Marca da lixa influencia? Quais as melhores?

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
Avatar do usuário
Querido
Ativo
Mensagens: 86
Registrado em: Qui Dez 13, 2012 9:49 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos Querido
Data de Nascimento: 21 Dez 1962
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Tecnico
Localidade: Cosmopolis
Estado: SP
País: BR

Marca da lixa influencia? Quais as melhores?

Mensagem por Querido »

Fala galera, sim estou sumido ha um tempo pois onde estou morando agora não tenho espaço nem pra fazer coisas com os pés :D .

Quais as melhores marcas de lixa, em relação a qualidade? Explico meu caso abaixo para quem estiver sem ter o que ler.

Tenho uma micro retífica da B&D que adquiri com pontos de Cartão do BB (meados de 2012).
Ela veio com alguns acessórios e tal mas quem teve o prazer de usar uma micro retífica sabe a multifuncionalidade dela e assim como no carro, já quer ir para as compras e montar um quarto com acessórios (exagero). Como estava na outra casa ainda e estava reformando a mesa da patroa, comprei um kit de acessórios da Dremel (garobagarái) 709-RW que vem com muitas lixas de tubo. Havia sobrado poucas quando me mudei e precisei usar para um trabalho de desbaste num cabo de rodo que havia quebrado e minha última lixa se foi. Comprei um kit genérico do ML (China...) que mas me deu desgosto do que outra coisa. Para se ter uma ideia, usei 6 rolos de lixa para desbastar uns 10% do cabo, pois eles usam como base para a lixa um tubo de borracha e uma cola lamentável. Sem falar na escova de aço que mais parecia um lançador de espinhos de metal. Achei uma lixa de rolo Dremel gasta no meio de minha caixa de ferramentas e acreditem, fiz o trabalho apenas com ela. Depois resolvi procurar alternativas e achei no youtube algumas opções. O problema maior era a forma ou seja, a base para fazer o tubete (enrolar o papel com cola) e que serviria de suporte para a lixa que tambem seria enrolada. A solução encontrei em tubos de cobre de refrigeração, comprei dois pedaços sendo um de 1/2 e outro de 1/4 que são na medida exata do tambor de borracha.

Fiz um protótipo usando lixa ferro da Norton e outra de madeira da 3M. A ferro achei muito frágil, talvez por ser muito grossa (acho que 60) e os granulos se soltaram fácil lixando de leve um pedaço de barra de ferro comum. A de madeira com 3M parece ter ficado boa, não testei com uso contínuo, mas de cara deu pra ver que mesmo usando um papel comum enrolado e usado cola branca BIC, não soltou e comeu bem o pedaço de madeira. MAs tenho uma roto-orbital da Bosch e sei que a lixa que usa na dita cuja tem uma durabilidade muito superior se comparado com uma DIY, usando 3M por exemplo. E a lixa rolo da Dremel também é bem parecida em qualidade.

Daí a pergunta. Vocês tem notado diferenças entre a qualidade dos fabricantes de lixa?

Abraços a todos

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”