Há muito tempo eu venho querendo um Dado Blade. Desde a primeira vez que o vi (os gringos usam direto) eu gostei da facilidade com que ele abre rasgos na madeira. Pesquisei muito sobre o assunto, assisti diversos vídeos (alguns de dar medo) e fiquei triste quando vi que, embora algumas pessoas usassem, dado blade não era recomendado para serras de bancada (na época eu tinha uma MLT100).
O tempo foi passando e surgiu uma oportunidade de trocar a MLT100 por uma cabinet saw. Eu estava procurando uma Harvey, mas não encontrava. Parecia mosca branca! Surgiu uma oportunidade de comprar uma Razi Colt, que é praticamente uma cópia da Harvey. Comprei. Depois disso já surgiram 2 Harveys para eu comprar.
A minha preferência pela Harvey era simplesmente porque ela tem eixo de 5/8" (16mm), ao passo que a Razi Colt tem eixo de 30mm. Os eixos de 5/8" são padrão para esse tipo de serra muito comum nos Estados Unidos. A variedade de discos que se encontra com furo de 5/8" é muito maior.
Dado blades são feitos para o mercado norte-americano. Na Europa eles são proibidos na maioria dos países por não serem considerados seguros e por isso não têm a certificação "CE", indispensável para comercialização de produtos na Europa. Já ouvi várias justificativas em discussões durante minhas pesquisas, uma delas é que um dos requisitos para obtenção da certificação é que "lâminas que possam ser tocadas pelo operador devem parar em menos de 10 segundos após cortada a energia". Dado blades são muito pesados, possuem grande inércia e não param em 10 segundos em máquinas comuns (a minha serra. com um disco comum, leva 15 s até parar).
Embora seja considerado perigoso, nunca ouvi relato de acidente envolvendo dado blades. O Steve Ramsey diz não compreender o motivo da proibição, alegando que os dado blades sob alguns aspectos, são mais seguros que os discos de corte, pois não atravessam a madeira, permanecendo na face inferior.
Polêmicas à parte, eu decidi comprar. Minha primeira dificuldade foi com o diâmetro do eixo: 30 mm. Como os dado blades são destinados aos Estados Unidos, eles são encontrados apenas com diâmetros de 5/8". Então eu teria que comprar e aumentar o furo para 30 mm, o que não é fácil. Dado blades são conjuntos de discos compostos de 2 discos externos e discos internos (chippers) para remoção do material que fica entre os dois cortes externos. O conjunto todo tem de 6 a 8 discos. Aumentar o diâmetro do furo dos 8 discos sem perder o centro de nenhum deles, caso contrário o rasgo sai riscado, não é tarefa fácil. Um torneiro mecânico cobraria uma fortuna para fazer o serviço.
Conversei com o Teo Bogo, representante da Freud no Brasil, e ele me disse que para abrir o furo com precisão teria que ser utilizada uma máquina CNC apropriada. Muito complicado! Minha opção seria abrir o furo com uma broca escalonada na furadeira de bancada, mas também não estava certo de que daria certo. Conheço gente que abriu na raça, usando uma Dremel, mas confesso que não teria habilidade para tal.
Foi depois de muita pesquisa que acabei por encontrar um dado set que tinha furo de 30 mm, e eles ainda entregavam no Brasil. Problema: o custo! Lá custava US$200 (é bem mais caro que o da Freud, que custa metade disso), mas com o frete, impostos e taxas, chegava aqui por quase R$ 2.000! Sem chance.... Teria que esperar alguém que fosse para os Estados Unidos e estivesse disposto a trazer um trambolho de mais de 5 kg.
Isso aconteceu agora. Um amigo meu foi passar uma semana lá e me trouxe.

Esse set vem com 2 discos e 6 chippers. Faz rasgos de 1/4" (6,35 mm) até 29/32" (23,01 mm) com intervalos de 1/32" (0,8 mm). Ajustes mais finos podem ser feitos com os shims que acompanham o set.
Ainda não usei, mas assim que o fizer postarei minhas impressões.