10 centavos para marcar os cantos... deu certinho.

Imagem

Imagem

Com uma caneta de marcação de CDs, fiz a marcação dos encaixes. Deixei um pouco apertado de propósito, para ir ajustando na lima até ficar bem justo. Assim eu não preciso usar parafusos para a fixação da placa.

Cortei com um serrote de costinha e um formão para cortar. Esse material é bem amigável.

Imagem

Agora chegou a hora de cortar o Clarêncio. Usei a guia lateral para dar apoio.

Imagem

Imagem

E vamos subindo...

Imagem

Clarêncio pronto, mas ainda não está terminado:

A placa tem 9mm e a profundidade da mesa e do batente é de 7mm, então tive que tirar 2mm (na serra mesmo... pois estava com preguiça de montar a tupia invertida...(nós os sem-oficina somos assim...hehehehe)

Imagem

Feito o rebaixo, o Zé Clarêncio ficou perfeito, bem faceado com a mesa. Podia ter ficado 0,02mm acima... mas tá bão dimais...heheh

Imagem

Imagem

Como a placa ficou bem justa, para tirar na mão não dá... aí fiz o macete do furo para facilitar.

Imagem

Para usar a nova faca que eu fiz, o macete foi inverter (de cabeça para baixo) a placa e fazer novamente o corte do Clarêncio para cortar até próximo ao final:

Imagem

Pronto... agora a placa já cabe a lâmina e a faca anti-coice.

Imagem

Então... como a faca ficou mais alta que a lâmina (isso não pode...) então fiz uma alteração no desenho para que ela fique perfeita. Marquei a altura e nova largura e cortei novamente

Imagem

Agora sim... ficou xôu!

Não estava gostando daquele cromado na faca... a tinta é muito ruim... então tirei tudo.
Imagem

Agora faca e Zé Clarêncio, funcionando direitinho... subindo e descendo tranquilo na serra.

Imagem

E com o desempeno do suporte da faca agora pude usar os parafusos para fazer o alinhamento... ficou zerado.

Imagem

Imagem

Como havia tirado a tinta cromada... hoje cedo fui comprar uma tinta preto-fosco e tasquei ela na faca... ficou bunitona.

Imagem

Agora sim... já estou fazendo serragem e sujando a casa toda... heheheheheheh

Imagem

ATENÇÃO: Lí no outro post sobre a Skil 3610 sobre o desalinhamento do Fence... (guia lateral) e realmente a guia não dá alinhamento nem por reza forte.

Fui investigar o motivo, uma vez que ele quando apertado fica bem firme. Achei o problema, depois de muito experimentar:

A guia pode ser trocada de lado (Ponto para a BT), mas para isso tem que desmontar, soltando os 2 manípulos vermelhos que prendem o T-track da guia. Pois bem, medí com um paquímetro que tenho, que me dá 0,02 de precisão.. e notei que o problema estava nas arruelas dos manípulos. Uma tem 1,52mm e outra tem 1,62. Parece ser uma diferença a toa.. mas esta pequena diferença faz a ponta da guia fechar quando está do lado direito da serra e abrir quando está do lado esquerdo.

Inverti a posição das arruelas, colocando a mais larga na frente e com isso consegui o alinhamento da guia com a serra. Fica a dica... a arruela mais gorda no manípulo mais perto da serra.

Vejam que ficou bem alinhado:

Imagem

Por enquanto é só, meus amigos, e se vocês descobrirem mais algum truque ou dica para melhorar esta serra... vai colocando aqui... pois vai ajudar a muitos propriotários desta serra...heheheh

Unidos podemos acertar todos os defeitos dela.

Grande abraço para todos.

Editando:

Reserve uma boa dose de paciência para a regulagem do 90º do 45º, pois, diferente da BT que você regula e esquece... na Skil você tem que regular e depois apertar uma contra-porca que fica embaixo da mesa...
Ou seja, regula, vira a serra, aperta... e quando aperta...sai do ponto... um saco!
(mais um ponto para a BT)

Sem falar no mostrador dianteiro de ângulos... totalmente impreciso. Depois de regulada a serra, não dá para regular o mostrador... a regulagem ultrapassa os limites do mostrador.
Na BT bateu certinho.

é outra peça que vou ter que dar uma "ajeitadinha".

*** SEGUNDA PARTE ***

Hoje, continuei às regulagens e modificações para alcançar uma melhor performance da máquina.

Primeiro Passo

fui regular o mostrador dianteiro de ângulos.

Notem que a marca vermelha não alinha com o 0º (grau zero), mesmo o parafuso phillips estando no limite da regulagem.

Imagem

O mostrador é preso nesta peça que por sua vez é presa por um parafuso allen. Tentei afrouxar o parafuso Allen, mas ele não tem a capacidade de regular. é só para fixação.

Imagem
Base de fixação do ponteiro.

Imagem
Parafuso de fixação do suporte do ponteiro.

Como não tem como regular no parafuso Allen, o jeito foi dar uma "esticadinha" de leve com um alicate. Dei uma alongada nesta haste e ficou bom. Um pequeno ajuste e resolveu o problema.

Notem como agora o mostrador mede o Grau zero, com perfeição.

Imagem

Na medida de 45º também bateu, foi só ajustar um pouco e está medindo em zero em em 45º. Pronto! mais uma correção.

Imagem

Aproveitei a luz do dia para aferir novamente os ângulos de 90º e de 45º da lâmina de serra. Tudo batendo certinho

Imagem

Imagem

Próximo Passo: Regular o indicador do Fence (Guia Lateral)

Primeiro verifiquei a exatidão do corte nos lados Esquerdo e Direito da Serra (direito e esquerdo da lâmina de serra)
Imagem

Imagem

Observei que há uma diferença de 2mm entre um lado e outro. Usei uma peça de mdf revestido, pois sei que ele estava perfeitamente no esquadro.

Imagem

A solução:

A solução que encontrei foi fazer uma nova marcação no visor, ficando a vermelha para o lado direito e o azul para o lado esquerdo. Usei uma serra de lâmina fina para fazer um sulco na peça de acrílico e com isso imprimir uma nova marca.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Usei um Spray Azul, atirando na sua própria tampa, assim pude com um pincel pequeno(00) pintar dentro do sulco que fiz com o serrote de lâmina fina.

Imagem

A peça montada, no Fence, agora só falta regular o corte.

Imagem

Usando o mesmo MDF, fiz cortes para a regulagem do mostrador. E, consegui uma precisão que nunca tinha conseguido com a BT. Ponto para a Skil.

Vejam o MDF, medido na parte de cima e na parte de baixo da peça. Exatos 8,5 cm.
Imagem

Imagem

Muito Bom! Adorei. Coloquei 8,5 no mostrador e a peça ficou exata.

Continuando os passos:

Agora, falta regular o Goniômetro.

Usando um esquadro de carpinteiro Stanley (EUA) que dá um esquadro perfeito, eu afrouxei o goniômetro e com o esquadro apoiado na lâmina de serra totalmente levantada, apertei para dar o 90º.

Imagem

Após apertar o manípulo para travar em 90º, foi só afrouxar o parafuso fixador do ponteiro mostrador e regular a ponta para indicar os 90º desejados.

Imagem

Além disso, pois é confuso a visualização da graduação, eu usei a mesma técnica utilizada no acrilico e com uma serrinha para metais, fiz um pequeno sulco no ponteiro indicador:

Imagem

Aí, peguei uma tinta preta e ressaltei o sulco, pintando ele internamente com o pincelzinho 00.

Imagem

Tudo isso pronto, fiquei muito satisfeito com a nova serra da Skil.

Conferí o paralelismo do corte e está perfeito. Uma precisão que eu não havia obtido nas regulagens da BT.

Vejam, o pedaço de mdf contado, 20,8mm em ambos os lados do mdf.

Imagem

Imagem

Problema:

Achei um problema, mas dá para conviver com ele. É como um carro novo, tem que acostumar com os macetes.

Se você regular a altura da lâmina, quando a lâmina estiver em mergulho (descendo), quando você ligar a serra, ela irá cair uns 10mm. É uma folga no sistema de elevação.

Vejam a foto abaixo, regulagem no mergulho:

Imagem

E a foto, após ligar a serra, veja quanto ela cai:

Imagem

Para resolver este problema, é só regular a altura da lâmina, sempre subindo a lâmina e nunca descendo. Fácil de acostumar. Não interfere no desempenho dela.

Resumo:

ADOREI a nova SKIL 3610, após as regulagens, ela ficou bem precisa no corte, me deu todos os ângulos que eu quero, os mostradores estão fiéis e são de fácil visualização.

Agora, falta só a adaptação das mesas laterais, novo captador de serragem, etc.

A Serra está ficando do jeito que eu quero.

Espero que este procedimentos possam ajudar aos proprietários da Skil, uma máquina que tem melhores recursos que a BT1800.

Bração a todos

Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7685
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: Skil 3610 - Dicas&Setup - Partes 1 e 2

Mensagem por Edu »

mfcipriano escreveu:
Seg Jan 10, 2022 10:44 am
Bom dia, sei que é um tópico antigo, mas é muito valioso...

As imagens não estão carregando. teria como disponibilizar? Ou já foi feito algum vídeo?!
As imagens foram postadas no photobucket, e as mesmas não está mais disponível neste servidor, vou entrar em contato com o autor solicitando as cópias das imagens e restaurar a msg com as imagens originais.

Aguarde!
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”