Quem poderia me orientar?
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): silvio
- Data de Nascimento: 29 Set 1956
- Hobby: Tornearia
- Profissão ou ocupação: aposentado
- Localidade: Sao Paulo
- Estado: SP
- País: BR
- Contato:
Quem poderia me orientar?
Meus amigos, estou com uma grande dúvida e gostaria da opinião dos amigos mais entendidos.
Muitos dos amigos já viram minha serra de fita a Serrabik, que foi postada no antigo M&B. Coloquei até o video para os amigos que ainda não viram; tenho trabalhado com ela a quase 1 ano sem problemas, ocorre que as vezes devido a dureza das madeiras, ela dá uma engasgada e breca, fazendo com que eu tenha que aguardar a rotação se restabelecer e começar novamente o corte.
Eu utilizei quando foi feita um velho motorzinho de 1/2 hp e acho que o motor está muito fraco para a serra.
Minha dúvida seria: Será que eu posso colocar um motor de 1 hp de 1760 rpm nela? Alguém poderia me aconselhar?
o video;
Muitos dos amigos já viram minha serra de fita a Serrabik, que foi postada no antigo M&B. Coloquei até o video para os amigos que ainda não viram; tenho trabalhado com ela a quase 1 ano sem problemas, ocorre que as vezes devido a dureza das madeiras, ela dá uma engasgada e breca, fazendo com que eu tenha que aguardar a rotação se restabelecer e começar novamente o corte.
Eu utilizei quando foi feita um velho motorzinho de 1/2 hp e acho que o motor está muito fraco para a serra.
Minha dúvida seria: Será que eu posso colocar um motor de 1 hp de 1760 rpm nela? Alguém poderia me aconselhar?
o video;
Nada sei, observo muito, quase tudo aprendo, tudo que posso ensino
Web site
Web site
Redelease https://www.redelease.com.br/
- Vespasiano
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
- Data de Nascimento: 13 Ago 1963
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Telecomunicações
- Localidade: Agora em Peruíbe
Re: Quem poderia me orientar?
Amigo Silvio,
não sou muito entendido no assunto, mas como você disse que funcionava bem e o motor tá cansado, troca por um de mesma potência ou no máximo um de 3/4 hp.
Na minha opinião, posso estar falando besteira, mas um motor de 1 hp é muita potência para uma serra de fita com a sua.
Enfim, vamos esperar que os amigos se manifestem.
Abraço,
Vespa
não sou muito entendido no assunto, mas como você disse que funcionava bem e o motor tá cansado, troca por um de mesma potência ou no máximo um de 3/4 hp.
Na minha opinião, posso estar falando besteira, mas um motor de 1 hp é muita potência para uma serra de fita com a sua.
Enfim, vamos esperar que os amigos se manifestem.
Abraço,
Vespa
- chatara
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): josé carlos
- Data de Nascimento: 26 Abr 1948
- Profissão ou ocupação: comerciante
- Localidade: São Paulo-Capital
olá Silvio,pelo visto este motor de 1/2 é bem fraco,se você colocar o de 1 cv e mantendo a mesma rotação dos volantes,não vai ter problema,
abss
chatara
abss
chatara
Chatara
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
Silvio,
Quando você colocou o motor que tinha (1/2 HP) e começou a operar a dita, foi com jeito pois não sabia como o conjunto reagiria, na medida que foi ganhando confiança, foi buscando mais os limites do conjunto e o motor de 1/2 HP está abrindo o bico.
Quem sabe o que tem em mãos é você, se colocar um motor mais forte, da mesma rotação, vai poder exigir um pouco mais do conjunto.
Nesses armengues que fazemos, cuidado e observação são nossos principais aliados.
Não há como alguém de fora dizer qual a potencia ideal para a sua máquina.
Não é por ser de madeira que tem que ter uma baixa potencia.
Vide o Motor Torpedo Boat PT 109 que tinha um casco de compensado e 3 motores de 1500 HP cada, ou seja 4500HP em um casco de 24m.
Se aguenta ou não um motor mais potente, depende da construção da dita, cuidadoso como você é nos seus trabalhos, acredito que tenha sido na construção da sua serra.
Mais importante que a potencia do motor, são as forças dinâmicas as quais a máquina está sujeita, assim caso venha a mudar o motor e a relação de transmissão, vá progressivamente e periodicamente de uma boa inspecionada, buscando por falhas decorrentes do uso.
Alguém que faz as peças que você faz é um bom observador, então observe
Essa Felder tem um motor de 4 HP, compare, analise e use a sua sensibilidade.
http://www.felderusa.com/us-us/products ... pment.html
Quando você colocou o motor que tinha (1/2 HP) e começou a operar a dita, foi com jeito pois não sabia como o conjunto reagiria, na medida que foi ganhando confiança, foi buscando mais os limites do conjunto e o motor de 1/2 HP está abrindo o bico.
Quem sabe o que tem em mãos é você, se colocar um motor mais forte, da mesma rotação, vai poder exigir um pouco mais do conjunto.
Nesses armengues que fazemos, cuidado e observação são nossos principais aliados.
Não há como alguém de fora dizer qual a potencia ideal para a sua máquina.
Não é por ser de madeira que tem que ter uma baixa potencia.
Vide o Motor Torpedo Boat PT 109 que tinha um casco de compensado e 3 motores de 1500 HP cada, ou seja 4500HP em um casco de 24m.
Se aguenta ou não um motor mais potente, depende da construção da dita, cuidadoso como você é nos seus trabalhos, acredito que tenha sido na construção da sua serra.
Mais importante que a potencia do motor, são as forças dinâmicas as quais a máquina está sujeita, assim caso venha a mudar o motor e a relação de transmissão, vá progressivamente e periodicamente de uma boa inspecionada, buscando por falhas decorrentes do uso.
Alguém que faz as peças que você faz é um bom observador, então observe
Essa Felder tem um motor de 4 HP, compare, analise e use a sua sensibilidade.
http://www.felderusa.com/us-us/products ... pment.html
-
- Ativo
- Contato:
Agradeço os amigos vespa Chatara e Gaspar pelo pronto atendimento, valeu pelas opiniões e dicas.
Ao amigo Gaspar agradeço em especial os conselhos e alertas, sem dúvida ficarei atento a tuas dicas aprecio demais os meus dedinhos
, mas vou aguardar mais algumas opiniões para antes tomar alguma decisão que terá que ser bem pensada.
Valeu meus amigos
Um grande abraço
Silvio
Ao amigo Gaspar agradeço em especial os conselhos e alertas, sem dúvida ficarei atento a tuas dicas aprecio demais os meus dedinhos

Valeu meus amigos
Um grande abraço
Silvio
Web site
Web site
- Mila
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
- Data de Nascimento: 19 Set 1969
- Hobby: Artesanato
- Profissão ou ocupação: Marcenaria
- Localidade: Campo Belo
- Estado: MG
Querido Sílvio.
Acredito também que se trocar por um motor de 1HP resolva seu problema, desde que obedecendo a mesma RPM.
Notei no seu vídeo um fato interessante que também já vi em outras construçoes de serra caseira: o rolamento de cima está no mesmo sentido que os outros dois debaixo. Talvez este rolamento de cima esteja causando algum tipo de atrito, dificultando o deslizamento da fita de serra. Eu tenho e trabalho na serra de fita da makita, e a potência do motor, se não me falha a memória, é de 900 watts o que corresponde a 1.2 HP (por isso é que se colocar um motor de 1 HP não estará exagerando na potência) e o sitema do rolamento de apoio de cima é perpendicular se comparado com os outros dois debaixo. Acredito que neste sistema a fita corre melhor que o sitema utilizado na sua serra. Segue o link do vídeo para o Senhor acompanhar o sistema da makita. Por isso, sugiro tentar inverter este rolamento, antes de trocar o motor.
http://www.youtube.com/watch?v=OYCpGbSK ... r_embedded
Abraços.
Acredito também que se trocar por um motor de 1HP resolva seu problema, desde que obedecendo a mesma RPM.
Notei no seu vídeo um fato interessante que também já vi em outras construçoes de serra caseira: o rolamento de cima está no mesmo sentido que os outros dois debaixo. Talvez este rolamento de cima esteja causando algum tipo de atrito, dificultando o deslizamento da fita de serra. Eu tenho e trabalho na serra de fita da makita, e a potência do motor, se não me falha a memória, é de 900 watts o que corresponde a 1.2 HP (por isso é que se colocar um motor de 1 HP não estará exagerando na potência) e o sitema do rolamento de apoio de cima é perpendicular se comparado com os outros dois debaixo. Acredito que neste sistema a fita corre melhor que o sitema utilizado na sua serra. Segue o link do vídeo para o Senhor acompanhar o sistema da makita. Por isso, sugiro tentar inverter este rolamento, antes de trocar o motor.
http://www.youtube.com/watch?v=OYCpGbSK ... r_embedded
Abraços.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR
- Mila
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
- Data de Nascimento: 19 Set 1969
- Hobby: Artesanato
- Profissão ou ocupação: Marcenaria
- Localidade: Campo Belo
Sílvio. Desculpa a minha falha na explicação. o seu rolamento também está perpendicular. A idéia que quis te passar é a fita de serra correr por cima deste rolamento, não de lado como está no seu vídeo. Entendeu?. Veja que como corre a fita na serra da makita.
Abraços
Abraços
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR
- Adenilson
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
- Data de Nascimento: 25 Mai 1968
- Profissão ou ocupação: Vendas
- Localidade: Tanabi
- País: Br
a minha ta com um motor de 2 hp.... era o motor que eu tinha em mãos... kkkkk
Mas agora vou trocar e por um de 1 hp pois vai "sobrar" um motor com a chegada da nova serra
Mas agora vou trocar e por um de 1 hp pois vai "sobrar" um motor com a chegada da nova serra
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------
Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho
- Verde
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiss
- Data de Nascimento: 30 Abr 1956
- Profissão ou ocupação: Contabilista
- Localidade: ALCOBAÇA
- Estado: AL
- País: PT
Eu acompanhei a contrução dessa serra e posteriormente também vi o vídeo.Mila escreveu:Sílvio. Desculpa a minha falha na explicação. o seu rolamento também está perpendicular. A idéia que quis te passar é a fita de serra correr por cima deste rolamento, não de lado como está no seu vídeo. Entendeu?. Veja que como corre a fita na serra da makita.
Abraços
Penso que o Sílvio corrigiu a posição do rolamento traseiro para a posição correta, e que a foto no vídeo foi tirada antes dessa correção.
Se for ver no fórum antigo, nas fotos postadas por ele em 12/02/2012, pode confirmar.
Sobre o motor, também acho que com 1hp fica melhor e poderá cortar medeira mais grossa ou mais rápido.

- marcelovfreitas
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcelo Freitas
- Data de Nascimento: 30 Jul 1970
- Hobby: Brinquedos de madeira
- Profissão ou ocupação: Coordenador de TI
- Localidade: Belo Horizonte
- Contato:
Bom dia, amigos.
Além do possível problema no motor, me ocorreu uma possibilidade de ser desgaste da correia ou mesmo das borrachas que ficam nas rodas da serra (onde corre a fita por cima). Se estiverem patinando, pode acontecer de a serra travar e quando diminui a pressão da madeira ela volta a girar. Talvez fosse bom verificar as condições das borrachas e da correia também (tentar ajustar a tensão - esticar). Nos tornos mecânicos antigos nós costumávamos colocar breu nas corrieas e polias para diminuir a possibilidade de haver deslizamento (patinar). De qualquer modo, um motor com um pouco mais de potência irá ajudar todo o conjunto.
Espero que sua serra guerreira volta a funcionar bem como sempre, amigo Silvio.
Abraços.
Marcelo Freitas.
Além do possível problema no motor, me ocorreu uma possibilidade de ser desgaste da correia ou mesmo das borrachas que ficam nas rodas da serra (onde corre a fita por cima). Se estiverem patinando, pode acontecer de a serra travar e quando diminui a pressão da madeira ela volta a girar. Talvez fosse bom verificar as condições das borrachas e da correia também (tentar ajustar a tensão - esticar). Nos tornos mecânicos antigos nós costumávamos colocar breu nas corrieas e polias para diminuir a possibilidade de haver deslizamento (patinar). De qualquer modo, um motor com um pouco mais de potência irá ajudar todo o conjunto.
Espero que sua serra guerreira volta a funcionar bem como sempre, amigo Silvio.
Abraços.
Marcelo Freitas.
Aprenda a usar o que tem para não precisar do que não tem.
-
- Ativo
- Contato:
Muito obrigado meus amigos, mas eu acredito mesmo que é falta de motor (potência), como o amigo Mila disse, no video a guia central está em posição errada e o amigo Verde que acompanhou bem a construção da Serrabike lembrou que eu alterei então tecnicamente a bichinha está toda legal, agora vou seguir também o conselho do amigo Marcelo e dar uma geral nos volantes e nas borrachas e por fim vou trocar o motor para um de 1HP que tem a mesma rotação de l760 rpms do motor de 1/2 que está hoje, porém com mais força.
Agradeço também o amigo Adenilson que me tirou o medo de colocar mais potência, pois se na dele utiliza 2 HP acredito que a Serrabick não vai sair voando se eu colocar 1 HP
.
Valeu pessoal
Um grande abraço
Silvio
Agradeço também o amigo Adenilson que me tirou o medo de colocar mais potência, pois se na dele utiliza 2 HP acredito que a Serrabick não vai sair voando se eu colocar 1 HP

Valeu pessoal
Um grande abraço
Silvio
Web site
Web site
- VANGODIAS
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Vanderley
- Data de Nascimento: 09 Jan 1962
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: Contador
- Localidade: Senador Canedo
- Estado: Go
Esse assunto é do meu interesse. 

"Na vida, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos.
Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós!"
(Chico Xavier)
Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós!"
(Chico Xavier)
- Adenilson
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
- Data de Nascimento: 25 Mai 1968
- Profissão ou ocupação: Vendas
- Localidade: Tanabi
- País: Br
Silvio, mas a energia quando ligo a maquina (o motor é 110) parece que via desligar tudo na oficina... kkkkkksilvio56 escreveu: Agradeço também o amigo Adenilson que me tirou o medo de colocar mais potência, pois se na dele utiliza 2 HP acredito que a Serrabick não vai sair voando se eu colocar 1 HP![]()
![]()
![]()
![]()
.
Valeu pessoal
Um grande abraço
Silvio
Adenilson Salmo da Silva
-
- Ativo
- Contato:
Então Adenilson, a minha oficina é toda 220 e a minha serra (BT) também é um absurdo de vibração, a vibração da Serrabik eu consegui tirar depois que fixei melhor os pés com sapatas de borracha, a dúvida que estou quanto ao motor é porque as vezes tenho que cortar algumas tiras de madeiras mais densas tipo peroba ipê roxinho etc, e ai ela chia e fica com preguiça, e para tirar tirinhas com a BT, nem pensar não dá linearidade de jeito nenhum; então vou tentar um motor mais potente e vamos ver o que vai dar.
Olha ai o amigo Vango também tá participando!!! Legal.
Um abraço aos amigos
Silvio
Olha ai o amigo Vango também tá participando!!! Legal.
Um abraço aos amigos
Silvio
Web site
Web site
Silvio,
1/2 HP é aproximadamente 372,85 watts, se você olhar as ferramentas que vendem por aí, só falam em 1500 watts ( 2Hp) 1800 W ( 2,4 Hp ) Tá logico que existem as perdas, mas se considerar, a eficiência do motor, tudo que ele tem que arrastar, no final você ainda quer que ele corte uma madeira densa?
Nas serras da Felder ( Normais ) se encontra motores de até 5.5 HP.
Dá uma olhada pois eles tem até alimentadores esse tipo de serra e serras com patim de bronze etc etc, dá pra tirar boas idéias e ver que o 1/2 Hp só em situações de pequeno porte.
http://www.felderusa.com/us-us/products/bandsaws.html
1/2 HP é aproximadamente 372,85 watts, se você olhar as ferramentas que vendem por aí, só falam em 1500 watts ( 2Hp) 1800 W ( 2,4 Hp ) Tá logico que existem as perdas, mas se considerar, a eficiência do motor, tudo que ele tem que arrastar, no final você ainda quer que ele corte uma madeira densa?
Nas serras da Felder ( Normais ) se encontra motores de até 5.5 HP.
Dá uma olhada pois eles tem até alimentadores esse tipo de serra e serras com patim de bronze etc etc, dá pra tirar boas idéias e ver que o 1/2 Hp só em situações de pequeno porte.
http://www.felderusa.com/us-us/products/bandsaws.html
-
- Ativo
- Contato:
Amigo Gaspar, valeu camarada. Acho que já está decidido vou experimentar a troca na semana que vem quando irei lá para a minha oficina; ai coloco as considerações finais. Analisando o site que vc mandou, percebo que estive forçando um bocado a minha serrinha, e não devo me irritar se ela ficar preguiçosa,
Devo é dar um pouco de vitamina pra menina, né não?
Um grande abraço meu véio, e novamente obrigado.
Silvio

Um grande abraço meu véio, e novamente obrigado.
Silvio
Web site
Web site
- Verde
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiss
- Data de Nascimento: 30 Abr 1956
- Profissão ou ocupação: Contabilista
- Localidade: ALCOBAÇA
- Estado: AL
- País: PT
Pelas medidas e características das serras no mercado, 750W não será demais para essa serra.
Não me lembro do diâmetro dos volantes da serra bike, mas penso que será superior a 35cm.
Então, se:
Diâmeto dos volantes >= ~ 35cm;
comprimento da fita >= ~ 220cm;
Peso da máquina >= ~27Kgs,
Pode mandar 750W que não voa,
mas,
cuidado:
Se montar asas nela,
sai voando mesmo.
e você não quer isso.
Não me lembro do diâmetro dos volantes da serra bike, mas penso que será superior a 35cm.
Então, se:
Diâmeto dos volantes >= ~ 35cm;
comprimento da fita >= ~ 220cm;
Peso da máquina >= ~27Kgs,
Pode mandar 750W que não voa,

cuidado:
Se montar asas nela,

e você não quer isso.
-
- Ativo
- Contato:
Amigo Verde, sempre atento!!
Pois é amigo, vou trocar o motor. Mas para não ter problemas com a Aeronaltica vou prender ela no chão com umas correntes
.
Não quero que ela acabe ai por Portugal, nunca se sabe o que a alfândega pode fazer. Posso ser tarifado além da conta!!
Um grande abraço companheiro, e obrigado pela atenção.
Silvio

Pois é amigo, vou trocar o motor. Mas para não ter problemas com a Aeronaltica vou prender ela no chão com umas correntes

Não quero que ela acabe ai por Portugal, nunca se sabe o que a alfândega pode fazer. Posso ser tarifado além da conta!!

Um grande abraço companheiro, e obrigado pela atenção.
Silvio
Web site
Web site