Ferramentas para fazer sistema de Fura e Espiga

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
Avatar do usuário
JoaoPauloBer
Ativo
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Ago 29, 2017 3:37 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Paulo
Data de Nascimento: 29 Jun 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria, Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de Informática
Localidade: Ribeirão Preto
Estado: SP
País: BR
Localização: Ribeirão Preto-SP

Ferramentas para fazer sistema de Fura e Espiga

Mensagem por JoaoPauloBer »

Boa tarde colegas! Adquiri a tupia Makita 3710 e gostaria de fazer um sistema de Fura e Espiga para fazer uma bancada de trabalho. Existe alguma fresa para Tupia que me ajuda neste serviço? Vi este vídeo abaixo postado aqui no fórum através do tópico "Bancada de Pinus", mostrando parecer uma tupia fazendo o sistema de fura e espiga. [media]https://www.youtube.com/watch?time_continue=55&v=MdH1DR-3ptQ[/media] Agradeço a quem puder me dar umas dicas. Abraços.

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Ferramentas para fazer sistema de Fura e Espiga

Mensagem por PC64 »

João Paulo, Nesse jig o Mathias usa uma fresa reta. Dê preferência para fresas mais compridas e com 2 cortes. A Makita 3710 não é exatamente a tupia ideal para isso, pois é uma laminadora e não aceita fresas maiores. Você não conseguirá fazer uma espiga muito grande em função disso.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
JoaoPauloBer
Ativo
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Ago 29, 2017 3:37 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Paulo
Data de Nascimento: 29 Jun 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria, Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de Informática
Localidade: Ribeirão Preto
Estado: SP
País: BR
Localização: Ribeirão Preto-SP

Re: Ferramentas para fazer sistema de Fura e Espiga

Mensagem por JoaoPauloBer »

[quote="PC64"]João Paulo, Nesse jig o Mathias usa uma fresa reta. Dê preferência para fresas mais compridas e com 2 cortes. A Makita 3710 não é exatamente a tupia ideal para isso, pois é uma laminadora e não aceita fresas maiores. Você não conseguirá fazer uma espiga muito grande em função disso.[/quote] PC64, Com relação à Tupia 3710 que tenho, qual tamanho de furo e espiga consigo fazer com ela? E qual seria a Tupia ideal para fazer o sistema de Fura e Espiga? Além da tupia, qual outra ferramenta elétrica me ajuda a fazer fura e espiga?

Avatar do usuário
fsimoesjr
Moderador Master
Mensagens: 573
Registrado em: Sáb Jan 23, 2016 4:23 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fernando
Data de Nascimento: 13 Abr 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Parati
Estado: RJ
País: BR
Localização: Parati - RJ
Contato:

Re: Ferramentas para fazer sistema de Fura e Espiga

Mensagem por fsimoesjr »

Já usei a tupia laminadora com uma fresa de 12 mm. Mas cortei bem aos poucos.
Uma das coisas mais belas da Internet
é a troca de conhecimento sem fins lucrativos.
Parabéns a todos vocês.
Fernando Simões.

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Ferramentas para fazer sistema de Fura e Espiga

Mensagem por PC64 »

O tamanho da fura e da espiga vai depender do tamanho das fresas que você encontrar. Como a sua tupia só aceita fresa de 6 mm e 1/4", não dá para fazer coisas muito grandes. Basta dar uma pesquisada no mercado e procurar fresas de qualidade com haste de 6 mm. Não há fresas muito compridas com haste de 6 mm, pois elas não suportariam o esforço e entortariam. O ideal seria uma tupia que aceitasse fresas de 12 mm e 1/2". Eu tenho uma fresa de 50 mm de comprimento de corte, mas com haste de 12 mm. Com ela eu consigo fazer uma fura de 5 cm de profundidade. As furas também podem ser feitas com uma furadeira de bancada. Pode-se fazer furos paralelos bem juntinhos e depois limpar as rebarbas entre eles, ou usar um [link2]Mortising Chisel,https://www.aliexpress.com/item/Locator-Set-of-Bench-Drill-for-Mortising-Chisels-With-Plastic-Case/32642444515.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.kbblYU[/link2], dispositivo que se adapta na furadeira de bancada: [attachment=2]Mortising Chisels.jpg[/attachment] Ele fura e o formão quadrado já retira as bordas. As espigas podem ser feitas na serra de bancada, utilizando um tenoning jig: [attachment=1]Tenoning Jig (2).jpg[/attachment] Esse jig dá para fazer: [attachment=0]DIY Tenoning Jig.jpg[/attachment] Na internet está cheio de projetos... [quote="fsimoesjr"]Já usei a tupia laminadora com uma fresa de 12 mm. Mas cortei bem aos poucos.[/quote] Não entendi. Fresa com haste de 12 mm em uma tupia laminadora?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
JoaoPauloBer
Ativo
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Ago 29, 2017 3:37 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Paulo
Data de Nascimento: 29 Jun 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria, Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de Informática
Localidade: Ribeirão Preto
Estado: SP
País: BR
Localização: Ribeirão Preto-SP

Re: Ferramentas para fazer sistema de Fura e Espiga

Mensagem por JoaoPauloBer »

[quote="PC64"]As furas também podem ser feitas com uma furadeira de bancada. Pode-se fazer furos paralelos bem juntinhos e depois limpar as rebarbas entre eles, ou usar um [link2]Mortising Chisel,https://www.aliexpress.com/item/Locator-Set-of-Bench-Drill-for-Mortising-Chisels-With-Plastic-Case/32642444515.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.kbblYU[/link2], dispositivo que se adapta na furadeira de bancada: [attachment=2]Mortising Chisels.jpg[/attachment] Ele fura e o formão quadrado já retira as bordas. As espigas podem ser feitas na serra de bancada, utilizando um tenoning jig: [attachment=1]Tenoning Jig (2).jpg[/attachment] Esse jig dá para fazer: [attachment=0]DIY Tenoning Jig.jpg[/attachment] Na internet está cheio de projetos... [/quote] Encontrei nos anúncios do Mercado Livre essa broca com formão quadrado. Ainda não tenho furadeira de bancada. Será que dá para fazer o sistema de fura com furadeira manual de 400W? Ainda não tenho serra de bancada, minha parte financeira só daria para comprar serra de bancada da Skil, Vonder ou Stanley e não sei se essas serras seriam boas para este tipo de serviço. Semana que vem chega minha serra circular manual da Makita. Dá para fazer o sistema de espiga com a serra manual? No Leroy onde tenho um crédito tem uma Tupia de Bancada da Dexter por 400 reais de 1200W, aceita pinça de 6 e 8mm. Será que é boa essa tupia da Dexter ou precisa ser uma de 12mm mesmo? [url]http://www.leroymerlin.com.br/tupia-de-laminado-1200w-ic1200rt-250v--220v--dexter_89374264[/url]

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Ferramentas para fazer sistema de Fura e Espiga

Mensagem por PC64 »

Vamos por partes: [quote="JoaoPauloBer"]Encontrei nos anúncios do Mercado Livre essa broca com formão quadrado. Ainda não tenho furadeira de bancada. Será que dá para fazer o sistema de fura com furadeira manual de 400W? ...[/quote] Acho difícil você conseguir usar a broca com formão quadrado na furadeira manual. É difícil manter o perpendicularismo. Você fatalmente irá entortar a mão e o furo sairá torto. [quote="JoaoPauloBer"]... Ainda não tenho serra de bancada, minha parte financeira só daria para comprar serra de bancada da Skil, Vonder ou Stanley e não sei se essas serras seriam boas para este tipo de serviço. ...[/quote] O ideal seria guardar mais um pouco de dinheiro e comprar uma DeWalt DW 745 para não ter que comprar duas vezes. [quote="JoaoPauloBer"]... Semana que vem chega minha serra circular manual da Makita. Dá para fazer o sistema de espiga com a serra manual? ...[/quote] Com a serra manual não há como passar a peça de topo. O máximo que você conseguiria seria fazer um gabarito para passar a serra na peça várias vezes e ir comendo 2 mm por vez, que é a espessura do disco e depois limpar o fundo com um formão. [quote="JoaoPauloBer"]... No Leroy onde tenho um crédito tem uma Tupia de Bancada da Dexter por 400 reais de 1200W, aceita pinça de 6 e 8mm. Será que é boa essa tupia da Dexter ou precisa ser uma de 12mm mesmo? [url]http://www.leroymerlin.com.br/tupia-de-laminado-1200w-ic1200rt-250v--220v--dexter_89374264[/url][/quote] É difícil encontrar fresas com haste de 8 mm (5/16"). Dê uma procurada para você ver. Aqui no Brasil a gente encontra facilmente 6 e 12 mm. Lá fora 1/4" e 1/2". Qual o tamanho das furas que você pretende fazer?
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
JoaoPauloBer
Ativo
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Ago 29, 2017 3:37 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Paulo
Data de Nascimento: 29 Jun 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria, Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de Informática
Localidade: Ribeirão Preto
Estado: SP
País: BR
Localização: Ribeirão Preto-SP

Re: Ferramentas para fazer sistema de Fura e Espiga

Mensagem por JoaoPauloBer »

[quote="PC64"] É difícil encontrar fresas com haste de 8 mm (5/16"). Dê uma procurada para você ver. Aqui no Brasil a gente encontra facilmente 6 e 12 mm. Lá fora 1/4" e 1/2". Qual o tamanho das furas que você pretende fazer?[/quote] O tamanho das furos que penso em fazer é de 2,5cm a no máximo 3cm já que usarei caibros de 5X5. Estou treinando num Pinus 7X4, mas a Fura não ficou boa. A espiga ficou um pouco torta devido a não ter habilidade com o serrote. Nessa peça de pinus fiz Fura com 4cm, usei toda a profundidade da peça. Fiz com furadeira manual, mas não consegui ter muito controle. Toda hora a broca escapava do lugar. Estou pensando em adquirir uma Multicortadora da Makita para me ajudar a fazer cortes de meia madeira e espiga e a furadeira de bancada para fazer as furas.

Avatar do usuário
fsimoesjr
Moderador Master
Mensagens: 573
Registrado em: Sáb Jan 23, 2016 4:23 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fernando
Data de Nascimento: 13 Abr 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Parati
Estado: RJ
País: BR
Localização: Parati - RJ
Contato:

Re: Ferramentas para fazer sistema de Fura e Espiga

Mensagem por fsimoesjr »

[quote="PC64"] [quote="fsimoesjr"]Já usei a tupia laminadora com uma fresa de 12 mm. Mas cortei bem aos poucos.[/quote] Não entendi. Fresa com haste de 12 mm em uma tupia laminadora?[/quote] Haste de 6, fresa de 12.
Uma das coisas mais belas da Internet
é a troca de conhecimento sem fins lucrativos.
Parabéns a todos vocês.
Fernando Simões.

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Ferramentas para fazer sistema de Fura e Espiga

Mensagem por PC64 »

[quote="fsimoesjr"][quote="PC64"] [quote="fsimoesjr"]Já usei a tupia laminadora com uma fresa de 12 mm. Mas cortei bem aos poucos.[/quote] Não entendi. Fresa com haste de 12 mm em uma tupia laminadora?[/quote] Haste de 6, fresa de 12.[/quote] Fernando, Tem que ir na manha e a fresa tem que ser de boa qualidade. O problema do João Paulo, além do diâmetro da fresa é o comprimento. As fresas com haste de 6 mm são mais curtas e as mais longas são bem estreitas. [quote="JoaoPauloBer"]O tamanho das furos que penso em fazer é de 2,5cm a no máximo 3cm já que usarei caibros de 5X5. Estou treinando num Pinus 7X4, mas a Fura não ficou boa. A espiga ficou um pouco torta devido a não ter habilidade com o serrote. Nessa peça de pinus fiz Fura com 4cm, usei toda a profundidade da peça. Fiz com furadeira manual, mas não consegui ter muito controle. Toda hora a broca escapava do lugar. Estou pensando em adquirir uma Multicortadora da Makita para me ajudar a fazer cortes de meia madeira e espiga e a furadeira de bancada para fazer as furas.[/quote] João Paulo, Uma das coisas mais difíceis na marcenaria é fazer cortes e furos perfeitos. Já não é fácil com máquinas. Com ferramentas manuais então... Serrar em linha reta é uma arte. Há técnicas de posicionamento da peça, do serrote e do operador, bem como para escolha e manuseio do serrote, para evitar que você entorte a lâmina durante o corte. O Lauro é muito bom nisso. Uma coisa que ajuda é usar um gabarito para corte, que pode ser comprado ou você mesmo pode fazer: [attachment=1]Caixa Meia Esquadria.jpg[/attachment] Para fazer as espigas você terá que modificar um pouco essa caixa, fazendo um buraco no fundo para poder colocar o caibro em pé. Utilize um [link2]serrote de costa,http://www.fazerfacil.com.br/marcenaria/serrote_costas.htm[/link2]. Outra coisa difícil é fazer furos perfeitos com furadeira manual, principalmente em madeira que é um material heterogêneo e a broca tende a correr se encontrar algo mais mole. Não sei qual a opinião dos demais colegas, mas eu não compraria uma multicortadora agora. Você está iniciando e ainda não dispõe de ferramentas básicas. Guarde esse dinheiro e foque suas prioridades em uma duas máquinas de boa qualidade: - furadeira de bancada - serra de bancada Com a furadeira de bancada, mesmo sem os mortising chisels, você conseguirá furas bem feitas. Basta um bom jogo de formões para limpar o furo (formões vagabundos perdem o corte rapidinho e você fica mais tempo afiando do que trabalhando). Com a serra de bancada e um tenoning jig que você mesmo pode construir, você fará as espigas. Dá para fazer as espigas sem esse jig, passando a peça várias vezes pelo disco até comer toda a madeira. O problema é que o disco come cerca de 2 mm por passada, então haja passada! Você disse que comprou uma serra circular manual. A serra circular manual não substitui a de bancada, e vice-versa: são ferramentas complementares. Há uma máxima que diz: [i]"Peça pequena anda sobre a máquina; peça grande a máquina anda sobre a peça"[/i]. Eu uso a serra manual para fazer os primeiros cortes em uma chapa de compensado. Depois trabalho tudo na serra de bancada. Para fazer pequenos entalhes com precisão em uma peça pequena usando uma serra circular manual será necessário você fazer um jig. Algo como uma caixa com laterais baixas onde a serra corre dentro sem entortar. [attachment=0]Gabarito Serra Circular Manual.jpg[/attachment] Vamos ver qual a opinião dos demais colegas, pois até agora só eu e o Fernando nos manifestamos. Tem muita gente boa que pode ajudar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
JoaoPauloBer
Ativo
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Ago 29, 2017 3:37 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Paulo
Data de Nascimento: 29 Jun 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria, Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de Informática
Localidade: Ribeirão Preto
Estado: SP
País: BR
Localização: Ribeirão Preto-SP

Re: Ferramentas para fazer sistema de Fura e Espiga

Mensagem por JoaoPauloBer »

[quote="PC64"] João Paulo, Uma das coisas mais difíceis na marcenaria é fazer cortes e furos perfeitos. Já não é fácil com máquinas. Com ferramentas manuais então... Serrar em linha reta é uma arte. Há técnicas de posicionamento da peça, do serrote e do operador, bem como para escolha e manuseio do serrote, para evitar que você entorte a lâmina durante o corte. O Lauro é muito bom nisso. Uma coisa que ajuda é usar um gabarito para corte, que pode ser comprado ou você mesmo pode fazer: [attachment=1]Caixa Meia Esquadria.jpg[/attachment] Para fazer as espigas você terá que modificar um pouco essa caixa, fazendo um buraco no fundo para poder colocar o caibro em pé. Utilize um [link2]serrote de costa,http://www.fazerfacil.com.br/marcenaria/serrote_costas.htm[/link2]. [/quote] PC64, Essa caixa de meia esquadria eu já comprei e quando uso ela os cortes saem bem melhores. O problema ocorre quando tento fazer cortes no topo da madeira para fazer a espiga, o corte começa reto mas termina torto. Comprei um serrote de Costas da marca Dexter no Leroy, mas preciso de um serrote melhor, mas não sei qual marca é boa nos serrotes de costas. Aqui em minha cidade tem da marca Ramada e da Nicholson. O furo que tenho que fazer na caixa de meia esquadria para fazer os cortes de espiga, esse furo precisa ficar logo abaixo do guia de corte reto da caixa? Tem idéia de que tamanho precisa ser esse furo? [quote="PC64"] Outra coisa difícil é fazer furos perfeitos com furadeira manual, principalmente em madeira que é um material heterogêneo e a broca tende a correr se encontrar algo mais mole. Não sei qual a opinião dos demais colegas, mas eu não compraria uma multicortadora agora. Você está iniciando e ainda não dispõe de ferramentas básicas. Guarde esse dinheiro e foque suas prioridades em uma duas máquinas de boa qualidade: - furadeira de bancada - serra de bancada Com a furadeira de bancada, mesmo sem os mortising chisels, você conseguirá furas bem feitas. Basta um bom jogo de formões para limpar o furo (formões vagabundos perdem o corte rapidinho e você fica mais tempo afiando do que trabalhando). Com a serra de bancada e um tenoning jig que você mesmo pode construir, você fará as espigas. Dá para fazer as espigas sem esse jig, passando a peça várias vezes pelo disco até comer toda a madeira. O problema é que o disco come cerca de 2 mm por passada, então haja passada![/quote] Com relação às ferramentas básicas, além da serra de bancada, furadeira de bancada e um jogo de formões de qualidade, quais outras ferramentas precisarei? Você poderia me indicar algumas marcas de formões de qualidade e onde comprar, pq só encontro aqui alguns formões fabricados na China. [quote="PC64"] Você disse que comprou uma serra circular manual. A serra circular manual não substitui a de bancada, e vice-versa: são ferramentas complementares. Há uma máxima que diz: [i]"Peça pequena anda sobre a máquina; peça grande a máquina anda sobre a peça"[/i]. Eu uso a serra manual para fazer os primeiros cortes em uma chapa de compensado. Depois trabalho tudo na serra de bancada. Para fazer pequenos entalhes com precisão em uma peça pequena usando uma serra circular manual será necessário você fazer um jig. Algo como uma caixa com laterais baixas onde a serra corre dentro sem entortar. [attachment=0]Gabarito Serra Circular Manual.jpg[/attachment] Vamos ver qual a opinião dos demais colegas, pois até agora só eu e o Fernando nos manifestamos. Tem muita gente boa que pode ajudar.[/quote] Eu comprei a serra circular manual para fazer cortes em chapas maiores e para cortar algumas peças que já tenho em casa. Comprei algumas peças de MDF Cru para fazer um guia de corte reto para serra circular, vi alguns modelos na internet e vou colocar em prática. Gostei desse gabarito Serra Circular Manual que você mandou a foto onde a serra passa apoiada como se fosse um trilho, tem algum site explicando como fazer? A multicortadora eu ia comprar para facilitar nos cortes de meia madeira, mas vi num vídeo do Matias postado no tópico Bancada de Pinus, que ele usa uma serra circular manual para fazer vários cortes num determinado espaço e depois tira os retalhos com martelo. O vídeo é esse abaixo e ele mostra isso no tempo 6:50. [youtube]M_xJD_aylYw[/youtube] Se der para fazer isso com a serra circular manual, não vou precisar da multicortadora agora.

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Ferramentas para fazer sistema de Fura e Espiga

Mensagem por PC64 »

[quote="JoaoPauloBer"] PC64, Essa caixa de meia esquadria eu já comprei e quando uso ela os cortes saem bem melhores. O problema ocorre quando tento fazer cortes no topo da madeira para fazer a espiga, o corte começa reto mas termina torto. Comprei um serrote de Costas da marca Dexter no Leroy, mas preciso de um serrote melhor, mas não sei qual marca é boa nos serrotes de costas. Aqui em minha cidade tem da marca Ramada e da Nicholson. O furo que tenho que fazer na caixa de meia esquadria para fazer os cortes de espiga, esse furo precisa ficar logo abaixo do guia de corte reto da caixa? Tem idéia de que tamanho precisa ser esse furo? ....[/quote] Não conheço sua oficina, portanto não sei se daria certo. Eu havia imaginado fazer um furo no fundo da caixa de forma que o caibro pudesse entrar na vertical para você poder serrá-lo de topo. Ele seria preso de pé na lateral da bancada. A caixa seria posta por cima e a ponta a ser cortada sairia pelo furo. Aí você conseguiria cortar com o serrote. [quote="JoaoPauloBer"]... Com relação às ferramentas básicas, além da serra de bancada, furadeira de bancada e um jogo de formões de qualidade, quais outras ferramentas precisarei? Você poderia me indicar algumas marcas de formões de qualidade e onde comprar, pq só encontro aqui alguns formões fabricados na China. ...[/quote] Há algum tempo atrás eu e o Marcos fizemos uma lista do que seria necessário para uma oficina básica, para quem está iniciando. É lógico que não pensei que alguém fosse entrar numa loja com essa lista e comprar tudo de uma vez. A lista serve apenas como um guia. Veja [link2]AQUI,http://www.marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=19&t=9815&#p123188[/link2]. [quote="JoaoPauloBer"]... Eu comprei a serra circular manual para fazer cortes em chapas maiores e para cortar algumas peças que já tenho em casa. Comprei algumas peças de MDF Cru para fazer um guia de corte reto para serra circular, vi alguns modelos na internet e vou colocar em prática. Gostei desse gabarito Serra Circular Manual que você mandou a foto onde a serra passa apoiada como se fosse um trilho, tem algum site explicando como fazer? A multicortadora eu ia comprar para facilitar nos cortes de meia madeira, mas vi num vídeo do Matias postado no tópico Bancada de Pinus, que ele usa uma serra circular manual para fazer vários cortes num determinado espaço e depois tira os retalhos com martelo. O vídeo é esse abaixo e ele mostra isso no tempo 6:50. [youtube]M_xJD_aylYw[/youtube] Se der para fazer isso com a serra circular manual, não vou precisar da multicortadora agora.[/quote] A ideia é essa mesmo. Fazer vários cortes e depois limpar o que sobrou. Quanto mais juntos forem os cortes, mais limpo ele fica. Esse gabarito do Mathias funciona porque ele está cortado uma viga, que é bem mais larga do que um caibro. Com esse tipo você terá dificuldade em apoiar em uma peça de 5 cm de largura. Por isso eu coloquei aquele outro, onde a serra apoia no gabarito e não na peça. Com relação à multicortadora, eu acho que ela pouco vai ajudar.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
JoaoPauloBer
Ativo
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Ago 29, 2017 3:37 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Paulo
Data de Nascimento: 29 Jun 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria, Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de Informática
Localidade: Ribeirão Preto
Estado: SP
País: BR
Localização: Ribeirão Preto-SP

Re: Ferramentas para fazer sistema de Fura e Espiga

Mensagem por JoaoPauloBer »

[quote="PC64"] Não conheço sua oficina, portanto não sei se daria certo. Eu havia imaginado fazer um furo no fundo da caixa de forma que o caibro pudesse entrar na vertical para você poder serrá-lo de topo. Ele seria preso de pé na lateral da bancada. A caixa seria posta por cima e a ponta a ser cortada sairia pelo furo. Aí você conseguiria cortar com o serrote. [/quote] Não tenho oficina, apenas algumas ferramentas que comprei e preciso montar uma bancada para trabalho. Terei que usar o espaço da garagem para trabalhar. Sobre a caixa eu capitei a mensagem, vou providenciar esse furo. Só não tenho morsa, eu tenho uma pequena bancada daquelas dobráveis que uso para serrar as peças e ela não tem morsa. Será que dá para prender com sargentos a peça? [quote="PC64"] Há algum tempo atrás eu e o Marcos fizemos uma lista do que seria necessário para uma oficina básica, para quem está iniciando. É lógico que não pensei que alguém fosse entrar numa loja com essa lista e comprar tudo de uma vez. A lista serve apenas como um guia. Veja [link2]AQUI,http://www.marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=19&t=9815&#p123188[/link2]. [/quote] Gostei dessa lista, já salvei ela aqui e vou verificar os itens que já comprei e abater da lista. Preciso comprar formão de marca boa e serrote de costas e um serrote universal. Vi que você colocou o formão da Tramontina para linha hobby e o jogo do Irwin para linha profissional. Os formões da Stanley e da Starret são bons? Stanley e Starret seria consideredo hobby ou profissional? Serrote de costa não consta na lista? Você tem alguma marca para indicar?

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Ferramentas para fazer sistema de Fura e Espiga

Mensagem por PC64 »

[quote="JoaoPauloBer"]Não tenho oficina, apenas algumas ferramentas que comprei e preciso montar uma bancada para trabalho. Terei que usar o espaço da garagem para trabalhar. Sobre a caixa eu capitei a mensagem, vou providenciar esse furo. Só não tenho morsa, eu tenho uma pequena bancada daquelas dobráveis que uso para serrar as peças e ela não tem morsa. Será que dá para prender com sargentos a peça? ....[/quote] Eu também trabalho na garagem de casa. Tenho sorte que ela é grande, mas mesmo assim tenho que colocar o carro para fora para liberar espaço. Uma bancada, por mais simples que seja, é muito importante. Não é possível trabalhar em uma peça sem que ela esteja bem firme. Serrar então é praticamente impossível. O vai e vem do serrote faz com que a peça balance e você perde facilmente a linha de corte. Eu também tenho uma bancada dessas dobráveis, mas ela normalmente é utilizada como apoio. Se você tiver uma boa mesa de trabalho, bem firme (não precisa ser uma bancada - o Xislair fez uma muito boa e barata) até dá para prender as peças utilizando sargentos. [quote="JoaoPauloBer"].... Gostei dessa lista, já salvei ela aqui e vou verificar os itens que já comprei e abater da lista. Preciso comprar formão de marca boa e serrote de costas e um serrote universal. Vi que você colocou o formão da Tramontina para linha hobby e o jogo do Irwin para linha profissional. Os formões da Stanley e da Starret são bons? Stanley e Starret seria consideredo hobby ou profissional? Serrote de costa não consta na lista? Você tem alguma marca para indicar?[/quote] Quanto aos formões, você pode comprar Stanley ou Starret que são marcas reconhecidas pela sua qualidade. Veja qual é o Irwin que me referi: [attachment=2]Formões Irwin.jpg[/attachment]. Na hora de comprar escolha algo parecido. Fique atento porque as vezes a marca possui duas linhas de ferramentas, uma voltada à linha hobby e outra mais profissional. Não colocamos serrote, assim como uma infinidade de outas ferramentas, porque imaginamos serras elétricas. Eu pouco uso meus serrotes. Meus serrotes são todos antigos, herdados de parentes ou ganhado de presente de amigos cujo pai era marceneiro. Stanley e Ramada são boas marcas. Compre primeiro o de costa. Eu também tenho serrotes japoneses (Dozuki e Ryoba). São um show à parte. Cortam com extrema precisão. O problema é que custam muito caro. [attachment=1]Serrote Ryoba.jpg[/attachment] [attachment=0]Serrote Dozuki.jpg[/attachment]
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
JoaoPauloBer
Ativo
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Ago 29, 2017 3:37 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Paulo
Data de Nascimento: 29 Jun 1981
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria, Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de Informática
Localidade: Ribeirão Preto
Estado: SP
País: BR
Localização: Ribeirão Preto-SP

Re: Ferramentas para fazer sistema de Fura e Espiga

Mensagem por JoaoPauloBer »

[quote="PC64"] Eu também trabalho na garagem de casa. Tenho sorte que ela é grande, mas mesmo assim tenho que colocar o carro para fora para liberar espaço. Uma bancada, por mais simples que seja, é muito importante. Não é possível trabalhar em uma peça sem que ela esteja bem firme. Serrar então é praticamente impossível. O vai e vem do serrote faz com que a peça balance e você perde facilmente a linha de corte. Eu também tenho uma bancada dessas dobráveis, mas ela normalmente é utilizada como apoio. Se você tiver uma boa mesa de trabalho, bem firme (não precisa ser uma bancada - o Xislair fez uma muito boa e barata) até dá para prender as peças utilizando sargentos. [/quote] Vou fazer uma bancada esse final de semana, só não sei se aproveito algumas madeiras de Pinus que comprei para fazer a casinha do cachorro mas que não deu certo e uso as madeiras para fazer a bancada ou se compro outro tipo de madeira como o Cambará ou Garapá que acho aqui nas madeireiras. Uma bancada é melhor fazer com caibros 5X5 ou Vigas 5X10 ou 6X12? [quote="PC64"] Quanto aos formões, você pode comprar Stanley ou Starret que são marcas reconhecidas pela sua qualidade. Veja qual é o Irwin que me referi: [attachment=3]Formões Irwin.jpg[/attachment]. Na hora de comprar escolha algo parecido. Fique atento porque as vezes a marca possui duas linhas de ferramentas, uma voltada à linha hobby e outra mais profissional. [/quote] Pesquisei sobre os formões da Irwin e vi esse que você mandou a foto ao preço de 145 reais, vem nessa bolsa com 3 formões, o de 1/2, 3/4 e 1". Mas também encontrei um outro jogo da Irwin que não vem com essa bolsa como da foto que você postou, mas vem numa embalagem blister com 4 formões, sendo nas medidas de 1/4, 1/2, 3/4 e 1". [attachment=0]formão-construção-sets-1932.jpg[/attachment] Encontrei neste site: http://www.tatuifer.com.br/p/jogo-formao-construcion-14---12---34---1-irwin Será que tem diferença na qualidade dos dois, o que vem com a bolsa e 3 formões e o outro que vem com 4 formões mas vem em embalagem blister?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Ferramentas para fazer sistema de Fura e Espiga

Mensagem por PC64 »

[quote="JoaoPauloBer"]Vou fazer uma bancada esse final de semana, só não sei se aproveito algumas madeiras de Pinus que comprei para fazer a casinha do cachorro mas que não deu certo e uso as madeiras para fazer a bancada ou se compro outro tipo de madeira como o Cambará ou Garapá que acho aqui nas madeireiras. Uma bancada é melhor fazer com caibros 5X5 ou Vigas 5X10 ou 6X12? ...[/quote] Faça a bancada o mais pesado que você puder. Bancada é para ser bruta (não significa que não pode ser feita no capricho e bem acabada), pesada, com estrutura para aguentar o tranco. Bancadas muito leves se mexem quando você está serrando ou aplainando uma madeira. Eu faria os pés com vigotas de 6x12, prevendo a possibilidade de instalar uma leg vise no futuro. Na internet está cheio de projetos. [quote="JoaoPauloBer"]... Pesquisei sobre os formões da Irwin e vi esse que você mandou a foto ao preço de 145 reais, vem nessa bolsa com 3 formões, o de 1/2, 3/4 e 1". Mas também encontrei um outro jogo da Irwin que não vem com essa bolsa como da foto que você postou, mas vem numa embalagem blister com 4 formões, sendo nas medidas de 1/4, 1/2, 3/4 e 1". Encontrei neste site: http://www.tatuifer.com.br/p/jogo-formao-construcion-14---12---34---1-irwin Será que tem diferença na qualidade dos dois, o que vem com a bolsa e 3 formões e o outro que vem com 4 formões mas vem em embalagem blister?[/quote] São os mesmos. São encontrados para vender separadamente ou em conjuntos embalados em blister ou em um estojo mais chique. Há conjuntos com 9 formões, mas esses 4 são os principais.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”