Montar uma serra circular de bancada

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
PMOliveira
iniciado
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos
Data de Nascimento: 06 Out 1987
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Funcionário Público
Localidade: Maceió
Estado: AL
País: BR

Montar uma serra circular de bancada

Mensagem por PMOliveira »

Olá pessoal, esse é o meu primeiro post e foi justamente o maior motivo de eu ter me cadastrado no fórum. Pedi para trabalhar de graça em uma marcenaria em troca de conhecimentos. Bom, estou eu um iniciante marceneiro no meio de profissionais. Quero fazer uma mesa de estudos e apesar de eu poder usar as ferramentas da marcenaria, eu quero ter as minhas ferramentas para não atrapalhar e depender de ninguém. Bom, eu tenho algumas dúvidas com relação a montar uma serra circular de bancada.

Estou em dúvida principalmente com relação ao motor, eu estou pensando em apenas um motor de 1cv, pois eu quero apenas para hobby. Segundo o marceneiro dá muito bem para o meu objetivo. O que acham? Meu principal objetivo em montar uma serra do tipo é que diferente de uma serra circular manual, eu posso tranquilamente trocar o disco do eixo e colocar um disco com lixa para dar acabamento, ficando praticamente duas ferramentas em uma. Gostaria da opinião dos senhores, mais experientes, com essa minha peregrinação em busca da mesa de estudos perfeita.

Me desculpem se já já algo falando sobre isso, é que eu sou novo no uso de fóruns. E se eu tiver postado no canto errado, por favor, relocar o tópico.

Desde já agradecido.

Redelease https://www.redelease.com.br/
Brazjuca
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Braz de Souza Junior
Data de Nascimento: 03 Out 1969
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: portuario
Localidade: Guarapari ES
Estado: ES
Contato:

Re: Dúvidas

Mensagem por Brazjuca »

Amigo, montar uma ferramenta dos moldes que você esta falando e interessante, mas muito perigoso, principalmente para quem esta começando, sera que comprar uma não seria mais interessante, pois o tanto de coisas que teria de comprar para montar , a não ser que já possua algumas coisas ai.
Mas o meu conselho e não montar pois pode ser perigoso.
Imagem
BRAZJUCA
http://brazutilidades.blogspot.com/
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. (Fernando Pessoa)

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
Contato:

Re: Dúvidas

Mensagem por PC64 »

PMOliveira,

Concordo com o Brazjuca.
O melhor é comprar uma serra pronta. Além do motor você terá que comprar uma polia, um eixo, correia, o disco de serra, o interruptor, o fio, tomada e as madeiras e parafusos para fazer a mesa, o tampo, a guia e o goniômetro.

Até aí você fez uma serra circular muito básica. As serras que você encontre no mercado tem mecanismo para levantar, abaixar e inclinar a lâmina. Fazer isso complica muito o projeto da estrutura da mesa. Com cerca de R$ 650 você compra uma Black & Decker BT 1800.

Com essa máquina e alguns jigs você consegue cortes perfeitos.

Espero ter ajudado.

Sds,
Paulo Celso
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

PMOliveira
iniciado

Re: Montar uma serra circular de bancada

Pessoal, desde já agradecido pelas respostas. O meu maior motivo com relação a isso é que eu poderia cortar o MDF e dar acabamento nela. Seria duas ferramentas em uma. Quem iria montar para mim era o marceneiro da marcenaria que eu estou. mas o maior motivo é esse, ter duas ferramentas em uma. Se eu comprar uma serra, eu teria que comprar uma lixadeira para dar o acabamento.

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Mensagem por PC64 »

PMOliveira,

Você vai ter um problema: a rotação de uma serra é muito maior que a rotação de uma lixadeira. Uma serra circular gira em torno de 5.000 rpm. Uma lixadeira deve ter velocidade variável, normalmete entre 800 e 2.220 rpm. O ideal é que ela tenha velocidade variável, pois a velocidade ideal para trabalhar depende da grana da lixa e do material que se está lixando.

Eu compraria a serra circular e fabricaria a lixadeira. No forum e na internet existem vários projetos. Você pode inclusive fazer uma lixadeira que conjugue disco e cinta na mesma máquina.

Sds,
Paulo Celso
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP

Mensagem por Fabioreis »

Oliveira,

Eu faço parte do time daqueles que acham que montar uma serra de bancada não vale a pena, então vou jogar um pouco de água no seu chopp.

Uma BT1800 ou uma Skil 3610 (para citar só essas duas, dentre várias outras disponíeis no mercado), terão um protetor de serra, um mecanismo de anti-kickback e um spliter.

Você dificilmente vai conseguir montar tudo isso com materiais industriais de qualidade. Então, não vale o risco.

Nesse exemplo, o operador removeu todos os equipamentos de segurança da serra para demonstrar o Kick-BacK. Veja esse vídeo e imagine-se na "linha de tiro" !

Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

danilofreitas
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Danilo Reis freitas
Data de Nascimento: 07 Jun 1977
Profissão ou ocupação: Motoboy
Localidade: Frutal/MG
Estado: MG

Mensagem por danilofreitas »

Amigo, não quero tirar seu entusiasmo de construir uma máquina, mas quero dizer que usei uma serra de bancada caseira muito tempo e graças a Deus nunca tive nenhum acidente, mas quando adquiri uma máquina nova(Bt 1800) pude perceber o quanto a minha homemade pecava no quesito segurança, pois esta é a parte mais importante, no seu lugar eu compraria a serra e a lixadeira separadas.
Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional.

YanKleber
||||||||||||||||
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo

Mensagem por YanKleber »

+1 aqui.

Esqueça essa sua idéia, pois vais procurar chifre em cabeça de cavalo. E você sabe como dizem por aí... quem procura acha!

;)

Na minha opinião só vale a pena montar uma serra de bancada, quando o camarada quer fazê-lo por hobby e não para economizar. Neste caso, a ferramenta é o fim e não o meio. Normalmente uma serra fabricada em casa com todos os quesitos de segurança e funcionalidade custará muito mais caro do que uma pronta. Já vi alguns sujeitos que montaram A SERRA, levando às vezes meses ou anos até concluí-las, utilizando só material de ponta, ferragens e motores da melhor qualidade, acessórios de segurança de primeira linha, etc. São serras que depois de prontas normalmente eles nem usam, e ficam em "exposição" na oficina, quase que cercadas por aqueles cordões de isolamento que se vê em museu!

Brincadeiras à parte, realmente não vale a pena e o que você vai ter não é uma serra de bancada, mas uma mesa com uma serra suicida enfiada no meio dela...

Isso sem falar no que o PC64 mencionou a respeito das diferenças de velocidade entre serra e lixa. Eu mesmo estou para montar uma lixadeira rotativa de acoplamento direto, e já estou adquirindo um motor de tanquinho que vai me custar R$ 40,00.

Sem querer desmerecer ninguém, acho que você não deve ir atrás da opinião desses marceneiros de oficina, pois os caras não têm muita noção. Embora muitas vezes façam bons trabalhos, na maior parte das vezes eles infringem absolutamente todas as normas de segurança existentes. Eu mesmo fico horrorizado quando vou na madeireira onde compro material e vejo as gambiarras que os caras usam lá. Funciona? Funciona. Mas a alegria se acaba quando dedos são decepados ou alguém morre com um pedaço de caibro metido na cabeça por um kickback.

Olhe aqui o que acontece quando a gente ignora as normas MÍNIMAS de segurança:

Imagem

Aconteceu comigo, há três dias. E foi um simples disco de serra que caiu no meu pé, e fez esse estrago porque eu estava de chinelo.

Usar ferramentas meia-boca feitas em fundo de quintal é ignorar essas normas. Use o bom-senso: compre uma serra de bancada pronta da Skil ou Black&Decker. Atualmente as ferramentas custam muito barato e não compensa se colocar em risco por meia dúzia de reais.

:up:
Pata de elefante nele!!!

PMOliveira
iniciado

Pessoal, por isso é bom a comunicação. Desisti de fazer a tal serra depois de ler tudo o que vocês disseram. Vou comprar os dois equipamentos mesmo, a serra e a lixadeira. Meus queridos, para economizar, eu posso comprar uma serra circular manual mesmo ao invés de uma de bancada e uma lixadeira? Na verdade eu estava antes querendo comprar uma serra circular manual, eu ia comprar ou da skill ou da black e decker de 1500w. O que acham? A serra circular de bancada é muito mais cara, e com o dinheiro que eu usaria nela eu posso comprar a serra circular manual e a lixadeira. Concordam?

Muito obrigado pelos conselhos. Já vi que esse fórum aqui é 10. Estou esperando novas respostas para essas perguntas que fiz agora, pois a serra manual eu já sei qual comprar, mas a lixadeira eu nem tenho idéia.

Fiquem com Deus.

PMOliveira
iniciado

Pessoal, qual o tipo de lixadeira a comprar para dar acabamento em MDF depois de cortado? A angular, orbital, de cinta ou a roto-orbital?

YanKleber
||||||||||||||||
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo

Mensagem por YanKleber »

Oliveira, a serra circular manual é uma ferramenta excelente, e mesmo tendo uma de bancada ela ainda é útil na oficina, então não se preocupe pois não é uma ferramenta que irá ficar "encostada" no dia que você comprar a sua de bancada. As marcas B&D e Skil são ótimas, pode ir com fé. Eu tenho uma Skil e adoro. Só "pelamordedeus", não vai ter a "brilhante idéia" de colocar ela de cabeça pra baixo numa mesa pra simular uma de bancada hein!!!!!

Quanto à lixadeira, como você não tem nenhuma, acho que a ideal para você é uma orbital.

:up:
Pata de elefante nele!!!

PMOliveira
iniciado

Os usuários do fórum estão de parabéns! Muito prestativos. Desde já agradecido irmão. Eu vou comprar uma serra manual e vou comprar uma lixadeira. Em casa eu só tenho uma serra tico-tico, eu sempre fui doido (acreditem ou não desde criança) por uma serra circular. kkkkkkk

mirandabhte
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Mauricio
Data de Nascimento: 25 Set 1965
Hobby: Marchetaria
Profissão ou ocupação: Caminhoneiro
Localidade: Belo Horizonte
Estado: MG

Mensagem por mirandabhte »

amigo oliveira neste saite tem uma serra de bancada com preço menor e alguma segurança ,de uma olhada ,quem sabe e o que vc precisa . http://www.ferramix.com.br. abraço e boa sorte. miranda
quem não vive para servir não serve para viver

website http://miranda-segmentados.webnode.com/

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”