Transformando inalador em compressor (para aerografia)

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
YanKleber
||||||||||||||||
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Yan Kleber
Data de Nascimento: 19 Abr 1966
Hobby: Música
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR

Transformando inalador em compressor (para aerografia)

Mensagem por YanKleber »

Pessoal,

Eu uso esse sistema e me atende muito bem há anos.
Segue abaixo o link para o MESMO tutorial que usei para fazer a conversão do mesmo.
É muito fácil, barato e não leva nem meia hora. Não é preciso desmontar nada.

:up:

Pata de elefante nele!!!

Redelease https://www.redelease.com.br/
Brazjuca
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Braz de Souza Junior
Data de Nascimento: 03 Out 1969
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: portuario
Localidade: Guarapari ES
Estado: ES
Contato:

Re: Transformando inalador em compressor (para aerografia)

Mensagem por Brazjuca »

rapais tenho um aqui de sobra vou procura um aerógrafo mais barato para fazer uns teste, valeu.
Imagem
BRAZJUCA
http://brazutilidades.blogspot.com/
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. (Fernando Pessoa)

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Brazjuca escreveu:rapais tenho um aqui de sobra vou procura um aerógrafo mais barato para fazer uns teste, valeu.
Braz, por favor NÃO faça isso... aerógrafo barato é sinônimo de frustração garantida. Outro detalhe, esse sistema não funciona com aerógrafos que trabalham com sucção, mas apenas com os que trabalham por gravidade. É fácil identificar um ou outro. Os que têm alimentação por sucção, o copo de tinta fica embaixo do corpo do aerógrafo. Já os por gravidade, o copo fica em cima:

Imagem

Imagem

Aerografia é uma coisa meio complicada para quem nunca mexeu antes, pois tem muitos detalhes para dar errado, a começar pela diluição da tinta que é algo beeeeeeeeem chato. Não é toda tinta que se pode utilizar, cada qual tem seu diluente próprio e o ponto de diluição é crucial pois se você diluir demais não vai dar cobertura e vai escorrer. Se diluir de menos vai entupir o bico do aerógrafo e daí tem que desmontar tudo para limpar.

Até quem já tem experiência apanha um pouco, portanto usar um aerógrafo vagabundo maximiza os problemas exponencialmente.

Uma dica é colocar água pura no aerógrafo para testar se o mesmo está funcionando bem e fazendo o spray com qualidade, continuidade, etc. Eu costumo fazer isso mesmo com o meu que é de uma boa marca, especialmente quando fico algum tempo sem utilizá-lo para ter certeza de que não está entupido ou se nenhuma peça interna agarrou.

Esses xing-ling que têm no mercado são uma josta total e completa. Nem deveriam ser chamados de aerógrafos. Se você pretende mexer com aerografia, faça a coisa certa e compre um aerógrafo decente. Adquira um de marca confiável, de preferência com acionado de dupla-ação e alimentação por gravidade. Dos nacionais você pode comprar o Lince AL-3 ou o Gatti AG-3. Tive dois do primeiro e atualmente tenho o segundo. Dos importados eu indicaria os das marcas Tamiya ou Iwata. Um aerógrafo decente não vai custar menos do que R$ 150 se for usado, e na faixa de R$ 250 se for novo.

Pata de elefante nele!!!

Brazjuca
Ativo
Contato:

Mensagem por Brazjuca »

YanKleber escreveu:
Brazjuca escreveu:rapais tenho um aqui de sobra vou procura um aerógrafo mais barato para fazer uns teste, valeu.
Braz, por favor NÃO faça isso... aerógrafo barato é sinônimo de frustração garantida. Outro detalhe, esse sistema não funciona com aerógrafos que trabalham com sucção, mas apenas com os que trabalham por gravidade. É fácil identificar um ou outro. Os que têm alimentação por sucção, o copo de tinta fica embaixo do corpo do aerógrafo. Já os por gravidade, o copo fica em cima:

Imagem

Imagem

Aerografia é uma coisa meio complicada para quem nunca mexeu antes, pois tem muitos detalhes para dar errado, a começar pela diluição da tinta que é algo beeeeeeeeem chato. Não é toda tinta que se pode utilizar, cada qual tem seu diluente próprio e o ponto de diluição é crucial pois se você diluir demais não vai dar cobertura e vai escorrer. Se diluir de menos vai entupir o bico do aerógrafo e daí tem que desmontar tudo para limpar.

Até quem já tem experiência apanha um pouco, portanto usar um aerógrafo vagabundo maximiza os problemas exponencialmente.

Uma dica é colocar água pura no aerógrafo para testar se o mesmo está funcionando bem e fazendo o spray com qualidade, continuidade, etc. Eu costumo fazer isso mesmo com o meu que é de uma boa marca, especialmente quando fico algum tempo sem utilizá-lo para ter certeza de que não está entupido ou se nenhuma peça interna agarrou.

Esses xing-ling que têm no mercado são uma josta total e completa. Nem deveriam ser chamados de aerógrafos. Se você pretende mexer com aerografia, faça a coisa certa e compre um aerógrafo decente. Adquira um de marca confiável, de preferência com acionado de dupla-ação e alimentação por gravidade. Dos nacionais você pode comprar o Lince AL-3 ou o Gatti AG-3. Tive dois do primeiro e atualmente tenho o segundo. Dos importados eu indicaria os das marcas Tamiya ou Iwata. Um aerógrafo decente não vai custar menos do que R$ 150 se for usado, e na faixa de R$ 250 se for novo.

:oops: :oops: depois desta aula vou procurar um dos bons, :thks: :thks: :thks: :thks:
Imagem
BRAZJUCA

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Braz, veja esses anúncios no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ce-al3-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... i-thor-_JM

O primeiro é de um Lince AL-3 e o segundo de um Gatti Thor 3 (me parece ser bem parecido com o AG-3).

O Lince foi o primeiro aerógrafo que eu tive. Na verdade eu tive DOIS dele. Um eu comprei zero bala e outro eu comprei usado de um colega. A intenção quando eu adquiri o usado era que minha mulher se aventurasse na aerografia pois ela é artista plástica, mas como ela não demonstrou muito interesse na época eu acabei o vendendo e ficando só com o que eu já tinha.

Tempos depois, um outro colega ficou me buzinando tanto na cabeça que eu tinha que partir para um "aerógrafo melhor" (e na opinião dele o tal aerógrafo melhor seria um Gatti), que acabei vendendo o Lince e comprando o Gatti AG-3. Sinceridade? Não vi grande diferença, e se tivesse ficado com meu Lince estaria bem servido até hoje.

Sobre os modelos dos anúncio acima, a única vantagem que o Gatti tem sobre o Lince é que o copinho dele é destacável, permitindo que você use copos de tamanho diferentes e alterar a posição do copo dependendo da inclinação que você estiver usando o aerógrafo. Mas isso também tem uma desvantagem, pois como o copo é apenas encaixado no lugar, se você não apertar direito ele pode afrouxar e cair no meio do trabalho fazendo uma lambança danada. Além do mais você viu a diferença de preço?

Eu compraria o Lince AL-3 que é um modelo muito bom, tanto para iniciantes como para profissionais, é 100% nacional, tem peças de reposição à vontade, a construção é super-simples (fácil de desmontar, limpar e remontar) e custa barato.

Pata de elefante nele!!!

Marcos
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br

Mensagem por Marcos »

Brazjuca, neste mundo aerografia também tenho alguma experiência e além de tudo que já foi muito bem explicado, chamo sua atenção para um nome: Paasche.
Esta é a marca que mais gosto e infelizmente, são caros pra kct... mas vale cada centavo. Dura anooooooos e anos. Para você ter uma idéia, na embalagem está escrito que a garantia é "por toda vida".
Depois de usar é imprescindível que o equipamento seja muito bem limpo e aí tem mais um ponto chato. Na maioria das vezes só colocar solvente e borrifar algumas vezes limpa, outras não e aí que mora a encrenca. A tinta residual gruda e você se lasca para limpar. Portanto, guardo os meus desmontados (retiro a agulha e o bico) dentro de um um vidro com solvente.
Bem, por enquanto é isto. Mais para frente novos bate papo serão necessários e acho que você vai ficar muito satisfeito com a brincadeira..

Att.,

Marcos Amaral

Brazjuca
Ativo
Contato:

Mensagem por Brazjuca »

YanKleber escreveu:Braz, veja esses anúncios no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ce-al3-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... i-thor-_JM

O primeiro é de um Lince AL-3 e o segundo de um Gatti Thor 3 (me parece ser bem parecido com o AG-3).

O Lince foi o primeiro aerógrafo que eu tive. Na verdade eu tive DOIS dele. Um eu comprei zero bala e outro eu comprei usado de um colega. A intenção quando eu adquiri o usado era que minha mulher se aventurasse na aerografia pois ela é artista plástica, mas como ela não demonstrou muito interesse na época eu acabei o vendendo e ficando só com o que eu já tinha.

Tempos depois, um outro colega ficou me buzinando tanto na cabeça que eu tinha que partir para um "aerógrafo melhor" (e na opinião dele o tal aerógrafo melhor seria um Gatti), que acabei vendendo o Lince e comprando o Gatti AG-3. Sinceridade? Não vi grande diferença, e se tivesse ficado com meu Lince estaria bem servido até hoje.

Sobre os modelos dos anúncio acima, a única vantagem que o Gatti tem sobre o Lince é que o copinho dele é destacável, permitindo que você use copos de tamanho diferentes e alterar a posição do copo dependendo da inclinação que você estiver usando o aerógrafo. Mas isso também tem uma desvantagem, pois como o copo é apenas encaixado no lugar, se você não apertar direito ele pode afrouxar e cair no meio do trabalho fazendo uma lambança danada. Além do mais você viu a diferença de preço?

Eu compraria o Lince AL-3 que é um modelo muito bom, tanto para iniciantes como para profissionais, é 100% nacional, tem peças de reposição à vontade, a construção é super-simples (fácil de desmontar, limpar e remontar) e custa barato.

Mano to fazendo a reserva de Reais para me aventurar nesta areá.
Marcos escreveu:Brazjuca, neste mundo aerografia também tenho alguma experiência e além de tudo que já foi muito bem explicado, chamo sua atenção para um nome: Paasche.
Esta é a marca que mais gosto e infelizmente, são caros pra kct... mas vale cada centavo. Dura anooooooos e anos. Para você ter uma idéia, na embalagem está escrito que a garantia é "por toda vida".
Depois de usar é imprescindível que o equipamento seja muito bem limpo e aí tem mais um ponto chato. Na maioria das vezes só colocar solvente e borrifar algumas vezes limpa, outras não e aí que mora a encrenca. A tinta residual gruda e você se lasca para limpar. Portanto, guardo os meus desmontados (retiro a agulha e o bico) dentro de um um vidro com solvente.
Bem, por enquanto é isto. Mais para frente novos bate papo serão necessários e acho que você vai ficar muito satisfeito com a brincadeira..

Att.,

Marcos Amaral
Com amigos como vocês tudo fica mais fácil, pois não gastamos dinheiro atoa e aprendemos mais rápido.
Imagem
BRAZJUCA

Adenilson
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
Data de Nascimento: 25 Mai 1968
Profissão ou ocupação: Vendas
Localidade: Tanabi

Mensagem por Adenilson »

Yan, muito obrigado pelos links companheiro, esta salvo para projetos futuros....
valeu...
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------

Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho

andreguerra
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Andre Guerra
Data de Nascimento: 02 Out 1984
Hobby: Design
Profissão ou ocupação: Designer de Produto
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Mensagem por andreguerra »

Marcos escreveu:Brazjuca, neste mundo aerografia também tenho alguma experiência e além de tudo que já foi muito bem explicado, chamo sua atenção para um nome: Paasche.

Att.,

Marcos Amaral

com certeza os PAASCHE são excelentes.. ja tive um de dupla ação.. e INDICO!!!! apesar do preço..
mas se for pra fazer pequenas pinturas.. esses mais enconta resolvem bem o lance..
segue uma foto.. de um trabalinho meu feito com um xingling..

Imagem
abraços

abraços

Lauro
Membro Mebista
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo

Mensagem por Lauro »

Ótima essa dica Yan! Obrigado e abraços!
Lauro.

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Valeu, pessoal!

Em relação aos aerógrafos xing-ling o que eu tenho a dizer é o seguinte... eles funcionam, e funcionam até satisfatoriamente. O problema é a durabilidade.

Uma vez eu cismei de comprar um de uma marca chamada Sagyma para ter como segundo aerógrafo. Era bonito, cheio de moral, todo de aço, cromadão, e tal. Funcionou mais ou menos bem até que chegou o momento em que eu tive que desmontar o bico para limpar. Depois disso, a bagaça nunca mais funcionou como deveria: não misturava mais direito, vazava ar, vazava tinta, cuspia tinta, tudo por conta da péssima qualidade das peças.

Pois esse é o problema com os xing-ling: as peças são mal usinadas, o material é de terceira, e o controle de qualidade inexiste. Isso sem falar na dificuldade (ou quase impossibilidade) de encontrar peças de reposição Normalmente esses aerógrafos são cópias mal-feitas de modelos famosos e costumam enganar pela aparência.

Acredito que o Andre Guerra seja "cascudo" no uso de aerógrafos então como o cara já é fera, ele consegue se virar até com a pior das bagaças. Eu como não tenho essa manha toda, dependo de um equipamento confiável. Aconselho a qualquer iniciante que procure um equipamento bom.

Dando uma procurada pelo eBay encontrei um aerógrafo que parece ser muito bom e o preço é competitivo. É o Paasche "Talon" TG-2L. Sai com frete e tudo por USD 90 vindo dos USA. Parece ser uma boa alternativa! Fiquei até com vontade de comprar um...

Imagem

http://www.ebay.com/itm/New-PAASCHE-TG- ... 5aebc00eab

Pata de elefante nele!!!

andreguerra
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Andre Guerra
Data de Nascimento: 02 Out 1984
Hobby: Design
Profissão ou ocupação: Designer de Produto
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Mensagem por andreguerra »

Yan,

concordo com vc.. depois do Paasche eu comprei um sagyma no mercado livre.. nao tive problema com ele.. funcionou muito bem.. realmente a durabilidade é bem fraca. se vc se descuidar vc entorta a agulha o bico.

ate hoje eu tenho os dois ( o paasche tem 10 anos) os dois estao parados pois dei um tempo de fazer trabalhinhos de pinturas. mas uma coisa é certa. se eu pegar o paasche hoje, der uma boa limpada ele deve funcionar que eh uma beleza e mesmo que precise de peças de reposição eu acharia facilmente. já o sagyma. com certeza eu nao teria essa sorte toda.

como qualquer maquina vc tem que ver o proposito, quanto vc ta disposto a pagar e quanto tempo vc pretende usar essa maquina,

SE for para usa como uma mini pistola de pintura, para pintar peças pequenas. e nao para fazer desenhos, eu apostaria em um mais barato sem medo.
Mas se vc quiser um equipo pra fazer desenhos detalhados, com muita qualidade, va de Paasche ou outra marca de qualidade. (confesso que estou por fora). Os feras da aerografia dos eua que vc costuma ver nos seriados do Discovery, ele usam o IWATA .
eu aprendi muito de aerografia com uma comunidade no falecido ORKUT.. era praticamente um forum.. excelente. se alguem ainda possuir orkut entre.

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=420795
grande abraço

Adenilson
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
Data de Nascimento: 25 Mai 1968
Profissão ou ocupação: Vendas
Localidade: Tanabi

Mensagem por Adenilson »

a questão quase sempre é...

um iniciante com uma ferramenta ruim junta-se duas coisas a inexperiencia e a qualidade da ferramenta...

por outro lado, vale a pena investir uma grana nisso para "saber" se vai gostar???

é uma faca de dois gumes né...
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------

Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

andreguerra escreveu:Os feras da aerografia dos eua que vc costuma ver nos seriados do Discovery, ele usam o IWATA.
Andre, eu acredito que desde uns 5 anos para cá, o Iwata se tornou a marca da moda em termos de aerógrafo. Antigamente só se falava em Paasche e Badger. O Iwata entrou na briga.

:)
Pata de elefante nele!!!

YanKleber
||||||||||||||||

Mensagem por YanKleber »

Adenilson escreveu:a questão quase sempre é...

um iniciante com uma ferramenta ruim junta-se duas coisas a inexperiencia e a qualidade da ferramenta...

por outro lado, vale a pena investir uma grana nisso para "saber" se vai gostar???

é uma faca de dois gumes né...
Adenilson, realmente é uma faca de dois gumes e existe esse lado da moeda que você mostrou, mas... eu sempre gosto de pensar que quando eu entro em uma determinada atividade nova, eu estou muito mais propenso a gostar do que não gostar!

E acho que uma ferramenta ruim vai colaborar para uma experiência ruim, e muitas vezes até ser a responsável pelo não gostar.

/think

Além disso, devemos levar em consideração que boas ferramentas sempre serão um bom investimento, pois no caso de uma desistência elas têm lugar garantido no mercado para a revenda. Um exemplo: o meu aerógrafo Sagyma (o porcaria) foi para o lixo. Já os dois Linces que eu tive (um que comprei novo e o outro de segunda mão) venderam rapidinho -- um num forum de modelismo e outro no ML. E tenho certeza de que se eu anunciar o Gatti (mesmo já tendo uns 10 anos) vai vender rápido também. O mesmo se aplica a um Paasche, Badger, Iwata ou Tamiya.

De mais a mais R$ 200-300 num aerógrafo profissional nem é TANTO dinheiro assim...

Pata de elefante nele!!!

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”