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Mandril leve, médio e pesado?
Enviado: Qui Out 24, 2013 7:27 pm
por rafa0173
Amigos,
acho que essa pergunta deve ser bem básica, mas eu descobri agora que existem esses diferentes tipos de mandril. Eu estou querendo um mandril de aperto rápido para uma invencionice, mas não sei qual seria o mais adequado. Esse negócio de leve, médio e pesado tem relação com o tipo de uso a que se destina o mandril?
Re: Mandril leve, médio e pesado?
Enviado: Qui Out 24, 2013 7:41 pm
por julioferr
Rafa, pelo que eu sei sobre o assunto, mandril leve, médio ou pesado é por causa da estrutura da peça que é feita menos ou mais robusta de acordo com o tipo de trabalho. Por exemplo para impactos como martelete, se usa o pesado que tem a carcaça bem mais recheada, o corpo deles até parecem mais ou menos com um induzido, meio fresados.
Mas vamos aguardar quem possa definir exatamente.
Re: Mandril leve, médio e pesado?
Enviado: Qui Out 24, 2013 11:52 pm
por Redbaron
Esse negócio de mandril é mais complicado ainda, pois envolve o tipo de uso, o poder de aperto, a precisão, o tipo de união a máquina, se é por rosca ou cone. Geralmente os mandris leves são os destinados a máquinas portáteis, que não serão submetidos a esforços, máquinas hobby geralmente só vão até brocas de 12mm ou 1/2 polegada,os médios a máquinas profissionais de pequeno porte, e acima de 1/2 polegada e os pesados, para máquinas de usinagem, furadeiras de coluna etc.
O melhor é optar pelos médios, pois possuem resistência e precisão no aperto, mas fique atento ao tipo de montagem, tipo rosca ou cone
Pedro
Re: Mandril leve, médio e pesado?
Enviado: Sex Out 25, 2013 12:03 am
por rafa0173
Obrigado pela respostas pessoal!
Pedro, qual é a diferença do tipo rosca para o tipo cone?
Re: Mandril leve, médio e pesado?
Enviado: Sex Out 25, 2013 12:10 am
por Lauro
Para usar um mandril com rosca, o eixo de sua máquina tem que ser roscado. Se o eixo for liso, em formato de cone, você deve comprar um mandril com encaixe cônico. O da minha furadeira de bancada Schulz é com encaixe cônico. Abraços!
Re: Mandril leve, médio e pesado?
Enviado: Sex Out 25, 2013 12:32 am
por Redbaron
Só completando, se voce for substituir de um equipamento, voce tem que saber exatamente o tipo de acoplamento, rosca ou cone, alem disso o tipo da rosca ou o cone(existem vários tipos rosca e de conicidade padronizados), nesse caso se não souber é melhor retirar o mandril existente e levar na loja onde for comprar.
Espero ter te complicado bastante
Pedro
Re: Mandril leve, médio e pesado?
Enviado: Sex Out 25, 2013 12:43 am
por Vespasiano
Amigos, eu nunca me atentei para esse detalhe

, mas se o mandril é cônico, o furo do eixo onde ele vai ser encaixado também tem que ser cônico?
Putz, usinar isso deve dar um trabalho...
Pergunto isso pois pretendo modificar o eixo do meu contra ponto, para receber um mandril e um contra ponto giratório também cônicos.
Abraço a todos,
Vespa
Re: Mandril leve, médio e pesado?
Enviado: Sex Out 25, 2013 8:31 am
por Adenilson
Vespa, até onde eu sei, o mandril é encaixado (tambem conicamente) em uma haste conica, e esta haste é que encaixa no eixo da furadeira de bancada ou no contraponto do torno,
o meu torno tambem usa conico (isso ocara fez bem feito) o meu é um cm3
Re: Mandril leve, médio e pesado?
Enviado: Sex Out 25, 2013 9:54 am
por julioferr
Vespa, quando eu fiz o meu contraponto o torneiro me disse que para torno de madeira não é necessário o pino cônico, só se usa porque as pontas rotativas usadas nos tornos de madeira são as pontas do torno mecânico que só vem cônicas.