Página 1 de 1
desgaste dos dentes da cremalheira (furadeira de bancada)
Enviado: Qui Ago 25, 2016 12:36 am
por ericohrfs
amigos, me ajudem aqui
pelas fotos vocês podem observar que os dentes da cremalheira estão se desgastando (muito prematuramente diga-se de passagem.... só levantei e subi poucas vzs, no máximo umas 5 subidas e 5 descidas... montei hoje)
E pelo q observo esse desgaste ocorre do meio para a direita dos dentes (nunca na esquerda). Tendo por referencial os lados da pessoa que está olhando pra foto
eu fiquei na dúvida se era coisa da minha cabeça, desmontei e coloquei meu dedo enquanto girava a alavanca e meu dedo reteve os pedacinhos de metal (dos dentes da cremalheira). Isso acontece na máquina de vocês? Tá dentro de algo tolerável?
Eu fiquei na dúvida, inicialmente, se esses dentes deveriam ser tortos ou deveriam ser bem horizontais... e fiquei na dúvida se montei a cremalheira de cabeça para baixo... na foto do PC64 e de algumas Motomil ela tá assim:
Quano eu coloco ao contrário (q é a forma da foto da BR Motors no site da Bracol Importadora), quando chega la embaixo, a mesa pula um dos dentes (dá uma leve despencada)
Agradeço pela atenção e ajuda de todos
Re: desgaste dos dentes da cremalheira (furadeira de bancada
Enviado: Qui Ago 25, 2016 2:21 am
por Herege
Olá ericohrfs,
realmente o desgaste não é normal e nem tolerável a meu ver.
Comparando com a minha (Schulz-FSB 16P), a inclinação dos dentes é "normal" e a posição da parte não dentada é para cima.
Quando você sobe e desce, ela faz um jogo com o peso da base de apoio, com pequena folga/jogo horário e anti-horário?
Pitacos:
1º o anel de segurança superior que prende a cremalheira com o anel fixo da base não está muito apertada para baixo? Travando a cremalheira, impedindo o jogo/folga ao subir e descer?
2º já procurou o fabricante ou alguma assistência técnica para ver se o problema também não é de usinagem e acabamento do conjunto?
3º veja o termos de garantia e se possível não force até ter a solução.
João.
Re: desgaste dos dentes da cremalheira (furadeira de bancada
Enviado: Qui Ago 25, 2016 7:53 am
por ericohrfs
O anel superior está bem apertado para baixo, de tal modo que a cremalheira fique fixa durante o deslocamento da mesa. É pra cremalheira ficar mais folgada? Se mexendo, na medida que subo/desço a mesa?
Ao subir/descer, a mesa faz um jogo lateral (sentido horário e antihorario) sim. Quando a cremalheira ta mis folgada, ela se mexe bem e a mesa parece um terremoto
Re: desgaste dos dentes da cremalheira (furadeira de bancada
Enviado: Qui Ago 25, 2016 8:16 am
por fsimoesjr
A cremalheira deve ficar firme na direção baixo-cima e livre na direção esquerda-direita. Isso se consegue ajustando o anel superior. Tenho uma Schulz igual a do João e o conjunto está perfeito, ou seja, não é para acontecer isso. Talvez o pinhão esteja com problemas de fabricação e, consequentemente, danificando a cremalheira. O conjunto deve subir e descer suavemente, sem trancos ou sinais de atrito.
Se está na garantia, sugiro reclamar com o vendedor.
Grande abraço.
Re: desgaste dos dentes da cremalheira (furadeira de bancada
Enviado: Qui Ago 25, 2016 8:41 am
por Fritsch
Minha Schulz tem a mesma inclinação nos dentes,
em 8 anos de uso, não tive problemas.
Se estiver na garantia, recorra ao fabricante.
Re: desgaste dos dentes da cremalheira (furadeira de bancada
Enviado: Qui Ago 25, 2016 1:49 pm
por Herege
ericohrfs escreveu:O anel superior está bem apertado para baixo, de tal modo que a cremalheira fique fixa durante o deslocamento da mesa. É pra cremalheira ficar mais folgada? Se mexendo, na medida que subo/desço a mesa?
Ao subir/descer, a mesa faz um jogo lateral (sentido horário e antihorario) sim. Quando a cremalheira ta mis folgada, ela se mexe bem e a mesa parece um terremoto
Sim, o anel superior tem que estar firme. Eu particularmente deixei uma folguinha para o movimento da cremalheira, ela se desloca reta e ajustada entre os anéis pelo eixo da coluna da esquerda para direita e vice-versa, deslizando suavemente de acordo com o avanço da elevação.
É minha primeira furadeira de coluna e quando montei também tive dúvidas diversas, pois o manual deixa muito a desejar quanto a tradução/imagens e entrei em contato com o fabricante que me auxiliou via e-mail, até me mandaram um manual "atualizado" (SQNM) e o resto fui pesquisando aqui no M&B e outros fóruns/blogs e testando entre erro e acerto na bixinha.
As recomendações do
Fernando Simões e
Fritsch são importantes para você observar!
Estou subindo um vídeo com os movimentos da cremalheira aqui com minha banda largada de 1MB e quando finalizar

te mando o link para vc ter uma ideia de como deixei os movimentos.
João.