Várias Restaurações (Tópico Longo)
Enviado: Qui Abr 24, 2014 4:28 pm
Meus amigos,
Aqui vai mais uma restauração de umas plainas que comprei em um "Lote" no OLX e umas outras que se encontravam esperando a vez.
Eu acabei me apaixonando pelas plainas, e, acho que algumas das soluções encontradas podem ajudar a alguns.
Estou compilando aqui, neste tópico, a restauração de algumas plainas que fiz neste feriadão.
Eu tive que "sacrificar" uma Stanley #3, que estava em pior situação, e "canibalizei" a coitada. Fui tirando peças dela, e completando as outras.
Mas, tenho planos para ela, pois não está ruim, agora, só está faltando muitas peças. Vou tentar achar estas peças e colocar ela no uso também.
Então vamos às fotos, e aos procedimentos, de cada uma destas plainas.
STANLEY #7 ENGLAND
Chegou para mim, com muita ferrugem, e com o cabo faltando um pedaço. O parafuso de regulagem do frog, sequer se movia, virou uma única peça, devido à ferrugem.

Tentei tirar o parafuso de regulagem, usando uma chave de impacto, mas o medo de quebrar a sola também foi grande... mas, mesmo assim, não soltou:

Então, recorri ao maçarico para tentar tirar, e só assim eu conseguí. Uma boa esquentada, e saiu bem fácil até... me surpreendeu a facilidade.
.
Usei QUIMOX para retirar toda a ferrugem e depois escovei com uma escova de aço e uma de latão.

Com a base já sem ferrugem e escovada, apliquei um Primer e uma Tinta Preta com brilho, tanto na base como no Frog.

Uma boa limpeza e uma boa escovada com a escova de latão, e as peças voltaram a aparecer.

Aproveitei para dar uma pré-lixada na base, para tirar a ferrugem (estava bem enferrujada) notem que o cabo está quebrado, necessitando ser substituído.

Um problema apareceu, o estojo que prende o cabo, não aguentou e quebrou bem na rosca...
Tentei achar outro estojo, mas esta rosca não é comercial no Brejil, só mandando fazer... então... me dei mal!

Enquanto isso, parti para fazer um novo cabo... mas isso é um capítulo à parte, que vou falar mais adiante

ANTES

DEPOIS




STANLEY #6 MADE IN BRAZIL
Esta me chegou no lote que comprei e que está no link acima. Era a que estava em melhores condições, apesar de terem assassinado a lâmina e de ter vindo sem o contra-ferro. (lembram do contra-ferro que o Alask me mandou?, pois é... o velho, enferrujado, estou usando nesta... agora tenho que arrumar outro para colocar nesta também)
Mas o estado geral dela era bem razoável, só a pintura estava ruim, cheia de uma resina esquisita agarrada, e alguma ferrugem, muito pouca.
Ela chegou assim:

Contra-ferro detonado

Apliquei o mesmo processo de pintura nesta plaina e dei uma limpada na sola, com uma lixa fina, e reenvernizei o cabo e a bola, além de uma limpeza geral nas ferragens, com escova de aço e Quimox.


ANTES
DEPOIS



MEMO #4 MADE IN SWEDEN
Esta plaina, também adquirida no lote acima, chegou meio detonada. Muita ferrugem, o cabo completamente quebrado (até achei que poderia recuperar com resina epóxi, mas o parafuso estava tão enferrujado, que eu tive que cortar o cabo e usar o maçarico para tirar o parafuso do cabo. Este cabo foi substituído por um outro, de outra plaina "canibalizada".
Chegou assim:

Vejam o estado de ferrugem do cabo... que eu tive que ir cortando aos poucos.

Nesta base, eu tive que ser mais radical, e usei a Lixadeira de cinta para me ajudar a dar uma "Primeira limpeza" na sola.

A pintura coletiva da 7, 6 e esta 4.

ANTES

DEPOIS




STANLEY #3 ENGLAND
Aqui começou o troca-troca de peças, na intenção de usar 3 para montar 2 completas, e ficar com algumas peças faltando em uma delas, para posteriormente, também completá-la.
Esta plaina, chegou sem a Capa (Lever Cap), com uma arruela no lugar, mas no geral, não estava ruim, apesar da lâmina ser americana, é mais larga que a original da Stanley, e vou comprar outra lâmina para colocar no lugar.
Então tirei o lever Cap de outra e coloquei nesta, que estava em melhores condições de sola e frog.


Toda ferrugem foi retirada com QUIMOX e muita escovação.

Depois iam para uma bandeja de água para interromper o processo de corrosão do QUIMOX.

Uma boa secada com um soprador térmico (no máximo) e estava pronta a base para ir para a pintura (este processo foi o mesmo para todas as plainas pequenas)


Este frog teve que ser desmontado para ajustar a ferradura (Y) e as peças foram escovadas e limpas. Assim como o cabo, teve seu acabamento original lixado, e usei Vieuxchene CANELA para voltar a cor original e novo verniz naval da Sayerlac.


ANTES

DEPOIS



STANLEY #3 ENGLAND - (segunda)
Esta também veio no lote do link acima, e também entrou no troca-troca de peças. Ela cedeu o cabo para a MEMO e a Capa (Lever Cap) para a #3 anterior, e recebeu um cabo novo e um Lever Cap de Latão, que estava em uma outra plaina #3 Inglesa que estava parada aqui aguardando restauro. Me parece que este Lever Cap de latão, não é original, segundo o Alask e o Jayme Baccari, que foram aos que eu pedi orientação sobre esta outra plaina.
A lâmina que veio, apesar de ser uma GREAVES Inglesa, é para plaina de madeira e não para plaina estilo Bailey (Dica do Alask), então vou comprar outra lâmina para esta também.
Chegou assim:

Muita ferrugem

A lâmina errada.

E ficou depenada:

Depois da limpeza com QUIMOX, a pintura e limpeza das peças:

Depois de recompor as peças, ela ficou assim:
ANTES

DEPOIS




STANLEY #3 ENGLAND - (Terceira)
Por fim, esta foi a que deu mais trabalho para arrumar, mas acabei deixando esta incompleta, pois ainda me falta arrumar uma CAPA (Lever Cap) de uma #3 Stanley, para colocar, pois uma das anteriores veio sem, e eu tirei a que veio nesta para colocar na outra. Ou seja, foi uma salada.
Ela chegou assim:

A foto ficou escura, mas as peças estavam todas muito sujas, parecia que estava no fundo da caixa de ferramenta por décadas.
O Lever Cap, estava tão sujo, que eu, quando comprei, não reparei que era de latão:

Só depois que limpei é que ví este detalhe:

Eu já havia feito uma pré-limpeza, mas ainda não estava boa.

Notem que o cabo está quebrado e falta um pedaço da culatra dele:

Então, para não ter que fazer outro cabo... eu resolvi fazer um enxerto neste com um pedaço de peroba rosa, que sobrou dos outros cabos... ficou tosco, mas gostei do contraste:
Primeiro cortei o pedaço quebrado e acertei com uma lima grosa:

Depois colei um pedaço de peroba e apertei com elástico de dinheiro:

Aí, taca na lixadeira de cinta que ela resolve o problema...hehehehehe

A alavanca de ajuste de ângulo do Frog estava sem aquela aba e ainda por cima estava muito suja e amassada... vamos resolver:

Depois de uma boa escovação e desamassar, fui fazer outra "bandeira" para a alavanca,

Primeiro peguei uma chapa de aço 14 que tinha aqui:

Cortei um pequeno pedaço com a serrinha para metais

Com uma lima Nicholson, fiz um dente na medida da sede da alavanca:

Deixando passar um 2 mm na altura

Depois com uma talhadeira pequena e afiada, eu fiz o cravamento dela, rebatí com um martelo e limei um pouco para tirar o excesso.

Então esta aqui ficou assim:
ANTES

DEPOIS

Como esta tem a base soldada, foi ela quem forneceu diversas peças para compor as outras, mas ela vai para o trabalho também, é só eu achar uma capa para ela, que ela vai trabalhar.

Como ficou o enxerto do cabo e o reparo na "bandeira" da alavanca.


Não consegui achar os parafusos dos cabos da #7 e desta última #3, então acabei improvisando e estão funcionando.
Agora vamos ver como fiz os cabos e a troca do acabamento das peças de madeira:
CABOS
Eu precisava fazer dois cabos, um para a #7 Inglesa e outro para uma das #3 que cedeu o seu cabo para a MEMO, então vamos lá:
Primeiro, peguei uma peça de Peroba Rosa, que o Marques havia me enviado. Eu queria ter feito de Jacarandá, mas as peças que eu tinha aqui eram muito estreitas e finas, teria que fazer várias emendas, e não achei correto. Foi de Peroba. Até que achei bonito o resultado, tanto que não quis mudar a cor.

O Alask havia me passado um esquema de um cabo da Lee Valley, para Stanley #7, mas eu precisava também do esquema para a #3, então fui lá na LeeValley e baixei ambos novamente.

Mas verifiquei, que as furações não eram coincidentes, talvez por algum problema na configuração da impressora... então eu deixei o esquema de lado, e partí para o desenho a mão livre, tendo os outros cabos como exemplo.

As curvas foram furadas com Forstner da WoodRiver (muito boa broca)

Ainda sem recortar, é hora de fazer o furo para passar o parafuso de fixação. Este é o momento, não deixe para furar depois de recortado, pois vai ter que furar em ângulo. Assim, você fura normalmente, na vertical, e na hora de recortar, já está furado certinho, basta obedecer a linha guia, que tem que fazer na hora do desenho.

Aí é só recortar com a tico-tico, ou serra de fita, mas como não tenho fita... foi de Einhell Vermelhinha e brava.

Os cabos já tomando forma:

Aqui deve usar a serra de bancada (não tenho fita) para fazer o corte da base, conferindo assim a planicidade do cabo.

Para arredondar os cantos... usei a Grosa, pois fiquei com preguiça de montar a tupia invertida (e não sei onde estão as fresas, teria que abrir trocentas caixas de ferramentas)



Agora elas foram para a lixadeira de cinta, para dar um acabamento geral, e tirar um pouco da espessura, pois estavam um pouco largas.

Notem que o "bico" da Dragster é muito útil para situações como esta... (eu amo a minha Dragster).
Também usei a MBS402 da Makita, mas a Dragster foi quem fez o serviço pesado (e sujo).
E também teve muita lixa na mão, usando pedaços de cano para servir como "taco"

Cabos lixados e terminados, foram para o acabamento com Stain da Sayerlac (era o que eu tinha aqui)


Depois de 3 demãos de Stain, (3 dias para secar) ainda dei 3 demãos de Verniz Naval da Sayerlac, com UV então ele deu uma escurecida no cabo, mas ficou bonito.

Bom, foi assim que eu fiz os cabos... poderia ter sofrido menos, se tivesse usado uma serra de fita... um dia, quem sabe?
ACABAMENTO DAS PEÇAS EM MADEIRA
Todas as peças de madeira, destas plainas que restaurei foram lixadas, novamente tingidas com Vieuxchene na cor CANELA, e aplicado verniz naval.
Em algumas eu tentei usar CIANOCRILATO, mas foi uma lambança, que estou com cola até hoje na unha...hehehehehhehe
Não gostei, não souber fazer. Lixei tudo novamente e apliquei o verniz. (Quem sabe o Vidor me ensine a fazer isso)
As bolas, foram para a furadeira vertical, que serviu de torno:



Os cabos também foram lixados, para tirar o verniz antigo e aplicado nova tintura e novo verniz.

Tudo pendurado para secar... e passar nova demão... foram 3 demãos de verniz em cada uma.

No final, deu tudo certo...
_____________________________________
Então é isso pessoal,
Agradeço e me desculpo pelo tópico longo, mas espero que vocês se divirtam lendo, pois eu me diverti fazendo esta restauração,
e, mesmo que não tenha gostado, poste um comentário, uma opinião, ou um outro modo como você teria feito, pois essa sua opinião é valorosa, e pode ajudar a quem está agora pensando ou mesmo fazendo uma restauração de uma plaina, ou uma outra ferramenta.
Muito obrigado, e um grande abraço do Leitão.
FIM
Aqui vai mais uma restauração de umas plainas que comprei em um "Lote" no OLX e umas outras que se encontravam esperando a vez.
Eu acabei me apaixonando pelas plainas, e, acho que algumas das soluções encontradas podem ajudar a alguns.
Estou compilando aqui, neste tópico, a restauração de algumas plainas que fiz neste feriadão.
Eu tive que "sacrificar" uma Stanley #3, que estava em pior situação, e "canibalizei" a coitada. Fui tirando peças dela, e completando as outras.
Mas, tenho planos para ela, pois não está ruim, agora, só está faltando muitas peças. Vou tentar achar estas peças e colocar ela no uso também.
Então vamos às fotos, e aos procedimentos, de cada uma destas plainas.
STANLEY #7 ENGLAND
Chegou para mim, com muita ferrugem, e com o cabo faltando um pedaço. O parafuso de regulagem do frog, sequer se movia, virou uma única peça, devido à ferrugem.


Tentei tirar o parafuso de regulagem, usando uma chave de impacto, mas o medo de quebrar a sola também foi grande... mas, mesmo assim, não soltou:

Então, recorri ao maçarico para tentar tirar, e só assim eu conseguí. Uma boa esquentada, e saiu bem fácil até... me surpreendeu a facilidade.

Usei QUIMOX para retirar toda a ferrugem e depois escovei com uma escova de aço e uma de latão.

Com a base já sem ferrugem e escovada, apliquei um Primer e uma Tinta Preta com brilho, tanto na base como no Frog.


Uma boa limpeza e uma boa escovada com a escova de latão, e as peças voltaram a aparecer.

Aproveitei para dar uma pré-lixada na base, para tirar a ferrugem (estava bem enferrujada) notem que o cabo está quebrado, necessitando ser substituído.

Um problema apareceu, o estojo que prende o cabo, não aguentou e quebrou bem na rosca...
Tentei achar outro estojo, mas esta rosca não é comercial no Brejil, só mandando fazer... então... me dei mal!

Enquanto isso, parti para fazer um novo cabo... mas isso é um capítulo à parte, que vou falar mais adiante

ANTES

DEPOIS








STANLEY #6 MADE IN BRAZIL
Esta me chegou no lote que comprei e que está no link acima. Era a que estava em melhores condições, apesar de terem assassinado a lâmina e de ter vindo sem o contra-ferro. (lembram do contra-ferro que o Alask me mandou?, pois é... o velho, enferrujado, estou usando nesta... agora tenho que arrumar outro para colocar nesta também)
Mas o estado geral dela era bem razoável, só a pintura estava ruim, cheia de uma resina esquisita agarrada, e alguma ferrugem, muito pouca.
Ela chegou assim:


Contra-ferro detonado

Apliquei o mesmo processo de pintura nesta plaina e dei uma limpada na sola, com uma lixa fina, e reenvernizei o cabo e a bola, além de uma limpeza geral nas ferragens, com escova de aço e Quimox.


ANTES

DEPOIS







MEMO #4 MADE IN SWEDEN
Esta plaina, também adquirida no lote acima, chegou meio detonada. Muita ferrugem, o cabo completamente quebrado (até achei que poderia recuperar com resina epóxi, mas o parafuso estava tão enferrujado, que eu tive que cortar o cabo e usar o maçarico para tirar o parafuso do cabo. Este cabo foi substituído por um outro, de outra plaina "canibalizada".
Chegou assim:


Vejam o estado de ferrugem do cabo... que eu tive que ir cortando aos poucos.


Nesta base, eu tive que ser mais radical, e usei a Lixadeira de cinta para me ajudar a dar uma "Primeira limpeza" na sola.

A pintura coletiva da 7, 6 e esta 4.

ANTES

DEPOIS







STANLEY #3 ENGLAND
Aqui começou o troca-troca de peças, na intenção de usar 3 para montar 2 completas, e ficar com algumas peças faltando em uma delas, para posteriormente, também completá-la.
Esta plaina, chegou sem a Capa (Lever Cap), com uma arruela no lugar, mas no geral, não estava ruim, apesar da lâmina ser americana, é mais larga que a original da Stanley, e vou comprar outra lâmina para colocar no lugar.
Então tirei o lever Cap de outra e coloquei nesta, que estava em melhores condições de sola e frog.



Toda ferrugem foi retirada com QUIMOX e muita escovação.


Depois iam para uma bandeja de água para interromper o processo de corrosão do QUIMOX.

Uma boa secada com um soprador térmico (no máximo) e estava pronta a base para ir para a pintura (este processo foi o mesmo para todas as plainas pequenas)



Este frog teve que ser desmontado para ajustar a ferradura (Y) e as peças foram escovadas e limpas. Assim como o cabo, teve seu acabamento original lixado, e usei Vieuxchene CANELA para voltar a cor original e novo verniz naval da Sayerlac.




ANTES

DEPOIS




STANLEY #3 ENGLAND - (segunda)
Esta também veio no lote do link acima, e também entrou no troca-troca de peças. Ela cedeu o cabo para a MEMO e a Capa (Lever Cap) para a #3 anterior, e recebeu um cabo novo e um Lever Cap de Latão, que estava em uma outra plaina #3 Inglesa que estava parada aqui aguardando restauro. Me parece que este Lever Cap de latão, não é original, segundo o Alask e o Jayme Baccari, que foram aos que eu pedi orientação sobre esta outra plaina.
A lâmina que veio, apesar de ser uma GREAVES Inglesa, é para plaina de madeira e não para plaina estilo Bailey (Dica do Alask), então vou comprar outra lâmina para esta também.
Chegou assim:

Muita ferrugem

A lâmina errada.

E ficou depenada:

Depois da limpeza com QUIMOX, a pintura e limpeza das peças:

Depois de recompor as peças, ela ficou assim:
ANTES

DEPOIS






STANLEY #3 ENGLAND - (Terceira)
Por fim, esta foi a que deu mais trabalho para arrumar, mas acabei deixando esta incompleta, pois ainda me falta arrumar uma CAPA (Lever Cap) de uma #3 Stanley, para colocar, pois uma das anteriores veio sem, e eu tirei a que veio nesta para colocar na outra. Ou seja, foi uma salada.
Ela chegou assim:

A foto ficou escura, mas as peças estavam todas muito sujas, parecia que estava no fundo da caixa de ferramenta por décadas.
O Lever Cap, estava tão sujo, que eu, quando comprei, não reparei que era de latão:

Só depois que limpei é que ví este detalhe:

Eu já havia feito uma pré-limpeza, mas ainda não estava boa.

Notem que o cabo está quebrado e falta um pedaço da culatra dele:

Então, para não ter que fazer outro cabo... eu resolvi fazer um enxerto neste com um pedaço de peroba rosa, que sobrou dos outros cabos... ficou tosco, mas gostei do contraste:
Primeiro cortei o pedaço quebrado e acertei com uma lima grosa:

Depois colei um pedaço de peroba e apertei com elástico de dinheiro:


Aí, taca na lixadeira de cinta que ela resolve o problema...hehehehehe

A alavanca de ajuste de ângulo do Frog estava sem aquela aba e ainda por cima estava muito suja e amassada... vamos resolver:

Depois de uma boa escovação e desamassar, fui fazer outra "bandeira" para a alavanca,

Primeiro peguei uma chapa de aço 14 que tinha aqui:

Cortei um pequeno pedaço com a serrinha para metais

Com uma lima Nicholson, fiz um dente na medida da sede da alavanca:


Deixando passar um 2 mm na altura

Depois com uma talhadeira pequena e afiada, eu fiz o cravamento dela, rebatí com um martelo e limei um pouco para tirar o excesso.


Então esta aqui ficou assim:
ANTES

DEPOIS

Como esta tem a base soldada, foi ela quem forneceu diversas peças para compor as outras, mas ela vai para o trabalho também, é só eu achar uma capa para ela, que ela vai trabalhar.

Como ficou o enxerto do cabo e o reparo na "bandeira" da alavanca.




Não consegui achar os parafusos dos cabos da #7 e desta última #3, então acabei improvisando e estão funcionando.
Agora vamos ver como fiz os cabos e a troca do acabamento das peças de madeira:
CABOS
Eu precisava fazer dois cabos, um para a #7 Inglesa e outro para uma das #3 que cedeu o seu cabo para a MEMO, então vamos lá:
Primeiro, peguei uma peça de Peroba Rosa, que o Marques havia me enviado. Eu queria ter feito de Jacarandá, mas as peças que eu tinha aqui eram muito estreitas e finas, teria que fazer várias emendas, e não achei correto. Foi de Peroba. Até que achei bonito o resultado, tanto que não quis mudar a cor.

O Alask havia me passado um esquema de um cabo da Lee Valley, para Stanley #7, mas eu precisava também do esquema para a #3, então fui lá na LeeValley e baixei ambos novamente.

Mas verifiquei, que as furações não eram coincidentes, talvez por algum problema na configuração da impressora... então eu deixei o esquema de lado, e partí para o desenho a mão livre, tendo os outros cabos como exemplo.

As curvas foram furadas com Forstner da WoodRiver (muito boa broca)

Ainda sem recortar, é hora de fazer o furo para passar o parafuso de fixação. Este é o momento, não deixe para furar depois de recortado, pois vai ter que furar em ângulo. Assim, você fura normalmente, na vertical, e na hora de recortar, já está furado certinho, basta obedecer a linha guia, que tem que fazer na hora do desenho.

Aí é só recortar com a tico-tico, ou serra de fita, mas como não tenho fita... foi de Einhell Vermelhinha e brava.

Os cabos já tomando forma:

Aqui deve usar a serra de bancada (não tenho fita) para fazer o corte da base, conferindo assim a planicidade do cabo.


Para arredondar os cantos... usei a Grosa, pois fiquei com preguiça de montar a tupia invertida (e não sei onde estão as fresas, teria que abrir trocentas caixas de ferramentas)





Agora elas foram para a lixadeira de cinta, para dar um acabamento geral, e tirar um pouco da espessura, pois estavam um pouco largas.

Notem que o "bico" da Dragster é muito útil para situações como esta... (eu amo a minha Dragster).
Também usei a MBS402 da Makita, mas a Dragster foi quem fez o serviço pesado (e sujo).
E também teve muita lixa na mão, usando pedaços de cano para servir como "taco"

Cabos lixados e terminados, foram para o acabamento com Stain da Sayerlac (era o que eu tinha aqui)


Depois de 3 demãos de Stain, (3 dias para secar) ainda dei 3 demãos de Verniz Naval da Sayerlac, com UV então ele deu uma escurecida no cabo, mas ficou bonito.

Bom, foi assim que eu fiz os cabos... poderia ter sofrido menos, se tivesse usado uma serra de fita... um dia, quem sabe?
ACABAMENTO DAS PEÇAS EM MADEIRA
Todas as peças de madeira, destas plainas que restaurei foram lixadas, novamente tingidas com Vieuxchene na cor CANELA, e aplicado verniz naval.
Em algumas eu tentei usar CIANOCRILATO, mas foi uma lambança, que estou com cola até hoje na unha...hehehehehhehe
Não gostei, não souber fazer. Lixei tudo novamente e apliquei o verniz. (Quem sabe o Vidor me ensine a fazer isso)
As bolas, foram para a furadeira vertical, que serviu de torno:





Os cabos também foram lixados, para tirar o verniz antigo e aplicado nova tintura e novo verniz.

Tudo pendurado para secar... e passar nova demão... foram 3 demãos de verniz em cada uma.

No final, deu tudo certo...
_____________________________________
Então é isso pessoal,
Agradeço e me desculpo pelo tópico longo, mas espero que vocês se divirtam lendo, pois eu me diverti fazendo esta restauração,
e, mesmo que não tenha gostado, poste um comentário, uma opinião, ou um outro modo como você teria feito, pois essa sua opinião é valorosa, e pode ajudar a quem está agora pensando ou mesmo fazendo uma restauração de uma plaina, ou uma outra ferramenta.
Muito obrigado, e um grande abraço do Leitão.
FIM