Página 1 de 1
Serra de fita qual delas?
Enviado: Sáb Set 02, 2017 12:19 am
por adilsonferro
Ola pessoal.
Estou precisando de uma serra de fita e saí fazendo uma pesquisa para tentar identificar qual delas atenderia minhas necessidades tanto de trabalho quanto de investimento. Minha necessidade trabalho é de uma serra que faça recortes com precisão sobretudo em curvas que devem seguir um padrão determinado para todas as peças. Como um hobby não vou usá-la com tanta frequência e portanto nem precisa ser uma máquina toda parruda, pesadona e geralmente cara. Prefiro as menores que caibam no meu pequeno espaço e que possa ser movimentada porque quando vou trabalhar monto estações de trabalho no quintal com os equipamentos em bancadas feitas com cavaletes.
Como a grana anda meio desaparecida, fui procurar algo mais econômico e me deparei com a seguinte situação:
Na casa dos 600,00 temos Gamma, Macrotop (lynus) e Tander.
As serras fitas da skil provavelmente foi tirada de linha pois não se acha mais a venda.
As serras da einhell tbm sumiram, só encontrei alguma coisa do modelo vermelha na casa dos quase 2.000,00 (o mais barato foi na casa do mecânico por 1.600,00)Acho que não estão mais repondo os estoques das lojas e isso ta me parecendo que estão abandonando o barco mesmo.
Depois temos as tops dos hobistas como Makita na casa dos quase 3.000,00, starret pra lá dos 4.000,00 e maksiwa junto nesse time das caras e
Depois dessas vem as profissas caraspraceteabeçapacas que não é o meu caso.
Parece que o mercado tem um buraco não preenchido entre as de 600,00 e 1.700,00 que seja boa, estou errado?
Diante disso pergunto a vocês o que fazer, qual serra adquirir? Ja pensei até em comprar o projeto do Mathias e construir uma de madeira mas como não tenho uma serra de fita vai ser meio difícil executar o projeto.
Por favor façam suas sugestões e considerações sobre qual serra adquirir.
Obrigado
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Sáb Set 02, 2017 9:13 am
por fsimoesjr
Oi Adilson. Já tive uma serra de fita dessas pequenas. Era uma da Skill.
É bom que você estude bem o assunto e verifique sua real necessidade. O ideal seria usar uma serra dessas de um conhecido para verificar as potencialidades da ferramenta. Fazer um "test drive".
Por que digo isso? Me decepcionei bastante com a minha serra de fita. Ao assistir vídeos no Youtube, adquiri a falsa impressão de que uma serra de fita pequena teria uma performance semelhante às grandes que apareciam nos vídeos. Grande engano. Minha serra Skill era muito fraca e muito lenta. Era um excelente exercício de paciência, mesmo com peças pequenas. Quando eu necessitava de mais precisão, colocava uma fita de serra mais fina e com dentes menos espaçados. Aí, eu tinha que dobrar a paciência, pois o processo ficava mais lento ainda.
Concluí, então, que não era aquele equipamento que eu queria. Hoje em dia tenho uma serra tico tico de bancada da Makita que, no meu caso, realiza tudo que eu realizava na serra de fita, com uma performance até melhor e com a possibilidade de utilização de lâminas de serra de vários tipos, possibilitando cortes muito precisos. Além disso, é uma ferramenta bem menor e mais leve. A grande diferença é que na tico tico de bancada você tem que firmar a peça que está sendo cortada pois a serra vai e vem. Na serra de fita, esse processo é mais simples pois o deslocamento da fita é contra a mesa, mantendo a peça a ser cortada mais firme.
Essa foi a minha experiência com a serra de fita da Skill. Não tenho muita prática no assunto, ou seja, pode ser que alguém tenha utilizado uma serra de fita pequena para outro trabalho e tenha obtido um bom resultado.
Espero ter ajudado. Grande abraço.
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Sáb Set 02, 2017 12:38 pm
por XISLAIR
[quote="fsimoesjr"]Oi Adilson. Já tive uma serra de fita dessas pequenas. Era uma da Skill.
...Me decepcionei bastante com a minha serra de fita. ... Minha serra Skill era muito fraca e muito lenta. Era um excelente exercício de paciência, mesmo com peças pequenas. Quando eu necessitava de mais precisão, colocava uma fita de serra mais fina e com dentes menos espaçados. Aí, eu tinha que dobrar a paciência, pois o processo ficava mais lento ainda...[/quote]
No vídeo abaixo dá para ter uma ideia do que esperar dessa maquininha da Skill, o Edu tem uma e pelo que sei atende bem nos projetos dele!! Adilson vc tem que ver sua real necessidade /think e comprar um nivel acima, afinal de contas um carro 1.0 atende... mas para ultrapassagens o 1.6 é bem melhor e muitas das vezes a diferença de preço nem é tanta, geralmente demoro um pouco para adquirir algo, mas sempre prezo pela qualidade, afinal de contas tem itens que compramos que serão usados anos a fio!!!
Uma máquina que ainda quero comprar é uma [link2]dessas aqui,http://marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=107&t=11349&sid=637df7d197fa2a62427207a832819b48[/link2] , o Giulliano achou num ferro felho perto da casa dele, mas o preço estava bem salgado, ademais necessitaria de uma reforma geral e vai ter gastos, pelo preço certo é um excelente investimento!! acredito que uma dessas é a máquina certa para nos hobbystas!!
Boa sorte na sua procura!!!
[youtube]ydwnJAv8rpI[/youtube]
Abraços,
Xislair!!
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Sáb Set 02, 2017 4:27 pm
por adilsonferro
Boas Fernando e Xislair.
De fato essas máquinas amadoras são muuuuito amadoras, digo isso porque ja tive uma skil que acabei vendendo junto ao desmonte da oficina na etapa anterior. Ela é de fato uma máquina que mais se assemelha a uma máquina de costura de tão fraquinha que é. Esse vídeo da Marcenaria Amadora é até um tanto generoso com os apontamentos porque de fato é muito ruim. Mais ruim ainda foi o vídeo que assisti sobre uma da macrotop (lynus) em que quando o apresentador desmontou a mesa e mostrou os trilhos de movimentação da mesa fiquei abismado e risquei essa do sorteio. Esqueci da Ferrari que nem considero mais em nenhuma possibilidade.
Confesso que queria saber um pouco mais sobre a Gamma e se os amigos tiverem alguma informação a respeito postem aqui porque não consegui encontrar algum vídeo sério sobre essa máquina.
Conversei com Edu sobre sua skil e ele fez uma série de modificações nela e ficou muito boa. Se eu conseguir encontrar alguma da skil combinei com Edu dele me ajudar a fazer uns upgrade nela, mas não estou conseguindo encontrar.
Edu também uma einhell da linha vermelha que pelo que vi em sua oficina é realmente conforme ele diz, muito boa. É uma máquina robusta, forte, bem acabada e com ajustes precisos. Gostei muito e confesso que se não fosse pelo medo de me tornar um filho abandonado pelo fabricante eu até mergulharia numa aventura com essa máquina.
Mas trocando em miúdos, o resumo que está se desenhando é que se optar por alguma daquelas máquinas menores do tipo skil vou ter que contar com a ajuda do amigo Edu para dar uma tunada nela ou então correr o risco e comprar logo a einhell vermelha na loja do mecânico e torcer para que eles continuem por nossa terra.
Vamos ver no que dá.
Abração
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Sáb Set 02, 2017 10:24 pm
por danilofreitas
Quando fui comprar minha primeira serra de fita foi uma dúvida também na época, comprei a Macrotop pequena de 250W, quando desembalei me deparei com uma máquina bem vagabunda em todos os sentidos, veio faltando peças e algumas quebradas, toda e qualquer madeira que se cortava parava e as lâminas quebravam com frequência.Passei pra frente e adquiri uma skil, muito boa máquina fiquei com ela um bom tempo, para trabalhos pequenos era bem valente e não tinha ideia de me desfazer dela pois estava satisfeito, mas me deparei a necessidade de ter uma máquina maior então vendi a pequena skil e comprei a tão sonhada makita, excelente, sem comentários.Me parece que a skil saiu mesmo de linha e infelizmente na casa dos 600 reais não se tem muita opção, eu não compraria uma gama, pelas fotos que se vê parece uma máquina de brinquedo, outra saída seria encontrar uma usada das antigas tipo acerbi ou invicta e dar uma restaurada.O projeto do Mathias não deve ser muito complicado, muitos marceneiros You Tubers já realizaram o projeto inclusive brasileiros.
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Dom Set 03, 2017 4:13 pm
por adilsonferro
Ola pessoal.
Danilo, muito boa sua dica de tentar encontrar algo acerbi ou invicta e dar uma restaurada, dei uma vasculhada pela web, mercado livre e olx e não achei nada que valesse a pena bancar um frete e mais as despesas de restauro frente ao custo dessa que aponto aqui em baixo.
Pelo que estou percebendo a coisa está caminhando para a serra de fita da Einhell vermelha (RTSB305U) da foto abaixo
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/74347/21/224/serra-de-fita-550w-220v-einhell-rt-sb-305-u
O que acharam do preço? (Makita + barata 2.600,00)
Alguém aqui tem ou sabe como ela é?
Vale a pena fazer esse investimento?
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Dom Set 03, 2017 10:12 pm
por danilofreitas
Não conheço essa máquina mas sei que suas lâminas são da mesma medida da makita lb1200f e starret s2510, então se a einhell sumir de vez não vai ter dificuldades em repor as lâminas, com certeza vale a pena investir nessa do que passar raiva com a macrotop e similares.
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Seg Set 04, 2017 12:53 am
por diamened
Ou você pode imitar o Matthias Wandel (Youtube) e fazer sua própria serra de fita. Provavelmente vai ficar melhor do que a da Skil.
Eu já usei de carona uma dessas Skil e achei uma CENSURADO. Faz um barulho que você pensa que a bichinha vai desmontar e leva uma eternidade pra cortar qualquer coisa. eu também acabei comprando a tico-tico de bancada da Makita e não me arrependo. Mas eu sinto falta de uma serra de fita. Uma grande. Não essa da Skil. Nada contra a Skil. Minha meia-esquadria é da Skil e eu acho ótima. Mas essa serrinha de fita...
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Seg Set 04, 2017 12:57 am
por Edu
[quote="adilsonferro"]Ola pessoal.
Danilo, muito boa sua dica de tentar encontrar algo acerbi ou invicta e dar uma restaurada, dei uma vasculhada pela web, mercado livre e olx e não achei nada que valesse a pena bancar um frete e mais as despesas de restauro frente ao custo dessa que aponto aqui em baixo.
Pelo que estou percebendo a coisa está caminhando para a serra de fita da Einhell vermelha (RTSB305U) da foto abaixo
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/74347/21/224/serra-de-fita-550w-220v-einhell-rt-sb-305-u
O que acharam do preço? (Makita + barata 2.600,00)
Alguém aqui tem ou sabe como ela é?
Vale a pena fazer esse investimento?[/quote]
Está é igual a minha que você viu aqui em casa :up:
O preço está excelente, pode comprar :oba:
Com relação a mobilidade, coloca uns rodízios nela :up:
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Seg Set 04, 2017 1:17 am
por diamened
Eu só acho que com 550W, essa Einhell me parece meio fraca também (lembrando que 1cv = 734W). A makita tem 900W (mais de 1cv), a Starret tem 1HP (1HP = 1,014cv) e a Ferrari "profissional" tem 1cv também.
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Seg Set 04, 2017 2:01 am
por Edu
[quote="diamened"]Eu só acho que com 550W, essa Einhell me parece meio fraca também (lembrando que 1cv = 734W). A makita tem 900W (mais de 1cv), a Starret tem 1HP (1HP = 1,014cv) e a Ferrari "profissional" tem 1cv também.[/quote]
Um motor de 1,5 CV custa aqui na faixa R$ 350,00 recondicionado com garantia, a Makita custa +/- R$ 1.100,00 mais cara, com a diferença você compra um motor de 1,5CV e sobra R$ 750,00 para investir em outra máquina :up:
Com relação a serra de fita, é uma das máquinas de manutenção mais fácil que existe, então falta de assistência técnica para este tipo de máquina não é argumento para não comprar a Einhell.
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Seg Set 04, 2017 2:16 am
por Edu
[quote="adilsonferro"]Ola pessoal.
Danilo, muito boa sua dica de tentar encontrar algo acerbi ou invicta e dar uma restaurada, dei uma vasculhada pela web, mercado livre e olx e não achei nada que valesse a pena bancar um frete e mais as despesas de restauro frente ao custo dessa que aponto aqui em baixo.
Pelo que estou percebendo a coisa está caminhando para a serra de fita da Einhell vermelha (RTSB305U) da foto abaixo
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/74347/21/224/serra-de-fita-550w-220v-einhell-rt-sb-305-u
O que acharam do preço? (Makita + barata 2.600,00)
Alguém aqui tem ou sabe como ela é?
Vale a pena fazer esse investimento?[/quote]
Adilson aqui está o tópico onde postei a compra da minha Einhell, tem muitos detalhes para te ajudar na sua decisão.
[link2]Serra de fita de Bancada - Einhel RT-SB 305 U linha vermelha,http://www.marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=19&t=9978&p=140127&hilit=305#p125236[/link2]
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Seg Set 04, 2017 11:27 am
por adilsonferro
Caramba Edu, que tópico completo. Vc esmiuçou tudo que a máquina tem. Estou muito propenso a fechar essa compra ainda hoje porque não sei se esse preço ou o estoque vão existir amanhã.
Obrigado.
Abração
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Seg Set 04, 2017 8:28 pm
por zzeff
Estimados amigos,
Eu tenho uma Skil 3385 e acho ela uma excelente maquina. Muito pratica, precisa e facil de regular. O a iluminação e o laser funcionam muito bem e uso ela com lâminas finas para fazer recortes mais delicados. Também tenho uma Makita LB1200F que mesmo não sendo uma maquina parruda ela é potente o suficiente até para fazer algumas lâminas de 3mm de madeira com qualidade. Conforme já foi dito aqui no forum, a LB1200F faz tudo o que a 3385 faz com a vantagem de ter mais potência e estabilidade mas a diferença de preço também é bastante respeitável.
Em minha opinião essa maquininha da Skil é uma das melhores serras de fita que temos em nosso mercado e vale cada centavo pago por ela, desde que respeitando os seus limites de operação. Já li muitas críticas a essa maquina mas eu acredito que o problema todo seja na qualidade das serras pois a serra original não corta nem isopor. Eu uso laminas da Starrett e nada tenho a reclamar.
Abraços
zzeff
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Seg Set 04, 2017 10:26 pm
por Edu
[quote="zzeff"]Estimados amigos,
Eu tenho uma Skil 3385 e acho ela uma excelente maquina. Muito pratica, precisa e facil de regular. O a iluminação e o laser funcionam muito bem e uso ela com lâminas finas para fazer recortes mais delicados. Também tenho uma Makita LB1200F que mesmo não sendo uma maquina parruda ela é potente o suficiente até para fazer algumas lâminas de 3mm de madeira com qualidade. Conforme já foi dito aqui no forum, a LB1200F faz tudo o que a 3385 faz com a vantagem de ter mais potência e estabilidade mas a diferença de preço também é bastante respeitável.
Em minha opinião essa maquininha da Skil é uma das melhores serras de fita que temos em nosso mercado e vale cada centavo pago por ela, desde que respeitando os seus limites de operação. Já li muitas críticas a essa maquina mas eu acredito que o problema todo seja na qualidade das serras pois a serra original não corta nem isopor. Eu uso laminas da Starrett e nada tenho a reclamar.
Abraços
zzeff[/quote]
Amigo por eu ter comprado minha Einhell, eu não vendi minha 3385, e não pretendo vende-la, inclusive fiz algumas alterações nela, uso ela para corte de alumínio.
Aqui eu fiz a troca de motor, [link2]segue link,http://www.marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=19&t=9132&p=115573&hilit=3385+motor#p114907[/link2]
Neste vídeo eu fiz uma nova polia de alumínio para ela :up:
[youtube]JT43RpeBK9g[/youtube]
https://www.youtube.com/watch?v=JT43RpeBK9g
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Ter Set 05, 2017 4:52 pm
por adilsonferro
Olá pessoal.
Depois de pesquisar e atentar aos comentários de vocês, acabei optando pela compra de Einhell vermelha na Loja do Mecânico.
Assim que ela estiver por aqui comento com vocês.
Obrigado pela ajuda.
Abração
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Ter Set 05, 2017 8:53 pm
por PC64
Adilson,
Acho que você fez um bom negócio. A Einhel é uma boa opção de serra grande sem custar tanto quanto uma Makita ou Starret (essa tem um preço absurdo). Se o Edu recomendou, pode comprar.
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Ter Set 05, 2017 9:37 pm
por danilofreitas
Com certeza fez um bom negócio, parabéns.
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Ter Set 05, 2017 10:39 pm
por Edu
[quote="adilsonferro"]Olá pessoal.
Depois de pesquisar e atentar aos comentários de vocês, acabei optando pela compra de Einhell vermelha na Loja do Mecânico.
Assim que ela estiver por aqui comento com vocês.
Obrigado pela ajuda.
Abração[/quote]
Se precisar de ajuda para montar dou um pulo aí :up:
Parabéns pela compra :clap1:
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Ter Set 05, 2017 10:55 pm
por adilsonferro
Salve Danilo e PC espero que ela de fato responda a altura das expectativas.
Edu, assim que ela chegar te aviso. Sua orientação será de grande valia. Obrigado
Abraços a todos
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Qua Set 13, 2017 7:17 pm
por Redbaron
Parabéns pela aquisição, acho que esta serra é um excelente custo beneficio, mas ainda o meu sonho é uma makita ou starret. Eu recentemente peguei uma serra de fita para ossos, com volantes de 30 cm, a fita não chega a 1metro, eu não cheguei a ver qual a rotação, mas aparentemente era baixa, como a lamina da serra já estava comprometida pelo uso peguei uma peroba dura e tentei serrar, caiu o meu queixo, ela cortou na maior moleza. Em tempo ela utiliza serra de 1 polegada e não possui borracha nos volantes. Ela é bem parecida com essas serras portáteis da starret. Edú, eu acabei com a minha skill cortando aluminio.
Pedro
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Qua Set 13, 2017 8:47 pm
por MPFerreira
Na Loja do Mecânico existe oferta de uma Serra de Fita 550W 220V EINHELL-RTSB305U por R$1.649,99 à vista. É sobre essa que os senhores estão se referindo?
Estudo sua aquisição.
Abraços,
mauricio.
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Qua Set 13, 2017 10:07 pm
por Edu
[quote="MPFerreira"]Na Loja do Mecânico existe oferta de uma Serra de Fita 550W 220V EINHELL-RTSB305U por R$1.649,99 à vista. É sobre essa que os senhores estão se referindo?
Estudo sua aquisição.
Abraços,
mauricio.[/quote]
Sim é está mesma :up:
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Qua Set 13, 2017 11:12 pm
por adilsonferro
Olá Pessoal.
A dita cuja ja está na área. Entenda literalmente na área porque ela não passa pela porta da minha oficina, a base linda da Einhelll enrosca no batente e impede que ela entre. Para resolver o problema resolvi construir uma bancada com as medidas necessárias. Como ela é um maquinão pesadona (60Kg fora a base) é muito difícil movimenta-la então pra facilitar o manuseio também vou colocar quatro rodízios porque toda vez que vou fazer alguma coisa levo tudo pra fora e depois guardo tudo novamente.
Hoje comprei os materiais, cortei os pés e as travessas espero amanhã terminar de montar.
Assim que estiver pronto posto aqui.
Abraços
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Qui Set 14, 2017 10:05 am
por sergiomontanha
[quote="adilsonferro"]Olá Pessoal.
A dita cuja ja está na área. Entenda literalmente na área porque ela não passa pela porta da minha oficina, a base linda da Einhelll enrosca no batente e impede que ela entre. Para resolver o problema resolvi construir uma bancada com as medidas necessárias. Como ela é um maquinão pesadona (60Kg fora a base) é muito difícil movimenta-la então pra facilitar o manuseio também vou colocar quatro rodízios porque toda vez que vou fazer alguma coisa levo tudo pra fora e depois guardo tudo novamente.
Hoje comprei os materiais, cortei os pés e as travessas espero amanhã terminar de montar.
Assim que estiver pronto posto aqui.
Abraços[/quote]
Maravilha Adilson! Esperamos o resultado da bancada móvel e se possível, abra um tópico específico pra mostrar a bancada, pra que no futuro a busca pela solução que você está apresentando fique mais fácil de ser encontrada e coloque uma referência com o link do tópico específico nesse aqui da máquina. :up:
Aguardando o resultado da empreitada.
Grande abraço.
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Qui Set 14, 2017 10:33 am
por PC64
Adilson,
PARABÉNS pela aquisição... :clap1:
Esse problema que você teve é o motivo pelo qual eu sempre recomendo para quem está construindo ou reformando a oficina para colocar uma porta bem larga na entrada. O ideal seria uma porta com mais de um metro, mas 90 cm no mínimo. Uma boa porta facilita a entrada e saída de materiais, produtos acabados e máquinas.
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Ter Set 19, 2017 11:45 pm
por adilsonferro
Valeu Montanha e PC obrigado pelo incentivo.
Aqui vocês vão achar a bancadinha que fiz para a máquina: http://www.marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=26&t=11710
Abraços
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Qui Set 21, 2017 11:27 am
por Giulliano
Parabéns pela aquisição Adilson.
Essa máquina faz muita falta aqui, mas decidi que farei a minha (teimosia mesmo).
Use com muito cuidado.
Abraço.
Re: Serra de fita qual delas?
Enviado: Qui Set 21, 2017 5:08 pm
por Marcos
[quote="PC64"]... Esse problema que você teve é o motivo pelo qual eu sempre recomendo para quem está construindo ou reformando a oficina para colocar uma porta bem larga na entrada...[/quote]
:up: Vamos aguardar e ver o resultado da Serra para seu uso Adilson