Serra circular de bancada no quintal ? só em dia de sol...
- Lelo
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre
- Data de Nascimento: 04 Fev 1961
- Hobby: Eletrônica
- Profissão ou ocupação: Eng.º
- Localidade: São Paulo
- Estado: SP
- País: BR
Serra circular de bancada no quintal ? só em dia de sol...
Leu o título e pensou: deixa eu dar um pouco de risada mas isso é sério...
Preciso fazer uns cortes retos em compensado e/ou mdf. Hobby.
Tenho dúvidas sobre serra circular de bancada pois só cortei uma vez na marcenaria de um amigo. Tenho serra ticotico e acho um pé no s... ficar colocando guias para "tentar" fazer cortes retos com ela. Para cortes pequenos até funciona.
Antes de falar sobre marcas e modelos (que já tenho idéia de 3 marcas/mod) preciso resolver a questão do local de instalação.
Tenho 2 locais que poderiam receber a serra. O problema é que mdf faz uma tremenda sujeira e esses locais são compartilhados com outras coisas. Enfim, vai dar um trabalhão limpar todo o pó espalhado.
Só como exemplo, vamos supor que a serra seja uma BT1800. Sei que ferramentas de bancada tem que ter boa fixação.
Como é para serviços eventuais e não vou utilizar todos os dias pensei em instalar uma resistente chapa base (talvez madeira mesmo) abaixo dos pés da mesa e colocar umas 4 rodas com travas.
Talvez mais alguns artifícios para garantir estabilidade e segurança da ferramenta.
Muita doidera ?
É que com isso poderia levá-la ao quintal quando precisasse e fazer o corte lá fora. Bem mais fácil de limpar.
Alguém já tentou ?
Preciso fazer uns cortes retos em compensado e/ou mdf. Hobby.
Tenho dúvidas sobre serra circular de bancada pois só cortei uma vez na marcenaria de um amigo. Tenho serra ticotico e acho um pé no s... ficar colocando guias para "tentar" fazer cortes retos com ela. Para cortes pequenos até funciona.
Antes de falar sobre marcas e modelos (que já tenho idéia de 3 marcas/mod) preciso resolver a questão do local de instalação.
Tenho 2 locais que poderiam receber a serra. O problema é que mdf faz uma tremenda sujeira e esses locais são compartilhados com outras coisas. Enfim, vai dar um trabalhão limpar todo o pó espalhado.
Só como exemplo, vamos supor que a serra seja uma BT1800. Sei que ferramentas de bancada tem que ter boa fixação.
Como é para serviços eventuais e não vou utilizar todos os dias pensei em instalar uma resistente chapa base (talvez madeira mesmo) abaixo dos pés da mesa e colocar umas 4 rodas com travas.
Talvez mais alguns artifícios para garantir estabilidade e segurança da ferramenta.
Muita doidera ?
É que com isso poderia levá-la ao quintal quando precisasse e fazer o corte lá fora. Bem mais fácil de limpar.
Alguém já tentou ?
Gracias a la vida, que me ha dado tanto,
Me ha dado la risa y me ha dado el llanto,
Asi yo distingo dicha de quebranto,
Los dos materiales que forman mi canto
Y el canto de todos que es mi proprio canto.
Redelease https://www.redelease.com.br/
-
- ||||||||||||||||
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
- Data de Nascimento: 19 Abr 1966
- Hobby: Música
- Profissão ou ocupação: Informatica
- Localidade: Sao Paulo
Re: Serra circular de bancada no quintal ? só em dia de sol.
Doideira nenhuma. Já vi várias pessoas fazerem isso e dá certo.

Pata de elefante nele!!!
- rocco
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): geraldo
- Data de Nascimento: 15 Set 1948
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: aposentado
- Localidade: ribeirao preto
- Estado: sp
- País: br
ja que vai prender, porque não um pouco mais de trabalho, lembra as serras antigas eram superpesadas por hum motivo,
segurança, assunto sempre vivo por aqui, ja num tenho a bt, pois se for trabalhar nela com peças pequenas a barriga
derruba ou empurra a mesa, peças compridas, risco da mesa tombar e as rodinhas apesar de travadas, só vão aumentar a altura e facilitar mais ainda o tombo, tenho uma meias esquadria ou policorte, pra ferro, em que os pés, são de cantoneira
viradas embaixo facilitando prender com buchas na laje.
rocco
segurança, assunto sempre vivo por aqui, ja num tenho a bt, pois se for trabalhar nela com peças pequenas a barriga
derruba ou empurra a mesa, peças compridas, risco da mesa tombar e as rodinhas apesar de travadas, só vão aumentar a altura e facilitar mais ainda o tombo, tenho uma meias esquadria ou policorte, pra ferro, em que os pés, são de cantoneira
viradas embaixo facilitando prender com buchas na laje.
rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser gente, na vida
-
- ||||||||||||||||
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
- Data de Nascimento: 19 Abr 1966
- Hobby: Música
- Profissão ou ocupação: Informatica
- Localidade: Sao Paulo
Mas Rocco, pelo que eu entendi a dificuldade dele é justamente não poder manter a máquina fixa num lugar, pois ele quer levar ela prum lado e pro outro...

Pata de elefante nele!!!
- danilofreitas
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Danilo Reis freitas
- Data de Nascimento: 07 Jun 1977
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Motoboy
- Localidade: Frutal/MG
- Estado: MG
Na minha bt 1800 coloquei uma base em baixo da bancada com rodízios, ficou meio instável pois o metal da bancadinha original é meio "molenga", a retirei de sua bancadinha e fixei em uma bancada de madeira(junto com a tupia invertida) e coloquei rodízios, movimento a máquina para todo lado com muita firmeza, esta solução foi justamente para poder trabalhar ao ar livre e evitar sujeiras dentro de casa.
Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional.
- Lelo
- Ativo
Yan, já é bom saber que toda doidera tem seu ponto de equilíbrio. E a torneira, blz?
Rocco, entendi o que disse e tem razão. Já havia pensado na estabilidade do conjunto e essa é justamente a idéia deste tópico adquirir idéias principalmente de pessoas que já fizeram. Realmente com as rodas + base o conjunto ficará em uma altura que o risco de tombar será maior. No seu caso colocou as cantoneiras na horizontal (para aumentar a área de contato) e poder parafusá-las na laje.
Vou precisar das rodas para levar de dentro para fora e não posso fixar no piso com parafusos (miracema) senão usarão a serra para um show de mágica (cortar ao meio o maluco da serra elétrica que estragou o piso).
Danilofreitas, a bt1800 é só um exemplo mas talvez seja minha intenção de aquisição. Se o "metal da bancadinha original é meio molenga" como disse imagina as outras. Também é uma idéia trocar a base de ferro por madeira.
Bem, a coisa ainda está meio verde na minha cabeça mas pensei em alguma forma de estaiamento (sem materiais flexíveis-arames,cabo de aço, etc.) mas fazendo com madeira, alumínio ou ferro presos aos 4 pés formando uma mão francesa em cada um para aumentar a estabilidade.
Rocco, entendi o que disse e tem razão. Já havia pensado na estabilidade do conjunto e essa é justamente a idéia deste tópico adquirir idéias principalmente de pessoas que já fizeram. Realmente com as rodas + base o conjunto ficará em uma altura que o risco de tombar será maior. No seu caso colocou as cantoneiras na horizontal (para aumentar a área de contato) e poder parafusá-las na laje.
Vou precisar das rodas para levar de dentro para fora e não posso fixar no piso com parafusos (miracema) senão usarão a serra para um show de mágica (cortar ao meio o maluco da serra elétrica que estragou o piso).
Danilofreitas, a bt1800 é só um exemplo mas talvez seja minha intenção de aquisição. Se o "metal da bancadinha original é meio molenga" como disse imagina as outras. Também é uma idéia trocar a base de ferro por madeira.
Bem, a coisa ainda está meio verde na minha cabeça mas pensei em alguma forma de estaiamento (sem materiais flexíveis-arames,cabo de aço, etc.) mas fazendo com madeira, alumínio ou ferro presos aos 4 pés formando uma mão francesa em cada um para aumentar a estabilidade.
- rocco
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): geraldo
- Data de Nascimento: 15 Set 1948
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: aposentado
- Localidade: ribeirao preto
- Estado: sp
- País: br
Lelo, o importante é que se ta conciente, então sabendo dos riscos j vi se prevenir.
a solução do Danilo, me parece boa, acrescentou mais uma maquina, igual a maiis peso, mas o importanate mesmo é
saberem do risco, pois se forem abrir uma placa, num vão fazer sózinho.
no meu caso a area, ja é pra oficina, mas que estorva a maquina fixa., a isso estorva.
ta me sobrando umas rodinhas com trava, quem sabe eu tento, mas no meu caso na policorte o motor faz peso,
acredito que se tiver serrando e por algum motivo, soltar a alavanca de abaixamento, bruscamente o tranco vai
derrubar a maquina.
rocco
a solução do Danilo, me parece boa, acrescentou mais uma maquina, igual a maiis peso, mas o importanate mesmo é
saberem do risco, pois se forem abrir uma placa, num vão fazer sózinho.
no meu caso a area, ja é pra oficina, mas que estorva a maquina fixa., a isso estorva.
ta me sobrando umas rodinhas com trava, quem sabe eu tento, mas no meu caso na policorte o motor faz peso,
acredito que se tiver serrando e por algum motivo, soltar a alavanca de abaixamento, bruscamente o tranco vai
derrubar a maquina.
rocco
oi gente, tem gente, usando de gente, pra ser gente, na vida
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): JULIO
- Data de Nascimento: 29 Dez 1963
- Hobby: Carpintaria, Plastimodelismo
- Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
- Localidade: SÃO PAULO
Boas Lelo. Colocar rodinhas foi a 1ª coisa que fiz. E a segunda foi retirar as rodinhas. eheheheh Ela tem que estar bem fixada ao chão. Não perca seu tempo fazendo isso.
Pra minha criei uma coberturazinha no quintal. Ela fica lá direto, comprei tb dakelas roupinhas para máquina de lavar roupa. Quando vou usar fica peladinha, se for pouca coisa só retiro a parte superior mesmo, fiz furação na roupinha pro lift da serra e botão liga-desliga.
Abçs
Pra minha criei uma coberturazinha no quintal. Ela fica lá direto, comprei tb dakelas roupinhas para máquina de lavar roupa. Quando vou usar fica peladinha, se for pouca coisa só retiro a parte superior mesmo, fiz furação na roupinha pro lift da serra e botão liga-desliga.
Abçs
- Lelo
- Ativo
Olá pessoal !
Obrigado pelas sugestões. Já entendi que a coisa precisa ser bem pensada. Vou ficando com a sugestão do Rocco que matou o problema de primeira e achar um modo de fixar (com as rodinhas) a base no piso ou levar de carrinho até lá fora e descer ela para o chão. E também com o Danilo em utilizar uma bancada maior.
Com rodinhas ou sem rodinhas me parece que a estabilidade do conjunto fica a desejar ? Isso também na Einhell BT-TS 1500 U e na Skil 3610 ? (minhas outras 2 opções).
Como ainda não escolhi a serra vou precisar olhar de perto a qualidade das bases de todas. Mas a escolha fica para outro tópico.
Grande abraço à todos e um bom final de semana !!!
Obrigado pelas sugestões. Já entendi que a coisa precisa ser bem pensada. Vou ficando com a sugestão do Rocco que matou o problema de primeira e achar um modo de fixar (com as rodinhas) a base no piso ou levar de carrinho até lá fora e descer ela para o chão. E também com o Danilo em utilizar uma bancada maior.
Com rodinhas ou sem rodinhas me parece que a estabilidade do conjunto fica a desejar ? Isso também na Einhell BT-TS 1500 U e na Skil 3610 ? (minhas outras 2 opções).
Como ainda não escolhi a serra vou precisar olhar de perto a qualidade das bases de todas. Mas a escolha fica para outro tópico.
Grande abraço à todos e um bom final de semana !!!
- chicodo15
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Francisco
- Data de Nascimento: 08 Fev 1980
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: comerciante
- Localidade: Belford Roxo
- Estado: RJ
Já pensou em fazer um sistema tipo Carrinho de entrega:

vc vai ter o apoio e estabilidade do chão e caso queira movimentá-la basta inclinar um pouquinho e empurrar, ainda te economiza dois rodízios!
vc vai ter o apoio e estabilidade do chão e caso queira movimentá-la basta inclinar um pouquinho e empurrar, ainda te economiza dois rodízios!
E Vamo Fazendo 

- Lelo
- Ativo
Chicodo15, boa idéia, está anotada !!
abç
abç