Fábio,
Janc e
Vespasiano, obrigado pelas considerações. Por alguns meses esta mesa ficará na caixa, pois o tempo ando bastante escasso. Quando eu puder testá-la efetivamente, postarei aqui o que achei dela (desconfio que não me arrependerei da compra).
Lauro, ainda não vi pessoalmente a serra da Macrotop, mas o nosso amigo SujoO postou umas fotos dela lá no Madeira! que me deixaram bastante impressionado. A Razi que citei certamente é melhor do que a Macrotop, mas não poderia ser diferente, haja vista que ela custa o dobro. A Razi pode ser vista pelo link a seguir:
http://www.marchioricomercial.com.br/de ... monofasico
JOFA65, tem mesas melhores (e mais caras) que esta, mas para o meu uso (marcenaria é apenas um hobby) ela já deve ser mais que suficiente.
Mila, fico feliz em saber que as fotos lhe foram úteis.
Quanto ao bocal do coletor de pó, sua medida (externa) é aproximadamente 60.5 mm (depois confiro com um paquímetro, para maior precisão).
Quanto às lâminas, elas servem para usar a tupia como desempenadeira (é claro que tal uso estará limitado ao tamanho da fresa utilizada). Quando uma das lâminas é instalada entre o fence e o out-feed fence board (me perdoe, pois desconheço as traduções destes termos, mas o desenho abaixo deixará claro a que me refiro), a saída fica mais “avançada” que a entrada. Assim, ao utilizar uma fresa reta, o desbaste faz com que a madeira saia desempenada (e no esquadro). É importante ressaltar que, na foto que postei, as lâminas estão posicionadas entre o fence e o in-feed fence board, mas para uso efetivo, elas devem ser posicionadas entre o fence e o out-feed fence board (novamente o desenho deve esclarecer o que digo). Não citei anteriormente, mas as lâminas para ajuste do avanço do out-feed fence board têm 0,7 mm e 1,5 mm.
Segue uma imagem que, creio, mostra melhor o que estou tentando dizer.
E, também um vídeo disponível no You Tube (note que ele usa arruelas plásticas em vez de lâminas, mas lâminas garantem melhor esquadrejamento):