Chave Seletora
- Fabioreis
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
- Data de Nascimento: 22 Jun 1966
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Aposentado
- Localidade: Cotia, SP
- Estado: SP
- País: BR
Chave Seletora
Prezados,
Em continuidade ao meu projeto de limpeza da oficina, primeiro construi o Ciclone .
O Ciclone é ótimo e funciona muito bem, mas tem um limitador que me incomoda: Primeiro você gera o pó, depois sai recolhendo ele pela oficina. Meu objetivo sempre foi coletar o pó diretamente nas máquinas, no momento em que ele é gerado.
Para isso, construi uma caixinha que eu chamei de .
Como eu já tinha mangueiras (que encontrei nas "Lojas Caçamba"), descartei a idéia do tubo de PVC pela parede conectado às máquinas. Essa idéia do tubo de PVC é muito boa e tenho certeza que funciona bem. Minha opção pelas mangueiras foi apenas pela economia que eu teria.
Eu tenho um pequena (mas muito pequena mesmo) perda de sucção na junção da porta deslizante com a caixa, mas já testei o sistema na Mesa de Tupia e funcionou com perfeição. Se posteriormente eu tiver alguma idéia para melhorar a vedação nessa junção, certamente farei a melhoria.
Ainda falta fazer duas conexões e organizar melhor as mangueiras que instalei hoje, mas já dá para ter uma idéia de como ficou o sistema.
Abraços,
Fábio Reis.
Em continuidade ao meu projeto de limpeza da oficina, primeiro construi o Ciclone .
O Ciclone é ótimo e funciona muito bem, mas tem um limitador que me incomoda: Primeiro você gera o pó, depois sai recolhendo ele pela oficina. Meu objetivo sempre foi coletar o pó diretamente nas máquinas, no momento em que ele é gerado.
Para isso, construi uma caixinha que eu chamei de .
Como eu já tinha mangueiras (que encontrei nas "Lojas Caçamba"), descartei a idéia do tubo de PVC pela parede conectado às máquinas. Essa idéia do tubo de PVC é muito boa e tenho certeza que funciona bem. Minha opção pelas mangueiras foi apenas pela economia que eu teria.
Eu tenho um pequena (mas muito pequena mesmo) perda de sucção na junção da porta deslizante com a caixa, mas já testei o sistema na Mesa de Tupia e funcionou com perfeição. Se posteriormente eu tiver alguma idéia para melhorar a vedação nessa junção, certamente farei a melhoria.
Ainda falta fazer duas conexões e organizar melhor as mangueiras que instalei hoje, mas já dá para ter uma idéia de como ficou o sistema.
Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
Redelease https://www.redelease.com.br/
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): silvio
- Data de Nascimento: 29 Set 1956
- Hobby: Tornearia
- Profissão ou ocupação: aposentado
- Localidade: Sao Paulo
- Contato:
Re: Chave Seletora
Amigo Fabio, achei interessante demais este projeto, que muito me interessa, porém tenho uma dúvida que talvez o amigo saiba me responder; a distância do aspirador não influi demasiadamente na sucção ou a perda é minima que pode ser desprezada? Precisa existir um fechamento das aberturas que não estão sendo usadas ou todas podem ficar abertas que não influi na perfeita sucção?
Este projeto é muito útil e acredito que este tópico será de grande valia para todos.
Um grande abraço
Silvio
Este projeto é muito útil e acredito que este tópico será de grande valia para todos.
Um grande abraço
Silvio
Nada sei, observo muito, quase tudo aprendo, tudo que posso ensino
Web site
Web site
- Fabioreis
- Ativo
Silvio,
1) Não acredito que a distância entre o aspirador e a máquina seja fator para causar perdas no poder de sucção. Se estiver tudo bem vedado, pode colocar uma mangueira bem looooonga sem problemas.
2) Sim, precisa fechar os tubos que estão sem uso, senão a perda de sucção seria exagerada e comprometeria a funcionamento do sistema. É exatamente isso que a Chave Seletora faz. Abre um cano e fecha os demais que não estão em uso.
Abraços,
Fábio Reis.
1) Não acredito que a distância entre o aspirador e a máquina seja fator para causar perdas no poder de sucção. Se estiver tudo bem vedado, pode colocar uma mangueira bem looooonga sem problemas.
2) Sim, precisa fechar os tubos que estão sem uso, senão a perda de sucção seria exagerada e comprometeria a funcionamento do sistema. É exatamente isso que a Chave Seletora faz. Abre um cano e fecha os demais que não estão em uso.

Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.
Chico Xavier
Fábio Reis.
Chico Xavier
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): silvio
- Data de Nascimento: 29 Set 1956
- Hobby: Tornearia
- Profissão ou ocupação: aposentado
- Contato:
Valeu amigo, entendi perfeitamente, vou acompanhar este tópico com atenção.
Um grande abraço
Silvio
Um grande abraço
Silvio
Nada sei, observo muito, quase tudo aprendo, tudo que posso ensino
Web site
Web site
- Dagoonun
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Dagoberto
- Data de Nascimento: 03 Nov 1959
- Profissão ou ocupação: Ex Analista
Grande Fabio !!! adorei a CHAVE SELETORA !! SHOW DE BOLA!!!! PARABENS!!!! Criatividade DEZ!!!!

Abraços
Dagoberto.
...o importante é tentar, as vezes não dá certo, tenta de novo com outra tecnica, enfim tentar,... quem não tenta, não faz!!!!, aprender sempre!!!!!
- joaotex
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Carlos Teixeira
- Data de Nascimento: 19 Mar 1950
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Jaraguá do Sul
- Estado: SC
- Contato:
Caros Fábio e Silvio
O comprimento da mangueira tem dois aspectos negativos: primeiro, quanto mais longo maior é a perda de carga, o que diminui a eficiência do soprador; segundo, quanto mais longo tem mais ar na mangueira e isso funciona como um amortecedor. Imagine uma sala completamente vedada (exagerando o volume para ficar mais claro), num furo em um lado da sala colocamos um aspirador por fora e do outro lado da sala um furo do mesmo tamanho. Será necessário o aspirador "chupar" muito ar da sala para que a velocidade do ar no segundo buraco se comporte como um aspirador. Esta sala seria uma mangueira bem looonga, como escreveu o Fábio. Espero que minha analogia tenha sido clara
.
Do modo como está o projeto do Fábio, muito bacana por sinal, com a "chave seletora" próxima do aspirador e dando vazão a uma única mangueira de cada vez, é muito melhor que uma árvore de tubos com as "válvulas" próximas às máquinas, o que aumenta muito o volume da ar aprisionado.
Em nossas "oficinas", no entanto os comprimentos das mangueiras não chegam a causar problemas.
[ ]s JCTeixeira
O comprimento da mangueira tem dois aspectos negativos: primeiro, quanto mais longo maior é a perda de carga, o que diminui a eficiência do soprador; segundo, quanto mais longo tem mais ar na mangueira e isso funciona como um amortecedor. Imagine uma sala completamente vedada (exagerando o volume para ficar mais claro), num furo em um lado da sala colocamos um aspirador por fora e do outro lado da sala um furo do mesmo tamanho. Será necessário o aspirador "chupar" muito ar da sala para que a velocidade do ar no segundo buraco se comporte como um aspirador. Esta sala seria uma mangueira bem looonga, como escreveu o Fábio. Espero que minha analogia tenha sido clara

Do modo como está o projeto do Fábio, muito bacana por sinal, com a "chave seletora" próxima do aspirador e dando vazão a uma única mangueira de cada vez, é muito melhor que uma árvore de tubos com as "válvulas" próximas às máquinas, o que aumenta muito o volume da ar aprisionado.
Em nossas "oficinas", no entanto os comprimentos das mangueiras não chegam a causar problemas.
[ ]s JCTeixeira
- jlunge
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Júlio Lunge
- Data de Nascimento: 05 Fev 1981
- Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
- Localidade: Penha
- Contato:
Caramba Fabio, muito legal essa sua ideia ... coisa fina essa chave seletora! Parabéns ...
Já foi para os meus favoritos ... ainda estou me preparando para montar o meu !!!
Grande abraço.
Já foi para os meus favoritos ... ainda estou me preparando para montar o meu !!!
Grande abraço.
Júlio
"Se não der certo da primeira vez, chame de versão 1.0."
"Se não der certo da primeira vez, chame de versão 1.0."
- Fabioreis
- Ativo
João,
Seu exemplo foi muito claro.
Uma mangueira exageradamente longa certamente irá dificultar o arrasto da sujeira pelo cano.
Abraços,
Fábio Reis.
Uma mangueira exageradamente longa certamente irá dificultar o arrasto da sujeira pelo cano.

Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.
Chico Xavier
Fábio Reis.
Chico Xavier
- Lauro
- Membro Mebista
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
- Data de Nascimento: 08 Fev 1970
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: cartorário
- Localidade: São Paulo
Espetacular essa ideia Fábio! Muito bem bolado e executado
. Quanto à perda de pressão, o que acha de forrar a chave com este ? Acho que pode funcionar. Parabéns e abraços!

Lauro.
- Vespasiano
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
- Data de Nascimento: 13 Ago 1963
- Profissão ou ocupação: Telecomunicações
- Localidade: Agora em Peruíbe
Amigo Fabio Reis!!!
No quesito "Coletor de pó", nota...
Digamos...
TACADA DE MESTRE!!!
ou
A GRANDE SACADA!!!!
Tô de cara até agora...
Parabéns amigo!
Um grande abraço,
Vespa
P.S.: Desculpe amigo, copy/paste...
No quesito "Coletor de pó", nota...

Digamos...
TACADA DE MESTRE!!!
ou
A GRANDE SACADA!!!!
Tô de cara até agora...
Parabéns amigo!

Um grande abraço,
Vespa
P.S.: Desculpe amigo, copy/paste...
- joaotex
- Ativo
- Contato:
FábioFabioreis escreveu:João,
Uma mangueira exageradamente longa certamente irá dificultar o arrasto da sujeira pelo cano.![]()
Abraços,
Fábio Reis.
Seu trabalho ficou sensacional. Ciclone sem frescuras (como o meu

[ ]s JCTeixeira
- rafa0173
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Rafael
- Data de Nascimento: 02 Set 1976
- Hobby: Natação
- Profissão ou ocupação: Administrador
- Localidade: Niteroi
- Estado: RJ
Fabio,
meus parabéns, pra variar um pouco: show de bola o projeto!
Com relação a pequena perda de sucção na chave e a sugestão dada pelo Lauro, eu também estou montando um ciclone e, quando ele estiver concluido postarei as fotos por aqui também. Eu estou usando no projeto uma folha de EVA justamente para melhorar a vedação do conjunto. Será que se você colasse um pedaço de EVA naquela peça que desliza isso não reduziria ou quem sabe até não acabaria com a pequena perda de sucção?
meus parabéns, pra variar um pouco: show de bola o projeto!
Com relação a pequena perda de sucção na chave e a sugestão dada pelo Lauro, eu também estou montando um ciclone e, quando ele estiver concluido postarei as fotos por aqui também. Eu estou usando no projeto uma folha de EVA justamente para melhorar a vedação do conjunto. Será que se você colasse um pedaço de EVA naquela peça que desliza isso não reduziria ou quem sabe até não acabaria com a pequena perda de sucção?
Abraços,
Rafael.
Rafael.
- mellado
- Moderador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alexandre p mellado
- Data de Nascimento: 29 Ago 1968
- Hobby: marcenaria , informatica
- Profissão ou ocupação: programador de computador
- Localidade: São Bernardo do campo
muito criativo Fábio com certeza ajuda muito a limpeza da Oficina.
Um abraço.
Alexandre Mellado.
Alexandre Mellado.
- amaschio
- Moderador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Agostinho
- Data de Nascimento: 20 Set 1965
- Profissão ou ocupação: Engenheiro Eletricista
- Localidade: Campinas
- País: Br
Olá, Fabioreis
Simplesmente sensacional !
Eu fico realmente babando com um projeto desses, com este tipo de execução caprichadíssima e com a boa vontade de documentar tudo muito bem com fotos esclarecedores.
Meus sinceros cumprimentos. Parabéns e muito obrigado por compartilhar. Nem digo que vou copiar a idéia porque isso é trabalho de formatura, estou ainda no pré
Simplesmente sensacional !
Eu fico realmente babando com um projeto desses, com este tipo de execução caprichadíssima e com a boa vontade de documentar tudo muito bem com fotos esclarecedores.
Meus sinceros cumprimentos. Parabéns e muito obrigado por compartilhar. Nem digo que vou copiar a idéia porque isso é trabalho de formatura, estou ainda no pré

Meta: Serrar, com serrote, em linha reta
- andreguerra
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Andre Guerra
- Data de Nascimento: 02 Out 1984
- Hobby: Design
- Profissão ou ocupação: Designer de Produto
- Localidade: Rio de Janeiro
achei muito interessante essa chave seletora!!!
acho que uma borracha de EVA resolveria o problema da perda de pressao..
grnde abraço!!
acho que uma borracha de EVA resolveria o problema da perda de pressao..
grnde abraço!!
CARBO - Corte e gravação a Laser
http://www.facebook.com.br/carbodesign
http://www.carbodesign.com.br
http://www.facebook.com.br/carbodesign
http://www.carbodesign.com.br
- Brazjuca
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Braz de Souza Junior
- Data de Nascimento: 03 Out 1969
- Profissão ou ocupação: portuario
- Localidade: Guarapari ES
- Estado: ES
- Contato:

BRAZJUCA
http://brazutilidades.blogspot.com/
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. (Fernando Pessoa)
- Gastao
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Valter
- Data de Nascimento: 15 Dez 1978
- Hobby: Bricolage
- Profissão ou ocupação: Logistica
- Localidade: Maua
Muito bem bolado Fabio!!!
Parabéns!
Parabéns!
Gastão
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. (Cora Coralina)
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. (Cora Coralina)
- Fabioreis
- Ativo
Agradeço muito a todos os amigos pelos elogios.
Utilizei bastante a caixinha nesse final de semana e estou bastante contente com o resultado. A perda de poder de sucção é realmente muito pequena e praticamente não compromete a eficiência do sistema. Mas porque não melhorar, certo ?
Lauro, vou procurar no mercado esse veda-fresta para saber se ele me pode ser útil. Obrigado pela dica.
Rafa/Andre, nunca ouvi falar em Folha de Eva. Para que serve isso ? É isso aqui ?
Abraços,
Fábio Reis.
Utilizei bastante a caixinha nesse final de semana e estou bastante contente com o resultado. A perda de poder de sucção é realmente muito pequena e praticamente não compromete a eficiência do sistema. Mas porque não melhorar, certo ?
Lauro, vou procurar no mercado esse veda-fresta para saber se ele me pode ser útil. Obrigado pela dica.

Rafa/Andre, nunca ouvi falar em Folha de Eva. Para que serve isso ? É isso aqui ?

Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.
Chico Xavier
Fábio Reis.
Chico Xavier
- rafa0173
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Rafael
- Data de Nascimento: 02 Set 1976
- Hobby: Natação
- Profissão ou ocupação: Administrador
- Localidade: Niteroi
É isso aí mesmo Fábio. Esse leva a uma página da wikipedia, em inglês, falando sobre esse composto. O EVA tem trocentas mil aplicações: elétricas, engenharia biomédica, materiais esportivos, calçados, etc.Rafa/Andre, nunca ouvi falar em Folha de Eva. Para que serve isso ? É isso aqui ?![]()
Eu terminei meu ciclone ainda há pouco, agora só falta esperar as últimas vedações feitas com silicone curarem e depois é partir pros testes. Eu usei a folha de EVA em dois lugares diferentes no ciclone, parece que a coisa funcionou, mas só vou saber mesmo depois de testar. Quando eu postar as fotos da empreitada você poderá ter uma idéia melhor do que estou falando.
Abraços,
Rafael.
Rafael.
- Mello
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Reginaldo
- Data de Nascimento: 19 Abr 1958
- Profissão ou ocupação: Autonomo
- Localidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rj
Parabéns Fabio, como sempre inpecável. Já tô de olho
Com relação a perda de sucção pelo comprimento das mangueiras é claro que se for fazer calculos de física haverá alguma perda,
mas acho e como vc falou não atrapalha em nada.
A folha de EVA é uma boa idéia, mas também me ocorreu que vc poderia ter colocado um registro de PVC (do mais barato)
em cada tubo, não sei o preço, mas funcionaria. Se não se importar vou copiar
Outra coisa: Qual a potência do seu aspirador?
Abs
Com relação a perda de sucção pelo comprimento das mangueiras é claro que se for fazer calculos de física haverá alguma perda,
mas acho e como vc falou não atrapalha em nada.
A folha de EVA é uma boa idéia, mas também me ocorreu que vc poderia ter colocado um registro de PVC (do mais barato)
em cada tubo, não sei o preço, mas funcionaria. Se não se importar vou copiar
Outra coisa: Qual a potência do seu aspirador?
Abs
- VANGODIAS
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Vanderley
- Data de Nascimento: 09 Jan 1962
- Profissão ou ocupação: Contador
- Localidade: Senador Canedo
- Estado: Go
Caro Fábio, só vou falar uma coisa, vou copiar na maior cara dura do mundo, essa solução ficou boa demais, parabens

"Na vida, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos.
Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós!"
(Chico Xavier)
Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós!"
(Chico Xavier)
- robertoguz
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Roberto
- Data de Nascimento: 06 Mar 1953
- Profissão ou ocupação: Médico
- Localidade: Marilia
Poooxa! Fábio.
Dificil acompanhar a tua velocidade de criação e produção. Estou começando a copiar o seu ciclone e agora vc já aperfeiçoou com a "chave seletora" diminuindo muito o espaço morto de sucção e acabando com o acopla e desacopla de mangueiras.
Parabens, continue com esta produtividade toda e... nóis cupia.
abraço
Roberto
Dificil acompanhar a tua velocidade de criação e produção. Estou começando a copiar o seu ciclone e agora vc já aperfeiçoou com a "chave seletora" diminuindo muito o espaço morto de sucção e acabando com o acopla e desacopla de mangueiras.
Parabens, continue com esta produtividade toda e... nóis cupia.
abraço
Roberto
Abraços
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
- joaotex
- Ativo
- Contato:
Mais sobre EVA para os amigos do M&B
[ ]s JCTeixiera
[ ]s JCTeixiera
- Fabioreis
- Ativo
Mello,
Meu aspirador é um Eletrolux de 1200 Watts.
A todos os demais,
Muito obrigado pelos elogios e, se você acha que ele pode ser útil para você, fique a vontade para copiar.
Para mim tem sido extremamente útil, pois a quantidade de pó gerado na minha pequena oficina diminuiu consideravelmente !
Foi justamente para isso que eu postei ele aqui - partilhar idéias e soluções com os amigos. Sempre que eu acho algo útil, também não tenho o menor pudor em copiar
.
Abraços,
Fábio Reis.
Meu aspirador é um Eletrolux de 1200 Watts.
A todos os demais,
Muito obrigado pelos elogios e, se você acha que ele pode ser útil para você, fique a vontade para copiar.
Para mim tem sido extremamente útil, pois a quantidade de pó gerado na minha pequena oficina diminuiu consideravelmente !
Foi justamente para isso que eu postei ele aqui - partilhar idéias e soluções com os amigos. Sempre que eu acho algo útil, também não tenho o menor pudor em copiar

Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.
Chico Xavier
Fábio Reis.
Chico Xavier
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): JULIO
- Data de Nascimento: 29 Dez 1963
- Hobby: Carpintaria, Plastimodelismo
- Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
- Localidade: SÃO PAULO
Boas Fabio.
AMEI sua ideia. Já estou aki pensando num sistema de tampas selecionando qual dos dutos será usado.
Abçs
AMEI sua ideia. Já estou aki pensando num sistema de tampas selecionando qual dos dutos será usado.
Abçs
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Localidade: Sāo Paulo
- Contato:
Fábio,
Gostei da sua idéia! Parabéns também pela execução. Estou pensando em fazer um ciclone e vou implementar sua chave seletora nele. Qual o diâmetro dos tubos que você usou?
Meu problema é que as máquinas na minha oficina ficam longe uma das outras. Além do mais, tenho que desmontar tudo quando não estou trabalhando, pois eu trabalho na garagem e um carro tem que ficar pra fora quando monto a parafernália.
Eu havia pensado em fazer uma tubulação pelo teto, utilizando tubos de PVC (tubos de esgoto). Desceria uma mangueira perto de cada máquina para deixar o ambiente limpo. Vou pensar em como implementar a sua chave seletora.
Abs.
Gostei da sua idéia! Parabéns também pela execução. Estou pensando em fazer um ciclone e vou implementar sua chave seletora nele. Qual o diâmetro dos tubos que você usou?
Meu problema é que as máquinas na minha oficina ficam longe uma das outras. Além do mais, tenho que desmontar tudo quando não estou trabalhando, pois eu trabalho na garagem e um carro tem que ficar pra fora quando monto a parafernália.
Eu havia pensado em fazer uma tubulação pelo teto, utilizando tubos de PVC (tubos de esgoto). Desceria uma mangueira perto de cada máquina para deixar o ambiente limpo. Vou pensar em como implementar a sua chave seletora.
Abs.
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- mirandabhte
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Mauricio
- Data de Nascimento: 25 Set 1965
- Hobby: Marchetaria
- Profissão ou ocupação: Caminhoneiro
- Localidade: Belo Horizonte
- Estado: MG
sua ideia e simplesmente o maximo. parabens.peço sua licença para copiar sua ideia e resolver um problema antigo meu ,carrego o aspirador o tempo todo de maquina em maquina ,novamente parabens
- Fabioreis
- Ativo
Prezados,
Conforme havia mencionado anteriormente, eu tinha uma pequena perda de poder de sucção na minha Chave Seletora. Era realmente muito pequeno, mas eu tive uma idéia que achei que poderia dar certo.... e deu mesmo !
Instalei perfis de borracha em "U" na junção dos canos com a barra deslizante e zerei completamente a perda de sucção. Gastei R$ 1,20 em um metro de perfil de borracha. Deve ter sobrado uns 60cm
.
Aproveitei e instalei as demais mangueiras, coloquei a caixa um pouco mais para baixo na parede e, num futuro próximo, vou construir um painel para pendurar algumas ferramentas.
Seguem as fotos atualizadas (19):
Abraços,
Fábio Reis.
Conforme havia mencionado anteriormente, eu tinha uma pequena perda de poder de sucção na minha Chave Seletora. Era realmente muito pequeno, mas eu tive uma idéia que achei que poderia dar certo.... e deu mesmo !
Instalei perfis de borracha em "U" na junção dos canos com a barra deslizante e zerei completamente a perda de sucção. Gastei R$ 1,20 em um metro de perfil de borracha. Deve ter sobrado uns 60cm

Aproveitei e instalei as demais mangueiras, coloquei a caixa um pouco mais para baixo na parede e, num futuro próximo, vou construir um painel para pendurar algumas ferramentas.
Seguem as fotos atualizadas (19):
Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.
Chico Xavier
Fábio Reis.
Chico Xavier
- Fabioreis
- Ativo
PC64,
O tubo de PVC é um cano de descida de descarga com cotovelo azul. Paguei R$ 5,70 na Conibase, SP.
Essa é uma ideia do amigo Vespa. Aliás, um verdadeiro "achado" (Parabéns, Vespa !).
Esse tubo tem 38mm de diâmentro e se encaixa perfeitamente dentro da mangueira corrugada de 1 1/2 polegada, sem folgas, sem cola, vazamento zero. !
Quanto a instalação do tubo de PVC pelo teto, atente para os comentários do João (joaotex) acima. Ele deu um exemplo muito claro explicando que, se a tubulação for exageradamente longa/grande, vai ficar muito ar dentro do sistema. Então você vai precisar de um aspirador mais forte (eu uso um de 1200w e funciona muito bem).
Abraços,
Fábio Reis.
O tubo de PVC é um cano de descida de descarga com cotovelo azul. Paguei R$ 5,70 na Conibase, SP.
Essa é uma ideia do amigo Vespa. Aliás, um verdadeiro "achado" (Parabéns, Vespa !).
Esse tubo tem 38mm de diâmentro e se encaixa perfeitamente dentro da mangueira corrugada de 1 1/2 polegada, sem folgas, sem cola, vazamento zero. !
Quanto a instalação do tubo de PVC pelo teto, atente para os comentários do João (joaotex) acima. Ele deu um exemplo muito claro explicando que, se a tubulação for exageradamente longa/grande, vai ficar muito ar dentro do sistema. Então você vai precisar de um aspirador mais forte (eu uso um de 1200w e funciona muito bem).
Abraços,
Fábio Reis.
Abraços,
Fábio Reis.
Chico Xavier
Fábio Reis.
Chico Xavier
- Marcos
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
- Data de Nascimento: 15 Nov 1949
- Profissão ou ocupação: Nenhuma
- Localidade: Brasilia
- Estado: DF
Fábio a tua solução foi bastante sábia. Uma coisa que me deixava matutando era a questão do engate no Ciclone no equipamento... Esta chave seletora me parece Nota DEZ. Parabéns.
- joaotex
- Ativo
- Contato:
Beleza de solução, Fábio.
Conforme diz aí em baixo, "a simplicidade... "
[ ]s JCTeixeira

Conforme diz aí em baixo, "a simplicidade... "
[ ]s JCTeixeira
-
- ||||||||||||||||
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
- Data de Nascimento: 19 Abr 1966
- Hobby: Música
- Profissão ou ocupação: Informatica
- Lauro
- Membro Mebista
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
- Data de Nascimento: 08 Fev 1970
- Profissão ou ocupação: cartorário
- Localidade: São Paulo
Ficou excelente Fábio! Essa ideia da vedação nos tubos foi ótima. Parabéns e abraços!
Lauro.
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Localidade: Sāo Paulo
- Contato:
Fábio,Fabioreis escreveu:PC64,
Abraços,
Fábio Reis.
Muito obrigado pelos esclarecimentos.

O meu problema é que minha oficina tem que ser "demontável". Eu tenho um cafofo de 9x2 m, um corredor, onde guardo as ferramentas, bugigangas e tenho uma bancada. Para trabalhar com coisas maiores eu tenho que usar a garagem, que é grande e fica ao lado. Só que para isso eu tenho que deixar um carro para fora. Por isso eu estava pensando em fazer a tubulação suspensa pelo teto e as descidas nos locais das máquinas. Na hora de guardar é só desconectar as mangueiras.
Abs,
Paulo Celso
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso