temperatura das tupias "laminadoras" com carcaça de metal

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
ericohrfs
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Erico
Data de Nascimento: 15 Nov 1990
Hobby: Luthieria
Profissão ou ocupação: Advogado
Localidade: Teresina
Estado: PI
País: BR
Contato:

temperatura das tupias "laminadoras" com carcaça de metal

Mensagem por ericohrfs »

amigos proprietários das tupias compactas com carcaça de metal (como a Makita RT0700 ou da DeWalt dwp611pk), poderiam me dizer como é a temperatura dessas máquinas?

Amigos, recentemente adquiri uma Tupia Makita RT0700C e usei poucas vezes.
No terceiro uso, fiz algumas cavidades (sempre respeitando os limites de profundidade e o sentido de corte e usando fresas yonico).
Imagem

Observem que retirei boa parte da madeira com a furadeira de bacanda + formão. Mesmo sendo um trabalho bem leve, com 30 min de uso, foi impossível usar a máquina porque estava MUITO, mas MUITO quente que eu não aguentava nem mesmo segurá-la. Com uns 15 min de uso, já estava quente a ponto de incomodar, mas ainda dava para usar.

Deixei dia 13 na assistência e, dia 14, me informaram que NÃO detectaram problemas/defeitos, nem na parte elétrica, nem nada fazendo atrito, nem eixo torto... mas fizeram lubrificação, limpeza (mas nem tinha sujeira dentro)...

Utilizei a máquina na frente deles... e o técnico vai trocar o "motor", mas ele suspeita de que essa elevada temperatura possa ser normal em razão da carcaça ser de metal.

Tenho uma tupia de coluna para os trabalhos pesados, então adquiri essa compacta para acabamentos. Acredito que uma máquina que se preza a ser INDUSTRIAL não deveria chegar tão rapidamente em uma TEMPERATURA TÃO ABSURDA em TRABALHOS EXTREMAMENTE LEVES. Como nunca usei outras tupias, peço socorro na experiência de vocês.

Redelease https://www.redelease.com.br/
Fritsch
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Pedro Fritsch
Data de Nascimento: 07 Fev 1966
Hobby: Carros antigos
Profissão ou ocupação: Marceneiro
Localidade: Caçador
Estado: SC

Re: temperatura das tupias "laminadoras" com carcaça de meta

Mensagem por Fritsch »

Ventilação deficitária ou rolamento ruim.

Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP

Mensagem por Edu »

Conforme lhe disse por MP:
Este calor é anormal, a minha trabalha horas seguidas e fica apenas morna, dando para segurar confortavelmente, inclusive uso ela na CNC, leve a sua máquina em uma autorizada.

Mas antes verifique a tensão correta de sua rede elétrica, se a máquina for 220V e você está utilizando em rede de 127V, não queima, mas aquece por sub-tensão, acarretando danos futuros a máquina.
As assistências não gostam de fazer nada em garantia, porque algumas dizem que as fabricas pagam pouco por atendimento em garantia, então eles empurram o consumidor com a barriga.

Neste caso ligue para o suporte da Makita e relate o problema, eles vão te enviar a assistência, mas a assistência vai estar já de alerta para resolver seu problema.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-

ericohrfs
Ativo
Contato:

Mensagem por ericohrfs »

Edu, aqui na minha cidade a temperatura (máxima) é sempre entre 39 a 50*C. Por máxima leia: o dia todo!
Por isso o técnico cogitou q poderia ser isso somado a carcaça metálica...
De qlq sorte, o técnico da assistência decidiu ligar na minha frente pro técnico da fábrica, eles discutiram bem umas 20 possibilidades e aquele perguntou (3 vzs) se este poderia falar cmg. Qnd resolveu aceitar, expliquei meu uso para acabamentos fraquinhos e questionei se essa seria uma máquina industrial (eu sei... apelei...), o tec da fab pediu que eu devolvesse o telefone e acertaram de trocar as peças.
Já cheguei a ver a tabela de preços de uma marca... mal pagos msm!

ederrw
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Eder R Wagner
Data de Nascimento: 24 Ago 1978
Hobby: Meliponicultura
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Catalao
Estado: GO

Mensagem por ederrw »

A Makita RT0700 tem corpo em alumínio, que auxilia a disipar o calor e isso faz com que ela aqueca pra (((ops))) com pouco uso, mas volta a "amornar" com pouco tempo.
As ferramentas são classificadas em:
Hobbie: uso mínimo, sem muita qualidade (bucha em lugar de rolamento; folgas em eixos com pouco uso)
Proffisional: uso um pouco mais intenso destinado a quem presta algum serviço autonomo. (rolamentada, eixos com mancais em mais de um ponto, maior precisao nos componentes)
Industrial: uso intermitente, bruto, mancais superdimensionados, sistema de lubrificação, corpo robusto que minimiza vibração, etc.
Eu trabalho na indústria de maquinas agricolas e vou te falar que muita Marca dita "Industrial" não aguenta o tranco.
Maquina é o seguinte, não força a barra utilize no máximo 80% da capacidade, mantenha limpa, rolamentos que ficam parados por muito tempo perdem a lubrificação na parte superior (e como pistão na camisa), tente manter a ferramente sempre bem afiada que evita vibração e esforço demasiado, (aqueceu muito vai tomar um cafe) que vai durar muito, se quiser forçar tem que ser INDUSTRIAL.

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Mensagem por PC64 »

ederrw escreveu:...
As ferramentas são classificadas em:
Hobbie: uso mínimo, sem muita qualidade (bucha em lugar de rolamento; folgas em eixos com pouco uso)
Proffisional: uso um pouco mais intenso destinado a quem presta algum serviço autonomo. (rolamentada, eixos com mancais em mais de um ponto, maior precisao nos componentes)
Industrial: uso intermitente, bruto, mancais superdimensionados, sistema de lubrificação, corpo robusto que minimiza vibração, etc.
...
Eu costumo dizer que não existe uso hobby. No dia que estamos "praticando" nosso hobby usamos as ferramentas pra valer. Se ela for meia-boca não aguenta.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Marcos
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br

Mensagem por Marcos »

Tenho as duas máquinas citadas e não tive o mesmo problema mas ... nunca usei direto por uma hora seguida, sem intervalos. Já usei por várias horas mas com pequenos intervalos e nada aconteceu.
Estou até curioso com este assunto .... e na próxima vez que usar vou tentar medir o tempo e temperatura.

Mas estou certo que a Dewalt eu já usei por cerca de uma hora direto e não ficou com febre não.

Uma coisa que me deixou intrigado é o fato de ter sido usada "...para acabamentos fraquinhos ...." e virou fritadeira ???

ericohrfs
Ativo
Contato:

Mensagem por ericohrfs »

Marcos, eu usei por apenas 30 min (ñ dá para usar minha máquina por mais que isso... impossível segurar)... a temperatura só vai aumentando e aumentando até chegar esse ponto insuportável

Primeiro de tudo, a RT0700C é uma máquina que se diz industrial, então deveria ter um ciclo de trabalho considerável... a makita mandou foto dizendo que após 40 minutos de uso contínuo, a parte metálica mais próxima do plástico lá de cima deveria ter 29ºC

Segundo ponto, fora feita a troca do induzido da máquina na assistência e fizemos um teste usando um termômetro humano (só mede até 42ºC), após DEZ MINUTOS de uso, a máquina chegou a 41,1ºC na parte metálica mais distante da fresa (lá em cima próximo da parte de plástico). Amanhã posto fotos...

Na primeira vez que levei na assistência, o assistente técnico pediu que eu ussasse a máquina la... a chefe da assistencia, por um acaso, foi ver o caso e pegou na máquina e ela se surpreendeu porque estava já há 15 minutos desligada (estávamos na ligação pro técnico da fábrica), mas ainda mto quente

Terceiro ponto, quando eu tava $¨*% com a Makita, reparei que minha cunhada cozinhava em uma panela de fundo triplo de renomada marca... era toda de metal (até o cabo)... incrível como na ponta do cabo não ficava tão quente... não suficiente, após apagar o fogo e retirar toda a comida de dentro da panela, após MÍSERO UM MINUTO, já era possível apertar a panela (até mesmo no fundo)... não sei explicar como isso ocorre... pode ser até que exista algum segredo na construção dessa bendita panela que não possa ser usada na tupia, mas...

Quarto ponto, já se passaram mais de 30 dias da máquina na assistência e a Makita ainda não efetuou a troca da máquina como já solicitei 10 dias atrás, quando fizemos o teste após trocar o induzido... eu esperava que o atendimento deles fosse melhor...

não consigo ser atendido pelo 0800 da Makita (ligo de cel, de fixo... nd da certo)... a funcionária que atende pelo e-mail parece estar de sacanagem comigo ou a coitada está totalmente perdida... responde coisa com coisa... há 5 dias fui informado que iriam passar meu caso pro setor de trocas e eu questionei como seria feito o recolhimento (já que parte das peças está comigo e a máquina na assistência)... sem qualquer resposta

chwdy
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Claudia
Data de Nascimento: 03 Jul 1959
Hobby: restauração
Profissão ou ocupação: Médica Veterinária
Localidade: Ribeirão Pires
País: br

Mensagem por chwdy »

acompanhando
abraços

Claudia

marcioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Márcio de Oliveira
Data de Nascimento: 22 Fev 1985
Hobby: Decoração
Profissão ou ocupação: Estudante

Mensagem por marcioreis »

Eu posso estar errado, acho que alguém mais experiente vai me ajudar com a informação: Se eu não me engano, quando o produto fica a mais de 30 dias na autorizada e o problema não foi solucionado, você tem direito a outro produto do mesmo valor ou o dinheiro da nota de volta. Talvez uma das opções seja interessante para você.

ericohrfs
Ativo
Contato:

Mensagem por ericohrfs »

Marcioreis, vc está correto (dê uma olhada aqui: http://analisedeferramentas.blogspot.co ... -pela.html)

Recebi hj a informação de que a Makita está ANALISANDO meu caso para efetuar a troca.
não há qualquer razão para me prejudicarem dessa forma
Infelizmente recorrerrei a via judicial

ericohrfs
Ativo
Contato:

Mensagem por ericohrfs »

Imagem
Imagem
E com o tempo vai aumentando, mas esse termômetro só mede até 42ºC
p.s.: se a imagem estiver muito grande, por favor, editem

Marcos
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
Profissão ou ocupação: Nenhuma
País: Br

Mensagem por Marcos »

Erico esta sua tupia é quase um Micro ondas, que coisa danada. Temos com coincidência o dia de nascimento 15 de NOVEMBRO em séculos diferentes.
A Makita tem o SAC que não vale nada mesmo. Só consegui a atenção da Makita quando eles receberam uma intimação do PROCON DF enviada também para a tal de Agrotama (péssima loja em tudo).

Estou acompanhando e torcendo para um desfecho satisfatório para você e é uma pena ver a aquisição de um equipamento tão bem conceituado envolvido na situação.

ericohrfs
Ativo
Contato:

Mensagem por ericohrfs »

Pois é, Marcos.
Sabe o que é pior? Eu queria muito comprar a tupia da DeWalt (dwp611pk)... fica aquela sensação, aquele sentimento de burrice...
E não suficiente a Makita deixou bem claro que uma ação judicial não vai acarretar nada a eles, a não ser a obrigação de dar outra... ou seja, eu sou um nada, um lixo que eles podem enrolar até onde sabe-se la quando...

ericohrfs
Ativo
Contato:

Mensagem por ericohrfs »

E lá vamos para 70 dias sem a máquina! E SEM QUALQUER PREVISÃO DE DATA...

vamos ver se devolvem ao menos meu dinheiro (com o frete e a pinça extra que paguei)...

p.s.: Desculpem reviver o tópico, mas só queria registrar minha indignação com a Makita que está enrolando para resolver uma coisa tão simples: trocar a máquina

RMilani
In Memoriam
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Renato da Silva Mila
Data de Nascimento: 29 Jun 1960
Profissão ou ocupação: Eletrônico
Localidade: Mogi das Cruzes

Mensagem por RMilani »

Vi as fotos que postou a respeito da temperatura. Então, vamos lá:

Primeiro, o termômetro utilizado pela Makita (infra vermelho), não funciona em superfícies reflexivas como o alumínio. A temperatura mostrada é falsa. Tenho um que comprei para medir a temperatura da solda em um cadinho (tanque de soldagem), que nunca marca mais do que 50 graus, mesmo com o estanho em estado líquido (tem que estar acima de 270º para liquefazer-se).

Segundo, pelo tempo que sua máquina está na assistência, não compete mais à Makita qualquer solução como atendimento, a não ser atender o que você pretender do caso e o Código de Defesa do Consumidor estabelece que você pode solicitar o ressarcimento em R$ (devolução integral do valor pago com correção), ou reposição da máquina por uma nova, bem como um valor de indenização por danos morais por conta do tempo que ficou sem o equipamento e do transtorno que isso lhe causou, tentando resolver a situação, idas e vindas à Assistência etc, etc, etc.

Poucas legislações funcionam no Brasil, mas o CDC é uma das exceções que resolvem. Vai demorar por que normalmente as multinacionais não querem seus nomes apontados no cadastro do Procon e vão tentar de tudo antes de devolver-lhe o dinheiro. Um mau acordo para eles é melhor que uma má propaganda/reputação. E nem sempre a indenização por danos morais é aceita pelo juiz pois o valor é difícil de atribuir. Só que TUDO o que você for pedir, tem que estar constando na hora que você fizer a solicitação no Procon. Uma dica sobre o valor da indenização, se não for utilizar-se de advogado, e para o valor, não será preciso, é deixar a cargo do julgador (pode ser um desembargador ao invés de um juiz), a atribuição do valor, mas conte uma história bem triste e como isso lhe causou aborrecimentos.

Sempre haverá uma primeira audiência de conciliação. Se a proposta da empresa for atrativa, aceite e não se incomode mais.

Se puder, compre uma outra para ir brincando, enquanto a situação não se resolve.

Espero ter podido ajudar um pouco. Boa sorte.
Considerando sua intenção, se veio para somar, é bom, se não, é bom sumir!!

ericohrfs
Ativo
Contato:

Mensagem por ericohrfs »

Obrigado pela ajuda. Essa discussão será mto útil pra quem tiver problema com outros produtos.

Na verdade ajuizei uma ação contra a Makita.
Infelizmente o juiz não atribui a multa diaria no caso desse evidente inadimplemento da obrigação de fazer (multa prevista tanto no CPC/2015 qnt no CDC). E por conta disso eles procrastinam...

Eu perdi um cliente por conta desse atraso enorme e SEM PRAZOS (eles nunca tem perspectivas de datas)...
Eu tb pedi os danos morais pq realmente ocorreu, isso afeta o meu lazer, o meu trabalho, maculou minha imagem... como irresponsável e atrasado/moroso, o q realmente não sou...
Mas a Makita faz isso pq vai alegar q é mero aborrecimento (poxa, ficar com um problema desses por 70 dias passou faz tempo do mero aborrecimento)...

Espero um acordo, mas do jeito q tão me tratando, duvido que queiram colaborar de alguma forma

ericohrfs
Ativo
Contato:

Mensagem por ericohrfs »

chegando a 98 dias sem devolução do dinheiro e sem qualquer resposta efetiva da makita... tive sorte de vender dois bens pessoais em dezembro e comprei a DeWALT DWP611PK. Rápido review e teste: https://www.instagram.com/p/BPSB__NhkHc

Temperatura da DeWALT: Essa máquina chega a 31º C com 10 min sem carga (e com isso respondo a indagação que eu mesmo fiz neste tópico)... E efetuei os mesmo serviços por até mais tempo e a temperatura sempre ficou próximo a isso e é que a base fixa é toda no metal... nem tem aquela borracha da makita RT0700C.

Opinião sobre o tratamento da empresa nesse caso especifico:
Enfim, decepção total com a makita! Erros acontecem, a questão é como resolvê-los (ou no caso: como NÃO resolvê-los)! No começo os funcionários sempre davam tapinhas nas costas dizendo que a empresa resolveria facilmente isso porque ela prioriza a satisfação do cliente! Mas não foi bem isso que vi, ao contrário: não vi qualquer medida que buscasse me ajudar, pessoalmente achei uma postura grosseira por parte da empresa*... eram sempre processos burocráticos e sem sentido, para tudo abriam um procedimento interno sem prazo pré-definido de finalizar...

* só enviariam uma nova máquina qnd a minha chegasse na Filial de Pernambuco... pedi que enviassem logo, já que o produto completo estava na assistência e recebi um SENHOR NÃO (por telefone)... pedi que fosse utilizado algum serviço de transporte célere, mas me negaram no seco e disseram que ia ser o normal e pronto (por telefone)...
depois de enviado p/ PE, verificaram, semanas depois, que o produto ñ tinha em estoque nessa filial... pedi q me enviassem diretamente qlq outra, mas disseram q o produto seria enviado de outra filial para a filial de PE e de lá para cá... enfim, sem organização e sem bom senso!

pablof
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Pablo
Data de Nascimento: 13 Set 1989
Profissão ou ocupação: Analista
Localidade: Natal
Estado: RN

Mensagem por pablof »

ericohrfs escreveu:chegando a 98 dias sem devolução do dinheiro e sem qualquer resposta efetiva da makita... tive sorte de vender dois bens pessoais em dezembro e comprei a DeWALT DWP611PK. Rápido review e teste: https://www.instagram.com/p/BPSB__NhkHc

Temperatura da DeWALT: Essa máquina chega a 31º C com 10 min sem carga (e com isso respondo a indagação que eu mesmo fiz neste tópico)... E efetuei os mesmo serviços por até mais tempo e a temperatura sempre ficou próximo a isso e é que a base fixa é toda no metal... nem tem aquela borracha da makita RT0700C.

Opinião sobre o tratamento da empresa nesse caso especifico:
Enfim, decepção total com a makita! Erros acontecem, a questão é como resolvê-los (ou no caso: como NÃO resolvê-los)! No começo os funcionários sempre davam tapinhas nas costas dizendo que a empresa resolveria facilmente isso porque ela prioriza a satisfação do cliente! Mas não foi bem isso que vi, ao contrário: não vi qualquer medida que buscasse me ajudar, pessoalmente achei uma postura grosseira por parte da empresa*... eram sempre processos burocráticos e sem sentido, para tudo abriam um procedimento interno sem prazo pré-definido de finalizar...

* só enviariam uma nova máquina qnd a minha chegasse na Filial de Pernambuco... pedi que enviassem logo, já que o produto completo estava na assistência e recebi um SENHOR NÃO (por telefone)... pedi que fosse utilizado algum serviço de transporte célere, mas me negaram no seco e disseram que ia ser o normal e pronto (por telefone)...
depois de enviado p/ PE, verificaram, semanas depois, que o produto ñ tinha em estoque nessa filial... pedi q me enviassem diretamente qlq outra, mas disseram q o produto seria enviado de outra filial para a filial de PE e de lá para cá... enfim, sem organização e sem bom senso!
Complicado...

Desejo boa sorte no final dessa história!

evandrorp
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Evandro
Data de Nascimento: 12 Jul 1975
Localidade: São José do Rio Preto

Mensagem por evandrorp »

Erico, eu como advogado te digo: nestes casos façam uso do juizado de pequenas causas. No seu caso, a meu ver, caberia além da devolução do dinheiro gasto com o equipamento, uma indenização pelos danos materiais, correspondentes ao prejuízos que você disse ter experimentado com serviços que deixou de executar, além dos danos morais, relacionados ao descaso no trato com o consumidor. Você não teria despesas com advogados, custas, etc., e certamente receberia uma indenização que daria para comprar outra tupia e mais algumas coisinhas.

marcioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Márcio de Oliveira
Data de Nascimento: 22 Fev 1985
Hobby: Decoração
Profissão ou ocupação: Estudante

Mensagem por marcioreis »

Nossa... Até hoje? Faça como o evandro disse, meta o "ferro", a sua causa já está ganha!

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”