Serra segura para metal e madeira?

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
Avatar do usuário
Danilson
Ativo
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Mai 20, 2013 1:34 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Danilson
Data de Nascimento: 03 Jan 1982
sexo: Masculino
Hobby: Lutheria
Profissão ou ocupação: Autônomo
Localidade: Brasília
Estado: DF
País: BR
Localização: Brasília- DF

Serra segura para metal e madeira?

Mensagem por Danilson »

Olá amigos!
Gostaria de dicas sobre uma mesma ferramenta que seja segura e eficiente para serrar madeira e metal. De preferência que possibilite cortes com marcação de ângulo. Existe?
Serra circular (para madeira) pode ser usada com disco para metal?
Uso eventualmente minha serra mármore com disco para metal, tanto para cortes em metal quanto em madeira. Sei que não é o adequado, mas é o que tenho no momento. Já vi registros de acidentes horríveis no uso da serra mármore com disco para madeira, então não coloco ele nem a pau.

Agradeço desde já!

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Serra segura para metal e madeira?

Mensagem por PC64 »

Danilson,

Metal e Madeira são materiais muito diferentes quanto à usinagem. Não vai haver uma única máquina que trabalhe bem com os dois materiais com segurança (pelo menos aqui no Brasil - lá fora eu já vi uma serra de esquadria que até aceitaria um disco para cortar madeira).

Usar serra-mármore para cortar madeira é muito perigoso e o corte não fica bom (pensando em marcenaria), pois a máquina gira numa velocidade muito elevada e acaba queimando a madeira. Se realmente for preciso usá-la para tal (e isso deve ser uma coisa muito ocasional) dê preferência àqueles discos para serra-mármore feitos para corte de madeira (eles não possuem dentes). Jamais coloque um disco dentado numa serra-mármore. Ela não tem aquela capa protetora de disco que se fecha automaticamente quando termina o corte ou se a máquina der um tranco e pular, fazendo com que o disco fique exposto. Isso é mais comum do que parece, pois madeira é um material heterogêneo e o disco pode pegar um nó no interior da madeira.

Existem discos multimateriais para serra circular. Eles cortam madeira, plástico, alumínio e outros metais não ferrosos (chega a cortar metalon se for de parede fina). Esses discos podem ser colocados na serra de esquadria. Nunca coloque discos usados em máquinas tipo policorte na serra de esquadria. Há 2 problemas:
- a policorte gira numa velocidade muito maior que a serra de esquadria, então o disco não vai funcionar direito;
- as fagulhas que saem durante o corte estragam a máquina, que não é feita de material resistente a elas.

Coisas leves podem ser cortadas na serra de fita, com uma lâmina adequada, mas enche a serra de cavaco e acaba estragando a borracha do volante (eu não faço isso).

Na realidade madeira e metal são muito diferentes mesmo. Madeira produz resíduos limpos (só poeira). Metal produz resíduos sujos, ásperos, com óleo (proveniente dos fluídos usados durante as operações de usinagem) e quentes (no caso das fagulhas). Cortar madeira joga poeira para todo lado. Cortar metal joga fagulhas, poeira de metal e do disco de corte que se desgasta. Quando trabalho com metal eu fico imundo!!!
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”