Amigos, recentemente adquiri uma Tupia Makita RT0700C e usei poucas vezes.
No terceiro uso, fiz algumas cavidades (sempre respeitando os limites de profundidade e o sentido de corte e usando fresas yonico).

Observem que retirei boa parte da madeira com a furadeira de bacanda + formão. Mesmo sendo um trabalho bem leve, com 30 min de uso, foi impossível usar a máquina porque estava MUITO, mas MUITO quente que eu não aguentava nem mesmo segurá-la. Com uns 15 min de uso, já estava quente a ponto de incomodar, mas ainda dava para usar.
Deixei dia 13 na assistência e, dia 14, me informaram que NÃO detectaram problemas/defeitos, nem na parte elétrica, nem nada fazendo atrito, nem eixo torto... mas fizeram lubrificação, limpeza (mas nem tinha sujeira dentro)...
Utilizei a máquina na frente deles... e o técnico vai trocar o "motor", mas ele suspeita de que essa elevada temperatura possa ser normal em razão da carcaça ser de metal.
Tenho uma tupia de coluna para os trabalhos pesados, então adquiri essa compacta para acabamentos. Acredito que uma máquina que se preza a ser INDUSTRIAL não deveria chegar tão rapidamente em uma TEMPERATURA TÃO ABSURDA em TRABALHOS EXTREMAMENTE LEVES. Como nunca usei outras tupias, peço socorro na experiência de vocês.