Esquadro Stanley: Nome e marca não é tudo

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
Querido
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos Querido
Data de Nascimento: 21 Dez 1962
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Tecnico
Localidade: Cosmopolis
Estado: SP
País: BR

Esquadro Stanley: Nome e marca não é tudo

Mensagem por Querido »

Caros colegas, venho aqui colocar minha experiência amarga com um mero esquadro de carpinteiro 14" da Stanley. Sempre usei serras de metal da marca e era referência para mim. Como alguns aqui sabem e já me acompanharam em minhas iniciações como marceneiro hobista, fiz alguns trabalhos de restauração de meu guarda-roupas, entre outras coisas conforme demanda e tempo. Pois bem, da última vez que conversamos, estava eu solicitando informações sobre serra circular, onde me indicaram a Freud, comprei, gostei (vou criar um tópico sobre ela depois) e parti para a obra solicitada: Missão: Esposa pediu uma divisão para uma caixa de madeira para colocar suas preciosas bijuterias e relógios e etc. Material sugerido: MDF fino ou compensado ou ripas de caixa de frutas Material ordenado (esposa óbvio): Papel couro de 4mm Equipamentos a serem usados: Esquadro, estilete, régua, serra bancada Preparos: Antes de mais nada coloquei a serra de 80 dentes para MDF revestido duplo da Freud na BT1500 Einhell para um teste. Nunca mais uso outro disco de serra na minha vida (rs). Mentira, quero experimentar o da Bosch de 40 dentes multimaterial para uso genérico, já que tive ótimas recomendações tanto do disco quanto das brocas. A serra cortou com se fosse manteiga, nem barulho fez. Chorei de emoção. Parti então para execução do projeto que seria cortar tiras do papel couro, fazer rasgos perpendiculares que se encaixariam com outros formando uma grade. Achei estranho que, ao iniciar a marcação dos pontos de rasgo, o papel couro parecia desalinhado. Achei que seria falha do material pois, nunca que um esquadro da Stanley estaria desalinhado. Entretanto lembrei que ao cortar a tira na serra já previamente alinhada, o corte estava paralelo ao plano do esquadro da serra. Sendo assim, parei e resolvi verificar o esquadro da serra usando o lado EXTERNO do esquadro da Stanley. Com as partes externas verifiquei que estavam alinhados de com 90º. Voltei e conferi novamente o papel couro e ...fora. Não gostei e duvidei do que eu esmo vi. Lembrei que anos atrás fiz um curso de desenho e ganhei dois esquadros de 90x45 e um de 90x60x30. Pequei o de 45 e verifiquei o couro: Alinhado. Verifiquei a serra: Alinhada. Quase bati a cabeça no poste para entender o que estava errado. Conferi com o esquadro Stanley. Desalinhado. Hã??? Aferi o lado INTERNO do esquadro e...e... DESALINHADO! Como isso? Pequei outro esquadro e pimba, o lado interno do esquadro Stanley estava desalinhado. E agora? pensei. Será que a chapa de aço do esquadro (régua) foi cortada torta? Verificado e tudo em ordem. Bem, só sobrou o "cabo" do esquadro (onde não há as marcações), feito em metal. Devido a um acréscimo de material próximo a junção do cabo-régua dava uma diferença de uns 3 graus nas medidas. Não pensei duas vezes, peguei uma lima e fui retirando material e conferindo com o esquadro de desenho até ficar o melhor possível. Verificado novamente no couro e voilá. Lições aprendidas: 1- Sempre confie na sua capacidade crítica, nunca que esteja errado. 2- Sempre desconfie de uma marca, por mais referências boas que ela possa ter. 3- Não é porquê uma marca tem excelência em produzir serras tenha a mesma qualidade produzindo régua (outro exemplo fora do tópico Canon Maquina fotografica vs Canon impressoras) Esse problema do esquadro me induziu a varios erros no passado causando perda de material, erro nos cálculos diversos, etc, os quais eu atribuía a má qualidade da serra de bancada de Einhell (não deixa de ser razoável, mas não compraria mais desta marca) levando em conta que um esquadro está para a marcenaria como um prumo está para um prédio. Não pode ter defeito algum. Enfim, deixo aqui meu alerta para pesquisarem sempre antes de adquirir um simples esquadro, régua ou qualquer instrumento usado para marcação, cálculo e medidas. Abraços a todos.
Editado pela última vez por Giulliano em Ter Fev 20, 2018 9:56 am, em um total de 1 vez.
Razão: Editado conforme pedido do usuário, ou seja, sai Starret e entra Stanley.

Redelease https://www.redelease.com.br/
janc
Moderador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Juarez
Data de Nascimento: 12 Abr 1954
Profissão ou ocupação: Médico
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Re: Esquadro Stanley: Nome e marca não é tudo

Mensagem por janc »

Descrição perfeita! Vale o alerta.

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Mensagem por PC64 »

Luiz, A Starret é uma marca excelente. Além de serras possui uma ampla gama de produtos, entre eles uma linha de metrologia, com esquadros de precisão. Dê uma olhada [link2]AQUI,http://www.starrett.com.br/produtos.asp?pagina=1&pagina=2&cat=1&linha=27&subdiv=73&subdivnome=Fixos-e-Especiais[/link2]. O problema que ocorreu com o seu esquadro foi que ele é um esquadro de carpinteiro, na faixa dos R$50.00), que não possui tanta precisão. Em carpintaria não é usual cortes muito longos, pois trabalha-se com vigas e caibros. Para cortes curtos a baixa precisão dos esquadros é aceitável, pois em curtas distâncias o desvio é pequeno. Eu estava querendo comprar um esquadro combinado pequeno (15 cm). Estava na Casa das Serras quando ví um da Irwin. Antes de comprar fiz o teste do bate e volta e adivinhem: o esquadro foi reprovado! Fiz com outro e também não passou. Desisti da compra. Acabei comprando um da Bahco, mas custou R$150! Você aferiu o seu esquadro usando um outro. Isso não é bom, a menos que o esquadro que você está tomando por referência seja bastante preciso, pois você acaba copiando a imprecisão para o outro esquadro. Se você não sabe, veja como verificar se um esquadro está no esquadro, tomando como referência ele mesmo: [youtube]JdLkmzTnX5s[/youtube] Ao comprar um esquadro em uma loja faça o teste e escolha um que passe no teste.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Giulliano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda

Mensagem por Giulliano »

Também tive problema com o meu esquadro dessa marca, mas consegui resolver. Veja nesses tópicos: [link2]Problema em esquadro.,http://www.marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=19&t=8797[/link2] [link2]Solução para esquadro danificado.,http://www.marceneirosebricoleiros.com.br/viewtopic.php?f=19&t=9192[/link2] Abraço.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

Querido
Ativo

Mensagem por Querido »

[quote="PC64"]Luiz, A Starret é uma marca excelente.[/quote] Desculpe, mas não, não é. Pode já ter sido assim com outras. [quote="PC64"]Além de serras possui uma ampla gama de produtos, entre eles uma linha de metrologia, com esquadros de precisão. [/quote] Este esquadro na página da Starret diz que É de precisão. Aliás, erro ou defeito nunca será desvio de precisão. Trabalho com metrologia e por definição precisão é o valor com quantidade de casas decimais que um instrumento é capaz de mostrar. A precisão de um transferidos pode ser de 0,1, 0,2... Imagine um transferidor com um desvio de 4 graus! Agora aplique no esquadro. Em 14 polegadas (aprox. 35cm) teremos um desvio no final de 2,4 cm. Isto não é falta de precisão, é erro grotesco mesmo. [quote="PC64"]O problema que ocorreu com o seu esquadro foi que ele é um esquadro de carpinteiro, na faixa dos R$50.00 [/quote] Coitados dos carpinteiros que forem usá-lo para fazer um telhado. [quote="PC64"]Estava na Casa das Serras quando ví um da Irwin. Antes de comprar fiz o teste do bate e volta e adivinhem: o esquadro foi reprovado! Fiz com outro e também não passou. Desisti da compra. Acabei comprando um da Bahco, mas custou R$150! [/quote] Pois é, mas uma marca nunca deve colocar um produto barato e com erro, principalmente esquadros e réguas. Já bastam as trenas de mão. [quote="PC64"]Você aferiu o seu esquadro usando um outro. Isso não é bom, a menos que o esquadro que você está tomando por referência seja bastante preciso, pois você acaba copiando a imprecisão para o outro esquadro. [/quote] Bem, aferição instrumental parte do principio de, se você possui um instrumento aferido, você pode e deve usá-lo para aferir outro, na mesma precisão [quote="PC64"]Ao comprar um esquadro em uma loja faça o teste e escolha um que passe no teste. [/quote] Hoje faço isso até para comprar feijão. Confiar em marca, nunca mais, pricipalmente algo relativo a medições. Eu aceitaria algo como "a taxa de produtos com defeito que saem das fábricas brasileiras está muito acima do que ocorre nos outros países" (fato) se a marca fosse nacional. Bem, passou, já arrumei o dito cujo, aferi e está de boa. Se um dia for comprar uma serra circular de mão ou de bancada, vou levar tábuas, caibros, MDF revestidos e uma carabina 12. Bem, é isso.

Querido
Ativo

Mensagem por Querido »

Atenção! Atenção! A marca do referido esquadro é Stanley e não Starret!!! Tentei editar o título do tópico mas não vi esta opção. Sendo assim,. se a moderação tiver esta particularidade, solicito mudar urgentemente o nome Starret para Stanley. Apesar de tudo, Stanley deveria ser tão boa aqui como nos EUA. Entretanto, por unanimidade, leio sempre que as marcas daqui não chegam perto das fabricadas lá. Resumindo, se você importar uma ferramenta de mesma similaridade encontrada aqui, verá dois pontos importantes: a- O código é total ou parcialmente diferente do encontrado aqui b- A qualidade do equipamento daqui será MUITO inferior ao de lá. Trocando em miudos, eu arriscaria dizer que as ferramentas hobbye de lá são as semi pro daqui. No mais, tudo o que eu disse no início do tópico é valido. Portanto, cuidado e cuidado na hora de adquirir suas ferramentas. São coisas caras e nosso dinheiro merecem o devido respeito. Abraços

Giulliano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda

Mensagem por Giulliano »

Editado post inicial do tópico conforme pedido do autor do mesmo. Abraço.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

Querido
Ativo

Mensagem por Querido »

[quote="Giulliano"]Editado post inicial do tópico conforme pedido do autor do mesmo. Abraço.[/quote] Muito obrigado!

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”