Página 1 de 1
Formão goiva Bengala de moto aço mola
Enviado: Seg Jan 27, 2014 11:11 pm
por Marcos
Caros, gostaria de fazer uma pergunta aos "especialistas" que já tiveram oportunidade de produzir seus formões e goivas, usando materiais citados no título do tópico ou outros como limas, chaira e etc.
Qual é a questão? Qual foi o material que surtiu melhor resultado para produzir um formão? Como é uma questão de "gosto" e oportunidade pode ser que alguém queira fazer comentários via MP, para não melindrar algum outro amigo entusiasta de um X material.
Como vou precisar fazer umas coisas em metal, acabei adquirindo uma Serra Rápida ou Policorte. Primeiro porque sou um toolaholic, segundo porque meu serralheiro é complicado e por último porque consegui aqui umas bengalas de moto e pensei em me aventurar na construção de alguns formões.
Claro que todos os comentários são muito bem vindos e como disse, pode ser via MP também.
Re: Formão goiva Bengala de moto aço mola
Enviado: Seg Jan 27, 2014 11:51 pm
por sideni
boa noite Marcão, tudo blz ??
olha ,parece que voce vai fabricar seus próprios formões e vai fazer cortando os metais, mas nisso voce vai ter que ter um certo cuidado com o superaquecimento, usar se possivel agua para ir resfriando na medida que vai cortando e moldando ,
agora quanto aos materiais , eu fiz muitos formões para entalhe com pedaços de rolamentos, isso a muito tempo atrás!! para mim é um dos melhores aços que ja usei mas tem que ser feito na base da forja e marreta, no fogo mesmo, dispensando uso de policorte,
tambem uso alguns formão feito com facas descartada da plaina estacionaria,`` a minha mede 45 cm ``
da um bom corte, vai depender da porcentagem do aço,
tenho aqui uma chaira que fiz um formão para experimento e para minha surpresa a danada foi a minha tabua de salvação ao tornear uns pratos de garapa, madeira que não é qualquer ferramenta que aguenta,
tem varios materiais bons para esse fim !!
o Julio conseguiu um bom resultado com as bengalas de motos,
aquelas limas grandes tambem são muito boas , limatões etc...etc..
no mais qualquer coisa que puder ajudar to por aqui,
um grande abraço !!
Re: Formão goiva Bengala de moto aço mola
Enviado: Ter Jan 28, 2014 12:00 am
por Marcos
Boa Sideni. Obrigado pelo comentário, mas agora um pedido: Daria de você mandar uma foto desta chaira que virou formão, por favor. No dia que der certo.
** Aquelas madeiras que você me enviou estou separadas para outro fim: Sorby.
Re: Formão goiva Bengala de moto aço mola
Enviado: Ter Jan 28, 2014 12:14 am
por sideni
blz Marcão, na verdade so fiz corte nela !! amanha posto uma foto pra ti blz...
``sorby`` fascinou hem !!! rsrsrsr
Re: Formão goiva Bengala de moto aço mola
Enviado: Ter Jan 28, 2014 8:45 am
por Vespasiano
Marcos, acredito que a maioria dos aficionados por torno de madeira sempre estão em busca de material alternativo e fabricação artesanal de formões e goivas. Isso pelo simples fato de que as verdadeiras goivas industrializadas e de qualidade para esse fim são importadas e extremamente caras. Nomes como as Sorby e Crown, fabricadas com aço inglês ou suiço são o sonho de consumo de qualquer girador, mas bem fora da realidade, pelo menos da minha.
Materiais alternativos como bits e bedames, molas de fusca e kombi, haste de amortecedor e bengala de moto são alguns, e também vai depender do tipo de formão ou goiva.
Como bem disse o Sideni, as goivas do Júlio feitas de bengala de moto tiveram bons resultados, mas percebi que vai depender da bengala, pois alguns aqui também fizeram e o resultado não foi dos melhores, devido as bengalas serem de motos mais novas, um aço inferior.
Lembrando também, como o Sideni disse, tomar cuidado na hora de moldar e não "queimar" a peça, perdendo essa a sua têmpera.
Outra coisa, você disse que adquiriu uma serra policorte, nesse caso eu recomendaria uma esmerilhadeira e um disco fino (2 mm), assim você terá mais facilidade em moldar a peça, ainda mais se esta for redonda, como a bengala, e você tiver que abrir ela.
É isso.
Abraço,
Vespa
Re: Formão goiva Bengala de moto aço mola
Enviado: Ter Jan 28, 2014 9:56 am
por Marcos
Vespa, aqui tenho dois tipos diferentes de bengala. Podem até ser do mesmo material mas tem tamanho diferentes. Ambos são importadas e de motos Honda.
No caso do policorte, vou usar um berço para acomodar a peça a ser cortada e permitir um corte reto. É só questão de paciência e água para não deixar o aço "ferver".
De fato estas bengalas de moto tem produzido ferramentas de diferentes desempenho. O Julio mesmo me parece que teve alguma dificuldade com algumas e sucesso com outras, mas acho que ele também não identificou o motivo.
Vamos ver o que acontece com o material que tenho. Enquanto isto vamos ouvir mais opiniões e relatos.
De fato Sorby é tudo de bom. E bom é caro. Se existe bom e barato é que nem Caviar. Nunca vi nem comi só ouço falar.
Re: Formão goiva Bengala de moto aço mola
Enviado: Ter Jan 28, 2014 2:44 pm
por microscheme
. . .
Mano véio, veja esse vídeo
Re: Formão goiva Bengala de moto aço mola
Enviado: Ter Jan 28, 2014 2:54 pm
por microscheme
Re: Formão goiva Bengala de moto aço mola
Enviado: Ter Jan 28, 2014 3:13 pm
por Edu
João ficou um formão de responsa
Parabéns

Re: Formão goiva Bengala de moto aço mola
Enviado: Ter Jan 28, 2014 8:05 pm
por Marcos
microscheme escreveu:. . .Mano véio, veja esse vídeo. . .
Obrigado MM e também tenho alguns feitos a partir de bedame e funcionam muitíssimo bem.
Nunca tinha visto um vídeo sobre o assunto, mas ao vivo e a cores vi muitas vezes um show do Silvio e ele mesmo amolou os meus.
Como você disse é um material barato e excelente funcionamento e resultado.
Muito grato pelo vídeo e foto. Ficou ótimo o teu trabalho. Nota A+
Vamos ver se aparece mais alguma informação sobre os formões.