Controlando a troca de óleo do compressor.
Enviado: Dom Out 06, 2013 9:35 pm
Todos que tem compressor ficam preocupados com a hora certa de efetuar a troca do óleo.
O manual normalmente diz: trocar o óleo a cada X horas de uso ou 3 meses, o que ocorrer primeiro. Com um pouco de organização eu posso saber quando se passaram os 3 meses, mas e as horas de uso? Quem só usa como hobby muito provavelmente vai terminar trocando com 3 meses e poucas horas de uso, mas quem tem oficina ou usa mais do que apenas no final de semana vai sempre ficar na dúvida!
Pensando nisso resolvi instalar um horímetro no meu compressor. Desse modo eu sei quanto o óleo trabalhou. Não sei porque isso não vem de fábrica. O horímetro comprado na China custa tão barato que eles só vendem em pacotes de 5 (estou com alguns sobrando).
1 - Horímetro Segue um passo-a-passo da instalação no Makita MAC5200, mas não deve ser muito diferente em outros compressores. A instalação não altera a originalidade do compressor. Ele pode ser retirado sem deixar vestígios.
Para prender o horímetro no compressor foi necessário fazer um suporte de metal. Aproveitei a carcaça de uma fonte de computador que estava queimada.
2 - A marcação foi feita com uma régua T da Incra. Ela é formidável. Muito precisa. 3 - Após a marcação foi feito o corte com a Dremel 4 - Após o recorte e acabamento final: 5 - Para a ligação, preparei 2 fios (aproveitados da fonte queimada): A instalação no compressor foi feita em paralelo com o motor, isto é, quando o motor liga, o horímetro também é ligado e marca o tempo decorrido até o motor desligar. Isso foi feito dentro do pressostato.
6 - Essa caixinha, onde entra o cabo de força e sai a alavanca de ligar o compressor é o pressostato. Um pressostato é um interruptor que é acionado com a variação de pressão do reservatório do compressor. Ele tem uma regulagem onde são definidos os pontos em que ele deverá ligar e desligar. A instalação do horímetro não altera o funcionamento do pressostato nem mexe nas regulagens. 7 - O horímetro foi ligado junto com o fio que vai para o motor. Repare que há no pressostato há 3 fios que vem da alimentação (cabo de força). Um deles é o terra e os outros 2 são de força (220 V). Esses 2 fios são ligados em um par de parafusos. Há também 3 fios que vem do motor: um deles é o terra, que é ligado junto com o terra que vem do cabo de força e os outros 2 são ligados em outro par de parafusos. É junto com esses 2 fios que ligaremos o horímetro. Desse modo quando o motor for ligado o horímetro dispara. 8 - Eu aproveitei o buraco por onde saia o fio do motor para passar o fio do horímetro, dispensando ter que fazer um furo na capa. 9 - Pressostato fechado, com os fios para ligar o horímetro: 10 - Ligação do horímetro: 11 - Para evitar acidentes eu encapei os contatos com fita isolante, pois nesses terminais tem 220V. O serviço ficou meio porco, pois estava sem espaguete termo retrátil. 12 - Horímetro instalado. Para não furar a caixa do compressor, mesmo porque eu pretendo refazer esse painel, eu prendi com fita dupla-face (vamos ver quanto tempo dura). Agora é só manter um registro da data da troca do óleo e do total mostrado no horímetro. Esse modelo, como é mecânico, não há como zerar a cada troca.
O manual normalmente diz: trocar o óleo a cada X horas de uso ou 3 meses, o que ocorrer primeiro. Com um pouco de organização eu posso saber quando se passaram os 3 meses, mas e as horas de uso? Quem só usa como hobby muito provavelmente vai terminar trocando com 3 meses e poucas horas de uso, mas quem tem oficina ou usa mais do que apenas no final de semana vai sempre ficar na dúvida!
Pensando nisso resolvi instalar um horímetro no meu compressor. Desse modo eu sei quanto o óleo trabalhou. Não sei porque isso não vem de fábrica. O horímetro comprado na China custa tão barato que eles só vendem em pacotes de 5 (estou com alguns sobrando).
1 - Horímetro Segue um passo-a-passo da instalação no Makita MAC5200, mas não deve ser muito diferente em outros compressores. A instalação não altera a originalidade do compressor. Ele pode ser retirado sem deixar vestígios.
Para prender o horímetro no compressor foi necessário fazer um suporte de metal. Aproveitei a carcaça de uma fonte de computador que estava queimada.
2 - A marcação foi feita com uma régua T da Incra. Ela é formidável. Muito precisa. 3 - Após a marcação foi feito o corte com a Dremel 4 - Após o recorte e acabamento final: 5 - Para a ligação, preparei 2 fios (aproveitados da fonte queimada): A instalação no compressor foi feita em paralelo com o motor, isto é, quando o motor liga, o horímetro também é ligado e marca o tempo decorrido até o motor desligar. Isso foi feito dentro do pressostato.
6 - Essa caixinha, onde entra o cabo de força e sai a alavanca de ligar o compressor é o pressostato. Um pressostato é um interruptor que é acionado com a variação de pressão do reservatório do compressor. Ele tem uma regulagem onde são definidos os pontos em que ele deverá ligar e desligar. A instalação do horímetro não altera o funcionamento do pressostato nem mexe nas regulagens. 7 - O horímetro foi ligado junto com o fio que vai para o motor. Repare que há no pressostato há 3 fios que vem da alimentação (cabo de força). Um deles é o terra e os outros 2 são de força (220 V). Esses 2 fios são ligados em um par de parafusos. Há também 3 fios que vem do motor: um deles é o terra, que é ligado junto com o terra que vem do cabo de força e os outros 2 são ligados em outro par de parafusos. É junto com esses 2 fios que ligaremos o horímetro. Desse modo quando o motor for ligado o horímetro dispara. 8 - Eu aproveitei o buraco por onde saia o fio do motor para passar o fio do horímetro, dispensando ter que fazer um furo na capa. 9 - Pressostato fechado, com os fios para ligar o horímetro: 10 - Ligação do horímetro: 11 - Para evitar acidentes eu encapei os contatos com fita isolante, pois nesses terminais tem 220V. O serviço ficou meio porco, pois estava sem espaguete termo retrátil. 12 - Horímetro instalado. Para não furar a caixa do compressor, mesmo porque eu pretendo refazer esse painel, eu prendi com fita dupla-face (vamos ver quanto tempo dura). Agora é só manter um registro da data da troca do óleo e do total mostrado no horímetro. Esse modelo, como é mecânico, não há como zerar a cada troca.