Decepção Grampeador e pinador Razi

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
markus
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Markus
Data de Nascimento: 07 Nov 1986
Hobby: Luteria
Profissão ou ocupação: Programador
Localidade: Viçosa
Estado: MG
País: Br

Decepção Grampeador e pinador Razi

Mensagem por markus »

Olá Senhores e Senhoras. Uma boa tarde a todos.
E venho aqui a mais um desabafo sobre a Empresa Razi e seus produtos ching lings de péssima qualidade,
alguns defendem essa empresa mas sinceramente não tenho motivos para elogiar e já começo a duvidar
até da qualidade Razi Colt que seria meu próximo sonho de consumo.

Resolvi arriscar a compra de um pinador e grampeador Razi 2530. No momento estava preferindo um
elétrico do que um pneumático não lembro mais por que. E como sempre a ferramenta não faz o que promete.

Fiz esse review e deixo aqui para quem por curiosidade queira comprar essa porcaria.
Já comprei uma serra circular de bancada, grampos de aperto rápido e agora esse pinador todos de péssima qualidade.

Abraço a todos.
phpBB [media]

Redelease https://www.redelease.com.br/
microscheme
In Memoriam
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
Data de Nascimento: 01 Jan 1963
Hobby: Marcenaria e Tornearia
Profissão ou ocupação: aeroportuario
Localidade: Guarulhos
Estado: SP
País: BR

Re: Decepção Grampeador e pinador Razi

Mensagem por microscheme »

. . .
Acredito que o investimento mínimo pra marcenaria seria um pneumático
Um conjunto de compressor 25 lt com um makita af505 atenderia plenamente
a pinagem de digamos até 40 mm
É um investimento muito mais alto que um elétrico como esse, mas tipo, passaria muito menos raiva
Agora se resolver investir no compressor e no af505 muito cuidado; mantenha os dedos longe do local a ser pinado quando for trabalhar com o pinus; aqueles veios escuros do pinus ( resina pura ) costuma fazer sair o pino de lado fincando nos dedos; muito cuidado com pinus principalmente
abraços
. . .
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow

microscheme
In Memoriam

. . .

Saca só

. . .

phpBB [media]

. . .
MicroScheme

ericohrfs
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Erico
Data de Nascimento: 15 Nov 1990
Hobby: Luthieria
Profissão ou ocupação: Advogado
Localidade: Teresina
Estado: PI
Contato:

Mensagem por ericohrfs »

markus, obrigado pelo review. Pode ajudar muita gente!
Legal achar outro luthier que também fale de ferramentas aqui no M&B

markus
Ativo

Mensagem por markus »

Bom, na questão eficiência provavelmente o pneumático é melhor porém, perde em locomoção
e isso pra mim era mais primordial na escolha. Os trabalhos que eu faria com ele seria leves
mas nem isso ele consegue. A questão não é elétrico ou pneumático e sim qualidade que esse
com certeza esse não tem. Já devolvi esse e agora vou comprar um pneumático e uma mangueira muito maior.

Assim que receber o novo vou fazer um review.

Giulliano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ

Mensagem por Giulliano »

Markus, uma coisa que vc tem que ter em mente:

A Razi é uma importadora, ela coloca sua logo em produtos que importa (acredito que seja da China).

Veja os produtos que ultimamente ela comercializa!

Ser da China, não é razão para torcemos o nariz, pois meu IPAD e IPHONE são fabricados lá e estou muito satisfeito.

Depende do quem importa e da qualidade.

A , (que acabo de adquirir, que agradeço mais uma vez os amigos), é de uma construção mecânica simples e de excelente qualidade.

Eu iria adquirir um pinados elétrico, mas desisti na hora que vi uns vídeos.

Estou aguardando o momento em que irei adquirir um compressor, já que me servirá para inúmeras coisas que hoje tenho que "terceirizar" e passar raiva com o resultado do serviço.

Markus, siga os conselhos do Mano Micro, pois vc é profissional e não será gasto, mas investimento.

Abraço.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

microscheme
In Memoriam

. . .
Se não me engano, por videos que tenho visto, apenas os americanos teem
alguns modelos de grampeadores/pinadores realmente eficientes
Tenta achar algo nos EUA
. . .
MicroScheme

RMilani
In Memoriam
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Renato da Silva Mila
Data de Nascimento: 29 Jun 1960
Profissão ou ocupação: Eletrônico
Localidade: Mogi das Cruzes

Mensagem por RMilani »

microscheme escreveu:. . .
Se não me engano, por videos que tenho visto, apenas os americanos teem
alguns modelos de grampeadores/pinadores realmente eficientes
Tenta achar algo nos EUA
. . .
Micro, eu concordo com você que PARA o mercado Norte Americano e Europeu - EUA e Canadá e Europa em geral (inclusive Portugal), os produtos tem melhor qualidade.

Só que eu acho que não somos a escória do mundo para termos que engolir o lixo chinês ou de qualquer outra fabricação, que o mercado de primeiro mundo não quer.

Para que as empresas multinacionais, importadoras ou produtoras, passem a nos dar valor, NÓS devemos NÃO engolir lixo que nos coloque a integridade em risco. Física ou moral.

O grego, de melhor condição financeira, quebra pratos ao final de sua refeição em restaurantes, por que garante emprego em seu país. Não existe louça chinesa na Grécia. Por que então não darmos o prato de comida ao brasileiro, ao invés de a um chinês, indú ou sei lá de que lugar??

De onde parte a matéria prima para os produtos produzidos lá fora, alguém tem o mapa por aí? Aposto que o minério de ferro ou bauxita usados nesses produtos ching-ling meia boca que nos enfiam guela abaixo, não são oriundos do Canadá nem dos EUA. Antes fosse produção segunda linha deles.....

POR QUE então temos que pagar, além do material, uma extorsão impositória chamada imposto de importação para ter algo usável profissionalmente (ou não)??

Nasci no país errado.

Finalmente um desabafo: para cada multa de trânsito que recebí, de câmeras furtivamente colocadas nas vias públicas com a finalidade de aliviar o meu bolso, passei 6 meses sem pedir nota fiscal de qualquer coisa que comprei. Arrecadaram de mim, mas eu devolvo, em sonegação conivente. Esse governo merece. Desculpem, mas tô errado? Que tal colocarmos câmeras nos plenários e verificar quem está presente às votações de projetos de lei importantes ao país? Uma coisa é abstenção (não querer votar), outra é ausência (não estar, faltar).

A propósito, alguém sabe qual é a destinação das verbas de multas de trânsito? Se dirige um veículo, já pagou multa e passou em um buraco ou rua sem sinalização, repense seu próximo candidato.......

Srs moderadores, sintam-se à vontade (ou não) quanto ao texto. Não ficarei ressentido, tive que me expressar!
Considerando sua intenção, se veio para somar, é bom, se não, é bom sumir!!

janc
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Juarez
Data de Nascimento: 12 Abr 1954
Profissão ou ocupação: Médico
Localidade: Rio de Janeiro

Mensagem por janc »

Markus, eu tenho um grampeador elétrico Stanley que eu trouxe dos EUA.
Quando eu comprei, já sabia que seu uso seria limitado.
Cheguei a postar um reviews, no fórum antigo. Serve bem para madeiras macias e, mesmo assim, para trabalhos leves. Para madeiras duras sua capacidade é limitada.
Não tem como escapar de um pneumático para trabalhar com tranquilidade.
É minha modesta opinião.

Redbaron
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
Data de Nascimento: 27 Nov 1957
Hobby: tornearia
Profissão ou ocupação: Técnico mecânico
Localidade: São Paulo

Mensagem por Redbaron »

microscheme escreveu:. . .

Saca só

. . .

phpBB [media]

. . .
Amigo
Eu descobri na pratica um macete, onde o pino não tende a fugir, normalmente a gente coloca o pinador na transversal do sentido dos veios da madeira, até por facilidade de apoio, agora experimente colocar a frente do pinador no sentido dos veios, a ocorrência de fugas diminui bastante. No video ele começa exatamente na situação errada.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"

marcoaandrade
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marco Aurélio
Data de Nascimento: 23 Jun 1964
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Engenheiro de Produção
Localidade: Santana de Parnaiba

Mensagem por marcoaandrade »

Caro Markus

Realmente uma decepção...mas veja só o que a Ryobi (sim é um Ryobi), mas é sem fio, com potência para pinos de até 2"...

Lá ele custa perto de US 300, mas acho que vale cada penny...

Veja só...

Marco

Mais vale uma tentativa fracassada do que o fracasso de não ter tentado...

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt

Mensagem por Edu »

markus escreveu:Bom, na questão eficiência provavelmente o pneumático é melhor porém, perde em locomoção
e isso pra mim era mais primordial na escolha. Os trabalhos que eu faria com ele seria leves
mas nem isso ele consegue. A questão não é elétrico ou pneumático e sim qualidade que esse
com certeza esse não tem. Já devolvi esse e agora vou comprar um pneumático e uma mangueira muito maior.

Assim que receber o novo vou fazer um review.

Markus vou discordar de você quando disse que o pinador não presta.

Na realidade você comprou uma ferramenta para exercer uma função na qual ela não foi fabricada.

A fabrica indica ele para uso em tapeçaria, e não para uso em marcenaria. Porque?

Sabemos que as fabricas de sofás geralmente trabalham com madeira mole, e os tapeceiros basicamente trocam tecidos de sofás velhos (serviço de reforma).

Outra coisa que influi muito no pinador elétrico é a sua rede elétrica, digo isso porque eu tive um, e dei em nosso sorteio, não me recordo quem ganhou, o meu era 220V, eu usei ele com um trafo de 127V p/ 220V e fiquei decepcionado, até que fui na marcenaria de um amigo e fiz o teste a rede de 220V, o pinador se comportou de forma bem diferente com batidas fortes e precisas, meu trafo não fornecia o pico de corrente que o pinador requer.

Funcionamento do pinador

Tem um solenoide e um embolo funcionando como um martelo, no momento do disparo, ele requer uma alta corrente para impulsionar o embolo para baixo, ficando o pino ou grampo no objeto, se a rede for fraca, o solenoide não recebe a corrente necessária, não impulsionando o embolo com a força correta de trabalho, aqui não devemos confundir corrente com tensão, muitas vezes temos 127V na tomada, mas por fiação mal dimensionado, não temos o pico de corrente necessário para determinadas ferramentas, que trabalham com pico de corrente, como no caso do pinador.

Veja a indicação da fabrica para este produto:

O Grampeador e Pinador Elétrico Razi é a ferramenta ideal para tapeceiros na aplicação de tecidos. Possui impacto ajustável e um sistema simples de recarregamento. Com eficiente mecanismo anti-obstrução você não perde tempo tentando desobstruir o grampeador. Além disso, seu manuseio é fácil e seguro.

Características Técnicas:

- Ideal para fixar molduras, fundos, aplicação de tecidos, painéis de forros entre outros
Neste outro vídeo o pinador do autor (Devair Jr), trabalhou com um desempenho melhor que o seu, talvez devido a uma rede elétrica de melhor qualidade, mas o Devair também cometeu o erro de comprar o pinador de uso especifico em tapeçaria para uso em marcenaria, eu também cometi esse erro quando comprei meu pinador elétrico :doh: .

Obs: Não tenho nenhum motivo para defender a Razi :saint:

Um teste infalível para saber se sua rede da residência ou da oficina é de qualidade: coloque uma lâmpada incandescente de 100W, e ligue qualquer máquina que tenha pico de corrente (motores ou até um liquidificador) e veja se a lâmpada informa com um piscada ou diminuição do brilho, se sim a rede é fraca.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

Giulliano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda

Mensagem por Giulliano »

Edu escreveu:Um teste infalível para saber se sua rede da residência ou da oficina é de qualidade: coloque uma lâmpada incandescente de 100W, e ligue qualquer máquina que tenha pico de corrente (motores ou até um liquidificador) e veja se a lâmpada informa com um piscada ou diminuição do brilho, se sim a rede é fraca.
Minha rede era assim, mesmo com cabos de 2,5mm, quando ligava a Skil 3610 (1600W/127V=12A), as incandecentes, realmente piscavam de emoção :doh: :loll: . (não era para ser, pois cabos de 2,5mm, suportam 21A)

Coloquei de 4mm e não senti diferença nas lampadas.

Hoje tenho a circular manual de 127V e que exige corrente alta.

Desculpe a insistência, mas acho que vc deveria investir em um compressor e rede trifásica.

Abraço.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

markus
Ativo

Mensagem por markus »

Bom Edu, vou discordar de você. Pinador é pra pinar os pinos de sua especificação e ponto.
Não tem conversa, se fala que é pino até 30mm então tem que pinar pino de até 30mm.
Mesmo que talvez seja algum problema de rede, isso não justifica um 30 mm entrar somente a metade.
O que eu comprei era 127v e minha rede é 127v.
Eu só não entendi o uso em tapeçaria, aonde se usa um pinador se não na madeira? E o grampeador?

Acho que isso de hobby é papo furado. Seria tipo assim, vendo um pinador para pinos tipo F de 15 a 30mm
(Mas é hooby então só pina até 20)?

Giulliano, eu tenho um compressor de 50l não quis comprar o pneumático pela mobilidade, pois trabalho
com diversas coisas e em vários locais da casa. Mas comprei um Schulz pinador e grampeador que funcionou
legal mas veio com um furo no chaci que estava vazando ar, Acredita? Tive que devolver e mais uma vez estou sem.

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt

Mensagem por Edu »

markus escreveu: Eu só não entendi o uso em tapeçaria, aonde se usa um pinador se não na madeira? E o grampeador?

Acho que isso de hobby é papo furado. Seria tipo assim, vendo um pinador para pinos tipo F de 15 a 30mm
Desculpe amigo, Não vale a pena comentar sua reposta.

Leia minha mensagem na integra com calma, muita calma, respire fundo após cada paragrafo.

Obs: Em momento algum usei a palavra Hobby
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Mensagem por PC64 »

markus escreveu:Bom Edu, vou discordar de você. Pinador é pra pinar os pinos de sua especificação e ponto.
....
Eu só não entendi o uso em tapeçaria, aonde se usa um pinador se não na madeira? E o grampeador?

.....
Markus,

Quando o fabricante diz nas especificações do produto que ele é destinado à teçaria ele tem em mente os tipos de uso que essa atividade faz. Como o Edu mencionou, tapeceiros usam grampeadores para grampear tecido em uma estrutura de madeira. Antigamente essa operação era feita com tachinhas e martelo imantado (martelo de tapeceiro). Com o surgimento dos grampeadores o trabalho foi facilitado.

Normalmente a estrutura de um sofá é feita de uma madeira mole e os grampos usados são curtos, pois é só para prender o tecido. Eles ainda tem as pontas chanfradas que fazem com que o,grampo entorte ao entrar, o que dificulta sua extração. Para isso o produto da Razi deve ser suficiente.

Quanto às especificações técnicas talvez tenha havido um erro, ou omissão, da capacidade do equipamento. O tamanho do grampo/pino que ele é capaz de trabalhar vai depender da madeira que você está trabalhando. Então o correto seria o fabricante informar para cada tamanho de grampo quais tipos de madeira ele vai funcionar. Mesmo esse novo equipamento que você comprou, que é tão chinês quanto o da Razi, vai sofrer para meter um pino de 50mm numa peroba!
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

markus
Ativo

Mensagem por markus »

Bom acho que você não entendeu o que escrevi. Eu comprei esse grampeador e "pinador" justamente pra fazer
cases de violão usando courino e compensado de 4mm. Então especificado o uso vamos à lógica.

1° - Você vai grampear o tecido aonde? Se não é na madeira me explique aonde, por que o que eu sei de tapeçaria
é que o tecido é preso a uma estrutura de madeira, logo o grampo teria que entrar totalmente na madeira. E olha que
nem fiz teste com madeiras de alta densidade como um jacarandá.
2° - O teste que eu fiz foi em MDF que deveria entrar facilmente. Também testei em pinus (tampo na minha bancada),
madeira que normalmente é utilizada para fazer a estrutura de sofás e afins e obtive o mesmo resultado.
3º - Grampo coroa 500 é de longe o ideal para utilizar em tapeçaria muito menos o comprimento da especificação
que é de 16 a 25mm. Então se deduz que este grampo seja para fixação entre peças de madeira e não estofado.

Especificações estão certas o que não está certo é a qualidade do produto. Ao contrário do que você pensa
esse da Schulz mesmo com vazamento atravessou um pino de 50mm na mesma madeira usada no vídeo e o
grampo a mesma coisa, perfeito. Claro que o pneumático nesse quesito leva vantagem, mas se não faz o que
promete pra que vende?

markus
Ativo

Mensagem por markus »

Edu desculpe se dei um tom de nervosismo ou raiva, não foi minha intenção.
Mas veja bem na minha resposta acima, não consigo entender esse uso de que vocês tanto falam.
Se ele não entra em pinus ou mdf de 15mm vai entrar em que? Isopor? HAHAHAA!
Só não fiz o teste com pinus no vídeo pq eu não tinha nenhum pedaço pra fazer o teste
ai ficou faltando.

Abraços

RMilani
In Memoriam
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Renato da Silva Mila
Data de Nascimento: 29 Jun 1960
Profissão ou ocupação: Eletrônico
Localidade: Mogi das Cruzes

Mensagem por RMilani »

Markus,

Não vou defender fabricantes ou consumidores (seu caso) frustrados. O que temos na realidade é o que vez por outra assisto nos canais de tv (não lembro qual é agora) por assinatura: "SEGUNDOS FATAIS".

Isso pode me custar uma censura do fórum, mas creio que nenhum dos moderadores vá REALMENTE discordar do que eu vou colocar:

Temos no Brasil, um grande e significativo problema que é o REI DO BARALHO. Comemos, mas empanzinou.....

Somos um país de terceiro mundo, com mentalidade de consumo de mais do que primeiro mundo (queremos o que existe de top no mundo, mas não exigimos que isso seja entregue por vergonha ou ignorância).

Então, os empresários se valem disto e oferecem produtos que para o mercado europeu ou norte-americano, se prestam, segundo suas especificações. Nos EUA, um produto 127V, considera a possibilidade de perda da rede para oferecer seu produto, mas aqui, não podemos considerar isso por conta das nossas autoridades..... Vale a bem da verdade a propina!!

Só como exemplo, minha rede elétrica é 220V, mas raramente está neste patamar. Trabalha sempre abaixo disto, em 195V ou até 180V, dependendo da hora do dia.

O que ninguém sabe, é que os medidores de energia que cobram nosso consumo, mede realmente a corrente consumida e não a Wattagem, como deveria ser. Por que? O instrumento é mais barato para a concessionária.

Acontece que sua geladeira, por exemplo, consome 190W, o que em termos de consumo, seria 0,863A (Carga em amperes - corrente)X 220V (Tensão de rede) = 190W de consumo. Mas se sua tensão cai, sua geladeira continua consumindo os 190W, o que em termos de corrente, são 190/185 (meio termo na queda de tensão) = 1,02A, o que registra em seu relógio, um consumo de 225W. Veja que é um exemplo de geladeira. Considere seu chuveiro, lâmpadas, televisor, etc....

Poucos têm o conhecimento para reclamar desta condição, mas ela está aí e os órgãos de controle, pouco ou nada fazem com relação a isto. Cada povo tem o governo que merece!!!

Então, a energia que chega em sua residência sendo 127V, torna isto mais crítico ainda, pois demanda o dobro de corrente para acionar um equipamento de mesma wattagem que em 220V.

Uma corrente maior, requer uma bitola de fio maior, para poder atender as necessidades de consumo. Nenhum fabricante ou importador de pinador elétrico especifica a corrente de PICO DE CONSUMO, que deve ser atendida por sua rede (interna). O que ocorre, é que espera-se um consumo X, que é o "nominal", alardeado pelo fabricante/importador, mas que na realidade, é só uma pequena parcela do realmente requerido pelo equipamento, para que ele possa dar o rendimento prometido (ofertado pelo importador)..

Somos, na verdade, explorados por nossa expectativa do produto, abandono dos órgãos fiscalizadores, descaso das autoridades legais que levam uma eternidade para solução de casos de reclamação e ingenuidade como povo, que aceita, como "verum ultimum" (verdade suprema), tudo aquilo que nos empurram guela abaixo.

Você está certo em reclamar, devolver o produto que não atende sua necessidade e informar isto aos seus conhecidos. Somente quando todos tomarem a mesma atitude de não se calar diante destes desmandos, nossos produtos de consumo, não necessitarão de ajustes ou gambiarras "brasileiras", para funcionarem a contento.

Lamento que quando (e se) este dia chegar, a utilidade do fórum no setor ferramentas caia redundantemente. Tudo vai funcionar bem, de fábrica.

Eu gostaria de uma réplica de alguém maior conhecedor do assunto do que eu (sou brasileiro e técnico apenas), para ter certeza de que não tentei cobrir o sol com a peneira, mas, como já coloquei antes, NASCI EM PAÍS ERRADO!!!
Considerando sua intenção, se veio para somar, é bom, se não, é bom sumir!!

markus
Ativo

Mensagem por markus »

Entendi sua colocação, infelizmente temos um país bastante furado. Sou da área de TI
e temos um problema bem parecido no desenvolvimento de software.

Quando se desenvolve um software, este possui um requisito mínimo do sistema de equipamento para que
o software funcione, isso não quer dizer que ele não trave ou aconteça coisas do gênero. Mas com esse requisito mínimo
o software vai fazer 100% do que foi prometido em suas funcionalidades, se ele não fizer ou ele possui algum problema (bug)
ou quem o fez errou nos requisitos mínimos.

Creio que esse seja o problema, já que a rede 127v com suas variações não é suficiente para que o
equipamento funcione plenamente este deveria ser corrigido, removido e/ou substituído por outro produto
que cumpra esses requisitos. Margens de erro devem ser consideradas na especificação, tanto pra mais
quanto pra menos.

O ponto que quero chegar é, que muitos tem problemas em falar que uma determinada marca possui produtos
de baixa qualidade e que deve ser evitada na sua compra. Já comprei grampos, uma serra de bancada e esse
pinador agora e todos esses produtos da Razi tem uma péssima qualidade. Me arrependo de cada um. Esse é o objetivo
do review, sei que fui um pouco imparcial devido a minha frustração, mas não menti e nem omiti, mostrei que ele não fez
o que deveria fazer. Mas irei melhorar minha imparcialidade nos próximos. :)

Abraços

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”